Gerar boleto

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O que é

Após a configuração da carteira do banco utilizado pela empresa, realizada pela Citel, e a geração do boleto teste e da remessa de teste, é possível iniciar a utilização efetiva dos boletos.

O objetivo principal deste documento é demonstrar como gerar um boleto  utilizando a tela de Impressão de Boletos, acessada por meio das rotinas de Manutenção de Contas a Receber ou Geração Automática. Portanto, os procedimentos dessas rotinas não serão detalhados.

Nesta atividade, será exibido o passo a passo para a geração de boletos.

Caminho para acessar

É possível gerar o boleto por meio da Geração Automática ou da Manutenção de Contas a Receber. Nesta documentação, será exibido o passo a passo utilizando a Geração Automática. Para gerar o boleto através da Manutenção de Contas a Receber, siga o caminho: Financeiro > Contas a Receber > Manutenção de Contas a Receber.

Para gerar o boleto, no menu principal do Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], menu Contas a Receber [2], opção Geração Automática [3].

Caminho de acesso: Financeiro/Contas a Receber/Geração Automática – frmGerAutCtaReceber

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Contas a Receber/Geração Automática– frmGerAutCtaReceber

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Controle > Contas a Receber > Geração Automática.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

É necessário ter configurado a carteira correspondente ao banco desejado. Para saber mais sobre a carteira do seu banco, acesse Boletos > Configuração.

Para ser possível gerar o boleto, é necessário que na carteira correspondente ao bando utilizado, o campo Resp. Emissão de Boletos esteja configurado como E (empresa).

É necessário que a CFG_NOVLAY (Qual layout do boleto utilizar?) esteja ajustada conforme as necessidades da empresa.

Os juros do boleto são configurados por meio da opção CFG_TAXDIA.

Como fazer

O objetivo principal deste documento é demonstrar como gerar um boleto utilizando a tela de Impressão de Boletos, acessada por meio das rotinas de Manutenção de Contas a Receber ou Geração Automática. Portanto, os procedimentos dessas rotinas não serão detalhados.
É possível gerar o boleto por meio da Geração Automática ou da Manutenção de Contas a Receber. Nesta documentação, será exibido o passo a passo utilizando a Geração Automática. Para gerar o boleto através da Manutenção de Contas a Receber, siga o caminho: Financeiro > Contas a Receber > Manutenção de Contas a Receber.

Para gerar o boleto, no menu principal do Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], menu Contas a Receber [2], opção Geração Automática [3].

Guia Visual 2. Geração automática

Na tela Geração Automática de Contas a Receber, informe os campos solicitados e clique em CONFIRMA.

Guia Visual 3. Geração automática

As informações serão exibidas, conforme os dados informados. Clique em GRAVAR.

Guia Visual 4. Geração automática

Na mensagem seguinte, clique em SIM para confirmar a gravação.

Guia Visual 5. Confirmar gravação

Clique novamente em SIM para gerar o boleto.

Guia Visual 6. Gerar boleto

A tela Impressão de Boletos será exibida.

Guia Visual 7. Impressão de Boletos

Informe os campos:

  • [1] Tipo Impressão: M (Matricial) ou L (Laser);
  • [2] Mora Diária: Porcentagem da mora por dia de atraso;
  • [3] Portador;
  • [4] Banco: Informe o banco, pressione ‘enter’ no teclado e selecione a carteira.
Guia Visual 8. Selecionar carteira
  • [5] Imprimir Etiqueta de Cobrança: Selecione essa opção caso deseje imprimir a etiqueta de cobrança;
  • [6] Opções de impressão e geração: Selecione a opção desejada.

Selecione a opção IMPRIMIR [1] e clique em CONFIRMA [2].

Guia Visual 9. Impressão de boletos

Na tela seguinte, selecione o ponto de impressão [1] e em seguida em CONFIRMA [2].

Guia Visual 10. Selecionar ponto de impressão

Clique em OK na mensagem Geração concluída; o boleto será impresso na impressora selecionada.

