O que é
Após a geração do boleto, utilizando a carteira da modalidade online, é possível realizar o cancelamento do boleto.
Nesta atividade, será detalhado o passo a passo para realizar esse cancelamento.
Banco do Brasil
- O boleto só pode ser cancelado pela carteira de registro.
- O boleto só pode ser cancelado após 30 minutos do seu registro.
- Ao cancelar um boleto com PIX vinculado, o PIX também será cancelado.
Itáu
- O boleto só pode ser cancelado pela carteira de registro.
- O boleto só pode ser cancelado no dia seguinte ao seu registro.
- Ao cancelar um boleto com PIX vinculado, o PIX também será cancelado.
Caminho para acessar
No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Online [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em B – Cancelar Boletos [6]:
Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Online/Banco/B – Cancelar Boletos
Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:
Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Online/Banco/B – Cancelar Boletos
Precisa configurar
Direito de Acesso
Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:
- Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário.
- Principal > Manutenção de Cadastros > Segurança > Direitos de Acesso (AUTBAN) > Geração de Layout bancário > Contas a Receber > Bancos – Online/Banco > B – Cancelar Boletos.
Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).
Configurações
Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida como segue:
Código | Descrição | Opção |
CFG_USAATB | Utilizar Layout bancário (AUTBAN)? | Selecione Sim. |
É necessário ter configurado a carteira correspondente ao banco desejado, na modalidade online. Para saber mais sobre a carteira do seu banco, acesse Boletos > Configuração.
É necessário ter gerado o boleto. Clique aqui e consulte a documentação.
Como fazer
No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Online [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em B – Cancelar Boletos [6]:
As informações da carteira serão exibidas, confirme se os dados estão corretos e clique em OK.
A tela Cancelamento de boletos registrados será exibida. Informe um dos filtros disponíveis [1]: Portador, Cliente ou Período (Data de Registro ou Data de Vencimento) e clique em CARREGAR TÍTULOS [2].
Os registros, conforme os filtros informados, serão exibidos. Selecione o título que deseja cancelar [1] e clique em CONFIRMA [2].
Clique em SIM para confirmar o cancelamento.
Para finalizar, clique em OK na mensagem Cancelamento realizada com sucesso!
Assim, o boleto foi cancelado.