Gerar remessa de duplicatas de contas a pagar – BB Online

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O que é

O ERP Autcom permite configurar carteiras bancárias para automatizar o pagamento de fornecedores, enviando automaticamente os detalhes dos pagamentos ao banco e processando os retornos para atualizar o módulo de contas a pagar. O Banco do Brasil oferece duas maneiras de realizar esse processo: por meio de arquivos ou via API (online).

Se você optar pelo método de arquivo, consulte a atividade Gerar remessa de duplicatas de contas a pagar.

Nesta atividade, vamos explicar como gerar uma remessa de duplicatas de contas a pagar, que será enviada ao banco para processamento através da API do Banco do Brasil, garantindo um fluxo de pagamento mais eficiente e automatizado.

Para esse tipo de remessa e envio, o operador poderá enviar o seguintes tipos de duplicatas:

  • Boletos
  • Guias com código de barras
  • Transferências
  • Transferências para pagamento de salários
  • Transferências para chaves Pix do fornecedor
  • Guias GPS, DARF e GRU

Caminho para acessar

Para gerar a remessa de duplicatas de contas a pagar para o Banco do Brasil Online, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique em Financeiro [1]. No submenu que se abrir, selecione Geração de Layout Bancário [2]. Depois, escolha Contas a Pagar [3]. Em seguida, clique em PAGFOR – Pagamento ao Fornecedor [4]. Vá para Bancos – Online [5] e, selecione 001 – Banco do Brasil [6] e, por fim, selecione B – Geração de Duplicatas [7]:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Pagar/PAGFOR – Pagamento de Fornecedor/Bancos – Online/001 – Banco do Brasil/B-Geração de Duplicatas – frmGerDup

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Pagar/PAGFOR – Pagamento de Fornecedor/Bancos – Online/001 – Banco do Brasil/B-Geração de Duplicatas – frmGerDup

Precisa configurar

As configurações relacionadas à carteira bancária, necessárias para a execução das atividades do processo de pagamento de fornecedores, são realizadas pela Citel. Antes de realizar esta atividade, certifique-se de que a Citel já as concluiu. Caso a configuração ainda não tenha sido feita, entre em contato com a Citel para providenciá-la.

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar os seguintes direitos de acesso:

DIREITO DE ACESSO (AUTCOM)

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário.

DIREITO DE ACESSO (AUTBAN)

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário > Contas a Pagar > PAGFOR – Pagamento ao Fornecedor > Bancos – Online > 001 – Banco do Brasil > B – Geração de Duplicatas

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Como fazer

Para gerar a remessa de duplicatas de contas a pagar para o Banco do Brasil Online, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique em Financeiro [1]. No submenu que se abrir, selecione Geração de Layout Bancário [2]. Depois, escolha Contas a Pagar [3]. Em seguida, clique em PAGFOR – Pagamento ao Fornecedor [4]. Vá para Bancos – Online [5] e, selecione 001 – Banco do Brasil [6] e, por fim, selecione B – Geração de Duplicatas [7]:

Guia Visual 2. Geração de Duplicatas – Contas a Pagar

A tela Geração de Duplicatas, será exibida:

Guia Visual 3. Geração de Duplicatas – Contas a Pagar

A geração do arquivo de remessa de duplicatas de contas a pagar envolve duas etapas: primeiro, filtramos as duplicatas disponíveis para encontrar aquelas que se encaixam nos critérios desejados. Em seguida, selecionamos entre as duplicatas filtradas quais serão incluídas na remessa.

