Fazer conciliação automática de cartões – Redecard (API)

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O que é

A conciliação de cartões é o processo cujo objetivo é verificar se os valores das vendas, taxas e estornos de cartões registrados no sistema correspondem aos registros das instituições financeiras. Ela pode ocorrer de forma automática ou manual.

Para a conciliação automática, primeiramente devemos realizar a importação dos arquivos de extrato eletrônico.

Extrato eletrônico, conhecido também pela sua sigla EDI (Eletronic Data Interchange), é um arquivo diário disponibilizado pela adquirente e que contem informações das vendas realizadas com cartão e do pagamento desses cartões para as empresas.

Através da leitura das informações contidas nesses extratos, o ERP Autcom realiza automaticamente a conciliação de cartões, oferecendo à empresa mais agilidade, eficiência operacional e segurança no processamento das informações.

A adquirente Redecard disponibiliza duas formas de importação e conciliação de cartões: via arquivo e via API.

Nessa  atividade vamos descrever como realizar a conciliação de cartões da adquirente Redecard quando é realizada a importação dos arquivos via API.

Caminho para acessar

Para realizar a conciliação de cartões da Redecard via API, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Conciliação [3] e, por fim, Conciliação RedeCard  API [4]:

Caminho de acesso: Financeiro/Controle de Cartões/Conciliação/Conciliação RedeCard API

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Financeiro/Controle de Cartões/Conciliação/Conciliação RedeCard API

Precisa configurar

Para realizar a conciliação de cartões da Redecard via API, a empresa deverá ter realizado junto à Citel o processo de cadastramento e liberação Redecard API. Consulte o Anexo 1 para saber mais sobre esse assunto.

A empresa deve ter ajustado o cadastro de cartão preenchendo a aba “Baixa Otimizada de Cartões” de acordo com a atividade Ajustar o cadastro do cartão para conciliação.

A empresa deverá ter realizado a importação dos arquivos referente ao período que será conciliado. Consulte a atividade Importar arquivos para conciliação de cartões Redecard (API) para saber mais sobre esse assunto.

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom para o operador responsável:

  • Principal > Controle Financeiro > Controle de Cartões > Conciliação > Conciliação RedeCard API

Avalie os direitos abaixo e libere-os, se for necessário:

  • Direitos de Acesso > Cartões > Permitir ajustar o valor recebido do cartão na conciliação
  • Direitos de Acesso > Cartões > Permitir realizar baixa de cartões de crédito com inconsistências

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade, defina as configurações abaixo conforme as orientações e a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_BAIDEB GERAL – Lançar Cancelamentos/Ajustes automaticamente na Movimentação Bancária ao conciliar cartões? Quando selecionado Sim, o sistema lançará automaticamente na movimentação bancária os ajustes/cancelamentos informados nos arquivos da adquirente.

Quando selecionado Não, os lançamentos devem ser lançados manualmente pelo operador.

CFG_CTC_AS GERAL – Tipo de Baixa – CARTÕES Essa configuração define como a baixa de cartões será registrada na movimentação bancária, sendo:

Analítico: cada cartão baixado gera um registro individual para o crédito, débito e taxa. Por exemplo, ao receber 10 cartões, serão registrados no mínimo 30 registros na movimentação bancária.

Sintético: o sistema soma os valores do crédito, débito, taxas e outros (se houver) para cada cartão baixado, resultando em um único lançamento para cada soma. Independentemente do número de cartões baixados, apenas 3 registros serão feitos na movimentação bancária.

Para fins de conciliação bancária, a forma sintética de registro permite que o processo seja mais ágil e menos propenso a erros. Os lançamentos consolidados facilitam a comparação com os extratos bancários.
CFG_BAIOTI GERAL – Utiliza baixa de Cartões otimizada Para a conciliação automática de cartões é obrigatório definir essa configuração como SIM.

Para saber mais sobre esse assunto, consulte a atividade Ajustar o cadastro do cartão para conciliação.

CFG_VLDTAX Validar taxa administrativa de cartão em: Defina se o sistema deve usar a taxa informada no Cadastro de Cartão ou na Manutenção de Cartões para comparar com a taxa administrativa registrada pela adquirente.
CFG_REDEST REDECARD – Número do Ponto de Venda (PV) Deve ser informado o código do estabelecimento que a Redecard atribuiu ao CNPJ da empresa.
CFG_REDECO REDECARD – Número do Ponto de Venda (PV) para E-commerce Deve ser informado o código do estabelecimento que a Redecard atribuiu ao CNPJ da empresa do e-commerce.

