Após gerar o pedido de compra, é possível consultá-lo. Consultar o pedido de compra é importante para obter uma visão clara do que será adquirido. Além disso, caso seja necessário, é possível recusar o pedido, seja porque o produto já possui saldo em estoque ou por outros motivos.
Nesta documentação, você encontrará o passo a passo para consultar os pedidos de compra.
Caminho para acessar
Para consultar pedido de compra, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Movimentação de Itens [1], opção Digitação de Pedido de Compra [2].
Caminho de acesso:Movimentação de Itens/Digitação de Pedido de Compra– frmMenuPedCom
Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:
Caminho de acesso: Principal/Movimentação de Itens/Digitação de Pedido de Compra– frmMenuPedCom
Precisa configurar
Direito de Acesso
Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:
Principal > Movimentação de Itens > Digitação de Pedido de Compra.
Para consultar pedido de compra, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Movimentação de Itens [1], opção Digitação de Pedido de Compra [2].
Na tela Pedido de Compras, veja os campos:
[1]Opções: Por padrão, a opção Pedido vem selecionada. Mantenha essa opção para gerar o pedido;
[2]Empresa: Observe que o sistema carrega automaticamente o código da empresa logada;
[3]Pedido para alterar: Permite informar o código de um pedido já emitido para realizar alterações ou impressão.
No campo Pedido para alterar, pressione /[1] no teclado. A tela Consulta de Pedidos de Compra será exibida; pressione enter no teclado [2] e os pedidos de compra serão exibidos.
Para pesquisar um pedido de compra, na tela Consulta de Pedidos de Compra, informe um dos filtros disponíveis [1] e pressione enter no teclado [2]. O pedido de compra, de acordo com o filtro informado, será exibido.
Para consultar pedido de compra, clique em [F6] CONSULTA DE PEDIDO DE COMPRAS.
A tela Consulta Ped. Compra será exibida.
Para consultar os pedidos, preencha os seguintes campos que serão considerados na busca:
[1] Emissão: Informe a data inicial e final que o pedido de compra foi emitido;
[2] Entrega: Informe a data inicial e final que o pedido de compra foi entregue;
Nos campos Empresa, Fornecedor, Linha/Grupo, Produto, Grupo de Compra e Comprador, caso souber o código, insira-o e pressione enter. Caso não saiba, pressione / para exibir a tela de consulta. Para considerar todos os registros, pressione enter. Veja abaixo o exemplo no campo Marca:
Informar código:
Pesquisar na tela de consulta:
Considerar todos:
[3] Empresa: Informe a empresa;
[4] Fornecedor: Informe o fornecedor;
[5] Linha/Grupo inicial: Informe a linha ou o grupo;
[6] Produto: Informe o produto;
[7] Marca: Informe a marca;
[8] Grupo de compra: Informe o grupo de compra;
[9] Comprador: Informe o comprador;
[10] Situação: Selecione Todos, Não baixados, Baixados ou Baixados que não serão entregues.
Após informar os campos desejados, clique em CONFIRMA [11].
A tela Liberação de Pedidos de Compra será exibida, apresentando os pedidos conforme os campos informados anteriormente. É possível visualizar os seguintes dados relacionados aos pedidos:
[1] Data;
[2] Número do pedido;
[3] Empresa que realizou o pedido de compra;
[4] Código do Fornecedor;
[5] Nome do Fornecedor;
[6] Valor total do pedido de compra;
[7] Código do operador que realizou o pedido;
[8] Nome do Operador que realizou o pedido.
A tela possui duas funcionalidades importantes: visualizar detalhes e recusar o pedido de compra. Veja abaixo mais informações sobre cada uma dessas funcionalidades.
Visualizar detalhes
Para visualizar mais informações do pedido de compra, selecione o pedido [1] e clique em [F11] DETALHES[2]. A tela com os detalhes do pedido será exibida, mostrando itens que compõem o pedido, data, entre outras informações.
Recusar pedido de compra
Para recusar o pedido de compra, selecione o pedido [1] e clique no botão [F7] RECUSAR[2].
A tela Justifique a negativa do Pedido de Compras será exibida. Informe o Motivo para negar o pedido [1], selecionando uma das seguintes opções:
Não irá comprar a mercadoria por motivo de força maior;
Produto já possui saldo em estoque;
Outro: Caso selecione Outro, será necessário escrever o motivo.
Clique em CONFIRMA[2] para concluir.
Assim, o pedido não será mais exibido na consulta de pedidos de compras.