Cancelar duplicatas enviadas para o banco – Contas a Receber

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O que é

Na tela Cancelamento de Duplicatas enviadas para banco é possível cancelar as duplicatas que já foram salvas no arquivo de remessa.

Nesta atividade, será apresentado o passo a passo para realizar o cancelamento das duplicatas enviadas para o banco.

Para exemplificar, será utilizado o banco Santander. No entanto, o passo a passo é o mesmo para todos os bancos que possuem essa opção.

Caminho para acessar

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em F – Cancelamento de Duplicatas enviadas para banco [6]:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/Banco/ F – Cancelamento de Duplicatas enviadas para banco – frmEstorno

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/Banco/F – Cancelamento de Duplicatas enviadas para banco – frmEstorno

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário.
  • Principal > Manutenção de Cadastros > Segurança > Direitos de Acesso (AUTBAN) > Geração de Layout bancário > Contas a Receber > Bancos – Arquivo Texto/Banco > F – Cancelamento de Duplicatas enviadas para banco.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida como segue:

Código Descrição Opção
CFG_USAATB Utilizar Layout bancário (AUTBAN)? Selecione Sim.

É necessário ter exportado o arquivo remessa. Clique aqui e acesse a documentação.

Como fazer

Para exemplificar, será utilizado o banco Santander. No entanto, o passo a passo é o mesmo para todos os bancos que possuem essa opção.

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em F – Cancelamento de Duplicatas enviadas para banco [6]:

Guia Visual 2. Caminho de acesso

A tela Cancelamento de Duplicatas enviadas para banco será exibida. Informe os seguintes dados referente à duplicata e remessa:

  • [1] Período: Data inicial e final das duplicatas você deseja cancelar;
  • [2] Data de: Selecione se o período informado será referente a Cadastro, Vencimento ou Seleção;
  • [3] Empresa: Nome da empresa cujas duplicatas você deseja cancelar;
  • [4] N° Remessa: Número da remessa;
  • [5] Data de Exportação: Data inicial e final que os arquivos foram exportados.

Clique em VERIFICAR [6].

Guia Visual 3. Cancelamento de Duplicatas para Remessa

As duplicatas serão exibidas, selecione a(s) duplicata(s) que deseja cancelar [1] e clique no botão CONFIRMA [2]. Para finalizar, clique em OK [3] na mensagem Cancelamento efetuado com sucesso.

Guia Visual 4. Cancelamento de duplicatas enviada para banco
As duplicatas canceladas ficam novamente disponíveis para a geração de um novo arquivo de remessa.
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