O que é
A conciliação de cartões é o processo cujo objetivo é verificar se os valores das vendas, taxas e estornos de cartões registrados no sistema correspondem aos registros das instituições financeiras. Ela pode ocorrer de forma automática ou manual.
Para a conciliação automática, primeiramente devemos realizar a importação dos arquivos de extrato eletrônico.
Extrato eletrônico, conhecido também pela sua sigla EDI (Eletronic Data Interchange), é um arquivo diário disponibilizado pela adquirente e que contem informações das vendas realizadas com cartão e do pagamento desses cartões para as empresas.
Através da leitura das informações contidas nesses extratos, o ERP Autcom realiza automaticamente a conciliação de cartões, oferecendo à empresa mais agilidade, eficiência operacional e segurança no processamento das informações.
Os extratos eletrônicos podem ser disponibilizados pelas adquirentes de duas formas: via download de arquivos e via API.
Atualmente a maneira mais eficiente para realizar a conciliação de cartões Redecard é utilizando a importação via API, onde todos os arquivos necessários são importados automaticamente, eliminando a necessidade de fazer download dos arquivos e de se preocupar com o relacionamento entre eles.
Nessa atividade vamos descrever como realizar a importação dos arquivos da adquirente Redecard via API.
Caminho para acessar
Para realizar a importação dos arquivos para conciliação Redecard via API, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Importação [3] e, por fim, Importação RedeCard API [4]:
Caminho de acesso: Financeiro/Controle de Cartões/Importação/Importação RedeCard API
Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:
Caminho de acesso: Principal/Financeiro/Controle de Cartões/Importação/Importação RedeCard API
Precisa configurar
Para realizar a importação dos extratos eletrônicos da Redecard via API, a empresa deverá ter realizado junto à Citel o processo de cadastramento e liberação Redecard API. Consulte o Anexo 1 para saber mais sobre esse assunto.
Direito de Acesso
Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom para o operador responsável:
- Principal > Controle Financeiro > Controle de Cartões > Importação > Importação RedeCard API
Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).
Configurações
Para execução dessa atividade, defina as configurações abaixo conforme as orientações e a necessidade da empresa:
Código | Descrição | Opção |
CFG_REDEST | REDECARD – Número do Ponto de Venda (PV) | Deve ser informado o código do estabelecimento que a Redecard atribuiu ao CNPJ da empresa. |
CFG_REDECO | REDECARD – Número do Ponto de Venda (PV) para E-commerce | Deve ser informado o código do estabelecimento que a Redecard atribuiu ao CNPJ da empresa do e-commerce.
Preencha essa configuração apenas se a empresa utilizar e-commerce e realizar a conciliação de cartões para ele. |
CFG_REDHOM | REDECARD API – Utilizar ambiente de homologação para a conciliação dos registros? | Selecione NÃO. |
CFG_REDCLI* | REDECARD API – Campo ClientID para a utilização da API | Deve ser indicado o ClientID disponibilizado pela Redecard. |
CFG_REDSEC* | REDECARD API – Campo SecretCode para a utilização da API | Deve ser indicado o SecretCode disponibilizado pela Redecard. |
CFG_REDSEN* | REDECARD API – Campo Senha para a utilização da API | Deve ser informada a Senha disponibilizada pela Redecard. |
CFG_REDUSU* | REDECARD API – Campo Usuário para a utilização da API | Deve ser indicado o Usuário disponibilizado pela Redecard |
Como fazer
Para realizar a importação dos arquivos para conciliação Redecard via API, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Importação [3] e, por fim, Importação RedeCard API [4]:
Na tela de importação, é necessário indicar o período para realizar a importação. Informe a Data Inicial [1] e a Data final [2] clique no botão IMPORTAR [3]:
Nesse momento o sistema fará a importação da movimentação realizada no período indicado para todos os estabelecimentos que foram configurados, informando para o operador sobre o andamento da importação, conforme ilustrado abaixo:
Aguarde a mensagem Dados importados com sucesso e finalize a importação clicando em OK:
Anexo 1 – Cadastramento e liberação Redecard API
Para realizar a importação dos extratos eletrônicos da Redecard via API, a empresa deverá ter realizado junto à Citel o processo de cadastramento e liberação Redecard API.
A empresa deve enviar um e-mail para a Citel contendo os seguintes dados:
Assunto: Cadastramento e liberação Redecard API – Conciliação de cartões
Razão Social:
Nome Fantasia:
CNPJ:
IE:
E-mail:
Redecard código do estabelecimento:
Com esses dados em mãos, a Citel fará o cadastro da empresa na Redecard API.
Após esse cadastro, o responsável na empresa recebe uma mensagem no e-mail vinculado a Redecard sobre a liberação de acesso. Ele deve acessar o site da Redecard e realizar essa liberação.
Feito isso, o processo para importação dos extratos eletrônicos da Redecard está liberado para a empresa.