Lançar Crédito (CC) para cliente no Resumo de Caixa

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O que é

A atividade Lançar Crédito para cliente no Resumo de Caixa permite lançar um valor pago antecipadamente pelo cliente como crédito para uso em compras futuras. O lançamento gera um documento do tipo CC.

Com esse recurso, é possível registrar um pagamento, mesmo sem uma venda imediata. O valor fica disponível no sistema e poderá ser utilizado nas próximas compras ou pagamentos do cliente.

Essa prática é comum no varejo e ajuda a fidelizar o cliente, além de facilitar o controle financeiro da loja. O crédito é vinculado ao cadastro do cliente e pode ser usado de forma parcial ou total, conforme as compras/pagamentos forem acontecendo.

Caminho para acessar

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Faturamento [1] e depois em Resumo de Caixa [2]. Informe seu Operador e Senha [3] e clique em CONFIRMA [4].

Na tela do Resumo de Caixa, vá até a aba F1 – Lançamentos [5] e selecione a opção CC – Crédito Cliente [6] e pressione enter para realizar o lançamento de crédito ao cliente:

Caminho de acesso: Faturamento/Resumo de Caixa/F1 Lançamentos/CC – Crédito Cliente – frmRcxDigCliente

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Faturamento/Resumo de Caixa/F1 Lançamentos/CC – Crédito Cliente – frmRcxDigCliente

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom para o operador responsável:

  • Principal > Faturamento > Resumo de caixa
  • Direitos de Acesso > Resumo de caixa > Crédito Cliente
  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Liberação de Crédito Direto (Caixa/Manutenção do Contas a Receber)

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade as configurações abaixo devem ser definidas conforme a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_USARCX Usar Resumo de Caixa

Essa configuração é a chave para habilitar a funcionalidade de Resumo de Caixa no sistema.

Sim: ativa o uso do Resumo de Caixa (obrigatório para utilizar a funcionalidade).

Não: o Resumo de Caixa não poderá ser utilizado.

As demais configurações relacionadas ao Resumo de Caixa não serão detalhadas aqui. Serão mencionadas apenas as necessárias a atividade em questão.

CFG_IMPCPC Imprimir o recibo de créditos pendentes do cliente? Defina se o sistema deve imprimir um recibo com os créditos pendentes ao realizar o lançamento de crédito para o cliente.

Selecione Sim para gerar o recibo impresso, ou Não para não emitir o documento.

CFG_RCXPCC Permitir gerar crédito (CC) para clientes inativos? Defina se o sistema deve permitir o lançamento de crédito para clientes com cadastro inativo.

Selecione Sim para autorizar o lançamento de crédito mesmo que o cliente esteja inativo, ou Não para bloquear essa ação.

CFG_CTR_CC Plano de Contas para Crédito de Cliente (CC) Informe o plano de contas que será utilizado para registrar os lançamentos de crédito ao cliente no módulo Contas a Receber.
CFG_PORSLC Portador sugestão para lançamento do crédito, quando utilizado [F1] LançaMentos, opção CC-Crédito de Cliente Informe o portador padrão que será sugerido automaticamente ao lançar um crédito para o cliente, utilizando a tela [F1] Lançamentos, opção CC – Crédito de Cliente, no Resumo de Caixa.
CFG_EVE_CC Obrigatório informar evento ao incluir crédito de cliente? Defina se será obrigatório selecionar um evento ao lançar um crédito para o cliente no Resumo de Caixa.

Selecione Sim para tornar o preenchimento do evento obrigatório, ou Não para deixá-lo opcional.

Como fazer

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Faturamento [1] e depois em Resumo de Caixa [2]. Informe seu Operador e Senha [3] e clique em CONFIRMA [4].

Na tela do Resumo de Caixa, vá até a aba F1 – Lançamentos [5] e selecione a opção CC – Crédito Cliente [6] para realizar o lançamento de crédito ao cliente:

Guia Visual 2. Lançar crédito para cliente – Resumo de Caixa

Na tela Cliente para Crédito, no campo Cliente [1] digite o código ou pressione / para pesquisar e selecionar o cliente desejado. Depois, clique em CONFIRMA [2]. O sistema retornará para a tela anterior:

Guia Visual 3. Informar o cliente

Com o cliente selecionado:

  • No campo Valor [1], informe o valor recebido e pressione enter.
  • No campo Descrição [2], complete ou edite o texto pré configurado para indicar o motivo do crédito. Você pode apagar o conteúdo padrão e digitar livremente o que for necessário. Pressione enter para prosseguir:
Guia Visual 4. Valor e descrição

Por fim, informe a(s) modalidade(s) de pagamento utilizadas [1], digitando o valor no campo correspondente.

