Fazer manutenção individual de contas a pagar

Filtros


Tópicos

O que é

As contas a pagar podem ser lançadas no ERP Autcom tanto de forma automática, como as provenientes de entrada de mercadorias, como manualmente. Além das informações de pagamento, também são registradas as informações geradas durante a baixa da conta no sistema.

A manutenção desses lançamentos pode ser feita de forma individual ou em massa. Nessa atividade, vamos descrever como fazer a manutenção individual de contas a pagar.

Para saber mais sobre a alteração em massa, consulte a atividade Realizar alteração em massa em contas a pagar .

Caminho para acessar

Para fazer a manutenção de contas a pagar, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique na opção Financeiro [1], submenu Contas a Pagar [2], opção Manutenção de Contas a Pagar [3]:

Caminho de acesso: Financeiro/Contas a Pagar/Manutenção de Contas a Pagar – frmCadCtaPagar

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Contas a Pagar/Manutenção de Contas a Pagar – frmCadCtaPagar

Precisa configurar

A conta a pagar deve ter sido registrada no ERP Autcom, seja por outras rotinas (como no caso das entradas de mercadorias) ou manualmente.
Para saber mais sobre o lançamento manual de contas a pagar, consulte as atividades abaixo:

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar os seguintes direitos de acesso:

DIREITO DE ACESSO (AUTCOM)

  • Principal > Controle Financeiro > Contas a Pagar > Manutenção de Contas a Pagar.

Avalie os direitos abaixo e libere-os para o operador, se necessário:

  • Direito de Acesso > Contas a Pagar > Alterar Plano de contas
  • Direito de Acesso > Contas a Pagar > Alterar Plano de contas da baixa
  • Direito de Acesso > Contas a Pagar > Alterar Valor da Duplicata
  • Direito de Acesso > Contas a Pagar > Permitir alterar competência na Manutenção de Contas a Pagar
  • Direito de Acesso > Contas a Pagar > Permitir alterar competência para títulos baixados na manutenção de contas a pagar
  • Direito de Acesso > Contas a Pagar > Permitir alterar dados de todas as parcelas da nota
  • Direito de Acesso > Contas a Pagar > Permitir alterar plano de contas de duplicatas contabilizadas
  • Direito de Acesso > Contas a Pagar > Permite excluir duplicata

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade, defina as configurações abaixo conforme as orientações e a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_SEXCTP Senha para Exclusão de Duplicata – Contas a pagar Informe uma senha para ser usada na exclusão de uma conta a pagar, quando o sistema estiver configurado para utilizar senha de liberação fixa.

CFG_SENFVU – Tipo de Senha para faturamento = Fixa

CFG_CTPCAD Deixar alterar a data de cadastro na manutenção? Selecione Sim para permitir a alteração da data de cadastro de uma conta a pagar ou Não para não permitir.

Quando selecionado Não, o campo Data Cadastro ficará desabilitado.

Quando selecionado Sim, deve ser definida ainda uma senha na configuração CFG_CTPSDC.

CFG_CTPSDC Deixar alterar a data de cadastro? – Senha Informe uma senha para ser usada na alteração da data de cadastro de  uma conta a pagar.
CFG_CTPDTA Deixar alterar a data de vencimento na manutenção? Selecione Sim para permitir a alteração da data de vencimento de uma conta a pagar ou Não para não permitir.

Quando selecionado Não, o campo Data Vencimento ficará desabilitado.

Quando selecionado Sim, deve ser definida ainda uma senha na configuração CFG_CTPSDV.

CFG_CTPSDV Deixar alterar a data de vencimento – Senha Informe uma senha para ser usada na alteração da data de vencimento de  uma conta a pagar.
CFG_CTPPOR Deixar alterar o portador na manutenção? Selecione Sim para permitir a alteração do portador de uma conta a pagar ou Não para não permitir.
CFG_CTPSPO Deixar alterar o portador na manutenção? – Senha Se a configuração CFG_CTPPOR = Sim, você pode Informar uma senha para alterar o portador de uma conta a pagar. Se não informar uma senha, a alteração ainda poderá ser realizada.
CFG_CTPVAL Deixar alterar o valor da duplicata na manutenção? Selecione Sim para permitir a alteração do valor de uma conta a pagar ou Não para não permitir.
CFG_CTPSVD Deixar alterar o valor da duplicata? – Senha Se a configuração CFG_CTPVAL = Sim, você pode Informar uma senha para alterar o valor de uma conta a pagar. Se não informar uma senha, a alteração ainda poderá ser realizada.
CFG_ALTNEP Travar alterações de campos principais no contas a pagar para não divergir da nota de entrada? Quando selecionado Sim, não será permitido alterar os o valor, a data de cadastro e o plano de contas de duplicatas com o status FATURA (provenientes de entrada de mercadoria).

Quando selecionado Não, será permitido alterar.

