O que é
Ao identificar lentidão no banco de dados de um cliente, a equipe de Suporte deve seguir um protocolo estruturado para garantir uma solução eficiente. Esse processo inclui tanto a execução de instruções específicas quanto a verificação das configurações no ERP Autcom.
O protocolo orienta ações que abrangem:
- Ajustes em configurações do sistema.
- Diagnóstico de rede e consumo de recursos.
- Liberação de travas e análise de tabelas relevantes.
Abaixo estão listadas as instruções detalhadas a serem realizadas.
Ferramentas utilizadas
Para executar o protocolo, é necessário acessar o ERP Autcom do cliente e utilizar a tela Prompt de Comando (CMD) para realizar diagnósticos e ajustes específicos.
Como fazer
A seguir, são apresentadas as instruções de verificações, para identificar e corrigir rapidamente a causa da lentidão, minimizando impactos nas operações. As instruções são divididas em duas categorias: ERP Autcom e Ajustes gerais. Cada categoria contempla configurações e/ou campos que devem ser analisados.
ERP Autcom
Contempla as configurações e campos específicos que devem ser analisados diretamente no sistema:
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Remova o mapeamento do servidor, se existir, e recrie os atalhos do ERP Autcom.
- No ERP Autcom do cliente, acesse as Configurações e execute a verificação de configurações usando o botão F9. O sistema exibirá todos os paths que precisam ser corrigidos.
- Ainda em Configurações, verifique os seguintes parâmetros:
Código | Descrição | Observação |
CFG_PATETI | Path para layout de etiquetas | Corrija, caso seja necessário |
CFG_PATIMG | Path para imagem de produtos | Corrija, caso seja necessário |
CFG_ENTFUT | Utiliza entrega futura |
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CFG_BANVEN | Banner de vendas – Utilizar para: |
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- Caso o cliente for Cloud e a lentidão estiver na rotina de expedição, verifique o executável de efeito sonoro PlaySound.exe na raiz da pasta do Autcom.
- Verifique data e versão do ERP Autcom.
Ajustes gerais
Inclui verificações técnicas mais amplas:
- Verifique o sequencial dos próximos códigos na tabela HISOCO se a lentidão ocorrer no CRM
- Analise o relatório de travas LCKATC e libere registros que possam estar relacionados.
- Verifique a rede do cliente:
- Acesse a tela Prompt de Comando (CMD);
- Rode o comando ping SqVLINUX, ou utilize o IP apresentado no rodapé da tela principal do ERP Autcom;
- O tempo de resposta deve ser no máximo 2ms;
- Verifique o consumo de CPU e memória da máquina para garantir que não esgotem os recursos.