Digitar pedido de compra (Multi-loja e giro de estoque)

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O que é

O pedido de compra é uma etapa essencial do processo de Suprimentos. O pedido de compra é um documento comercial, emitido por um comprador a um fornecedor. Nele, são detalhadas todas as características da negociação, incluindo produto, quantidade, prazos, preços, local de entrega, tributação, entre outros aspectos.

O ERP Autcom oferece a opção de realizar pedido multi-loja, permitindo a realização de pedidos de compra simultâneos para várias lojas, com separação por cada uma delas, juntamente com o giro de estoque. O giro de estoque representa a quantidade vendida em um período específico do estoque mantido pela empresa, e o ERP Autcom realiza o cálculo com base nas informações da empresa, considerando parâmetros definidos.

Esta opção é especialmente útil para empresas com várias unidades, pois otimiza o tempo necessário para acessar e gerenciar os pedidos de cada loja, uma vez que, para realizar um pedido para outra loja, é necessário fazer o login no sistema com os dados da loja correspondente.

Nesta atividade, será exibido o passo a passo para realizar o pedido de compra utilizando as opções multi-loja e giro de estoque.

Caminho para acessar

Para realizar um pedido de compra, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Movimentação de Itens [1], opção Digitação de Pedido de Compra [2].

Caminho de acesso: Movimentação de Itens/Digitação de Pedido de Compra– frmMenuPedCom

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Movimentação de Itens/Digitação de Pedido de Compra – frmMenuPedCom

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Movimentação de Itens > Digitação de Pedido de Compra.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para obter uma sugestão mais assertiva, recomenda-se calcular o nível de giro e o nível de criticidade do estoque antes de configurar os campos da aba 2 – Cálculo do Giro. No entanto, é possível prosseguir sem realizar esses cálculos.

Nesta documentação, será abordado o procedimento padrão. Se desejar ajustar as configurações para melhor atender às necessidades da sua empresa, acesse o grupo de configurações Entrada de Mercadorias, Pedido de Compra e Giro de Estoque. Para suporte adicional, entre em contato com a Citel.

Como fazer

Para realizar o pedido de compra, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Movimentação de Itens [1], opção Digitação de Pedido de Compra [2].

Guia Visual 2. Digitação de Pedido de Compra

Na tela Pedido de Compras, veja os campos:

Guia Visual 3. Pedido de Compras
  • [1] Opções: Por padrão, a opção Pedido vem selecionada. Mantenha essa opção para gerar o pedido;
O pedido é o documento definitivo que será faturado e convertido em nota fiscal para a entrada de mercadorias. Por outro lado, o orçamento é um documento utilizado para cotar preços junto ao fornecedor, permitindo estimar o valor do pedido de compra. Orçamentos não podem ser faturados; para isso, é necessário convertê-los em pedidos.
  • [2] Empresa: Observe que o sistema carrega automaticamente o código da empresa logada;
Para realizar um pedido para outra loja, faça login no sistema com os dados da loja correspondente ou utilize a opção de multi-loja.
  • [3] Pedido para alterar: Permite informar o código de um pedido já emitido para realizar alterações ou impressão. Como o objetivo deste documento é gerar um novo pedido, deixe este campo em branco.

Certifique-se de que a tela está preenchida corretamente, conforme as informações acima, e pressione Enter no teclado. A tela de Opções do pedido será exibida. 

Guia Visual 4. Pedido de Compras

Na tela Opções, é possível definir como o pedido será realizado, considerando as seguintes opções:

Guia Visual 5. Opções
  • Utilizar Pedido Multi-loja: Esta opção é destinada a empresas que possuem mais de uma loja e desejam fazer um pedido único para várias lojas, atendendo às necessidades individuais de cada loja ou gerar um pedido para cada loja, a depender da opção escolhida na Finalização do Pedido;
  • Utilizar Giro: O giro de estoque é um cálculo realizado pelo sistema, que considera a quantidade de itens em estoque e o tempo que eles levaram para ser vendidos. Com base nisso, o sistema indica a quantidade ideal a ser comprada.

Em ambos os campos, selecione SIM [1,2] e clique em CONFIRMA [2]. A tela Cálculo de giro de estoque será exibida.

Guia Visual 6. Opções

Para facilitar a entendimento, a tela Cálculo de giro de estoque pode ser dividida em três agrupamentos:

Guia Visual 7. Agrupamentos Cálculo de giro de estoque
  • [1] Filtros para os produtos:  
  • [2] Seleção das empresas para o giro:
  • [3] Parâmetros:

A seguir, será detalhado cada agrupamento.

Filtros para os produtos

Guia Visual 8. Filtro para os produtos

Em Filtro para os produtos, você pode selecionar as opções disponíveis para filtrar o(s) produto(s) que será(ao) considerado(s) no cálculo de giro de estoque.

O único campo obrigatório é Comprador; os demais são opcionais e devem ser utilizados conforme necessário.

Informe a senha do comprador, ou seja, do operador responsável por realizar o pedido de compra e pressione Enter no teclado. O nome do comprador será exibido na tela.

Guia Visual 9. Comprador

Informe os demais campos, conforme a necessidade.

Guia Visual 10. Campos para preenchimento
Se algum campo não for preenchido, todos os itens relacionados a esse campo serão considerados automaticamente.

Caso saiba o código, insira-o no campo correspondente e pressione Enter no teclado. O nome, referente ao item do campo que informou, será exibido na tela. Veja um exemplo, utilizando o campo de Fornecedor.

Guia Visual 11. Fornecedor

Caso não saiba o código, no campo que deseja pesquisar o item, pressione / no teclado [1]. A tela de Consulta de Fornecedores será exibida, informe um dos filtros disponíveis [2] e pressione Enter no teclado [3]. Os registros, de acordo com o filtro informado, serão exibidos. Dê dois cliques no item desejado [4] e os dados (código e nome) serão exibidos. Veja um exemplo, utilizando o campo de Fornecedor.

Guia Visual 12. Pesquisar fornecedor

Caso deseje, também é possível filtrar por localização física e saldo.

Guia Visual 13. Localização física e saldo

Seleção das empresas para o giro

Após filtrar o produto, selecione a(s) empresa(s) que será(ao) considera(s) no giro.

Guia Visual 14. Empresas para o giro
Quando mais de uma empresa for selecionada, a sugestão será calculada individualmente para cada uma delas e, em seguida, somada para obter a sugestão final.

Parâmetros

Em parâmetros, selecione quais serão considerados para o cálculo do giro de estoque.

Guia Visual 15. Cálculo da Quantidade de Sugestão

Na aba 1 – Cálculo da Quantidade de Sugestão, você pode configurar os parâmetros que serão utilizados para calcular a quantidade de sugestão que o sistema irá gerar. Esses parâmetros são:

