Fazer manutenção individual de contas a receber

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O que é

Na rotina de Contas a Receber, é possível realizar diversas ações, como a manutenção de registros existentes, inclusão de novas contas a receber e consulta de contas já baixadas, com foco no acompanhamento detalhado das informações de baixa.

A manutenção dos lançamentos pode ser realizada de duas maneiras: de forma individual, para ajustes específicos, ou em massa, quando necessário gerenciar múltiplos registros simultaneamente. Nesta documentação, detalharemos o processo de manutenção individual de contas a receber.

Para saber mais sobre a alteração em massa, consulte a atividade Realizar alteração em massa em contas a receber.

Caminho para acessar

Para fazer a manutenção de contas a receber, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique na opção Financeiro [1], submenu Contas a Receber [2], opção Manutenção de Contas a Receber [3]:

Caminho de acesso: Financeiro/Contas a Receber/Manutenção de Contas a Receber – frmCadCtaReceber

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Contas a Receber/Manutenção de Contas a Receber – frmCadCtaReceber

Precisa configurar

A conta a receber deve ter sido registrada no ERP Autcom, seja por outras rotinas ou manualmente.
Para saber mais sobre o lançamento manual de contas a receber, consulte as atividades abaixo:

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar os seguintes direitos de acesso:

DIREITO DE ACESSO (AUTCOM)

  • Principal > Controle Financeiro > Contas a Receber > Manutenção de Contas a Receber.

Avalie os direitos abaixo e libere-os para o operador, se necessário:

  • Direito de Acesso > Contas a Receber > Permitir alterar o valor da duplicata
  • Direito de Acesso > Contas a Receber > Permitir alterar data de vencimento da duplicata
  • Direito de Acesso > Contas a Receber > Permitir alterar desconto
  • Direito de Acesso > Contas a Receber > Permitir alterar duplicata enviada ao banco
  • Direito de Acesso > Contas a Receber > Permitir alterar juros

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade, defina as configurações abaixo conforme as orientações e a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_SEXCTR Senha para Exclusão de Duplicata – Contas a receber Informe uma senha para ser usada na exclusão de uma conta a receber, quando o sistema estiver configurado para utilizar senha de liberação fixa.

CFG_SENFVU – Tipo de Senha para faturamento = Fixa

CFG_CTRCAD Deixar alterar a data de cadastro na manutenção? Selecione Sim para permitir a alteração da data de cadastro de uma conta a receber ou Não para não permitir.

Quando selecionado Não, o campo Data Cadastro ficará desabilitado.

Quando selecionado Sim, deve ser definida ainda uma senha na configuração CFG_CTRSDC.

CFG_CTRSDC Deixar alterar a data de cadastro? – Senha Informe uma senha para ser usada na alteração da data de cadastro de  uma conta a receber.
CFG_CTRSDV Deixar alterar a data de vencimento – Senha Informe uma senha para ser usada na alteração da data de vencimento de  uma conta a receber.
CFG_CTRPOR Deixar alterar o portador na manutenção? Selecione Sim para permitir a alteração do portador de uma conta a receber ou Não para não permitir.
CFG_CTRSFO Deixar alterar o portador na manutenção? – Senha Se a configuração CFG_CTRPOR = Sim, você pode Informar uma senha para alterar o portador de uma conta a receber. Se não informar uma senha, a alteração ainda poderá ser realizada.
CFG_CTRVAL Deixar alterar o valor da duplicata na manutenção? Selecione Sim para permitir a alteração do valor de uma conta a receber ou Não para não permitir.
CFG_CTRSVD Deixar alterar o valor da duplicata? – Senha Se a configuração CFG_CTRVAL = Sim, você pode Informar uma senha para alterar o valor de uma conta a receber. Se não informar uma senha, a alteração ainda poderá ser realizada.
CFG_MOV_CC Na Manutenção do Contas a Receber, ao incluir CC manualmente, proceder da seguinte forma quanto à geração da movimentação bancária Essa configuração determina como o sistema deve proceder em relação à geração da movimentação bancária ao incluir um crédito para cliente (CC) manualmente na manutenção do Contas a Receber. As opções disponíveis são:

  • Apresentar a pergunta para o operador, deixando-o escolher se gerará a movimentação bancária: sempre que um operador adicionar um CC manualmente, o sistema perguntará se ele deseja gerar a movimentação bancária correspondente. O operador terá a liberdade de decidir.
  • Gerar a movimentação bancária automaticamente, sem a necessidade de confirmação do operador: o sistema gerará automaticamente a movimentação bancária para o CC, sem qualquer intervenção ou confirmação do operador.
CFG_CTRINF Permitir data de cadastro de duplicata de contas a receber inferior a data atual? Quando selecionado Sim, será permitido lançar o contas a receber com data inferior a data de lançamento

Quando selecionado Não, não será permitido lançar contas a receber com data retroativa.

