Enviar pedido de compra por e-mail

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O que é

Após gerar o pedido de compra, você pode optar por enviá-lo por e-mail. Enviar o pedido de compra por e-mail é uma forma prática e eficiente de compartilhar o documento com outros operadores. Isso garante que todas as partes interessadas recebam as informações necessárias rapidamente, facilitando a comunicação e o processamento do pedido.

Neste guia, você encontrará o passo a passo para enviar o pedido de compra por e-mail através do ERP Autcom.

Caminho para acessar

Para enviar o pedido de compra por e-mail, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Movimentação de Itens [1], opção Digitação de Pedido de Compra [2].

Caminho de acesso: Movimentação de Itens/Digitação de Pedido de Compra– frmMenuPedCom

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Movimentação de Itens/Digitação de Pedido de Compra – frmMenuPedCom

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Movimentação de Itens > Digitação de Pedido de Compra.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

É necessário ter realizado o pedido de compra. Há quatro opções de pedido de compra:

Digitar pedido de compra

Digitar pedido de compra com giro de estoque

Digitar pedido de compra multi-loja

Digitar pedido de compra (Multi-loja e giro de estoque)

Como fazer

Para enviar o pedido de compra por e-mail, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Movimentação de Itens [1], opção Digitação de Pedido de Compra [2].

Guia Visual 2. Digitação de Pedido de Compra

Na tela Pedido de Compras, veja os campos:

Guia Visual 3. Pedido de Compras
  • [1] Opções: Por padrão, a opção Pedido vem selecionada. Mantenha essa opção para gerar o pedido;
  • [2] Empresa: Observe que o sistema carrega automaticamente o código da empresa logada;
  • [3] Pedido para alterar: Permite informar o código de um pedido já emitido para realizar alterações ou impressão.

No campo Pedido para alterar, pressione / [1] no teclado. A tela Consulta de Pedidos de Compra será exibida; pressione enter no teclado [2] e os pedidos de compra serão exibidos.

Guia Visual 4. Consulta de Pedidos de Compra

Para pesquisar um pedido de compra, na tela Consulta de Pedidos de Compra, informe um dos filtros disponíveis [1] e pressione enter no teclado [2]. O pedido de compra, de acordo com o filtro informado, será exibido.

Guia Visual 5. Pesquisar pedido de compra

Para enviar o pedido de compra por e-mail, clique no pedido [1] e, em seguida, em [F9] ENVIAR EMAIL [2]. A tela Digitação do E-mail será exibida. Em Exportar, informe se o formato do pedido de compra que será enviado será em PDF (P) ou Excel (E) [3]. Caso deseje enviar PDF, será necessário informar o Modelo [4] e a depender do modelo escolhido, configurar os campos que ficarão habilitados para edição.

O modelo Pedido de Compra permite menos alterações nas informações exibidas no PDF, mas inclui a opção de imprimir o pedido de compra com as datas de vencimento dos pagamentos. O modelo Padrão Autcom permite modificar as informações que serão exibidas no PDF. O passo a passo para gerar o PDF é o mesmo para ambas as opções; no entanto, para fins de exemplificação, será utilizada a segunda opção.

Informe o E-mail [5], nome do contato que irá receber o e-mail [6] e clique em CONFIRMA [7].

Guia Visual 6. Enviar E-mail

A tela Correio Eletrônico – Autcom será exibida, dividida nos seguintes agrupamentos:

Guia Visual 7. Correio Eletrônico – Autcom
  • [1] Dados Remetente: No campo Operador (e-mail), é exibido o nome do operador que está enviando o email, assim como o endereço de email dele;
Para que o operador possa enviar e-mails, é necessário que os dados do provedor, o e-mail e a senha estejam configurados corretamente no cadastro do operador (aba E-mail).
  • [2] Dados Destinatário(s): Informe para quem o e-mail será enviado. Caso informar mais de um contato, utilize ”;” para separar. separá-los. Também é possível adicionar contatos em cópia e cópia oculta;
Para visualizar o contato dos operadores, clique em [1]. A tela Consulta de Contatos de Operadores será exibida. Em Pesquisar contato, informe se o contato selecionado será para receber o e-mail, cópia, ou cópia oculta [2]. Em seguida, informe o nome ou e-mail do contato cadastrado [3] para filtrar os registros, caso haja muitos. Dê um duplo clique no contato desejado [4] e clique em [F1] CONFIRMA [5]. O e-mail será exibido nos Dados do Destinatário.

Se desejar, utilize o botão [F4] CAD. CONTATOS para cadastrar novos contatos. Isso é especialmente útil para incluir contatos frequentemente utilizados.

Guia Visual 8. Consulta de Contatos de Operadores

  • [3] Mensagem: O sistema, por padrão, exibirá no campo Assunto o nome e o número do pedido de compra; no entanto, é possível alterá-lo. Também é possível marcar o campo Importante?, se o e-mail for urgente. Em seguida, está a área de texto para ser escrito o conteúdo do e-mail;
  • [4] Anexo: Em anexo, é exibido o arquivo que será enviado junto ao e-mail. Adicione anexo, utilizando o botão INSERIR ou exclua-o, utilizando o botão REMOVER.
Na tela Digitação do E-mail, se a opção Exportar estiver configurada como P (PDF), o anexo enviado no e-mail será um arquivo .pdf. Se a opção Exportar estiver configurada como E (Excel), o anexo enviado no e-mail será um arquivo .xls.

Para finalizar, clique em ENVIAR E-MAIL [5] e o pedido de compra será enviado para o e-mail informado.

Para que o operador possa enviar e-mails, é necessário que os dados do provedor, o e-mail e a senha estejam configurados corretamente no cadastro do operador (aba E-mail).
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