Se a forma de pagamento exigir informações adicionais (como dados do cartão ou TEF, informar os dados do cheque, Pix), o sistema apresentará as orientações na tela. Basta seguir o fluxo normalmente. Em caso de dúvidas, consulte o Anexo 2.

Clique em GRAVAR [2] para prosseguir e confirme a ação na mensagem seguinte clicando em SIM [3]:

Guia Visual 5. Informar modalidade de pagamento
Para prosseguir, o sistema pode solicitar a liberação de travas ou outras ações, conforme a configuração utilizada. Realize as liberações permitidas para o seu perfil de acesso e continue seguindo os próximos passos.

⇒Consulte a atividade Liberar travas no ERP Autcom para ver como liberar travas no sistema.

Em seguida, digite o código do Portador [1] da baixa ou pressione / para pesquisar e selecionar o portador adequado. Depois, digite o código do Centro de Custos [2]  ou pressione / para pesquisar e selecionar o registro adequado. Para concluir, clique no botão CONFIRMA [3].

Em seguida, na mensagem sobre a impressão do recibo [4], digite SIM para imprimir ou NÃO para não imprimir:

Guia Visual 6. Finalizar lançamento

Após essa etapa, o lançamento (CC) será finalizado e o crédito estará disponível para uso.

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 7. Pesquisar um campo com o comando /
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.
Alguns campos aceitam a seleção de mais de um registro. Para isso, mantenha a tecla CRLT pressionada enquanto seleciona os registros desejados no grid.

Anexo 2 – Modalidades de pagamento

Esta seção apresenta como o sistema se comporta de acordo com a modalidade de pagamento selecionada, indicando os procedimentos necessários para cada caso.

  • Dinheiro: Digite o valor no campo correspondente.

  • Cartão:

    • Com TEF habilitado: Ao informar o valor, o sistema aciona automaticamente o TEF. Siga as orientações exibidas na tela. Ao concluir, o sistema retorna para a tela anterior para finalizar o processo.

    • Sem TEF: Ao informar o valor, será aberta a tela Cadastro de Cartões de Crédito. Clique no link abaixo para saber como preenchê-la.

A seguir, mostramos um passo a passo resumido para registrar o cartão. Para mais detalhes, consulte a atividade Lançar dados do cartão POS.

Na tela Cadastro de Cartões de Crédito, as informações são preenchidas como segue:

Guia Visual 8. Preenchimento dos campos

[1] Valor do cartão: digite o valor recebido, ou seja, o valor da transação.

Se for usado mais de um cartão para o pagamento, informe o valor recebido com o primeiro cartão. Após preencher os demais campos e confirmar, o sistema abrirá uma nova tela para digitar as informações do segundo cartão.

[2] Data Transação: é a data em que o cartão foi processado na máquina POS. Se o recebimento for registrado no sistema em um dia diferente da transação, é importante corrigir esse campo com a data correta.

[3] Número de Liberação e [4] Número do Cupom (NSU): são as informações que identificam a transação e, por isso, é muito importante que sejam digitadas corretamente, pois interferem diretamente na conciliação de cartões.

  • Número de liberação: é o número de autorização da transação.
  • Número Sequencial Único (NSU) é um código essencial em transações envolvendo cartões de débito e crédito. Ele representa um identificador único para cada operação de pagamento realizada através de cartões.

Elas devem ser conferidas no comprovante que é impresso na máquina POS após a aprovação da transação. Clique aqui para identificar essas informações nos comprovantes.

[5] Cartão: pressione / no teclado, pesquise e selecione o cartão usado no pagamento. Certifique-se de selecionar o cartão correto, observando a adquirente (operadora do POS), bandeira do cartão (Mastercard, Elo, American Express, Hipercard e outros) e o prazo (quantidade de parcelas).

[6] Quantidade de Parcelas: informe a quantidade de parcelas do pagamento.

