Configurar gatilho para envio de boletos via E-mail

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O que é

No Autcom, é possível configurar o sistema para enviar automaticamente boletos de cobrança via e-mail, utilizando os chamados gatilhos.

Os gatilhos disparam alertas aos clientes e são acionados em situações específicas, como após o boleto ser faturado ou cancelado. Isso assegura uma comunicação rápida e eficaz entre a loja e o cliente durante as operações em andamento.

Nesta atividade, será demonstrado como configurar o Autcom para enviar automaticamente boletos de cobrança via e-mail.

Caminho para acessar

A configuração dos gatilhos no ERP Autcom é realizada em Configurações [1], localizado no menu superior:

Caminho de acesso: Configurações – frmCfgSistema

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Precisa configurar

Direito de Acesso Autcom

Para executar essa atividade é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Útil > Configurações do Sistema.

Clique aqui para acessar o documento sobre como liberar o direito de acesso no Autcom.

Como fazer

Para configurar o gatilho para enviar boleto via E-mail, acesse no ERP Autcom as Configurações [1], localizado no menu superior:

Guia Visual 2. Configurações

Na barra de pesquisa, digite ”e-mails automáticos de saída [1] e vá até a configuração CFG_EMASAI [2], que corresponde aos E-mails automáticos de saída. Na coluna Valor, da configuração CFG_EMASAI, dê dois cliques [3].

Guia Visual 3. Gatilho para envio de E-mail

Será exibida a tela Gatilhos para disparo de E-mail, vá até o grupo 008 – Envio de Boleto.

Guia Visual 4. Grupo Envio de Boleto

Há três gatilhos disponíveis relacionados ao envio de boletos, sendo eles: Boleto após faturamento, Boleto após Confirmação faturamento e Boleto Cancelado. Ao selecionar a opção de gatilho que deseja, assim que a ação for realizada, será enviada uma notificação via E-mail ao cliente, ou seja, caso selecione:

  • Boleto após faturamento, a notificação será enviada automaticamente ao e-mail do cliente assim que houver o faturamento do pedido;
  • Boleto após confirmação faturamento, a notificação será enviada automaticamente ao e-mail do cliente assim que for confirmado o faturamento do pedido;
  • Boleto cancelado, a notificação será enviada automaticamente ao e-mail do cliente assim que o boleto for cancelado.
Guia Visual 5. Grupo Envio de Boleto
Para que o PDF do boleto seja enviado juntamento com o e-mail de notificação, a CFG_ANEBOL (Anexar PDF do boleto no email) deve estar configurada como SIM.

Selecione o gatilho que deseja ativar [1].

Grupo 6. Ativar gatilho

Em Editar, há a opção de editar a mensagem que será enviada ao cliente e de adicionar portador.

Grupo 7. Editar

Para alterar o E-mail enviado ao cliente, clique em EDITAR EMAIL [1]. A tela para realizar a alteração será exibida, escreva o assunto [2] do e-mail, a mensagem do E-mail [3] conforme necessidade e clique em CONFIRMA [4].

Guia Visual 8. Editar e-mail
Note que na tela Configuração do Modelo de Email tem a opção de utilizar variáveis. As variáveis são utilizadas para armazenar e exibir dados com base em diferentes condições.

Para adicionar Portadores Autorizados para os gatilhos, clique no botão PORTADORES AUTOR [1]. Na tela que será exibida, clique em INCLUIR [2], informe o PORTADOR [3] e clique em ADICIONA PORTADOR [4]. Para finalizar o procedimento, clique em GRAVAR [5] e por fim em OK [6].

Quando nenhum portador estiver especificado, o sistema enviará boletos/cobranças para todos os portadores. No entanto, se houver portadores adicionados, o sistema enviará boletos/cobranças apenas para os portadores listados.
O portador foi previamente cadastrado. Clique aqui e acesse a documentação.
Guia Visual 9. Adicionar portador

Em Envio, é necessário determinar o remetente do e-mail: se será o operador que está atualmente logado ou se será configurado um e-mail fixo de outro usuário.

Guia Visual 10. Configurar e-mail de envio

Se optar pela primeira opção, selecione Operador Logado.

Guia Visual 11. Operador logado
Caso deseje enviar o e-mail com o operador logado, é necessário que os campos da aba 4 – e-mail, no cadastro do operador, estejam configurados corretamente.

Caso prefira a segunda opção, escolha E-mail Fixo [1]. Será exibida a tela de Configuração de E-mail

Guia Visual 12. Email fixo

Insira as informações necessárias [1], clique em CONFIRMA [2] e, por fim, em OK [3].

Guia Visual 13. Configuração de e-mail

Após ativar o gatilho, editar o e-mail, adicionar portador e definir o remetente, clique em CONFIRMA [1], em seguida em GRAVAR [2] e por fim em SIM [3] para confirmar a configuração do gatilho.

Guia Visual 14. Configuração do gatilho
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