Alterar boletos – Banco Online

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O que é

Após realizar a alteração no boleto gerado, seja referente ao vencimento, endereço do pagador ou prazo para pagamento de boletos vencidos, é essencial comunicar ao banco sobre essas atualizações para que os boletos sejam registrados corretamente. Esse processo é realizado através da tela C – Alterar Boletos, na carteira de modalidade online.

Nesta atividade, será detalhado o passo a passo para realizar essa comunicação.

Por favor, observe as diretrizes para alteração de boletos, especialmente para o Banco do Brasil:
  • A alteração do boleto só pode ser realizada pela carteira de registro.
  • É necessário aguardar pelo menos 30 minutos após o registro do boleto para efetuar qualquer alteração.
  • As alterações devem ser feitas nas rotinas correspondentes antes de executar a rotina C de Alteração de Boletos, pois esta etapa apenas comunica ao banco os dados alterados para serem atualizados lá também.
  • Até o momento, nosso sistema comunica ao banco a alteração de vencimento, endereço do pagador e prazo para recebimento de boleto vencido.
  • Ao comunicar a mudança de vencimento de um boleto vinculado ao PIX, o vencimento do PIX também será alterado.
Para exemplificar, será utilizado o Banco do Brasil [Online]. No entanto, o passo a passo é o mesmo para todos os bancos onlines que possuem essa opção.

Caminho para acessar

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Online [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em C – Alterar Boletos [6]:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Online/Banco/C – Alterar Boletos 

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Online/Banco/C – Alterar Boletos 

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário.
  • Principal > Manutenção de Cadastros > Segurança > Direitos de Acesso (AUTBAN) > Geração de Layout bancário > Contas a Receber > Bancos – Online/Banco > C – Alterar Boletos.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida como segue:

Código Descrição Opção
CFG_USAATB Utilizar Layout bancário (AUTBAN)? Selecione Sim.

É necessário ter configurado a carteira correspondente ao banco desejado, na modalidade online. Para saber mais sobre a carteira do seu banco, acesse Boletos > Configuração.

É necessário ter realizado a alteração no boleto gerado.

Por favor, observe as diretrizes para alteração de boletos, especialmente para o Banco do Brasil:
  • A alteração do boleto só pode ser realizada pela carteira de registro.
  • É necessário aguardar pelo menos 30 minutos após o registro do boleto para efetuar qualquer alteração.
  • As alterações devem ser feitas nas rotinas correspondentes antes de executar a rotina C de Alteração de Boletos, pois esta etapa apenas comunica ao banco os dados alterados para serem atualizados lá também.
  • Até o momento, nosso sistema comunica ao banco a alteração de vencimento, endereço do pagador e prazo para recebimento de boleto vencido.
  • Ao comunicar a mudança de vencimento de um boleto vinculado ao PIX, o vencimento do PIX também será alterado.

Como fazer

Para exemplificar, será utilizado o Banco do Brasil [Online]. No entanto, o passo a passo é o mesmo para todos os bancos onlines que possuem essa opção.

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Online [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em C – Alterar Boletos [6]:

Guia Visual 2. Caminho de acesso

As informações da carteira serão exibidas, confirme se os dados estão corretos e clique em OK.

Guia Visual 3. Selecione a carteira

A tela Alteração de boletos registrados será exibida. Informe um dos filtros disponíveis [1]: Portador, Cliente, Período (Data de Registro ou Data de Vencimento) ou Alterações (Vencimento, Endereço do pagador ou Prazo para recebimento de boleto vencido)e clique em CARREGAR TÍTULOS [2].

Guia Visual 4. Carregar títulos

Os registros, conforme os filtros informados, serão exibidos. Selecione o título que deseja confirmar a alteração [1] e clique em CONFIRMA [2].

Guia Visual 5. Títulos carregados

Clique em SIM para confirmar a alteração.

Guia Visual 6. Confirmar alteração

Para finalizar, clique em OK na mensagem Alteração realizada com sucesso!

Guia Visual 7. Alteração realizada com sucesso

Assim, o banco foi comunicado sobre as alterações realizadas no boleto.

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