Fazer baixa manual de contas a pagar

Filtros


Tópicos

O que é

Gerenciar corretamente o Contas a Pagar é crucial para a saúde financeira da empresa. Além de lançar as contas a pagar, é igualmente importante realizar a baixa dessas contas e o correto lançamento financeiro.

A baixa das contas a pagar, após o pagamento, garante que o fluxo de caixa reflita com precisão os pagamentos efetuados, ajudando a empresa a monitorar suas finanças em tempo real. Também assegura o cumprimento das obrigações legais e fiscais, evitando multas e penalidades. Além disso, essa prática fornece dados atualizados e confiáveis para a geração de relatórios gerenciais, permitindo uma melhor tomada de decisões.

Nesta atividade, vamos explicar como realizar a baixa manual de contas a pagar.

Caminho para acessar

Para fazer a baixa manual de um contas a pagar, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique na opção Financeiro [1], submenu Contas a Pagar [2], opção Baixa de Contas a Pagar [3]:

Caminho de acesso: Financeiro/Contas a Pagar/Baixa de Contas a Pagar – frmBaixaCtaPagar

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Contas a Pagar/Baixa de Contas a Pagar – frmCadCtaPagar

Precisa configurar

A conta a pagar deve ter sido registrada no ERP Autcom, seja por outras rotinas (como no caso das entradas de mercadorias) ou manualmente.
Para saber mais sobre o lançamento manual de contas a pagar, consulte as atividades abaixo:

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar os seguintes direitos de acesso:

DIREITO DE ACESSO (AUTCOM)

  • Principal > Controle Financeiro > Contas a Pagar > Baixa de Contas a Pagar.
  • Principal > Controle Financeiro > Contas a Pagar > Liberação de Contas a Pagar para baixa.

Avalie os direitos abaixo e libere-os para o operador, se necessário:

  • Direitos de Acesso > Contas a pagar > Permitir baixa com data retroativa

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade, defina as configurações abaixo conforme as orientações e a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_MBXANT Apresentar mensagem informativa ao realizar a baixa de duplicatas com antecipação realizada? Quando selecionado Sim, ao selecionar as duplicatas para baixa de contas a pagar e existir antecipação de pagamento, o sistema exibe a mensagem:

Atenção! Esse fornecedor possui pagamentos antecipados para serem utilizados. Deseja continuar? O operador pode selecionar Sim ou Não.

Quando selecionado Não, o sistema não informa o operador quando existe antecipação para o fornecedor.

CFG_RECCTP Imprimir o recibo de contas a pagar no modelo meia folha? Quando selecionado Sim, o layout do recibo de contas a pagar será impresso em meia folha.

Quando selecionado Não, o layout do recibo de contas a pagar será impresso em folha inteira.

CFG_RECCPV Quantidade de vias para recibo de contas a pagar Informe a quantidade de vias do recibo de contas a pagar a serem impressas.
CFG_CPDCBA Nº do documento para gravação no Movimento Bancário Escolha entre as opções Número da duplicata ou  Número do cheque para a gravação do número do documento na Movimentação bancária.
CFG_DTABAI Permitir baixa de duplicatas com data de recebimento posterior a hoje? Quando selecionado Não, o sistema não permitirá informar a data de recebimento posterior a data em que a baixa está sendo realizada.

Quando selecionado Sim, será permitido informar a data de recebimento posterior a data em que a baixa está sendo realizada. .

CFG_CTPLBB Utilizar liberação de contas a pagar antes de baixar o título? Quando selecionado Sim, a rotina “Liberação de Baixa de Contas a Pagar” ficará disponível no sistema. Todas as duplicatas de contas a pagar precisarão ser liberadas nessa rotina antes de poderem ser baixadas.

Quando selecionado Não, todas as duplicatas estarão disponíveis para baixa, sem necessidade de liberação prévia.

CFG_CTPBDP Permitir baixar duplicatas sem liberação (CFG_CTPLBB) na tela de baixa CTP? Quando a configuração CFG_CTPLBB (Utilizar liberação de contas a pagar antes de baixar o título) for = Sim, então:

Se CFG_CTPBDP for = Sim, o sistema permitirá baixar duplicatas sem liberação, desde que o operador tenha o direito de acesso Principal > Controle Financeiro > Contas a Pagar > Liberação de Contas a Pagar para baixa liberado.

