Gerar relatório de arquivo retorno – Contas a Receber

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O que é

Através do Relatório Arquivo Retorno, é possível conferir os arquivos de retorno do banco utilizado pela empresa e verificar os dados do cliente ou do arquivo de retorno.

Nesta atividade será apresentado o passo a passo para a geração do relatório.

Para exemplificar, será utilizado o banco Sicredi. No entanto, o passo a passo é o mesmo para todos os bancos que possuem essa opção.

Caminho para acessar

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em H – Relatório Arquivo Retorno [6]:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/Banco/H – Relatório Arquivo Retorno – frmRelRetBco

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/Banco/H – Relatório Arquivo Retorno – frmRelRetBco

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário.
  • Principal > Manutenção de Cadastros > Segurança > Direitos de Acesso (AUTBAN) > Geração de Layout bancário > Contas a Receber > Bancos – Arquivo Texto/Banco > H – Relatório Arquivo Retorno.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida como segue:

Código Descrição Opção
CFG_USAATB Utilizar Layout bancário (AUTBAN)? Selecione Sim.

É necessário ter importado o arquivo retorno. Clique aqui e acesse a documentação.

Como fazer

Para exemplificar, será utilizado o banco Sicredi. No entanto, o passo a passo é o mesmo para todos os bancos que possuem essa opção.

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique no banco utilizado pela empresa [5] e, por último, clique em H – Relatório Arquivo Retorno [6]:

Guia Visual 2. Caminho de acesso

A tela Relatório de Retorno Banco, referente ao banco utilizado, será exibida. Informe os seguintes dados:

  • [1] Ordenar por: Vencimento (V) ou Documento (D);
  • [2] Mostrar dados: Cliente (C) ou Arquivo (A);
  • [3] Exibir: Caso deseje que o código do cliente seja exibido, informe S;
  • [4] Destino: Vídeo (V) ou Impressora (I);
  • [5] Ocorrências: Selecione as ocorrências.

Clique em IMPRIMIR [6].

Guia Visual 3. Imprimir relatório

O Relatório de Duplicatas de Retorno será exibido, fragmentado por ocorrências, trazendo os dados informados e demais informações sobre os arquivos retornos para visualização, separador por ocorrência da remessa.

Para saber detalhes sobre as ocorrências, clique aqui e acesse a documentação.
Guia Visual 4. Relatório gerado
É extremamente importante salvar o relatório para consultas futuras, pois, após a importação do arquivo retorno, não será mais possível visualizar os dados no relatório. Veja a seguir um exemplo de como salvar um relatório em PDF.

Para salvar, clique em GUARDAR [1], selecione a opção FICHEIRO PDF [2], configure conforme a necessidade [3] e clique em OK [4]. Na tela que será exibida, escolha o local onde o relatório será salvo [5] e clique em SAVE (SALVAR) [6]. Assim, o relatório estará disponível para consultas futuras.

Guia Visual 5. Salvar relatório
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