Lançar contas a pagar individual

Filtros


Tópicos

O que é

Gerenciar corretamente o Contas a Pagar é importante para a saúde financeira da empresa. Lançar as contas a pagar de forma precisa ajuda a manter o fluxo de caixa equilibrado, facilitar operações eficientes e construir relações confiáveis com fornecedores. Além disso, garante o cumprimento das obrigações legais e fornece dados úteis para decisões estratégicas. Isso contribui para a sustentabilidade e o crescimento da empresa ao longo do tempo.

No ERP Autcom, muitas contas a pagar são lançadas automaticamente, como as provenientes da entrada de mercadorias. Para contas que não são lançadas automaticamente, é necessário fazer o lançamento manual. Esse lançamento pode ser realizado de duas formas, dependendo do número de parcelas que compõem a conta a pagar:

  1. Se a conta a pagar possui mais de uma parcela (A, B, C, e assim por diante), deve ser feito um lançamento para cada parcela no sistema. Para isso, utilizamos a atividade de geração automática de contas a pagar, que, a partir de um único lançamento, registra todas as parcelas da conta no sistema. Para mais informações, clique aqui e consulte essa atividade.
  2. Se a conta a pagar possui apenas uma parcela, pode ser feito o lançamento individual da duplicata. Nesta atividade, vamos explicar como realizar o lançamento de contas a pagar no sistema.

Caminho para acessar

Para fazer o lançamento individual de contas a pagar, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique na opção Financeiro [1], submenu Contas a Pagar [2], opção Manutenção de Contas a Pagar [3]:

Caminho de acesso: Financeiro/Contas a Pagar/Manutenção de Contas a Pagar – frmCadCtaPagar

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Contas a Pagar/Manutenção de Contas a Pagar – frmCadCtaPagar

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar os seguintes direitos de acesso:

DIREITO DE ACESSO (AUTCOM)

  • Principal > Controle Financeiro > Contas a Pagar > Manutenção de Contas a Pagar.

Avalie os direitos abaixo e libere-os para o operador, se necessário:

  • Direitos de Acesso > Contas a pagar > Permitir data de cadastro de duplicata de contas a pagar inferior a data atual.
  • Direito de Acesso > Contas a Pagar > Permite reimprimir comprovante de pagamento.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

A seguir, listamos as configurações envolvidas na atividade para que você as conheça. No entanto, essas configurações podem gerar diferentes comportamentos no sistema, dependendo de como são combinadas. Por isso, recomendamos que qualquer alteração seja feita com cautela, por operadores qualificados. Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte da Citel.

Para execução dessa atividade, defina as configurações abaixo conforme as orientações e a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_VEIOBO Ao incluir Contas a Pagar, preencher com (S)im, (N)ão, ou deixar em branco o campo Veio Boleto? Escolha entre as opções: Sim, Não ou Branco.

O campo Veio Boleto na Manutenção de Contas a Pagar será preenchido de acordo com essa configuração.

CFG_VEIONF Ao incluir Contas a Pagar, preencher com (S)im, (N)ão, ou deixar em branco o campo Veio NF? Escolha entre as opções: Sim, Não ou Branco.

O campo Veio NF na Manutenção de Contas a Pagar será preenchido de acordo com essa configuração.

CFG_PBXAUT Na inclusão do contas a pagar, perguntar se já deseja baixá-lo? Quando selecionado Sim, ao lançar o contas a pagar, o sistema emite a pergunta Baixar esta duplicata? Escolhendo Sim, é aberta a tela para seleção e baixa da duplicata em questão.

Quando selecionado Não, o sistema apenas faz o lançamento da duplicata.

CFG_CTPOBE Obrigar o preenchimento do Centro de Custos na manutenção de contas a pagar? Quando selecionado Sim, ao lançar o contas a pagar, será obrigatório preencher o campo Centro de Custos.

Quando selecionado Não, ao lançar o contas a pagar, não será obrigatório preencher o campo Centro de Custos.

CFG_CTPOBP Obrigar o preenchimento do portador na manutenção de contas a pagar? Quando selecionado Sim, ao lançar o contas a pagar, será obrigatório preencher o campo Portador.

Quando selecionado Não, ao lançar o contas a pagar, não será obrigatório preencher o campo Portador.

CFG_PAGPAT Path para arquivos anexos do contas a pagar (Vazio=’Pasta do autcomANEXOS_CTP’) Ao lançar o contas a pagar é possível anexar arquivos relevantes. Indique nessa configuração o caminho onde esses arquivos serão salvos.
CFG_IMP_CP Pede impressão de CP Quando selecionado Sim, ao gravar o lançamento da conta a pagar o sistema perguntará se deseja imprimir o Controle de Pagamento (CP).

Para impressão do CP é necessário definir o layout da impressão e a quantidade de vias respectivamente nas configurações CFG_LAY_CP (Layout de impressão do CP) e CFG_VIASCP (Quantidade de vias para impressão).

Quando selecionado Não, o Controle de Pagamento não será impresso.

CFG_LAY_CP Layout de Impressão do CP Selecione o layout para impressão do Controle de Pagamento (CP):

  • Meia folha.
  • Folha inteira.
  • Folha inteira, com 3 por página.
CFG_VIASCP Quantidade de vias para impressão do CP Defina a quantidade de vias para impressão do Controle de Pagamento (CP).
CFG_CTPINF Permitir data de cadastro de duplicata de contas a pagar inferior a data atual? Quando selecionado Sim, será permitido lançar o contas a pagar com data inferior a data de lançamento.

Quando selecionado Não, não será permitido lançar contas a pagar com data retroativa.

CFG_USACTF Quando lançar contas a pagar para um fornecedor, permitir somente informar plano de contas vinculados ao fornecedor? Quando selecionado Sim, obrigatoriamente o plano de contas informado no lançamento deverá ser um vinculado ao cadastro do fornecedor associado à duplicata.

Quando selecionado Não, qualquer plano de contas poderá ser informado no lançamento do contas a pagar.

CFG_CTPBOL Tornar obrigatório informar o código de barras do título quando marcar Veio boleto? Quando selecionado Sim, ao lançar o contas a pagar, será obrigatório informar o código de barras do boleto.
CFG_TIDVIC Travar inclusão da duplicata quando a Data de Vencimento for inferior a Data de Competência? Quando selecionado Sim, o sistema verifica se a data de vencimento (mês/ano) informada é menor que a data de competência (mês/ano).

Se for menor, o sistema exibe a mensagem “Não é permitida a inclusão da duplicata com data de vencimento inferior a data de competência” e cancela a operação.

CFG_CTPVND Utilizar Vendor? Quando selecionado Sim, é disponibilizado o campo Vendor no lançamento de contas a pagar, onde o operador pode informar o valor acordado com o fornecedor.

Como fazer

As configurações podem ser diferentes para cada empresa, então as telas que você vê nesta atividade podem não ser iguais às do seu sistema. Isso também se aplica às mensagens e avisos que você pode receber durante a execução. Mas não se preocupe, o conceito principal da atividade continua o mesmo!

Para fazer o lançamento individual de contas a pagar, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique na opção Financeiro [1], submenu Contas a Pagar [2], opção Manutenção de Contas a Pagar [3]:

Guia Visual 2. Manutenção de Contas a Pagar

A tela de Manutenção de Contas a Pagar é organizada entre as informações da conta a pagar e as informações da baixa da conta, conforme mostra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 3. Organização da tela

As informações da baixa da conta são preenchidas pelo ERP Autcom quando realizamos a baixa da duplicata, seja manualmente ou pelas atividades de envio de remessa bancária para pagamento. Para saber mais sobre esses assuntos, consulte as atividades abaixo:

Para incluir uma conta, clique no botão INCLUIR [1] para habilitar os campos de edição e preencher os dados necessários:

Guia Visual 4. Incluir Conta a Pagar

Siga as orientações a seguir para preencher os campos. Lembre-se de que os campos marcados com * são obrigatórios.

Primeiro, insira as informações básicas da conta:

Guia Visual 5. Informações básicas
  • [1] Documento: informe o número do documento. Caso não seja informado, o sistema irá gerar automaticamente um sequencial ao salvar o registro.
  • [2] Parcela: informe, se existir, a parcela da conta, sendo A a primeira parcela, B a segunda parcela, e assim por diante.
  • [3] Série: embora não seja obrigatório, influencia várias atividades no sistema, como exemplificamos abaixo.
    • Primeiro, ele é usado para filtrar registros durante a exportação de contas a pagar para outros sistemas. Por exemplo, ao exportar contas a pagar para a Prosoft, se você estiver lançando despesas referentes a taxas de cartão, você deve inserir “CRT” (CARTÃO) no campo Série. Isso permite que o sistema identifique que o lançamento está relacionado a cartão e decida se deve ou não incluir esse registro na exportação, conforme a necessidade da empresa. Da mesma forma, outras siglas como “BLT” para BOLETO e “TRF” para TRANSFERÊNCIA ajudam a categorizar os registros.
    • Além de ajudar na exportação, o campo Série pode funcionar como um identificador do tipo de documento. Isso facilita a consulta e a filtragem de registros. Por exemplo, para listar apenas duplicatas associadas a boletos, você pode usar a sigla “BLT”; para transferências, use “TRF”; e para pagamentos via PIX, use “PIX”. Dessa forma, você pode facilmente filtrar e listar apenas as duplicatas de cada tipo, tornando a gestão das contas a pagar mais eficiente.
  • [4] Status: é um campo informativo preenchido automaticamente pelo sistema. Se a conta corresponde a um título que teve como origem uma fatura (com uma NF associada), como na entrada de mercadorias, por exemplo, então é preenchido como FATURA. Do contrário, como no caso de contas inseridas manualmente, o campo é preenchido como AVULSO.
  • [5] Empresa *: preenchido com o código da empresa logada no sistema no momento da inclusão. Caso necessário alteração, basta digitar o código da empresa ou pressionar / para pesquisar e selecionar a empresa desejada.
  • [6] Fornecedor *: campo obrigatório. Digite o código do fornecedor ou pressione / para pesquisar e selecionar o fornecedor desejado.

Continuando o cadastro, vamos descrever os campos relacionados à datas:

Guia Visual 6. Datas
  • [7] Data Cadastro *: preenchido com a data do dia da inclusão da conta.
Se a configuração CFG_CTPINF for = Sim, então, é possível informar uma data inferior à data atual.
  • [8] Competência *: preenchido com o mês/ano referente à data atual.
  • [9] Vencimento *: preenchido com a data do dia da inclusão da conta. Faça a alteração, se necessário.
  • [10] Data Documento: campo não obrigatório. Informe a data do documento referente à conta incluída.
Se a configuração CFG_TIDVIC for = Sim, o sistema trava a inclusão da duplicata quando a Data de Vencimento for inferior a Data de Competência.

Os documentos são classificados entre Títulos, Tributos e Concessionárias, de acordo com o que for informado no campo Tipo Doc:

Guia Visual 7. Tipo de documento
  • [11] Tipo Doc.: digite 1, 2 ou 3 de acordo com o tipo do documento. É importante que seja informado o tipo correto, pois essa informação é utilizada na geração do arquivo de remessa para pagamento.
    • (1)-Títulos: documentos de forma geral, como boletos bancários, documentos que formalizam a compra de mercadorias ou serviços, notas promissórias, e outros.
    • (2)-Tributos: quando a conta for do tipo tributo, será necessário selecionar a Guia e qual o código da receita. referente à conta.
Somente é possível pagar tributos pela atividade de arquivo de remessa se a duplicata tiver um código de barras.
    • (3)-Concessionárias: contas de água, energia, telefone, internet e outros.

Em relação aos valores da conta, temos:

Guia Visual 8. Valores
  • [12] Valor *: informe o valor a pagar da conta.
  • [13] Desconto e Dias Desc.: informe o valor de desconto que será aplicado caso a conta seja paga até o dia informado no campo Dias Desc. Se no campo Dias Desc. for informado 0, então será considerada a data de vencimento para aplicação do desconto.
  • [14] Juros: informe a porcentagem de juros a ser cobrado em caso de atraso do pagamento.
  • [15] Multa: informe o valor da multa a ser cobrada em caso de atraso do pagamento.
  • [16] Outras Entidades: esse campo fica disponível apenas para o lançamento de tributos GPS e código da receita 2100. Nesse caso, deve-se informar o valor em questão.
  • [17] Vendor: esse campo fica disponível apenas quando a configuração CFG_CTPVND está ativada. Nesse caso, deve-se informar o valor negociado com o fornecedor.
  • [18] Valor Total: campo calculado automaticamente de acordo com os valores informados nos campos de valores anteriores.