Se CFG_CTPBDP for = Não, então o sistema não permite a baixa da duplicata enquanto a mesma não for liberada na rotina Liberação de Baixa de Contas a Pagar.

CFG_PORBAI Portador para baixa no Contas a Pagar com valor zerado
Essa configuração tem efeito apenas quando a configuração CFG_CTP_AS for = Sintética.

Ao indicar um portador nessa configuração, ao realizar a baixa de contas a pagar cujo o valor é 0,00, então, na tela de digitação das informações dos dados para baixa, o campo Portador será preenchido com o portador indicado nessa configuração. Caso seja necessário, é possível alterar o portador no momento.

Se a configuração estiver vazia, então será obrigatório ao operador indicar um portador no momento da baixa.

CFG_CTPRET Senha para baixar contas a pagar com data retroativa Indique a senha que deve ser informada para baixar contas a pagar com data retroativa.
CFG_BAIATP Quantidade de dias permitido para baixa retroativa: Informe a quantidade de dias permitidos para baixar duplicatas com data retroativa.

Verifique abaixo como a combinação dessas duas configurações (CFG_CTPRET e CFG_BAIATP) e o direito de acesso Direitos de Acesso > Contas a pagar > Permitir baixa com data retroativa afetam o funcionamento do sistema:

  • CFG_CTPRET = vazio e CFG_BAIATP = 0: o sistema permite a baixa independente da quantidade de dias e não verifica o direito de acesso do operador.
  • CFG_CTPRET = vazio e CFG_BAIATP > 0: o sistema permite a baixa retroativa dentro do limite de dias configurado, sem validar o direito de acesso. Se a data estiver fora do limite de dias, o sistema trava a baixa.
  • CFG_CTPRET <> vazio e CFG_BAIATP = 0: o sistema permite a baixa retroativa caso o operador possua o direito de acesso.
  • CFG_CTPRET <> vazio e CFG_BAIATP > 0: o sistema permite a baixa retroativa dentro do limite de dias configurados e validará direito de acesso. Se a data estiver fora do limite de dias, o sistema trava a baixa.
Código Descrição Opção
CFG_CTPJUR Senha para baixar contas a pagar com juros Indique a senha que deve ser informada para baixar contas a pagar com juros.
CFG_CTPCON Sequencial de baixa Essa configuração armazena o número sequencial das baixas.

Essa configuração deve ser ajustada apenas pela Citel.
CFG_LBXCTP Sugestão para o check-box “Limpar filtros após consulta” Quando selecionado Marcado, a rotina Baixa de contas a pagar será aberta com o check-box “Limpar filtros após consulta” selecionado.

Quando selecionado Desmarcado, a rotina Baixa de contas a pagar será aberta com o check-box “Limpar filtros após consulta” desmarcado.

CFG_CTP_AS Tipo de Baixa – CONTAS A PAGAR Essa configuração define como a baixa de duplicatas será registrada na Movimentação bancária, podendo ser escolhido entre:

Analítico: o sistema irá registrar um lançamento para cada duplicata selecionada e baixada.

Sintético: o sistema vai registrar um único lançamento, independente da quantidade de duplicatas selecionadas e baixadas no momento.

CFG_TIPCCV Tipo de conferência na Conciliação Bancária Quando selecionado Individual, ao fazer a conciliação bancária das contas a pagar que foram baixadas juntas, você precisará selecionar manualmente cada baixa, uma por uma, para fazer a conciliação.

Quando selecionado Conjugada, ao fazer a conciliação bancária das contas a pagar que foram baixadas juntas, o sistema selecionará automaticamente todas as duplicatas que foram baixadas quando você escolher uma delas.

CFG_CTPTUD Usa opção para selecionar todas as duplicatas? Quando selecionado Sim, será disponibilizado o botão [F7] MARCAR TODAS na tela de Baixa de contas a pagar.

Quando selecionado Não, o botão [F7] MARCAR TODAS não será disponibilizado na tela de Baixa de contas a pagar.

[F7] MARCAR TODAS: marca todas as duplicatas listadas na tela.
CFG_CTPBOR Utilizar borderô de pagamentos? Selecione Sim para utilizar  borderô de pagamentos. Nesse caso, ao baixar uma duplicata, o sistema perguntará se deseja ou não imprimir o borderô.
CFG_BOREMP Imprimir o nome da empresa da baixa no cabeçalho do borderô de pagamentos? Quando selecionado Sim, é impresso no cabeçalho do borderô de pagamentos o nome da empresa que realizou a baixa.

Quando selecionado Não, é impresso no cabeçalho do borderô de pagamentos o nome da empresa cadastrada na duplicata.

CFG_MAXCHQ Valor máximo para baixa de contas a pagar em cheque Defina um valor máximo para a baixa de contas a pagar com cheque.

Se nenhum valor for informado, o sistema não aplicará um limite ao pagamento de duplicatas com cheque.

Como fazer

Para fazer a baixa manual de um contas a pagar, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique na opção Financeiro [1], submenu Contas a Pagar [2], opção Baixa de Contas a Pagar [3]:

Guia Visual 2. Baixa de Contas a Pagar

Será exibida a tela Baixa de Contas a Pagar. O processo de baixa inicia-se com a filtragem das duplicatas. Em seguida, selecionamos quais dessas duplicatas serão baixadas. Por fim, concluímos conferindo os valores e inserindo os dados necessários para a baixa.

Filtrar as duplicatas

Utilize os filtros disponíveis para pesquisar os registros a serem baixados:

Os filtros não são obrigatórios, mas seu uso pode ajudar a refinar os resultados e facilitar a seleção das duplicatas a serem baixadas.
Guia Visual 3. Filtros

Verifique adiante as orientações para utilizar os filtros.

Nos filtros Fornecedor, Plano de Contas, Centro de Custos, Empresa e Portador, você pode digitar o código diretamente ou usar o comando / [1] para pesquisar um registro cadastrado. Se não quiser usar um desses filtros, basta pressionar Enter [2] no campo e todos os registros relacionados serão considerados. Veja abaixo uma ilustração para facilitar o entendimento:

Guia Visual 4. Pesquisar e selecionar registros para os filtros

O filtro Filtrar duplicatas das filiais é ativado quando um fornecedor é selecionado no filtro Fornecedor. Com esse filtro ativado, o sistema exibirá as duplicatas do fornecedor selecionado e de todos os fornecedores que compartilham os mesmos 8 primeiros dígitos do CNPJ do fornecedor em questão.

Guia Visual 5. Uso dos filtros – Filtrar duplicatas das filiais

O filtro Veio Boleto permite listar apenas duplicatas com boleto, sem boleto ou todas. Essa informação se refere ao campo Veio boleto do cadastro da duplicata.

Guia Visual 6. Uso dos filtros – Boletos

É possível definir períodos digitando [1] as datas ou utilizando o botão calendário [2] disponível. Recomendamos usar pelo menos uma das opções de filtro. Se nenhuma data for informada, todas as duplicatas em aberto no sistema serão listadas, o que pode dificultar a seleção dos registros.

  • Período Documento: período da data do documento do contas a pagar.
  • Período Cadastro: período de cadastro do contas a pagar.
  • Período Vencimento: período de vencimento das duplicatas.
Guia Visual 7. Uso dos filtros – Períodos

É possível delimitar um valor mínimo e máximo para filtro dos documentos digitando os respectivos valores nos campos. Todos os documentos de valor entre o mínimo e máximo informados são filtrados:

Guia Visual 8. Uso dos filtros – Valor

Após preencher os filtros de acordo com sua necessidade, clique no botão CARREGAR TÍTULOS [1]. O resultado será exibido no grid de resultados [2]:

Guia Visual 9. Carregar duplicatas

A próxima etapa é selecionar as duplicatas a serem baixadas.

Selecionar duplicatas para baixa

No grid de resultados [1] os registros serão listados de acordo com os filtros utilizados. Na inferior da tela, são exibidos os dados da duplicata [2] selecionada no grid:

Guia Visual 10. Grid de resultados
As colunas do grid de resultados são exibidas de acordo com o que foi configurado no botão CONFIGURAR.

As duplicatas são selecionados individualmente, com o mouse ou navegando entre os registros com as setas do teclado. Selecione a duplicata [1] e pressione enter ou dê 2 cliques sobre o registro [2]. Será aberta a tela para digitação dos valores [3]:

Guia Visual 11. Selecionar duplicatas
Se houver pagamento antecipado para o fornecedor e a configuração CFG_MBXANT (Apresentar mensagem informativa ao realizar a baixa de duplicatas com antecipação realizada?) estiver ativada, o sistema exibirá um aviso para o operador, que poderá decidir se deseja continuar com a operação ou não.

