Gerar cálculo do nível de criticidade do estoque

Filtros


Tópicos

O que é

O giro de estoque representa a quantidade vendida em um período específico do estoque mantido pela empresa, e o ERP Autcom realiza o cálculo com base nas informações da empresa, considerando parâmetros definidos.

O nível de criticidade de estoque é uma classificação utilizada para determinar a importância de cada item no estoque com base em seu impacto nas operações da empresa. Na classificação, os itens são divididos em três categorias: X, Y e Z, onde:

  • Classe X – itens de baixa criticidade: São itens que, se não estiverem disponíveis no estoque, podem ser facilmente substituídos, não gerando diminuição na produção ou na lucratividade da empresa.
  • Classe Y – itens de média criticidade: Esta classe agrupa itens relevantes para o estoque produtivo e para o produto final entregue ao cliente. Esses itens podem ser utilizados para substituir os itens das classes X ou Z.
  • Classe Z – itens de alta criticidade: São itens imprescindíveis para o negócio. Sua falta acarreta na paralisação da produção e em perdas de faturamento, sendo itens que não podem ter seu estoque zerado. Por isso, são considerados de alta criticidade.

Esse nível ajuda a identificar quais itens são essenciais para a continuidade das atividades, evitando interrupções na produção ou nas vendas. Classificando os itens de acordo com sua criticidade, a empresa pode priorizar a reposição dos itens mais críticos, garantindo uma gestão de estoque mais eficiente e reduzindo o risco de desabastecimento.

Nesta atividade, será exibido o passo a passo para realizar o cálculo do nível de criticidade do estoque, que posteriormente será utilizado para gerar sugestões de compras no pedido de compras.

Caminho para acessar

Para gerar o cálculo, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Fechamentos Mensais [1], opção Cálculo do Nível de Criticidade de Estoque [2].

Caminho de acesso: Movimentação de Itens/Cálculo do Nível de Criticidade de Estoque – frmCalNivCriEst

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Movimentação de Itens/Cálculo do Nível de Criticidade de Estoque – frmCalNivCriEst

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Movimentação de Itens > Cálculo do Nível de Criticidade de Estoque.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Nesta documentação, será abordado o procedimento padrão. Se desejar ajustar as configurações para melhor atender às necessidades da sua empresa, acesse o grupo de configurações Giro de Estoque e Pedido de Compra. Para suporte adicional, entre em contato com a Citel.

Como fazer

Para gerar o cálculo, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Fechamentos Mensais [1], opção  Cálculo do Nível de Criticidade de Estoque [2].

Guia Visual 2. Cálculo do Nível de Criticidade de Estoque

A tela Cálculo do Nível de Criticidade de Estoque será exibida.

Guia Visual 3. Cálculo do Nível de Criticidade de Estoque

Para gerar o cálculo do nível de criticidade de estoque, preencha os seguintes campos que serão considerados no cálculo:

  • [1] Data Inicial e Final: Informe o período desejado;

Nos campos Linha/Grupo, Fornecedor, Marca, Grupo Produto e Empresa, caso souber o código, insira-o e pressione enter. Caso não saiba, pressione / para exibir a tela de consulta. Para considerar todos os registros, pressione enter. Veja abaixo o exemplo no campo Marca:

    • Informar código:

Guia Visual 4. Informar código

    • Pesquisar na tela de consulta:

Guia Visual 5. Pesquisar na tela de consulta

    • Considerar todos:

Guia Visual 6. Todos

  • [2] Linha/Grupo: Informe a linha ou o grupo;
  • [3] Fornecedor: Informe o fornecedor;
  • [4] Marca: Informe a marca;
  • [5] Empresa: Informe a empresa;
  • [6] Ordem: Por padrão, será exibido TICKETS, que representam a frequência de venda;
  • [7] Níveis: Os níveis são divididos em Z, Y e X. Sugere-se informar:
    • Nível Z: Informe 80;
    • Nível Y: O primeiro campo será preenchido automaticamente. Informe 95 no segundo campo;
    • Nível X: Este campo será preenchido automaticamente.
Guia Visual 7. Níveis

Após informar os campos acima, clique em GRAVAR [1]. Na mensagem Confirma cálculo do nível de criticidade de estoque?, clique em SIM [2] e será calculado o nível de giro. Para finalizar, clique em OK [3] na mensagem Cálculo do nível de criticidade de estoque efetuado com sucesso.

Guia Visual 8. Cálculo do nível de criticidade de estoque efetuado com sucesso

As informações do cálculo serão utilizadas para gerar sugestões de compras no pedido de compras. Clique aqui e acesse a documentação de como digitar o pedido de compra com giro de estoque.

É importante ressaltar que o cálculo de criticidade, ou a separação dos itens por categoria, é um processo subjetivo. Os produtos presentes em cada classe variam conforme o nicho de atuação da empresa, os produtos comercializados e os critérios de criticidade aplicados a esses produtos.
Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra