Protocolo para resolução de lentidão no Banco de Dados (Equipe Suporte)

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O que é

Ao identificar lentidão no banco de dados de um cliente, a equipe de Suporte deve seguir um protocolo estruturado para garantir uma solução eficiente. Esse processo inclui tanto a execução de instruções específicas quanto a verificação das configurações no ERP Autcom.

O protocolo orienta ações que abrangem:

  • Ajustes em configurações do sistema.
  • Diagnóstico de rede e consumo de recursos.
  • Liberação de travas e análise de tabelas relevantes.

Abaixo estão listadas as instruções detalhadas a serem realizadas.

Esta documentação é destinada exclusivamente à equipe de Suporte e contém instruções de procedimentos que eles devem executar.

Ferramentas utilizadas

Para executar o protocolo, é necessário acessar o ERP Autcom do cliente e utilizar a tela Prompt de Comando (CMD) para realizar diagnósticos e ajustes específicos.

Como fazer

Esta documentação é destinada exclusivamente à equipe de Suporte e contém instruções de procedimentos que eles devem executar.

A seguir, são apresentadas as instruções de verificações, para identificar e corrigir rapidamente a causa da lentidão, minimizando impactos nas operações. As instruções são divididas em duas categorias: ERP Autcom e Ajustes gerais. Cada categoria contempla configurações e/ou campos que devem ser analisados.

ERP Autcom

Contempla as configurações e campos específicos que devem ser analisados diretamente no sistema:

  • Remova o mapeamento do servidor, se existir, e recrie os atalhos do ERP Autcom.
  • No ERP Autcom do cliente, acesse as Configurações e execute a verificação de configurações usando o botão F9. O sistema exibirá todos os paths que precisam ser corrigidos.
Guia Visual 1. Verificar configurações
  • Ainda em Configurações, verifique os seguintes parâmetros:
Código Descrição Observação
CFG_PATETI Path para layout de etiquetas Corrija, caso seja necessário
CFG_PATIMG Path para imagem de produtos Corrija, caso seja necessário
CFG_ENTFUT Utiliza entrega futura

Se a configuração CFG_ENTFUT estiver ativada, a configuração CFG_UTIEFU (Utilizar campos de entrega futura) também deve estar habilitada. Caso contrário, ambas as configurações devem ser desativadas.

CFG_BANVEN Banner de vendas – Utilizar para:

Verifique se a configuração CFG_BANVEN está ativa, caso a lentidão ocorrer na rotina de consulta de produtos. Se estiver ativa, desabilite-a e teste novamente para avaliar se isso resolve o problema.

  • Caso o cliente for Cloud e a lentidão estiver na rotina de expedição, verifique o executável de efeito sonoro PlaySound.exe na raiz da pasta do Autcom.
  • Verifique data e versão do ERP Autcom.
Ajustes gerais

Inclui verificações técnicas mais amplas:

  • Verifique o sequencial dos próximos códigos na tabela HISOCO se a lentidão ocorrer no CRM
  • Analise o relatório de travas LCKATC e libere registros que possam estar relacionados.
  • Verifique a rede do cliente:
    • Acesse a tela Prompt de Comando (CMD);
    • Rode o comando ping SqVLINUX, ou utilize o IP apresentado no rodapé da tela principal do ERP Autcom;
    • O tempo de resposta deve ser no máximo 2ms;
  • Verifique o consumo de CPU e memória da máquina para garantir que não esgotem os recursos.
Caso a lentidão persista mesmo após a execução de todas as instruções anteriores, entre em contato com o Comitê de Soluções para uma verificação mais aprofundada do problema.
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