Preencha essa configuração apenas se a empresa utilizar e-commerce e realizar a conciliação de cartões para ele.
CFG_REDEVE REDECARD – Centro de Custos padrão dos lançamentos de Cancelamentos/Ajustes Deve ser indicado o centro de custos criado para contabilizar os cancelamentos/ajustes de cartões.

Essa configuração é utilizada apenas se o cancelamento/ajuste não possuir cartão vinculado.

Para saber mais sobre Centro de Custos, clique aqui.

CFG_REDFOR REDECARD – Fornecedor padrão dos lançamentos de Cancelamentos/Ajustes Deve ser indicado o fornecedor atribuído à Redecard no cadastro de fornecedores.

Essa configuração é utilizada apenas se o cancelamento/ajuste não possuir cartão vinculado.
CFG_REDCTA REDECARD – Plano de Contas padrão dos lançamentos de Cancelamentos/Ajustes Deve ser indicado o plano de contas criado para contabilizar os cancelamentos/ajustes de cartões.

Essa configuração é utilizada apenas se o cancelamento/ajuste não possuir cartão vinculado.

Para saber mais sobre Plano de Contas, clique aqui.

CFG_REDPOR REDECARD – Portador padrão dos lançamentos de Cancelamentos/Ajustes Deve ser indicado o portador criado para contabilizar os cancelamentos/ajustes de cartões.

Essa configuração é utilizada apenas se o cancelamento/ajuste não possuir cartão vinculado.

Para saber mais sobre Portadores, clique aqui.

CFG_REDTOL REDECARD – Valor de tolerância para conciliação automática de Cartões de Crédito Informe um valor de tolerância para comparação do cartão registrado no ERP Autcom e os arquivos importados. É permitido informar até 0,05 centavos de tolerância.

Exemplificando: suponha que no arquivo importado da Redecard o valor do cartão é R$100,00 e no ERP Autcom o cartão está registrado com o valor de R$100,03. Caso a configuração esteja configurada em 0,3 centavos ou mais, o sistema irá realizar a conciliação do cartão. Caso contrario, o registro será marcado como não conciliado.

CFG_REDHOM REDECARD API – Utilizar ambiente de homologação para a conciliação dos registros? Selecione NÃO.
CFG_REDCLI* REDECARD API – Campo ClientID para a utilização da API Deve ser indicado o ClientID disponibilizado pela Redecard.
CFG_REDSEC* REDECARD API – Campo SecretCode para a utilização da API Deve ser indicado o SecretCode disponibilizado pela Redecard.
CFG_REDSEN* REDECARD API – Campo Senha para a utilização da API Deve ser informada a Senha disponibilizada pela Redecard.
CFG_REDUSU* REDECARD API – Campo Usuário para a utilização da API Deve ser indicado o Usuário disponibilizado pela Redecard
*Os dados a serem informados nessas configurações dizem respeito à liberação entre a Citel e a Redecard, portanto, são configurações que devem ser realizadas pela Citel. Esses dados não têm relação com as informações da empresa na Redecard.

Como fazer

Os Guias Visuais são usados nesta atividade apenas para fins de ilustração e podem não corresponder exatamente ao mesmo cenário (datas, empresa, ponto de venda, sistema, operadores, etc.) entre um Guia e outro, mas refletem exatamente o explicado no texto associado.

Para realizar a conciliação de cartões da Redecard via API, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Conciliação [3] e, por fim, Conciliação RedeCard  API [4]:

Guia Visual 2. Conciliação Redecard API

Na tela de conciliação, é necessário indicar o período do pagamento a ser conciliado. Digite a Data Inicial [1] e a Data final [2]:

Guia Visual 3. Período do pagamento

É possível realizar a conciliação para todas as empresas [1] e todos os pontos de venda [2] configurados ou individualmente, utilizando o recurso da / para pesquisar e selecionar o registro desejado.

Guia Visual 4. Empresa e Ponto de Venda

Preenchidos os campos necessários, clique no botão CONFIRMA:

Guia Visual 5. Confirmar período

Nesse momento o ERP Autcom realiza a comparação dos cartões registrados no sistema com os cartões importados da Redecard de acordo com o período informado.