Preencha os campos seguintes com S ou N, conforme a resposta à pergunta:

Guia Visual 9. Sequência de perguntas
  • [19] Veio Boleto?*: digite S para indicar que existe um boleto e N para indicar que não existe boleto.
Se a configuração CFG_CTPBOL estiver ativada e Veio Boleto for = S, então será obrigatório informar o código de barras do boleto.
  • [20] Veio NF*?:  digite S para indicar que existe uma nota fiscal ou N para indicar que não existe nota fiscal.
  • [21] Cartão*?: digite S para indicar que existe cartão ou N para indicar que não existe nota fiscal.
  • [22] Cheque*?: digite S para indicar que existe um cheque ou N para indicar que não existe cheque.
  • [23] Previsão*?: o valor padrão desse campo é N (Não). Este campo é relevante apenas se a empresa utilizar a efetivação de previsão de contas a pagar. Para mais informações sobre esse assunto, entre em contato com a Citel.
  • [24] Pagamento antecipado*?: digite S para indicar que o pagamento foi antecipado.
  • [25] Uso e consumo?: digite S para indicar que a conta é referente à material de uso e consumo ou N, caso contrário.

Para pagamentos via depósito, é necessário informar os campos em destaque, lembrando que, nesse caso, os campos Veio boleto?, Cheque? e Cartão? devem estar iguais a (N)ão:

Guia Visual 10. Depósito

Os campos seguintes dizem respeito à informações que podem ser utilizadas para organizar ou categorizar as contas:

Guia Visual 11. Informações para baixa
  • [27] Portador: digite o código do portador ou pressione / para pesquisar e selecionar o portador desejado. Caso seja necessário cadastrar um portador, consulte a atividade Cadastrar Portador.
Se a configuração CFG_CTPOBP estiver ativada, então, será obrigatório informar um portador.
  • [28] Centro de Custos: digite o código do centro de custo ou pressione / para pesquisar e selecionar o centro de custo desejado. Caso seja necessário cadastrar um centro de custos, consulte a atividade Cadastrar Centro de Custos.
Se a configuração CFG_CTPOBE estiver ativada, então, será obrigatório informar um centro de custos.
  • [29] Plano de contas*digite o código do plano de contas ou pressione / para pesquisar e selecionar o plano de contas desejado. Caso seja necessário cadastrar um plano de contas, consulte a atividade Cadastrar Plano de Contas.
Se a configuração CFG_USACTF estiver ativada, então, quando lançar contas a pagar para um fornecedor, será permitido informar somente plano de contas vinculados ao fornecedor.
  • [30] Provisão: é um campo informativo preenchido automaticamente pelo sistema e que indica se o Plano de contas informado corresponde a um plano definido como provisão (S) ou não (N).

Os campos Histórico [31] e Histórico 2 [32] servem para a digitação de informações que você julgue relevantes sobre a conta a pagar que está cadastrando:

Guia Visual 12. Histórico
Os campos Documento Antigo e Ref. Ped. Compra não são habilitados para lançamento manual. Eles são preenchidos automaticamente pelo sistema em situações específicas.

Finalizando o lançamento temos as opções para informar o código de barras. Selecione a opção adequada à seus recursos, Leitor de Código de Barras [33] ou Informar Linha Digitável manualmente [34]:

Guia Visual 13. Código de barras
Lembrando que: se a configuração CFG_CTPBOL estiver ativada e o campo Veio Boleto for = S, então será obrigatório informar o código de barras do boleto.

 

Preenchidos os campos, clique no botão GRAVAR para salvar o lançamento e finalizar a atividade.

Caso exista alguma inconsistência, o sistema emite um alerta em tela. Faça a correção necessária e clique novamente no botão GRAVAR.

Guia Visual 14. Salvar o lançamento
Se a configuração CFG_PBXAUT estiver ativada, será exibido um aviso com a pergunta Baixar esta duplicata?. Se você escolher Sim, o sistema prossegue com a baixa da conta. Se escolher Não, o sistema apenas grava a inclusão da conta a pagar. Para saber mais sobre a baixa da conta, consulte a atividade Fazer baixa manual de contas a pagar.
Se a configuração CFG_IMP_CP estiver ativada, será exibido um aviso com a pergunta Deseja imprimir CP?. Se deseja fazer a impressão, escolha Sim  e prossiga com a impressão como de costume.

Após a gravação do lançamento, é possível alterar, excluir e anexar arquivos relevantes para a conta. Consulte a atividade abaixo para saber mais sobre esses assuntos:

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 15. Pesquisar um campo com o comando /
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.
Alguns campos aceitam a seleção de mais de um registro. Para isso, mantenha a tecla CRLT pressionada enquanto seleciona os registros desejados no grid.
Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra