O que é
Quando uma empresa faz cobranças por meio de boleto, é necessário notificar o banco sobre todos os boletos gerados. Isso é feito com o envio do chamado arquivo de remessa, onde constam as informações dos boletos emitidos. O arquivo de remessa é o documento gerado pelo emissor da cobrança e o arquivo de retorno é o que o banco devolve, registrando o documento de cobrança. É um processo interdependente, ou seja, um precisa do outro para acontecer. Veja a seguir o fluxo da remessa e retorno:
1. Gere o arquivo de remessa no layout esperado pelo banco;
2. Envie esse arquivo via internet banking;
3. O banco recebe esse arquivo de remessa, processa e, apenas no dia seguinte, gera outro arquivo, chamado arquivo de retorno;
4. Acesse o internet banking novamente e baixe esse arquivo de retorno;
5. Importe esse arquivo no sistema que utiliza, para finalmente saber o resultado do processamento do banco – referente aos boletos enviados na remessa do dia anterior.
Nesta atividade, será apresentado o passo a passo de como realizar a importação do arquivo de retorno no sistema.
Caminho para acessar
No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em G – Importar Arquivo de Retorno [6]:
Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/Banco/G – Importar Arquivo de Retorno
Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:
Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/Banco/G – Importar Arquivo de Retorno
Precisa configurar
Direito de Acesso
Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:
- Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário.
- Principal > Manutenção de Cadastros > Segurança > Direitos de Acesso (AUTBAN) > Geração de Layout bancário > Contas a Receber > Bancos – Arquivo Texto/Banco > G – Importar Arquivo de Retorno.
Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).
Configurações
Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida como segue:
Código | Descrição | Opção |
CFG_USAATB | Utilizar Layout bancário (AUTBAN)? | Selecione Sim. |
Sugere-se criar uma pasta específica para o banco em questão dentro do diretório do ERP Autcom, para armazenamento de arquivos de remessa e retorno.
É necessário ter exportado o arquivo remessa. Cliquei aqui e consulte a documentação.
É necessário ter baixado o arquivo de retorno do site do banco.
Como fazer
No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em G – Importar Arquivo de Retorno [6]:
As informações da carteira serão exibidas, confirme se os dados estão corretos e clique em OK.
A tela Arquivo de Retorno Banco, referente ao banco utilizado, será exibida juntamente com o caminho (Path) e o arquivo de retorno do banco.
O campo Path para Arquivos de Retorno indica o local onde os arquivos de retorno estão armazenados. Se o Path já tiver sido preenchido durante a configuração da carteira, ele será exibido automaticamente. Caso não tenha sido informado, clique no botão e selecione a pasta no seu computador. Os arquivos contidos na pasta serão exibidos.
Selecione o arquivo que deseja importar [1], clique em CONFIRMA [2] e em SIM [3] para confirmar a importação do arquivo de retorno. O processo de importação irá iniciar.
Assim que finalizar, será exibido o relatório das duplicatas geradas para visualização. Clique para imprimir ou fechar o relatório conforme necessário.
Para finalizar, clique em OK na mensagem ”Arquivo de retorno importado com sucesso!”
O ERP Autcom processa esse arquivo, confirmando os boletos válidos. Os boletos inválidos são identificados e relatados. Esses boletos inválidos devem ser corrigidos, gerados novamente no ERP Autcom e reenviados ao banco para validação.
Para visualizar o relatório de arquivo retorno, clique aqui e acesse a documentação.