Gerar duplicata – Contas a Receber

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O que é

A duplicata é um título de crédito que representa uma venda a prazo, emitido pelo vendedor e entregue ao comprador como comprovante de uma dívida a ser paga. Com a duplicata, o vendedor garante o recebimento do valor da venda.

Nesta atividade será apresentado o passo a passo para a geração da duplicata.

Para exemplificar, será utilizado o banco Santander. No entanto, o passo a passo é o mesmo para todos os bancos que possuem essa opção.

Caminho para acessar

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em B – Geração de Duplicatas [6]:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/Banco/B – Geração de Duplicatas – frmGerDup

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/Banco/B – Geração de Duplicatas – frmGerDup

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar os seguintes direitos de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário.
  • Principal > Manutenção de Cadastros > Segurança > Direitos de Acesso (AUTBAN) > Geração de Layout bancário > Contas a Receber > Bancos – Arquivo Texto/Banco > B – Geração de Duplicatas.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida como segue:

Código Descrição Opção
CFG_USAATB Utilizar Layout bancário (AUTBAN)? Selecione Sim.

É necessário ter gerado o boleto. Clique aqui e consulte a documentação.

Como fazer

Para exemplificar, será utilizado o banco Santander. No entanto, o passo a passo é o mesmo para todos os bancos que possuem essa opção.

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em B – Geração de Duplicatas [6]:

Guia Visual 2. Caminho de acesso

A tela Geração de Duplicatas, referente ao banco utilizado, será exibida.

Os campos desta tela funcionam como filtros, permitindo que o sistema liste apenas as duplicatas de interesse do usuário. Informe os dados necessários conforme a necessidade:

  • Data Inicial/Final;
  • Período Referente: Selecione Data de Cadastro ou Data de Vencimento;
  • Remessa: Selecione Inclusão, Alteração ou Baixa;
  • Boletos: Selecione Impressos, Não Impressos ou Todos;
  • Juros: Informe a porcentagem de juros ao dia, por atraso;
  • Portador: Informe o portador;
  • Empresa: Informe a empresa;
  • Faixa de Cep: Informe o Cep inicial e final;

Clique no botão GERAR.

Guia Visual 3. Geração de Duplicatas

As duplicatas serão exibidas, conforme os campos informados. Selecione os documentos que deseja enviar no arquivo de remessa [1] e clique no botão CONFIRMA [2].

Guia Visual 4. Selecionar

Indique o portador de envio e clique em CONFIRMA.

Guia Visual 5. Portador de Envio

Clique em OK para confirmar a geração.

Guia Visual 6. Geração

Nesse momento, o arquivo ainda não foi efetivamente gerado, apenas preparado. Na etapa seguinte, em C – Relatório de Duplicatas para Remessa, é possível conferir se o arquivo está correto antes de proceder com a geração do arquivo. Clique aqui e consulte a documentação.

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