  • Para débito, digite 0.
  • Para crédito de 30 dias, digite 1.
  • Para crédito parcelado, digite a quantidade de parcelas: 2, 3 e assim por diante.

[7] Condição de Pagamento: será preenchido automaticamente de acordo com o campo Quantidade de Parcelas.

[8] Observações: campo não obrigatório. Informe qualquer observação que julgar relevante.

Informados todos os campos necessários, clique no botão CONFIRMA e finalize o recebimento como de costume.

Guia Visual 9. Confirmar a digitação dos dados do cartão

Identificação da liberação e NSU no comprovante do cartão recebido

Para inserir manualmente o número de liberação e o NSU da transação com cartão, verifique essas informações no comprovante impresso pela máquina de cartão, conforme os exemplos abaixo.

Guia Visual 10. Comprovantes operadora Cielo e Elavon

Guia Visual 11. Comprovantes operadora Getnet e Redecard

Guia Visual 12. Comprovantes operadora Safrapay e Bin

Guia Visual 13. Comprovantes operadora Stone

Guia Visual 14. Comprovantes operadora American Express

Se não encontrar o comprovante da operadora na lista, verifique com eles onde estão localizados o número de liberação e o NSU no comprovante.

Esses mesmos exemplos podem ser consultados na tela de digitação de cartão no ERP Autcom clicando no botão de ajuda disponibilizado:

Guia Visual 15. Ajuda com comprovantes do cartão

  • Cheque à Vista e Cheque Pré: Informe o valor. O sistema abrirá a tela Manutenção de Cheque. Clique no link abaixo para saber como preenchê-la.

A seguir, mostramos um passo a passo resumido para registrar o cheque. Para mais detalhes, consulte a atividade Lançar cheques recebidos, que explica como cadastrar um cheque na rotina própria de cheques. Como essa tela contém mais campos do que a utilizada no caixa, atente-se apenas aos campos solicitados nesta atividade.

Na tela Manutenção de Cheque, as informações são preenchidas como segue:

Guia Visual 16. Preenchimento dos campos

[1] Identificação do Cheque

  • Banco: informe o código do banco emissor do cheque ou pressione / para pesquisar e selecionar o banco desejado.
  • Agência: digite a agência bancária emissora do cheque.
  • Conta Corrente: digite o número da conta corrente do emitente do cheque.
  • Nro. do Cheque: digite o número do cheque.
  • Código CMC7: digite o código CMC7. Esse campo não é obrigatório.

[2] Identificação do Cliente e emitente

O cliente e os dados do emissor (CNPJ/CPF, Nome, Endereço e Telefone) são preenchidos automaticamente pelo sistema, mas podem ser alterados, se necessário.

[3] Informações adicionais do cheque

  • Digitador: campo para identificar o usuário que está cadastrando o cheque e preenchido automaticamente com o operador logado no sistema no momento. Não é possível alterar.
  • Data Cadastro e vencimento: Preenchidos automaticamente pelo sistema. Para cheques pre, é possível alterar a data de vencimento.
  • Telecheque (S/N): informe se o cheque foi consultado via sistema de análise de crédito (Sim ou Não).
  • Cód. Acesso: informe o código de verificação relacionado à análise via Telecheque.
  • Praça: informe a localidade da emissão do cheque. Pressione / no campo para pesquisar e selecionar a cidade desejada.
  • Histórico: digite informações adicionais ou observações sobre o cheque, se aplicável.

[4] Não depositar: Caso o depósito não seja necessário, basta marcar a opção ‘Não depositar’. Nesse caso, o cheque não será listado na seleção de cheques para depósito ou repasse.

Para concluir o cadastro do cheque, clique no botão GRAVAR [5].

  • Ordem de Pagamento: Informe o valor. O sistema solicitará uma descrição, sugerindo a mesma utilizada no lançamento anterior (caso exista).

    • Pix Avulso: Utilize esta opção quando o pagamento via Pix for realizado fora do sistema Autcom (transferência direta da conta do cliente). Informe o valor no campo Ordem de Pagamento, confirme a Descrição e marque a opção Pix Avulso. O sistema registra a operação da seguinte forma:

      • Com Pix Citel habilitado: o sistema registra as informações seguindo as configurações do Pix Citel.

      • Sem Pix Citel: o valor é registrado como Ordem de Pagamento e, no fechamento do caixa, o operador deve transferir manualmente o valor para o caixa.

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