Cadastrar Banco

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O que é

O cadastro do banco é fundamental na área financeira, pois diversas funcionalidades do ERP Autcom, como as rotinas de contas a pagar e a receber, dependem da existência prévia de informações sobre os bancos cadastrados.

No sistema ERP Autcom, os principais bancos já estão cadastrados e disponíveis para alteração, se necessário.

Nesta atividade, será apresentado o passo a passo para cadastrar um novo banco no sistema.

Caminho para acessar

Para cadastrar o banco, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], submenu Auxiliares [2], opção Bancos [3]:

Caminho de acesso: Cadastros/Auxiliares/Bancos – frmCadBancos

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Manutenção de cadastros/Auxiliares/Bancos – frmCadBancos

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Manutenção de Cadastros > Auxiliares > Banco

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Como fazer

Para cadastrar o banco, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], submenu Auxiliares [2], opção Bancos [3]:

Guia Visual 2. Cadastro de bancos

Na tela Cadastro de Bancos, clique no botão INCLUIR para habilitar os campos para edição:

Guia Visual 3. Cadastro de bancos – Incluir

Os campos são preenchidos como segue:

Guia Visual 4. Preenchimento do cadastro
  • [1] Código: Este é o código do banco, também conhecido como COMPE (Código do Sistema de Operações Monetárias e Compensação de Outros Papéis). Consiste em 3 dígitos e é único para cada instituição bancária no Brasil. Esse número é essencial para realizar transferências entre bancos brasileiros.

Existem muitas maneiras de encontrar o código do seu banco:

  • Consulte o arquivo Tabela Bancos (procure pelo nome do banco);
  • Acesse o internet banking do banco;
  • Verifique ao lado do nome do banco no boleto bancário;
  • Consulte o contrato da conta bancária;
  • Entre em contato com a central de atendimento do banco;
  • Visite uma agência do banco.

  • [2] Nome: Nome da instituição bancária, ou seja, o nome do banco que está sendo cadastrado.
  • [3] Path extratos baixados: Este campo indica o diretório onde os extratos OFX serão armazenados para a conciliação bancária. Ele não é obrigatório, mas necessário caso a empresa realize esse processo. Clique no botão e selecione a pasta no seu computador:
Guia Visual 5. Selecionar pasta para extratos baixados
  • [4] Próx. Nosso Número: é uma sequência numérica utilizada na geração de boletos. Quando uma empresa começa a utilizar boletos, ela deve solicitar essa informação ao banco e preenchê-la neste campo.
Alguns bancos fornecem uma faixa de números para uso, enquanto outros deixam essa escolha a critério do cliente. O tamanho máximo do Nosso Número varia de acordo com o banco e é necessário solicitar um intervalo de números para uso. Quando o intervalo estiver próximo do fim, um novo intervalo deve ser solicitado.
Para saber mais sobre a emissão de boletos no ERP Autcom, clique aqui.

Após preencher os campos, clique em GRAVAR:

Guia Visual 6. Gravar cadastro

Uma vez concluído esse processo, o cadastro do banco será salvo e estará disponível para ser utilizado.

Para realizar a manutenção (alterar e excluir) do cadastro do banco, consulte a atividade Fazer manutenção no cadastro do banco.
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