A digitação dos valores é feita como segue:

Guia Visual 12. Digitação dos valores

Informe, primeiramente, o tipo de baixa [1] digitando T para baixa total e P para baixa parcial, e a data do pagamento [2].

  • Baixa total: a baixa total assume que o valor total devido foi pago.
  • Baixa parcial: a baixa parcial assume que foi pago somete parte do valor devido e, portanto, o Valor Pago [3] obrigatoriamente deve ser menor que o valor total devido.
Sobre a data do pagamento, lembre-se:
  • Para baixar contas a pagar com data de pagamento retroativa, devem ser definidas as configurações CFG_CTPRET ( Senha para baixar contas a pagar com data retroativa) e CFG_BAIATP (Quantidade de dias permitido para baixa retroativa). Além disso, operador deve possuir o direito de acesso Direitos de Acesso > Contas a pagar > Permitir baixa com data retroativa.
  • Para baixar contas a pagar com data de pagamento posterior a hoje, deve ser definida a configuração CFG_DTABAI (Permitir baixa de duplicatas com data de recebimento posterior a hoje?)

Os campos de juros, multa, Desp. Cob, Vendor e Desconto serão preenchidos automaticamente com base no lançamento da duplicata no Contas a Pagar e não são editáveis. Assim, se houver, por exemplo, desconto por pagamento antecipado ou juros/multa por pagamento atrasado, o sistema calculará o valor com base nesses campos e na data do pagamento, preenchendo o campo Valor Pago [3].

Se necessário, você pode alterar o Valor Pago [3]. Nesse caso:

  • Se o tipo de baixa for Total e o valor digitado for maior que o valor original, o sistema assume que houve cobrança de juros e registrará o valor adicional como tal.
  • Se o tipo de baixa for Total e o valor digitado for menor que o valor original, o sistema assume que houve um desconto. Você precisará indicar o tipo de desconto: Devolução, Bonificação ou Outros.

Informados os dados necessários, clique no botão CONFIRMA [1]. A duplicata selecionada para baixa ficará marcada em azul no grid [2]. Repita esse processo para todas as duplicatas que deseja baixar:

Guia Visual 13. Confirmação dos valores

Para facilitar a seleção das duplicatas, você pode utilizar os botões auxiliares Inicia busca, Localiza próximo, Marcar todos, Desmarcar todos e Selecionadas localizados na parte inferior da tela:

Guia Visual 14. Botões auxiliares para seleção das duplicatas
  • [F5] INICIA BUSCA: ao clicar nesse botão, o sistema abre uma tela para pesquisar entre as duplicatas filtradas, enquanto que o botão [F6] LOCALIZA PRÓXIMA localiza o próximo registro de acordo com a pesquisa.
  • [F7] MARCAR TODAS: marca todas as duplicatas listadas na tela. Esse botão fica disponível apenas quando a configuração CFG_CTPTUD for = Sim.
  • [F8] DESMARCAR TODAS: desmarca todas as duplicatas que foram marcadas/selecionadas para baixa.
  • [F9] SELECIONADAS: mostra as duplicatas que estão selecionadas no grid.
Para desmarcar apenas um registro, basta dar dois cliques sobre ele ou selecioná-lo e pressionar enter no teclado.

O sistema exibe na parte inferior o resumo Geral [1], o resumo das duplicatas selecionadas [2] e das filtradas [3]:

Guia Visual 15. Resumos
Se precisar corrigir os dados de uma duplicata, dê dois cliques sobre ela para retirá-la da seleção e clique no botão [F2] C. PAGAR, localizado na parte inferior da tela. Você será direcionado para a tela de manutenção de contas a pagar, que será carregada com as informações da duplicata selecionada. Realize as alterações necessárias e grave o registro para retornar para a baixa da duplicata. Será necessário clicar no botão CARREGAR TÍTULOS para que as alterações sejam refletidas na pesquisa.

Para mais detalhes sobre a manutenção de contas a pagar, consulte a atividade Fazer manutenção individual de contas a pagar.

Finalizada a seleção das duplicatas a serem baixadas, podemos prosseguir com a baixa.

Baixar duplicatas de contas a pagar

Estando de acordo com os valores apresentados, você pode prosseguir com a baixa clicando no botão [F10] CONFIRMA [1]. Nesse momento devem ser informados os dados para baixa.