  • Considerar múltiplo de compra: Ao selecionar este parâmetro, serão levados em conta os múltiplos de compra dos itens. Isso significa que os produtos, que possuem embalagens definidas pelos fornecedores como múltiplos (quantidade mínima para venda e compra), serão considerados na contagem e no cálculo do giro de estoque.
    • Ao selecionar Considerar múltiplo de compra, o parâmetro Para compra centralizada, calculcar o múltiplo após centralizar a compra ficará habilitado.
É importante verificar se o sistema está configurado para utilizar embalagens, onde apenas uma unidade (embalagem) é inserida, mas que contém uma quantidade de XXX unidades do item. Isso é crucial para evitar problemas na entrada de mercadorias e nas baixas subsequentes no estoque. O parâmetro mencionado acima é essencial ao considerar o múltiplo de compra fornecido pela embalagem.
  • Considerar estoque mínimo para sugestão: Quando essa opção estiver marcada, o cálculo do giro de estoque incluirá a quantidade do estoque mínimo, sendo necessário preencher previamente essas informações. Se o parâmetro estiver desmarcado, o estoque mínimo não será considerado.
  • Limitar quantidade de sugestão no estoque máximo, quando ultrapassar: Ao marcar essa opção, a quantidade sugerida pelo cálculo de giro de estoque será limitada pelo estoque máximo do item. Se o parâmetro estiver desmarcado, não será limitado ao estoque máximo.
  • Calcular sugestão até o estoque máximo: Ao selecionar este parâmetro, a sugestão será calculada de modo que os itens  alcancem o estoque máximo específico para aquela loja. Por padrão e conforme a regra do sistema, a sugestão de é baseada na quantidade necessária para atingir o estoque mínimo da loja. Portanto, quando a opção estiver desmarcada, a regra padrão será utilizada para atingir o estoque mínimo.
  • Considerar pedidos de compra pendentes para sugestão: Quando essa opção está marcada, os pedidos de compra pendentes serão considerados na sugestão. Se a opção estiver desmarcada, os pedidos de compra pendentes não serão levados em conta na sugestão.
    • Ao selecionar Considerar pedidos de compra pendentes para sugestão, os parâmetros Subtrair pedidos de compra de transferenciado total de pedidos e Subtrair pedidos de compra gerados pelo processo de garantia ficarão habilitados.
  • Considerar cotações em aberto para sugestão:Ao marcar essa opção, as cotações de pedidos de compra em aberto serão consideradas no cálculo da sugestão de quantidade.
  • Considerar solicitações de transferências pendentes na sugestão: Ao marcar essa opção, todas as transferências de estoque pendentes entre as lojas serão consideradas no cálculo. Isso significa que os valores calculados para reposição incluirão a quantidade do estoque atual mais todas as transferências pendentes entre as filiais. Assim, o valor apresentado como sugestão será baseado nesse cálculo ampliado. Quando a opção estiver desmarcada, as transferências pendentes não serão levadas em consideração no cálculo da reposição de estoque.
  • Considerar Garantia Pendente no saldo do produto para sugestão: Ao marcar essa opção, será possível considerar no cálculo os itens que possuem garantias pendentes, ou seja, aqueles que ainda não foram enviados para o fornecedor. Isso significa que o saldo do produto incluirá esses itens ao calcular a sugestão. Ao desmarcar essa opção, esses itens com garantias pendentes não serão considerados no cálculo da sugestão de estoque.
  • Considerar pedidos de venda pendentes para sugestão: Ao marcar essa opção, a quantidade de itens reservados para pedidos de venda pendentes (que ainda não foram faturados) será considerada no cálculo da sugestão. Isso significa que a sugestão levará em conta esses itens reservados. Quando a flag estiver desmarcada, as quantidades dos itens reservados para pedidos de venda pendentes não serão consideradas na sugestão. Na configuração abaixo, será necessário informar a quantidade de dias que deverão ser considerados para os pedidos de venda.
  • Considerar até X dias de previsão para pedidos de venda: Quando o parâmetro acima estiver marcado, será necessário informar a quantidade de dias para a previsão dos pedidos de venda. Por padrão, o sistema traz o valor pré-configurado como 999 dias.
  • Considerar ordem de produção no saldo do produto para sugestão: Ao marcar essa opção, as ordens de produção (que representam a reserva de itens para produção) serão consideradas no saldo do produto para calcular a quantidade sugerida a ser comprada ou transferida. Se a opção estiver desmarcada, as ordens de produção não serão consideradas no saldo do produto para a sugestão de quantidade a ser comprada ou transferida.
  • Considerar vendas perdidas para sugestão: Ao marcar essa opção, a quantidade de vendas perdidas será considerada no cálculo da sugestão de quantidade. Você pode selecionar entre utilizar a quantidade total de vendas perdidas ou uma média delas para basear a sugestão. Quando a flag estiver desmarcada, as vendas perdidas não serão consideradas no cálculo da sugestão de quantidade.
  • Arredondar a quantidade de sugestão: Ao marcar essa opção, os valores propostos nas quantidades para sugestão serão arredondados para números inteiros, evitando sugestões com valores fracionados.
  • Agrupar similares no produto principal: Ao marcar essa opção, os resultados dos itens sugeridos serão agrupados sob o produto principal correspondente. Quando a opção não estiver marcada, os itens sugeridos não serão agrupados sob o produto principal.
  • Considerar requisição em aberto para sugestão: Ao marcar essa opção, as requisições em aberto serão consideradas no cálculo da sugestão. Quando a opção estiver desmarcada, as requisições em aberto não serão consideradas no cálculo da sugestão.
  • Exibir somente os itens de venda esporádica se estiverem com saldo líquido devedor: Esta opção determina que somente os itens classificados como vendas esporádicas serão exibidos se apresentarem um saldo líquido devedor, ou seja, apenas os produtos que têm uma quantidade negativa disponível serão mostrados quando marcada essa configuração específica.
  • Considerar itens sob encomenda: Ao marcar essa opção, serão considerados os itens que estão sob encomenda no cálculo ou na sugestão de estoque. Isso significa que o sistema levará em conta os produtos que foram solicitados por clientes ou estão aguardando produção ou entrega futura ao calcular as necessidades de estoque ou sugerir quantidades para reposição.
  • A seção Deduzir do saldo base para compra, entregas futuras, possui os seguintes status para seleção: Previsão, Falta de produto ou Aguardando cliente.

Selecione as opções mais adequada para aa empresa.

Na aba 2 – Cálculo do Giro, você pode configurar os parâmetros que serão utilizados para calcular o giro do estoque.

Para obter uma sugestão mais assertiva, recomenda-se calcular o nível de giro e o nível de criticidade do estoque antes de configurar os campos abaixo. No entanto, é possível prosseguir sem realizar esses cálculos.
Guia Visual 16. Cálculo do Giro

No agrupamento Opção de giro, informe o período para cálculo do giro de estoque, selecionando entre as seguintes opções: 3, 6 ou 12 meses.

  • Informar meses: Quando marcada, a opção Informar meses permite especificar os meses a serem considerados no cálculo do giro de estoque. Isso é feito com base no período previamente selecionado (3, 6 ou 12 meses). Ao clicar em Informar meses [1], será aberta a tela para selecionar os meses desejados. Selecione os meses [2] e clique em CONFIRMA [3].
Guia Visual 17. Informar meses
  • Em Para cálculo da sugestão considerar é possível configurar quais meses serão levados em conta dentro do período informado (disponível para 6 ou 12 meses). Você pode escolher entre as opções:
    • Média integral: Considera todos os meses dentro do período especificado para calcular a média.
    • Média ajustada: Despreza o maior e o menor mês e calcula a média com os meses restantes.
  • Considerar mês atual no cálculo do giro: Caso selecione essa opção, será necessário definir a quantidade de Dias Compra  Geral e % Elevação Consumíveis Geral.

No agrupamento Itens, é possível informar se os itens serão considerados utilizando giro (C – Com giro), sem giro (S – Sem giro) ou os dois tipos (T – Todos). Também é possível selecionar para Exibir itens sem necessidade de compra e Converter quantidade sugerida para embalagem principal de compras.

Guia Visual 18. Itens

No agrupamento Nível de giro e criticidade, é possível integrar as informações do giro do estoque com o cálculo da criticidade. As opções disponíveis são: Nenhum, Nível de Giro, Nível de Criticidade e Nível de Giro + Nível de Criticidade. Selecione a opção desejada. Para cada opção selecionada, é necessário definir o nível e o percentual correspondente, e indicar se serão utilizados no cálculo.

As opções Nível de Giro, Nível de Criticidade e Nível de Giro + Nível de Criticidade devem ser utilizadas por clientes que tenham definidas a curva A, B, C e o cálculo de criticidade do estoque.
Guia Visual 19. Nível de giro e criticidade

Após configurar os parâmetros, clique em CONFIRMA. As informações serão processadas e será exibida a tela Digitação de Pedido de Compra.

Guia Visual 20. Confirma

Para facilitar o entendimento, a tela Digitação de Pedido de Compra pode ser dividida em três agrupamentos:

Guia Visual 21. Agrupamentos Digitação de Pedido de Compra
  • [1] Informações da compra: Insira informações importantes, como o fornecedor, a senha do comprador e a condição de pagamento;
  • [2] Área para inserir o(s) produto(s) no pedido de compra: Adicione os produtos que farão parte do pedido de compra;
  • [3] Empresas (Lojas): Exibe as lojas, para alterar/inserir a quantidade a ser comprada de cada produto.