CFG_CRELIB Quando gerar crédito no contas a receber para o cliente, proveniente de lançamento de crédito direto ou por recebimento a maior, solicitar senha de liberação? Quando selecionado Sim, o sistema exibirá uma mensagem solicitando a senha de liberação antes de registrar o crédito.

Quando selecionado Não, o crédito será registrado diretamente, sem restrições.

CFG_OBRPOR Tornar obrigatório o campo Portador na manutenção do Contas a Receber? Quando selecionado Sim, ao lançar o contas a receber, será obrigatório preencher o campo Portador.

Quando selecionado Não, ao lançar o contas a receber, não será obrigatório preencher o campo Portador.

Como fazer

Para fazer a manutenção de contas a receber, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique na opção Financeiro [1], submenu Contas a Receber [2], opção Manutenção de Contas a Receber [3]:

Guia Visual 2. Manutenção de Contas a Receber

A tela de Manutenção de Contas a Receber é organizada entre as informações da conta a receber [1], Dados do Boleto [2], Controle de Remessa Bancária [3] e as informações da baixa da conta [4], conforme mostra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 3. Organização da tela

As informações da baixa da conta são preenchidas pelo ERP Autcom quando realizamos a baixa da duplicata, seja manualmente ou pelas atividades de envio de remessa bancária para pagamento. Para saber mais sobre esses assuntos, consulte as atividades abaixo:

Agora que sabemos do que se trata cada seção da Manutenção de Contas a Receber, podemos descrever as operações possíveis para os registros.

Operações

Pesquisar registro

Para pesquisar uma conta, clique no botão PESQUISAR [1], selecione entre as opções TODOS, BAIXADOS e ABERTOS [2], e, na tela de consulta, utilize os filtros para pesquisar e selecionar [3] um registro:

Guia Visual 4. Pesquisar registro

Alterar registro

Após pesquisar o registro, clique no botão ALTERAR [1], para habilitar os campos para edição. Realize as alterações necessárias e clique no botão GRAVAR [2] para salvar o cadastro:

Guia Visual 5. Alterar registro
Para saber os detalhes do cadastro de contas a receber, consulte a atividade Lançar contas a receber individual.
Dependendo do campo, o sistema pode realizar validações. Nesse caso, mensagens com as orientações necessárias serão exibidas na tela. Além disso, pode ser necessário liberar travas relacionadas aos direitos de acesso mencionados no início desta atividade. Para saber como proceder, consulte a atividade Liberar travas no ERP Autcom para saber como proceder nesses casos.

Excluir registro

Você só pode excluir registros de contas a receber que ainda estão em aberto, ou seja, que não foram quitados. Se for uma conta a receber já quitada, faça o estorno e, em seguida, a exclusão.

Após pesquisar o registro, clique no botão EXCLUIR [1]. Se a configuração CFG_SEXCTR estiver definida como Sim, será necessário inserir a senha. Digite a senha [2] e clique em CONFIRMA [3]. Na mensagem que aparecerá em seguida, clique em SIM [4] para concluir a exclusão.

Guia Visual 6. Excluir registro

Anexar arquivos

Após pesquisar o registro, clique no botão ARQUIVOS ANEXOS [1]. Na tela seguinte, clique no botão IMPORTAR [2], localize e selecione [3] o arquivo no seu computador. O arquivo ficará disponível para utilização.

Guia Visual 7. Anexar arquivos
  • É possível anexar mais de um arquivo por vez, basta pressionar CTRL no teclado enquanto seleciona os arquivos.
  • Para visualizar o conteúdo do arquivo anexado, dê dois cliques sobre o arquivo.
  • Para excluir um arquivo anexo, selecione-o na lista e pressione delete no teclado.

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 10. Pesquisar um campo com o comando /
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.
Alguns campos aceitam a seleção de mais de um registro. Para isso, mantenha a tecla CTRL pressionada enquanto seleciona os registros desejados no grid.
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