O que é
Após realizar o pedido de compra, pode ser necessário alterá-lo.
Alterar um pedido de compra pode ser necessário por diversos motivos, como ajustes na quantidade de itens solicitados, correções de erros nas especificações dos produtos, mudanças nas condições de pagamento ou entrega, e atualizações de preços. Garantir que o pedido de compra reflita com precisão as necessidades e acordos atuais é fundamental para manter a eficiência operacional e evitar problemas no recebimento e no controle de estoque.
Nesta atividade, será apresentado o passo a passo para alterar o pedido de compra no ERP Autcom.
Caminho para acessar
Para alterar um pedido de compra, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Movimentação de Itens [1], opção Digitação de Pedido de Compra [2].
Caminho de acesso: Movimentação de Itens/Digitação de Pedido de Compra– frmMenuPedCom
Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:
Caminho de acesso: Principal/Movimentação de Itens/Digitação de Pedido de Compra – frmMenuPedCom
Precisa configurar
Direito de Acesso
Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:
- Principal > Movimentação de Itens > Digitação de Pedido de Compra.
Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).
Configurações
É necessário ter realizado o pedido de compra. Há quatro opções de pedido de compra:
Digitar pedido de compra com giro de estoque
Digitar pedido de compra multi-loja
Digitar pedido de compra (Multi-loja e giro de estoque)
Nesta documentação, será abordado o procedimento padrão. Se desejar ajustar as configurações para melhor atender às necessidades da sua empresa, acesse o grupo de configurações Entrada de Mercadorias e Pedido de Compra. Para suporte adicional, entre em contato com a Citel.
Como fazer
Para alterar o pedido de compra, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Movimentação de Itens [1], opção Digitação de Pedido de Compra [2].
Na tela Pedido de Compras, veja os campos:
- [1] Opções: Por padrão, a opção Pedido vem selecionada. Mantenha essa opção para gerar o pedido;
- [2] Empresa: Observe que o sistema carrega automaticamente o código da empresa logada;
- [3] Pedido para alterar: Permite informar o código de um pedido já emitido para realizar alterações ou impressão.
No campo Pedido para alterar, informe o número que deseja alterar [1] e pressione enter no teclado [2]. Na tela seguinte que será exibida, clique em ALTERAR [3].
Caso não saiba o número do pedido, pressione / [1] no teclado. A tela Consulta de Pedidos de Compra será exibida; informe um dos filtros disponíveis [2] e pressione enter no teclado [3]. Os registros, de acordo com o filtro informado, serão exibidos. Dê dois cliques no pedido desejado [4]. A tela do Pedido de Compras exibirá o número do pedido selecionado, pressione enter no teclado [5] e na tela seguinte que será exibida, clique em ALTERAR [6]. A tela Digitação de Pedido de Compra será exibida.
A tela Digitação de Pedido de Compra será exibida, com os produtos que compõe o pedido. Para facilitar o entendimento, a tela pode ser dividida em três agrupamentos:
- [1] Informações da compra: Exibe informações importantes, como o fornecedor, a senha do comprador e a condição de pagamento;
- [2] Área para editar/inserir produto no pedido de compra: Altere ou adicione produtos que farão parte do pedido de compra;
- [3] Informações do produto: Exibe as informações do produto.
A seguir, será detalhado cada agrupamento.
Informações da compra
Exibe os seguintes campos:
- Fornecedor;
- Comprador;
- Digitador;
- Data Entrega;
- Data Faturam;
- Cnd. Pagto À Vista;
- Cnd. Pgto;
- Desconto Adicional;
- Pagamento com Cartão de Crédito.
Área para editar/inserir produto no pedido de compra
Após visualizar as informações da compra, é possível editar ou inserir produtos que farão parte do pedido de compra.
Caso deseje inserir novos produtos, há duas maneiras de procurá-los: pelo código do item ou pelo código da fábrica. Selecione a opção desejada.
No campo Produto, caso saiba o código, insira-o e pressione Enter no teclado. Os dados do produto serão exibidos.
Caso não saiba o código, pressione / no teclado [1]. A tela de Consulta de Itens será exibida, informe um dos filtros disponíveis [2] e pressione Enter no teclado [3]. Os registros, de acordo com o filtro informado, serão exibidos. Dê dois cliques no produto desejado [4] e os dados serão exibidos.
Com o produto em tela, informe a quantidade que será comprada [1]. Caso deseje, também é possível alterar o valor unitário (Vr. Unitário) e informar percentual de desconto (%Des. 1). Após informar os campos desejados, pressione Enter no teclado [2] e os campos Vr. Unitário Líq. e Valor Total serão preenchidos automaticamente com base no valor unitário x quantidade do produto informado.
Se houver valores de IPI que incidem sobre o item, informe o campo % IPI e o campo Valor IPI será preenchido automaticamente com base na porcentagem aplicada sobre o preço do produto.
Para incluir o produto no pedido de compra, clique em CONFIRMA; e o produto será exibido na lista de produtos do pedido de compra em questão.
Caso deseje remover o produto do pedido de compra, selecione o item [1], clique em APAGA [2] e confirme a exclusão, clicando em SIM [3]. O produto foi excluído e não fará mais parte do pedido de compra.
Informações do produto
Na parte inferior da tela, você encontrará informações detalhadas sobre o produto, incluindo dados de giro mensal (se aplicável), níveis de estoque, saldos e outras informações relevantes da última compra. Para visualizar esses detalhes, basta clicar no produto desejado, e as informações serão exibidas instantaneamente.
Após incluir/alterar todos os produtos necessários, clique em CONFIRMA.
A tela de Opções, relacionada ao transporte, será exibida. Nessa tela são fornecidos os detalhes do transportador associado ao pedido de compra, informações da empresa destinatária das mercadorias e outros dados relevantes adicionais.
Em Transportador, no campo Código, caso saiba o código, insira-o [1] e pressione Enter no teclado [2]. Os dados do transportador serão exibidos na tela.
Caso não saiba o código, pressione / no teclado [1]. A tela de Consulta de Transportadores será exibida, informe um dos filtros disponíveis [2] e pressione Enter no teclado [3]. Os registros, de acordo com o filtro informado, serão exibidos. Dê dois cliques no transportador desejado [4] e os dados do fornecedor serão exibidos.
No campo Tipo de Frete [1], selecione uma das opções disponíveis:
- Emitente (CIF);
- Destinatário (FOB);
- Terceiros;
- Sem frete;
- Transporte Próprio Remetente;
- Transporte Próprio Destinatário.
Informe o Valor do Frete [2]. Caso deseje, é possível marcar as opções Incluir frete na base de cálculo de ST e Incluir frete na base de cálculo de IPI.
Caso possua, também é possível incluir Despesas Acessórias [3] e marcar a opção Incluir frete na base de cálculo de ST.
Em Endereço de Entrega, são exibidas as informações da loja para qual o pedido de compra foi realizado.
Em Dados Adicionais, informe o Centro de Custos (opcional) e o Plano de Contas.
Em Observações, é possível vincular um Pedido de Venda ao pedido de compra digitado e digitar algumas observações, caso for necessário.
Por fim, em Contato no Fornecedor, selecione se deseja Enviar para Whatsapp ou Enviar Emaill automaticamente para o fornecedor do pedido.
Após os campos serem preenchidos conforme necessidade, clique em CONFIRMA para salvar o pedido de compra.
Após a conclusão bem-sucedida da gravação do seu pedido de compra, uma mensagem de confirmação será exibida, apresentando o número do pedido gerado. Isso permite que você o consulte ou faça alterações, se necessário. Clique em OK para finalizar o processo.