Quando há inconsistências, o sistema gera um Relatório de Inconsistências. Este relatório lista os cartões que, por algum motivo, não foram conciliados. É possível filtrar quais inconsistências você deseja listar. Clique em Ok [1] no AVISO, marque ou desmarque as opções desejadas [2] e clique no botão IMPRIMIR [3]:

Guia Visual 6. Filtrar inconsistências

No relatório de inconsistências os cartões são agrupados por ponto de venda [1] (estabelecimento), seguido pelo motivo da inconsistência [2] e, dentro do motivo, pelo tipo de cartão [3]:

Guia Visual 7. Relatório de inconsistência – Agrupamento de informações

É possível identificar individualmente as transações através do NSU [1], Autorização [2], a parcela recebida/total parcelas [3], o resumo de venda [4], o número do cartão [5], as datas de venda [6] e vencimento [7] e os valores bruto [8] e líquido [9]:

Guia Visual 8. Relatório de inconsistência – Identificação da transação

Ao final das inconsistências por ponto de venda, é apresentado um resumo da conciliação do ponto de venda, onde podemos verificar os valores organizados em tipo de cartão [1], por tipo de inconsistência [2], e por cartões não conciliados [3] e conciliados [4] (quando existirem):

Guia Visual 9. Relatório de inconsistência – Resumo por ponto de venda

As informações finais do relatório mostram o resumo geral da conciliação:

Ajustes e cancelamentos também são mostrados nesse bloco de informações, caso existam.

Guia Visual 10. Relatório de inconsistência – Resumo da conciliação
O Relatório de Inconsistências ajuda o operador a entender por que um cartão não foi conciliado, permitindo ajustes necessários para a conciliação. Além disso, os valores do relatório podem ser usados para confirmar os pagamentos feitos pela Redecard, pois o resumo detalha os valores dos arquivos conforme o período selecionado para conciliação.

Salve ou imprima o relatório, caso seja necessário:

Guia Visual 11. Salvar ou imprimir o relatório

Para prosseguir com a conciliação, clique no botão FECHAR [1] e clique em OK [2] na mensagem Conciliação da Redecard realizada com sucesso:

Guia Visual 12. Prosseguir com a conciliação

Você será direcionado para a tela de conciliação, onde estarão listados os cartões que serão conciliados [1] de acordo com a legenda [2]. Na lateral direita da tela são exibidas as informações referente a baixa do cartão [3] que estiver selecionado na tela:

Guia Visual 13. Cartões que serão conciliados

Para finalizar a conciliação, clique no botão CONFIRMA [1], informe os campos Documento e Histórico [2] e confirme a baixa na mensagem seguinte clicando em SIM [3]:

Documento e Histórico: Essas informações podem ser úteis para identificar os lançamentos na Conciliação bancária.
Caso as inconsistências informadas não tenham sido resolvidas, será solicitada a senha de liberação para a conciliação com inconsistências, referente ao direito de acesso Direitos de Acesso > Cartões > Permitir realizar baixa de cartões de crédito com inconsistências.
Guia Visual 14. Finalizar conciliação

Após a conciliação, será lançado automaticamente um registro no Contas a Pagar referente às taxas dos cartões conciliados, já com o status de baixado (pago). Você pode consultar esse lançamento em Principal > Controle Financeiro > Contas a Pagar > Manutenção de Contas a Pagar.

O registro da conciliação poderá ser consultado a baixa na rotina de Conciliação bancária no caminho Principal > Controle Financeiro > Conciliação Bancária.

Lembrando que, a forma como a baixa é lançada na conciliação bancária, depende da configuração CFG_CTC_AS (GERAL – Tipo de Baixa – CARTÕES). Essa configuração define como a baixa de cartões será registrada na Movimentação bancária. Consulte o tópico Configurações para recordar.

Se existirem cancelamentos/ajustes e a configuração CFG_BAIDEB (Lançar Cancelamentos/Ajustes automaticamente na Movimentação Bancária ao conciliar cartões?) estiver ativada, então eles também serão lançados automaticamente. Caso contrário, o operador deverá lançar esses ajustes/cancelamentos manualmente.

Anexo 1 – Cadastramento e liberação Redecard API

Para realizar a importação dos extratos eletrônicos da Redecard via API, a empresa deverá ter realizado junto à Citel o processo de cadastramento e liberação Redecard API.

A empresa deve enviar um e-mail para a Citel contendo os seguintes dados:

Assunto: Cadastramento e liberação Redecard API – Conciliação de cartões

Razão Social:

Nome Fantasia:

CNPJ:

IE:

E-mail:

Redecard código do estabelecimento:

Com esses dados em mãos, a Citel fará o cadastro da empresa na Redecard API.

Após esse cadastro, o responsável na empresa recebe uma mensagem no e-mail vinculado a Redecard sobre a liberação de acesso. Ele deve acessar o site da Redecard e realizar essa liberação.

Feito isso, o processo para importação dos extratos eletrônicos da Redecard está liberado para a empresa.

Anexo 2 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 15. Pesquisar um campo com o comando /
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.
Alguns campos aceitam a seleção de mais de um registro. Para isso, mantenha a tecla CRLT pressionada enquanto seleciona os registros desejados no grid.
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