A seguir, será detalhado cada agrupamento.

Informações da compra

Guia Visual 22. Informações da compra

Informe os seguintes campos:

  • Fornecedor: Caso saiba o código do fornecedor, insira-o e pressione Enter no teclado. O nome do fornecedor será exibido na tela;
Guia Visual 23. Fornecedor

Caso não saiba o código, pressione / no teclado [1]. A tela de Consulta de Fornecedores será exibida, informe um dos filtros disponíveis [2] e pressione Enter no teclado [3]. Os registros, de acordo com o filtro informado, serão exibidos. Dê dois cliques no forncedor desejado [4] e os dados (código e nome do fornecedor) serão exibidos.

Guia Visual 24. Pesquisar fornecedor

  • Comprador: Informe a senha do comprador, ou seja, do operador responsável por realizar o pedido de compra e pressione Enter no teclado. O nome do comprador será exibido na tela;
  • Data Entrega: Informe a data em que o pedido será entregue;
  • Data Faturam.: Informe a data em que o pedido será faturado;
  • Cnd. Pagto À Vista: Selecione essa opção se a condição de pagamento for à vista;
Caso a opção Cnd. Pagto À Vista seja selecionada, o campo Cnd. Pgto ficará indisponível.
  • Cnd. Pgto: Informe a condição de pagamento do pedido;
  • Desconto Adicional: Informe o desconto, caso haja;
  • Pagamento com Cartão de Crédito: Selecione essa opção se o pagamento for feito com cartão de crédito.

Área para inserir o(s) produto(s) no pedido de compra

Guia Visual 25. Área para inserir o(s) produto(s) no pedido de compra

Após fornecer as informações da compra, é necessário inserir os produtos que farão parte do pedido de compra.

Há duas maneiras de procurar os produtos: pelo código do item ou pelo código da fábrica. Selecione a opção desejada.

Guia Visual 26. Código do produto

No campo Produto, caso saiba o código, insira-o [1] e pressione Enter no teclado [2]. Os dados do produto serão exibidos.

Os campos DescriçãoUnidade e Embalagem são preenchidos automaticamente com base no cadastro de produtos, mas Unidade e Embalagem podem ser editados conforme necessário.
Guia Visual 27. Produto

Caso não saiba o código, pressione / no teclado [1]. A tela de Consulta de Itens será exibida, informe um dos filtros disponíveis [2] e pressione Enter no teclado [3]. Os registros, de acordo com o filtro informado, serão exibidos. Dê dois cliques no produto desejado [4] e os dados serão exibidos.

Guia Visual 28. Pesquisa produto

Vá até o campo Quantidade e pressione Enter no teclado [1]. A tela para realizar a digitação de quantidades por loja será exibida. Na coluna Qtd. Comprar, informe a quantidade desejada para cada loja [2] e clique em CONFIRMA [3].

Guia Visual 29. Quantidade a comprar por loja

Observe que o campo Quantidade será atualizado com as quantidades informadas na tela anterior. Caso deseje, é possível alterar o valor unitário (Vr. Unitário) [1] e informar percentual de desconto (%Des.) [2]. Após informar os campos desejados, pressione Enter no teclado [3] e os campos Vr. Unitário Líq. e Valor Total serão preenchidos automaticamente com base no valor unitário x quantidade do produto informado.

Guia Visual 30. Informar quantidade e valor

Se houver valores de IPI que incidem sobre o item, informe o campo % IPI e o campo Valor IPI será preenchido automaticamente com base na porcentagem aplicada sobre o preço do produto.

Para incluir o produto no pedido de compra, clique em CONFIRMA; e o produto será exibido na lista de produtos do pedido de compra em questão.

Guia Visual 31. Adicionar produto

Caso deseje remover o produto do pedido de compra, selecione o item [1], clique em APAGA [2] e confirme a exclusão, clicando em SIM [3]. O produto foi excluído e não fará mais parte do pedido de compra.