Filtrar duplicatas

Os campos desta tela funcionam como filtros, permitindo que o operador liste apenas as duplicatas de seu interesse. Informe os dados necessários conforme as orientações abaixo:

Guia Visual 4. Filtrar duplicatas
  • Data inicial [1] e Data Final [2]: indique a data inicial e final de acordo com o Período Referente [3], Data de Cadastro ou Data de Vencimento.
Recomendamos que você envie remessa com pelo menos 2 dias de antecedência em relação ao vencimento das duplicatas. Dessa forma, caso ocorra algum problema no processo, haverá tempo suficiente para resolver a situação antes que os documentos vençam.
  • [4] É possível filtrar somente Duplicatas com código de barras e Duplicatas para depósito. marcando a caixa de seleção correspondente.
  • [5] Nos campos Portador e Empresa, você pode digitar o código diretamente ou usar o comando / para pesquisar e selecionar um registro cadastrado.
  • [6] É possível ainda filtrar de acordo com uma faixa de Cep, indicando o Cep inicial e o Cep Final.
  • [7] Duplicatas com Chave Pix: filtre, se desejar, apenas duplicatas com chave pix vinculada, sem chave pix vinculadas, ou todas.

Para finalizar essa etapa, clique no botão GERAR [1]. Você será direcionado para a tela de seleção das duplicatas que serão adicionadas no arquivo de remessa.

Guia Visual 5. Duplicatas filtradas

Gerar remessa de duplicatas

Nessa etapa são selecionadas as duplicatas que devem fazer parte do arquivo de remessa.

No lado direito da tela, você pode visualizar as informações detalhadas da duplicata [1] que está selecionada no grid. Na parte inferior, são exibidos os totais [2], mostrando o valor total das duplicatas listadas e o valor das duplicatas que foram selecionadas.

Para selecionar a duplicata você pode dar duplo clique na duplicata [3] ou selecioná-la com o mouse e pressionar enter no teclado.

Ao selecionar uma duplicata, o sistema verifica informações como a inexistência de códigos de barras/linha digitável ou se a duplicata está vencida. Caso seja identificada alguma inconsistência, o sistema exibirá um aviso na tela para o operador.
Guia Visual 6. Selecionar duplicatas

Para facilitar a seleção das duplicatas, você pode utilizar os botões auxiliares localizados na parte inferior da tela:

Guia Visual 7. Botões auxiliares para seleção das duplicatas
  • [F5] INICIA BUSCA: ao clicar nesse botão, o sistema abre uma tela para pesquisar entre as duplicatas filtradas, enquanto que o botão [F6] LOCALIZA PRÓXIMO localiza o próximo registro de acordo com a pesquisa.
  • [F7] MARCAR TODOS: marca todas as duplicatas listadas na tela.
  • [F8] DESMARCAR TODAS: desmarca todas as duplicatas que foram marcadas/selecionadas para baixa.
Para desmarcar apenas um registro, basta dar dois cliques sobre ele ou selecioná-lo e pressionar enter no teclado.

Selecionadas as duplicatas, clique no botão [F10] CONFIRMA [1] para gerar a remessa:

A empresa pode configurar a carteira para solicitar uma data de pagamento ao gerar a remessa. Se essa opção estiver ativada, o sistema pedirá ao operador que informe uma data de pagamento ao gerar a remessa. O pagamento será processado na data informada, independentemente do vencimento das duplicatas na remessa. Atenção: se você informar uma data de pagamento posterior ao vencimento de alguma duplicata, o banco cobrará os juros e multas correspondentes.
Guia Visual 8. Confirmar a geração da remessa

Você pode verificar a remessa gerando o relatório de duplicatas para remessa. Para mais informações, clique aqui.

As duplicatas incluídas no arquivo de remessa não estarão mais disponíveis para gerar uma nova remessa. No entanto, você pode repetir o procedimento para adicionar outras duplicatas à mesma remessa, desde que ela ainda não tenha sido processada (enviada para o banco).

Se precisar cancelar uma duplicata da remessa, consulte a atividade Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar – BB Online .

Para instruções sobre enviar a remessa para o banco, consulte a atividade Enviar remessa de contas a pagar para o banco – BB Online.[/bs_notification]

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 9. Pesquisar um campo com o comando /
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.
Alguns campos aceitam a seleção de mais de um registro. Para isso, mantenha a tecla CRLT pressionada enquanto seleciona os registros desejados no grid.
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