Exportar arquivo remessa – Contas a Receber

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O que é

Quando uma empresa faz cobranças por meio de boleto, é necessário notificar o banco sobre todos os boletos gerados. Isso é feito com o envio do chamado arquivo de remessa, onde constam as informações dos boletos emitidos. O arquivo remessa é um arquivo de texto que contém as informações que o banco necessita para gerar um arquivo de retorno, assim o cedente pode receber do pagador o valor referente ao serviço prestado ou produto vendido. Veja a seguir o fluxo da remessa:

1. Gere o arquivo de remessa no layout esperado pelo banco;

Ao utilizar a funcionalidade de boletos, a Citel realiza a configuração da carteira, incluindo os dados do cadastro da empresa na carteira do banco com o qual ela opera. Para saber mais sobre a carteira do seu banco, acesse Boletos > Configuração.

2. Envie esse arquivo via internet banking;

3. O banco recebe esse arquivo de remessa, processa e, apenas no dia seguinte, gera outro arquivo, chamado arquivo de retorno;

4. Acesse o internet banking novamente e baixe esse arquivo de retorno;

5. Importe esse arquivo no sistema que utiliza, para finalmente saber o resultado do processamento do banco – referente aos boletos enviados na remessa do dia anterior. Clique aqui e consulte a documentação.

É importante ressaltar que a exportação do arquivo remessa é realizada apenas para o banco na modalidade de arquivo texto, pois nessa modalidade, a empresa é responsável por enviar o arquivo de remessa para o banco.

Nesta atividade, será apresentado o passo a passo de como realizar a exportação do arquivo remessa.

Para exemplificar, será utilizado o banco Santander. No entanto, o passo a passo é o mesmo para todos os bancos que possuem essa opção.

Caminho para acessar

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em E – Exporta Arquivo Remessa [6]:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/Banco/E – Exporta Arquivo Remessa

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/Banco/E – Exporta Arquivo Remessa

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário.
  • Principal > Manutenção de Cadastros > Segurança > Direitos de Acesso (AUTBAN) > Geração de Layout bancário > Contas a Receber > Bancos – Arquivo Texto/Banco > E – Exporta Arquivo Remessa.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida como segue:

Código Descrição Opção
CFG_USAATB Utilizar Layout bancário (AUTBAN)? Selecione Sim.

Sugere-se criar uma pasta específica para o banco em questão dentro do diretório do ERP Autcom, para armazenamento de arquivos de remessa e retorno.

É necessário ter gerado a duplicata. Cliquei aqui e consulte a documentação.

É fundamental que a configuração CFG_CONREM (Controle de remessa e retorno bancário) esteja definida como Carteira. Isso garante que, ao utilizar mais de uma carteira, a exportação do arquivo remessa seja realizada na carteira correta.

Como fazer

É importante ressaltar que a exportação do arquivo remessa é realizada apenas para o banco na modalidade de arquivo texto, pois nessa modalidade, a empresa é responsável por enviar o arquivo de remessa para o banco.
Para exemplificar, será utilizado o banco Santander. No entanto, o passo a passo é o mesmo para todos os bancos que possuem essa opção.

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em E – Exporta Arquivo Remessa [6]:

Guia Visual 2. Caminho de acesso

As informações da carteira serão exibidas, confirme se os dados estão corretos e clique em OK.

Guia Visual 3. Carteira

A tela Geração de Arquivo Remessa será exibida, informe os campos:

  • Portador;
  • Path p/ Remessa: Este campo indica o local onde os arquivos de remessa serão armazenados. Clique no botão  e selecione a pasta no seu computador;
  • Nome do arquivo;
  • Empresa.

Clique em GERAR [1] e em seguida em SIM [2], para confirmar a geração do arquivo remessa.

Guia Visual 4. Gerar arquivo remessa

O arquivo remessa será gerado e estará disponível no local indicado no campo Path p/ Remessa.

Para finalizar, clique em OK na mensagem que será exibida.

Guai Visual 5. Arquivo remessa gerado com sucesso
O arquivo de remessa foi gerado. Agora, é necessário submetê-lo no site do banco.
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