Gerar remessa de duplicatas de contas a pagar

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O que é

O ERP Autcom permite configurar carteiras bancárias para automatizar o pagamento de fornecedores. Com essa configuração, o sistema envia os detalhes dos pagamentos ao banco e, em seguida, recebe e processa os retornos, atualizando automaticamente o contas a pagar.
Nessa atividade vamos descrever os passos para Gerar remessa de duplicatas de contas a pagar, que, posteriormente, deve ser exportado e enviado ao banco para processamento.
Atualmente, o ERP Autcom está pronto para operar com os seguintes bancos:

 

As atividades são organizadas de acordo com o banco, conforme ilustrado abaixo:

Guia Visual 1. Organização das atividades
Embora cada banco tenha suas particularidades, a execução das atividades é igual para todos eles. Neste guia, usaremos o Banco do Brasil como exemplo. Se houver alguma diferença específica de outro banco, faremos os devidos alertas.

Caminho para acessar

Para gerar a remessa de duplicatas de contas a pagar, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique em Financeiro [1]. No submenu que se abrir, selecione Geração de Layout Bancário [2]. Depois, escolha Contas a Pagar [3]. Em seguida, clique em PAGFOR – Pagamento ao Fornecedor [4]. Vá para Bancos – Arquivo Texto [5]. Selecione o banco [6] com o qual a sua empresa opera e, por fim, selecione B-Geração de Duplicatas [7]:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Pagar/PAGFOR – Pagamento de Fornecedor/Bancos – Arquivo Texto/Banco*/B-Geração de Duplicatas – frmGerDup

* selecione o banco com o qual a sua empresa opera.

Guia Visual 2. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Pagar/PAGFOR – Pagamento de Fornecedor/Bancos – Arquivo Texto/Banco*/B-Geração de Duplicatas – frmGerDup

* selecione o banco com o qual a sua empresa opera.

Precisa configurar

As configurações relacionadas à carteira bancária, necessárias para a execução das atividades do processo de pagamento de fornecedores, são realizadas pela Citel. Antes de realizar esta atividade, certifique-se de que a Citel já as concluiu. Caso a configuração ainda não tenha sido feita, entre em contato com a Citel para providenciá-la.

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar os seguintes direitos de acesso:

DIREITO DE ACESSO (AUTCOM)

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário.

DIREITO DE ACESSO (AUTBAN)

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário > Contas a Pagar > PAGFOR – Pagamento ao Fornecedor > Bancos – Arquivo Texto > Banco* > B-Geração de Duplicatas

* selecione o banco com o qual a sua empresa opera.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Como fazer

Para gerar a remessa de duplicatas de contas a pagar, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique em Financeiro [1]. No submenu que se abrir, selecione Geração de Layout Bancário [2]. Depois, escolha Contas a Pagar [3]. Em seguida, clique em PAGFOR – Pagamento ao Fornecedor [4]. Vá para Bancos – Arquivo Texto [5]. Selecione o banco [6] com o qual a sua empresa opera e, por fim, selecione B-Geração de Duplicatas [7]:

Guia Visual 3. Geração de Duplicatas – Contas a Pagar

A tela Geração de Duplicatas, referente ao banco utilizado, será exibida:

Guia Visual 4. Geração de Duplicatas – Contas a Pagar

A geração do arquivo de remessa de duplicatas de contas a pagar envolve duas etapas: primeiro, filtramos as duplicatas disponíveis para encontrar aquelas que se encaixam nos critérios desejados. Em seguida, selecionamos entre as duplicatas filtradas quais serão incluídas na remessa.

Filtrar duplicatas

Os campos desta tela funcionam como filtros, permitindo que o operador liste apenas as duplicatas de seu interesse. Informe os dados necessários conforme as orientações abaixo:

Guia Visual 5. Filtrar duplicatas
  • Data inicial [1] e Data Final [2]: indique a data inicial e final de acordo com o Período Referente [3], Data de Cadastro ou Data de Vencimento.
Recomendamos que você envie remessa com pelo menos 2 dias de antecedência em relação ao vencimento das duplicatas. Dessa forma, caso ocorra algum problema no processo, haverá tempo suficiente para resolver a situação antes que os documentos vençam.
  • [4] É possível filtrar somente Duplicatas com código de barras e Duplicatas para depósito. marcando a caixa de seleção correspondente.
  • [5] Nos campos Portador e Empresa, você pode digitar o código diretamente ou usar o comando / para pesquisar e selecionar um registro cadastrado.
  • [6] É possível ainda filtrar de acordo com uma faixa de Cep, indicando o Cep inicial e o Cep Final.
  • [7] Duplicatas com Chave Pix: atualmente temos o recurso de pagamento de duplicata automática com Pix apenas para o Banco do Brasil Online. Logo, essas opções só terão efeito se você opera com o Banco do Brasil e fez a configuração da carteira do Bando do Brasil Online. Consulte a atividade Gerar remessa de duplicatas de contas a pagar – Banco do Brasil Online para saber mais sobre esse assunto.

Para finalizar essa etapa, clique no botão GERAR [1]. Você será direcionado para a tela de seleção das duplicatas que serão adicionadas no arquivo de remessa.

Guia Visual 6. Duplicatas filtradas

Gerar remessa de duplicatas

Nessa etapa são selecionadas as duplicatas que devem fazer parte do arquivo de remessa.

No lado direito da tela, você pode visualizar as informações detalhadas da duplicata [1] que está selecionada no grid. Na parte inferior, são exibidos os totais [2], mostrando o valor total das duplicatas listadas e o valor das duplicatas que foram selecionadas.

Para selecionar a duplicata você pode dar duplo clique na duplicata [3] ou selecioná-la com o mouse e pressionar enter no teclado.

Ao selecionar uma duplicata, o sistema verifica informações como a inexistência de códigos de barras/linha digitável ou se a duplicata está vencida. Caso seja identificada alguma inconsistência, o sistema exibirá um aviso na tela para o operador.
Guia Visual 7. Selecionar duplicatas

Para facilitar a seleção das duplicatas, você pode utilizar os botões auxiliares localizados na parte inferior da tela:

Guia Visual 8. Botões auxiliares para seleção das duplicatas
  • [F5] INICIA BUSCA: ao clicar nesse botão, o sistema abre uma tela para pesquisar entre as duplicatas filtradas, enquanto que o botão [F6] LOCALIZA PRÓXIMO localiza o próximo registro de acordo com a pesquisa.
  • [F7] MARCAR TODOS: marca todas as duplicatas listadas na tela.
  • [F8] DESMARCAR TODAS: desmarca todas as duplicatas que foram marcadas/selecionadas para baixa.
Para desmarcar apenas um registro, basta dar dois cliques sobre ele ou selecioná-lo e pressionar enter no teclado.

Selecionadas as duplicatas, clique no botão [F10] CONFIRMA [1] para gerar a remessa:

A empresa pode configurar a carteira para solicitar uma data de pagamento ao gerar a remessa. Se essa opção estiver ativada, o sistema pedirá ao operador que informe uma data de pagamento ao gerar a remessa. O pagamento será processado na data informada, independentemente do vencimento das duplicatas na remessa. Atenção: se você informar uma data de pagamento posterior ao vencimento de alguma duplicata, o banco cobrará os juros e multas correspondentes.
Guia Visual 9. Confirmar a geração da remessa

Você pode verificar a remessa no relatório de duplicatas para remessa. Para mais informações, clique aqui.

As duplicatas incluídas no arquivo de remessa não estarão mais disponíveis para gerar uma nova remessa. No entanto, você pode repetir o procedimento para adicionar outras duplicatas ao mesmo arquivo, desde que ele ainda não tenha sido processado.

Se precisar cancelar o envio de alguma duplicata, consulte a atividade Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar.

Para instruções sobre como exportar o arquivo e enviá-lo ao banco, consulte a atividade Exportar arquivo de remessa de contas a pagar.[/bs_notification]

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 10. Pesquisar um campo com o comando /
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.
Alguns campos aceitam a seleção de mais de um registro. Para isso, mantenha a tecla CRLT pressionada enquanto seleciona os registros desejados no grid.
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