Guia Visual 11. Geração concluída

Selecione a opção GERAR PDF [1] e clique em CONFIRMA [2].

Guia Visual 12. Gerar PDF

O boleto será gerado e estará disponível na pasta exibida na mensagem de confirmação. Clique em OK.

Guia Visual 13. Caminho da pasta

Clique em OK na mensagem Geração concluída.

Guia Visual 14. Geração concluída

Ao acessar a pasta mencionada, é possível verificar o boleto gerado.

Guia Visual 15. Boleto gerado

Selecione a opção IMPRIMIR E GERAR PDF [1] e clique em CONFIRMA [2].

Guia Visual 16. Imprimir e gerar PDF

Na tela seguinte, selecione o ponto de impressão [1] e em seguida em CONFIRMA [2].

Guia Visual 17. Selecionar ponto de impressão

O boleto será impresso na impressora selecionada e também estará disponível na pasta exibida na mensagem de confirmação. Clique em OK.

Guia Visual 18. Caminho da pasta

Clique em OK na mensagem Geração concluída.

Guia Visual 19. Geração concluída

Ao acessar a pasta mencionada, é possível verificar o boleto gerado.

Guia Visual 20. Boleto gerado

Selecione a opção ENVIAR POR E-MAIL [1] e clique em CONFIRMA [2].

O endereço de e-mail utilizado para o envio é o cadastrado no Cadastro de Cliente. No entanto, há a possibilidade de editar esse endereço antes do envio, selecionando a opção Editar e-mail antes do envio. Ao confirmar essa opção, uma nova tela será exibida para que o usuário possa inserir o novo endereço de e-mail desejado.

Guia Visual 21. Selecionar ponto de impressão

O e-mail será enviado, clique em OK na mensagem E-mail(s) enviado(s) com sucesso.

Guia Visual 22. E-mail enviado com sucesso

O boleto também estará disponível na pasta exibida na mensagem de confirmação. Clique em OK.

Guia Visual 23. Caminho da pasta

Clique em OK na mensagem Geração concluída.

Guia Visual 24. Geração concluída

Ao acessar a pasta mencionada, é possível verificar o boleto gerado.

Guia Visual 25. Boleto gerado

Selecione a opção ENVIAR POR EMAIL E IMPRIMIR [1] e clique em CONFIRMA [2].

O endereço de e-mail utilizado para o envio é o cadastrado no Cadastro de Cliente. No entanto, há a possibilidade de editar esse endereço antes do envio, selecionando a opção Editar e-mail antes do envio. Ao confirmar essa opção, uma nova tela será exibida para que o usuário possa inserir o novo endereço de e-mail desejado.

Guia Visual 26. Enviar por e-mail e imprimir

Na tela seguinte, selecione o ponto de impressão [1] e em seguida em CONFIRMA [2].

Guia Visual 27. Selecionar ponto de impressão

O boleto será impresso na impressora selecionada e também será enviado pelo e-mail. Clique em OK na mensagem E-mail(s) enviado(s) com sucesso.

Guia Visual 28. E-mail enviado com sucesso

O boleto também estará disponível na pasta exibida na mensagem de confirmação. Clique em OK.

Guia Visual 29. Caminho da pasta

Clique em OK na mensagem Geração concluída.

Guia Visual 30. Geração concluída

Ao acessar a pasta mencionada, é possível verificar o boleto gerado.

Guia Visual 31. Boleto gerado

Após preencher os campos da tela Impressão de Boletos, clique em CONFIRMA.

Guia Visual 32. Confirma impressão boleto
Caso tenha ocorrido algum erro, o sistema irá sinalizar. Revise as informações e faça uma nova tentativa.

Assim, o boleto foi gerado.

Para consultar os boletos gerados, acesse a aplicação Manutenção de Contas a Receber. Clique aqui para acessar a documentação.

O próximo passo é gerar a duplicata. Clique aqui e consulte a documentação.

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