O que é
Na tela Cancelamento de Duplicatas enviadas para banco é possível cancelar as duplicatas que já foram salvas no arquivo de remessa.
Nesta atividade, será apresentado o passo a passo para realizar o cancelamento das duplicatas enviadas para o banco.
Caminho para acessar
No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em F – Cancelamento de Duplicatas enviadas para banco [6]:
Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/Banco/ F – Cancelamento de Duplicatas enviadas para banco – frmEstorno
Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:
Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/Banco/F – Cancelamento de Duplicatas enviadas para banco – frmEstorno
Precisa configurar
Direito de Acesso
Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:
- Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário.
- Principal > Manutenção de Cadastros > Segurança > Direitos de Acesso (AUTBAN) > Geração de Layout bancário > Contas a Receber > Bancos – Arquivo Texto/Banco > F – Cancelamento de Duplicatas enviadas para banco.
Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).
Configurações
Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida como segue:
Código | Descrição | Opção |
CFG_USAATB | Utilizar Layout bancário (AUTBAN)? | Selecione Sim. |
É necessário ter exportado o arquivo remessa. Clique aqui e acesse a documentação.
Como fazer
No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em F – Cancelamento de Duplicatas enviadas para banco [6]:
A tela Cancelamento de Duplicatas enviadas para banco será exibida. Informe os seguintes dados referente à duplicata e remessa:
- [1] Período: Data inicial e final das duplicatas você deseja cancelar;
- [2] Data de: Selecione se o período informado será referente a Cadastro, Vencimento ou Seleção;
- [3] Empresa: Nome da empresa cujas duplicatas você deseja cancelar;
- [4] N° Remessa: Número da remessa;
- [5] Data de Exportação: Data inicial e final que os arquivos foram exportados.
Clique em VERIFICAR [6].
As duplicatas serão exibidas, selecione a(s) duplicata(s) que deseja cancelar [1] e clique no botão CONFIRMA [2]. Para finalizar, clique em OK [3] na mensagem Cancelamento efetuado com sucesso.