Os dados a serem informados dependem do tipo de baixa definido na configuração CFG_CTP_AS (Tipo de Baixa – CONTAS A PAGAR): Analítica ou Sintética. Clique nas opções abaixo para verificar:

Na baixa analítica será lançado na movimentação bancária um registro para cada uma das duplicatas selecionadas para baixa. Clique no botão [F10] CONFIRMA [1] para abrir a tela de digitação dos dados para baixa [2]:

Guia Visual 16. Confirmar baixa analítica

Verifique as orientações para preenchimento dos campos:

  • Portador: pressione / no teclado para pesquisar o portador adequado. Deve ser indicado o portador de onde saiu o recurso ($) para o pagamento das contas.
  • Documentos e Histórico: não é obrigatório informar esses campos, entretanto, eles podem ser úteis para identificar os lançamentos na Conciliação bancária.
  • Emitir Cheque: digite N se o pagamento não usou Cheque. Digite S para pagamentos realizados com Cheque. Nesse caso, o sistema abrirá os campos para digitação dos dados do cheque:

Guia Visual 17. Informações do cheque.

Preenchidos todos os campos necessários, clique no botão CONFIRMA:

Guia Visual 18. Confirmar baixa analítica

Ao confirmar a baixa, serão exibidas as mensagens de impressão de borderô e recibo, a depender das configurações CFG_CTPBOR (Utilizar borderô de pagamentos?) e CFG_RECCTP (Imprimir o recibo de contas a pagar no modelo meia folha?).

As duplicatas baixadas serão removidas da lista de resultados. Você poderá consultar as baixas acessando a rotina de Conciliação Bancária em: Principal > Controle Financeiro > Conciliação Bancária.

Lembrando que, a forma como a baixa é lançada na conciliação bancária, depende da configuração CFG_CTP_AS (Tipo de Baixa – CONTAS A PAGAR). Essa configuração define como a baixa de cartões será registrada na Movimentação bancária. Consulte o tópico Configurações para relembrar.

O sistema irá atualizar a(s) duplicata(s) na movimentação de contas a pagar preenchendo os dados da baixa de acordo com o pagamento e as configurações da carteira bancária.

Na baixa sintética será lançado na movimentação bancária um único lançamento, independente da quantidade de duplicatas selecionadas e baixadas no momento. Clique no botão [F10] CONFIRMA [1] para abrir a tela de digitação dos dados para baixa [2]:

Guia Visual 19. Confirmar baixa sintética

Verifique as orientações para digitação dos dados para baixa [2]:

  • Plano de contas: pressione / no teclado para pesquisar o plano de contas adequado. Deve ser indicado o plano de contas de onde saiu o recurso ($) para o pagamento das contas.
  • Data: informe a data do lançamento da baixa.
  • Documentos e Histórico: não é obrigatório informar esses campos, entretanto, eles podem ser úteis para identificar os lançamentos na Conciliação bancária.

Para a baixa sintética é necessário informar ainda as formas de pagamento utilizadas e os respectivos valores. Clique no botão CONFIRMA [1] para abrir a tela de digitação das formas de pagamento [2]:

Guia Visual 20. Digitação das formas de pagamento

Para cada forma de pagamento que foi utilizada, você deve informar o Portador [1] e o valor [2] até que seja coberto o valor total pago [3]. Feito isso, clique no botão CONFIRMA [4]:

Guia Visual 21. Digitação dos valores

Ao confirmar, serão exibidas as mensagens de impressão de borderô e recibo, a depender das configurações CFG_CTPBOR (Utilizar borderô de pagamentos?) e CFG_RECCTP (Imprimir o recibo de contas a pagar no modelo meia folha?).

As duplicatas baixadas serão removidas da lista de resultados. Você poderá consultar as baixas acessando a rotina de Conciliação Bancária em: Principal > Controle Financeiro > Conciliação Bancária.

Lembrando que, a forma como a baixa é lançada na conciliação bancária, depende da configuração CFG_CTP_AS (Tipo de Baixa – CONTAS A PAGAR). Essa configuração define como a baixa de cartões será registrada na Movimentação bancária. Consulte o tópico Configurações para relembrar.

O sistema irá atualizar a(s) duplicata(s) na movimentação de contas a pagar preenchendo os dados da baixa de acordo com o pagamento e as configurações da carteira bancária.

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 22. Pesquisar um campo com o comando /
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.
Alguns campos aceitam a seleção de mais de um registro. Para isso, mantenha a tecla CRLT pressionada enquanto seleciona os registros desejados no grid.
Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra