Enviar notificação via WhatsApp – Entregas

Filtros


Tópicos

O que é

O aplicativo Entregas é integrado ao Autcom e permite enviar notificações automáticas via WhatsApp. Para que essas notificações sejam enviadas, é necessário configurar os gatilhos.

Os gatilhos disparam alertas aos clientes em situações específicas, como quando a rota é iniciada, quando um aviso de ocorrência na entrega é registrado e quando a entrega é concluída. Isso garante uma comunicação rápida e eficaz entre a loja e o cliente durante as operações.

Nesta documentação, será demonstrado como configurar o Autcom para utilizar os gatilhos mencionados.

Caminho para acessar

Para configurar o envio de notificações relacionadas ao aplicativo Entregas, no menu localizado na parte superior do sistema, clique em Configurações [1]:

Caminho de acesso: Configurações – frmCfgSistema 

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Configurações – frmCfgSistema 

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Útil > Configuração do Sistema.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para usar os gatilhos de mensagem, é necessário que o módulo do Desk esteja ativado para sua empresa. Entre em contato com a Citel para obter mais informações sobre a ativação.

Além disso, após a ativação do Desk, você precisa cadastrar uma fila dedicada para o envio dos gatilhos de mensagem do Autcom. Acesse a atividade Cadastrar fila de WhatsApp para saber mais sobre esse assunto.

Para utilizar o Desk, as configurações abaixo devem ser definidas como se segue:

Código Descrição Opção
CFG_UTIWPP Utilizar envio de mensagens via Whatsapp? Sim

Quando a configuração CFG_UTIWPP estiver = SIM, na aba Geral do Cadastro de Clientes será disponibilizado o campo Cel/WhatsApp. Esse campo deve estar preenchido e com um número de WhatsApp válido para que as notificações possam ser enviadas corretamente para o cliente.
CFG_URLWPP Url API Informe o link específico da URL disponibilizado após a ativação da sua empresa no Desk.
CFG_FILWPP Cadastro de Filas para envio de mensagens Como configurar essa configuração será descrito no tópico Cadastro de filas para envio de mensagens da documentação Configurar gatilhos para envio de mensagens automáticas via Whatsapp – Autcom

Como fazer

Para configurar o envio de notificações relacionadas ao aplicativo Entregas, no menu localizado na parte superior do sistema, clique em Configurações [1]:

Guia Visual 2. Configurações

Na barra de pesquisa, digite ”wpp [1] e localize a configuração CFG_GATWPP [2], que corresponde aos Gatilhos para envio de mensagens. Na coluna Valor da configuração CFG_GATWPP, clique duas vezes [3]. A tela Gatilhos para disparo de WhatsApp será exibida. Em seguida, navegue até o grupo 016 – App Tá Entregue [4].

Guia Visual 3. Gatilhos para envio de WhatsApp
Existem três gatilhos disponíveis relacionados ao aplicativo Entregas: Rota Iniciada, Aviso de Ocorrência na Entrega e Entrega Concluída. Ao selecionar o gatilho desejado, uma notificação via WhatsApp será automaticamente enviada ao cliente assim que a ação correspondente for executada.
Guia Visual 4. Grupo App Tá Entregue

Selecione o gatilho que deseja ativar [1]. Para personalizar a mensagem que será enviada ao cliente, clique em EDITAR MENSAGEM [2], e a tela de edição será exibida. Escreva a mensagem do WhatsApp conforme necessidade [3] e clique em CONFIRMAR [4]. Por fim, selecione a fila de atendimento [5].

Acesse o Anexo 1 para verificar como utilizar as variáveis na construção da mensagem.
Guia Visual 5. Ativar gatilho

Após ativar o gatilho, editar a mensagem e definir a fila de atendimento, clique em CONFIRMA [1], em seguida em GRAVAR [2] e por fim em SIM [3] para confirmar.

Guia Visual 6. Confirmar configuração

Anexo 1 – Utilizando as variáveis para construir a mensagem

Note que na tela Configuração do Modelo de Mensagem – WhatsApp tem a opção de utilizar variáveis. As variáveis são utilizadas para armazenar e exibir dados com base em diferentes condições, veja no Guia Visual abaixo um exemplo de modelo de mensagem:

Guia Visual 7. Variáveis
Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra