Importar arquivos para conciliação de cartões – Redecard (API)

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O que é

A conciliação de cartões é o processo cujo objetivo é verificar se os valores das vendas, taxas e estornos de cartões registrados no sistema correspondem aos registros das instituições financeiras. Ela pode ocorrer de forma automática ou manual.

Para a conciliação automática, primeiramente devemos realizar a importação dos arquivos de extrato eletrônico.

Extrato eletrônico, conhecido também pela sua sigla EDI (Eletronic Data Interchange), é um arquivo diário disponibilizado pela adquirente e que contem informações das vendas realizadas com cartão e do pagamento desses cartões para as empresas.

Através da leitura das informações contidas nesses extratos, o ERP Autcom realiza automaticamente a conciliação de cartões, oferecendo à empresa mais agilidade, eficiência operacional e segurança no processamento das informações.

Os extratos eletrônicos podem ser disponibilizados pelas adquirentes de duas formas: via download de arquivos e via API.

Atualmente a maneira mais eficiente para realizar a conciliação de cartões Redecard é utilizando a importação via API, onde todos os arquivos necessários são importados automaticamente, eliminando a necessidade de fazer download dos arquivos e de se preocupar com o relacionamento entre eles.

Nessa  atividade vamos descrever como realizar a importação dos arquivos da adquirente Redecard via API.

Caminho para acessar

Para realizar a importação dos arquivos para conciliação Redecard via API, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Importação [3] e, por fim, Importação RedeCard  API [4]:

Caminho de acesso: Financeiro/Controle de Cartões/Importação/Importação RedeCard API

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Financeiro/Controle de Cartões/Importação/Importação RedeCard API

Precisa configurar

Para realizar a importação dos extratos eletrônicos da Redecard via API, a empresa deverá ter realizado junto à Citel o processo de cadastramento e liberação Redecard API. Consulte o Anexo 1 para saber mais sobre esse assunto.

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom para o operador responsável:

  • Principal > Controle Financeiro > Controle de Cartões > Importação > Importação RedeCard API

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade, defina as configurações abaixo conforme as orientações e a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_REDEST REDECARD – Número do Ponto de Venda (PV) Deve ser informado o código do estabelecimento que a Redecard atribuiu ao CNPJ da empresa.
CFG_REDECO REDECARD – Número do Ponto de Venda (PV) para E-commerce Deve ser informado o código do estabelecimento que a Redecard atribuiu ao CNPJ da empresa do e-commerce.

Preencha essa configuração apenas se a empresa utilizar e-commerce e realizar a conciliação de cartões para ele.
CFG_REDHOM REDECARD API – Utilizar ambiente de homologação para a conciliação dos registros? Selecione NÃO.
CFG_REDCLI* REDECARD API – Campo ClientID para a utilização da API Deve ser indicado o ClientID disponibilizado pela Redecard.
CFG_REDSEC* REDECARD API – Campo SecretCode para a utilização da API Deve ser indicado o SecretCode disponibilizado pela Redecard.
CFG_REDSEN* REDECARD API – Campo Senha para a utilização da API Deve ser informada a Senha disponibilizada pela Redecard.
CFG_REDUSU* REDECARD API – Campo Usuário para a utilização da API Deve ser indicado o Usuário disponibilizado pela Redecard
*Os dados a serem informados nessas configurações dizem respeito à liberação entre a Citel e a Redecard, portanto, são configurações que devem ser realizadas pela Citel. Esses dados não têm relação com as informações da empresa na Redecard.

Como fazer

Para realizar a importação dos arquivos para conciliação Redecard via API, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Importação [3] e, por fim, Importação RedeCard  API [4]:

Guia Visual 2. Importação Redecard API

Na tela de importação, é necessário indicar o período para realizar a importação. Informe a Data Inicial [1] e a Data final [2] clique no botão IMPORTAR [3]:

Guia Visual 3. Importar arquivos

Nesse momento o sistema fará a importação da movimentação realizada no período indicado para todos os estabelecimentos que foram configurados, informando para o operador sobre o andamento da importação, conforme ilustrado abaixo:

Guia Visual 4. Andamento da importação

Aguarde a mensagem Dados importados com sucesso e finalize a importação clicando em OK:

Guia Visual 5. Dados importados com sucesso
O tempo de importação dos arquivos é proporcional à quantidade de registros que eles contêm.
Caso ocorra algum erro na importação, serão emitidas mensagens de alerta na tela. Entre em contato com a Citel para que sejam conferidas as configurações necessárias.

Anexo 1 – Cadastramento e liberação Redecard API

Para realizar a importação dos extratos eletrônicos da Redecard via API, a empresa deverá ter realizado junto à Citel o processo de cadastramento e liberação Redecard API.

A empresa deve enviar um e-mail para a Citel contendo os seguintes dados:

Assunto: Cadastramento e liberação Redecard API – Conciliação de cartões

Razão Social:

Nome Fantasia:

CNPJ:

IE:

E-mail:

Redecard código do estabelecimento:

Com esses dados em mãos, a Citel fará o cadastro da empresa na Redecard API.

Após esse cadastro, o responsável na empresa recebe uma mensagem no e-mail vinculado a Redecard sobre a liberação de acesso. Ele deve acessar o site da Redecard e realizar essa liberação.

Feito isso, o processo para importação dos extratos eletrônicos da Redecard está liberado para a empresa.

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