Guia Visual 32. Excluir produto

Empresas (Lojas)

Aqui você pode ajustar a quantidade de compra por loja, conforme necessário.

Guia Visual 33. Empresas (Lojas)

Para modificar a quantidade de compra em uma loja específica, localize a coluna Qtd. Comprar e, na linha correspondente à loja desejada, insira a nova quantidade [1]. Em seguida, pressione Enter no teclado [2]. A quantidade total será automaticamente atualizada conforme a nova quantidade informada.

Guia Visual 34. Alterar quantidade a comprar

Após adicionar os produtos ao pedido de compra e realizar ajustes necessários, clique em CONFIRMA.

Guia Visual 35. Confirma

A tela de Opções, relacionada ao transporte, será exibida. Nessa tela são fornecidos os detalhes do transportador associado ao pedido de compra, informações da empresa destinatária das mercadorias e outros dados relevantes adicionais.

Guia Visual 36. Opções transporte

Em Transportador, no campo Código, caso saiba o código, insira-o [1] e pressione Enter no teclado [2]. Os dados do transportador serão exibidos na tela.

Guia Visual 37. Transportador

Caso não saiba o código, pressione / no teclado [1]. A tela de Consulta de Transportadores será exibida, informe um dos filtros disponíveis [2] e pressione Enter no teclado [3]. Os registros, de acordo com o filtro informado, serão exibidos. Dê dois cliques no transportador desejado [4] e os dados do fornecedor serão exibidos.

Guia visual 38. Pesquisar transportador

No campo Tipo de Frete [1], selecione uma das opções disponíveis:

  • Emitente (CIF);
  • Destinatário (FOB);
  • Terceiros;
  • Sem frete;
  • Transporte Próprio Remetente;
  • Transporte Próprio Destinatário.

Informe o Valor do Frete [2]. Caso deseje, é possível marcar as opções Incluir frete na base de cálculo de ST e Incluir frete na base de cálculo de IPI.

Caso possua, também é possível incluir Despesas Acessórias [3] e marcar a opção Incluir frete na base de cálculo de ST.

Guia Visual 39. Tipo e valor do Frete

Em Endereço de Entrega, são exibidas as informações da loja para qual o pedido de compra foi realizado.

Guia Visual 40. Endereço de Entrega

Em Dados Adicionais, informe o Centro de Custos (opcional) e o Plano de Contas.

Guia Visual 41. Dados Adicionais

Em Observações, é possível vincular um Pedido de Venda ao pedido de compra digitado e digitar algumas observações, caso for necessário.

Guia Visual 42. Observações

Em Contato no Fornecedor, selecione se deseja Enviar para Whatsapp ou Enviar Emaill automaticamente para o fornecedor do pedido.

Guia Visual 43. Contato no Fornecedor

Por fim, em Finalização do Pedido, selecione a opção de gravação: escolha entre Manter o pedido como Multi-loja ou Desmembrar o e pedido gerando um pedido para cada loja. Caso selecione a segunda opção, a opção Endereço de entrega para o(s) pedido(s) gerado(s) será habilitada, para escolher entre Digitado acima ou Gravar o endereço de loja para a qual o pedido será gravado.

Guia Visual 44. Finalização do Pedido

Após os campos serem preenchidos conforme a necessidade, clique em CONFIRMA para salvar o pedido de compra.

Guia Visual 45. Confirma

Após a conclusão bem-sucedida da gravação do seu pedido de compra, uma mensagem de confirmação será exibida, apresentando os números do pedidos gerados. Isso permite que você os consulte ou faça alterações, se necessário. Clique em OK para finalizar o processo.

Guia Visual 46. Pedido de compra gravado com sucesso
Após inserir o pedido de compra, o próximo passo é importar a nota fiscal do fornecedor. Isso pode ser feito manualmente ou através do arquivo XML. No entanto, se a CFG_LIBPCM estiver ativada na empresa, é necessário liberar o pedido de compra antes de importar a nota fiscal do fornecedor.

Com a finalização da digitação o pedido de compra, é possível realizar diversos procedimentos. Veja a seguir as opções disponíveis:

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