Como fazer

Para fazer a manutenção de contas a pagar, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique na opção Financeiro [1], submenu Contas a Pagar [2], opção Manutenção de Contas a Pagar [3]:

Guia Visual 2. Manutenção de Contas a Pagar

A tela de Manutenção de Contas a Pagar é organizada entre as informações da conta a pagar e as informações da baixa da conta, conforme mostra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 3. Organização da tela

As informações da baixa da conta são preenchidas pelo ERP Autcom quando realizamos a baixa da duplicata, seja manualmente ou pelas atividades de envio de remessa bancária para pagamento. Para saber mais sobre esses assuntos, consulte as atividades abaixo:

Agora que sabemos do que se trata cada seção da Manutenção de Contas a Pagar, podemos descrever as operações possíveis para os registros.

Operações

Pesquisar registro

Para pesquisar uma conta, clique no botão PESQUISAR [1], selecione entre as opções TODOS, BAIXADOS e ABERTOS [2], e, na tela de consulta, utilize os filtros para pesquisar e selecionar [3] um registro:

Guia Visual 4. Pesquisar registro

Alterar registro

Após pesquisar o registro, clique no botão ALTERAR [1], para habilitar os campos para edição. Realize as alterações necessárias e clique no botão GRAVAR [2] para salvar o cadastro:

Guia Visual 5. Alterar registro
Para saber os detalhes do cadastro de contas a pagar, consulte a atividade Lançar contas a pagar individual.
Dependendo do campo, o sistema pode realizar validações. Nesse caso, mensagens com as orientações necessárias serão exibidas na tela. Além disso, pode ser necessário liberar travas relacionadas aos direitos de acesso mencionados no início desta atividade. Para saber como proceder, consulte a atividade Liberar travas no ERP Autcom para saber como proceder nesses casos.

Excluir registro

Você só pode excluir registros de contas a pagar que ainda estão em aberto, ou seja, que não foram quitados. Se for uma conta a pagar já quitada, faça o estorno e, em seguida, a exclusão.
Para excluir uma duplicata de contas a pagar, o sistema solicita a liberação de uma trava. A apresentação dessa trava e o processo de liberação dependem da configuração definida. Nesta atividade, vamos ilustrar o método mais comum. Para verificar as configurações envolvidas e todas as opções de liberação, consulte a atividade Liberar travas no ERP Autcom.

Após pesquisar o registro, clique no botão EXCLUIR [1], realize a liberação da trava [2] e confirme a exclusão na mensagem seguinte clicando em SIM [3]:

Guia Visual 6. Excluir registro

Anexar arquivos

Após pesquisar o registro, clique no botão ARQUIVOS ANEXOS [1]. Na tela seguinte, clique no botão IMPORTAR [2], localize e selecione [3] o arquivo no seu computador. O arquivo ficará disponível para

Guia Visual 7. Anexar arquivos
  • É possível anexar mais de um arquivo por vez, basta pressionar CTRL no teclado enquanto seleciona os arquivos.
  • Para visualizar o conteúdo do arquivo anexado, dê dois cliques sobre o arquivo.
  • Para excluir um arquivo anexo, selecione-o na lista e pressione delete no teclado.

Ajustar valor das Parcelas

Somente é possível utilizar esse recurso para duplicatas que não tiveram nenhuma de suas parcelas baixadas.

Você pode ajustar o valor das parcelas de duas maneiras: alterando diretamente o registro ou usando o botão [F2] AJUSTAR DADOS DAS PARCELAS. A vantagem deste recurso é que você pode modificar todas as parcelas de uma só vez, se necessário, sem precisar editar cada registro individualmente.

Para utilizar esse recurso, após pesquisar o registro, clique no botão [F2] AJUSTAR DADOS DAS PARCELAS [1] para abrir a tela Alteração de valor das parcelas de contas a pagar [2]:

Guia Visual 8. Ajustar valor das parcelas

Na tela Alteração de valor das parcelas de contas a pagar, todas as parcelas relacionadas à duplicata selecionada serão listadas. Informe o Valor [1] e escolha qual parcela será alterada [2]: primeira, última ou todas as parcelas. Clique no botão CONFIRMA [3] e verifique a alteração.

  • O sistema ajustará o valor da parcela selecionada e redistribuirá os valores das demais parcelas, mantendo o valor total da duplicata inalterado, informando isso ao operador através de um aviso. Se o valor alterado divergir do valor original, o sistema informa e não permite a alteração.

Estando de acordo, clique no botão F10 GRAVAR [4] e em SIM [5] no aviso seguinte para confirmar e finalizar a alteração. Veja no Guia Visual abaixo a ilustração do procedimento:

Guia Visual 9. Alterar parcelas

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 10. Pesquisar um campo com o comando /
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.
Alguns campos aceitam a seleção de mais de um registro. Para isso, mantenha a tecla CRLT pressionada enquanto seleciona os registros desejados no grid.
Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra