Alterar pedido de compra

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O que é

Após realizar o pedido de compra, pode ser necessário alterá-lo.

Alterar um pedido de compra pode ser necessário por diversos motivos, como ajustes na quantidade de itens solicitados, correções de erros nas especificações dos produtos, mudanças nas condições de pagamento ou entrega, e atualizações de preços. Garantir que o pedido de compra reflita com precisão as necessidades e acordos atuais é fundamental para manter a eficiência operacional e evitar problemas no recebimento e no controle de estoque.

Nesta atividade, será apresentado o passo a passo para alterar o pedido de compra no ERP Autcom.

Caminho para acessar

Para alterar um pedido de compra, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Movimentação de Itens [1], opção Digitação de Pedido de Compra [2].

Caminho de acesso: Movimentação de Itens/Digitação de Pedido de Compra– frmMenuPedCom

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Movimentação de Itens/Digitação de Pedido de Compra – frmMenuPedCom

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Movimentação de Itens > Digitação de Pedido de Compra.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

É necessário ter realizado o pedido de compra. Há quatro opções de pedido de compra:

Digitar pedido de compra

Digitar pedido de compra com giro de estoque

Digitar pedido de compra multi-loja

Digitar pedido de compra (Multi-loja e giro de estoque)

Nesta documentação, será abordado o procedimento padrão. Se desejar ajustar as configurações para melhor atender às necessidades da sua empresa, acesse o grupo de configurações Entrada de Mercadorias e Pedido de Compra. Para suporte adicional, entre em contato com a Citel.

Como fazer

Para alterar o pedido de compra, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Movimentação de Itens [1], opção Digitação de Pedido de Compra [2].

Guia Visual 2. Digitação de Pedido de Compra

Na tela Pedido de Compras, veja os campos:

Guia Visual 3. Pedido de Compras
  • [1] Opções: Por padrão, a opção Pedido vem selecionada. Mantenha essa opção para gerar o pedido;
  • [2] Empresa: Observe que o sistema carrega automaticamente o código da empresa logada;
  • [3] Pedido para alterar: Permite informar o código de um pedido já emitido para realizar alterações ou impressão.

No campo Pedido para alterar, informe o número que deseja alterar [1] e pressione enter no teclado [2]. Na tela seguinte que será exibida, clique em ALTERAR [3].

Guia Visual 4. Pedido para alterar

Caso não saiba o número do pedido, pressione / [1] no teclado. A tela Consulta de Pedidos de Compra será exibida; informe um dos filtros disponíveis [2] e pressione enter no teclado [3]. Os registros, de acordo com o filtro informado, serão exibidos. Dê dois cliques no pedido desejado [4]. A tela do Pedido de Compras exibirá o número do pedido selecionado, pressione enter no teclado [5] e na tela seguinte que será exibida, clique em ALTERAR [6]. A tela Digitação de Pedido de Compra será exibida.

Guia Visual 5. Pesquisar pedido de compra

A tela Digitação de Pedido de Compra será exibida, com os produtos que compõe o pedido. Para facilitar o entendimento, a tela pode ser dividida em três agrupamentos:

Guia Visual 6. Agrupamentos Digitação de Pedido de Compra
  • [1] Informações da compra: Exibe informações importantes, como o fornecedor, a senha do comprador e a condição de pagamento;
  • [2] Área para editar/inserir produto no pedido de compra: Altere ou adicione produtos que farão parte do pedido de compra;
  • [3] Informações do produto: Exibe as informações do produto.

A seguir, será detalhado cada agrupamento.

Informações da compra

Guia Visual 7. Informações da compra

Exibe os seguintes campos:

  • Fornecedor;
  • Comprador;
  • Digitador;
  • Data Entrega;
  • Data Faturam;
  • Cnd. Pagto À Vista;
  • Cnd. Pgto;
  • Desconto Adicional;
  • Pagamento com Cartão de Crédito.

Área para editar/inserir produto no pedido de compra

Guia Visual 8. Área para editar/inserir produto no pedido de compra

Após visualizar as informações da compra, é possível editar ou inserir produtos que farão parte do pedido de compra.

Caso deseje inserir novos produtos, há duas maneiras de procurá-los: pelo código do item ou pelo código da fábrica. Selecione a opção desejada.

Guia Visual 9. Código do produto

No campo Produto, caso saiba o código, insira-o e pressione Enter no teclado. Os dados do produto serão exibidos.

Os campos Descrição, Unidade e Embalagem são preenchidos automaticamente com base no cadastro de produtos, mas Unidade e Embalagem podem ser editados conforme necessário.
Guia Visual 10. Produto

Caso não saiba o código, pressione / no teclado [1]. A tela de Consulta de Itens será exibida, informe um dos filtros disponíveis [2] e pressione Enter no teclado [3]. Os registros, de acordo com o filtro informado, serão exibidos. Dê dois cliques no produto desejado [4] e os dados serão exibidos.

Guia Visual 11. Pesquisa produto

Com o produto em tela, informe a quantidade que será comprada [1]. Caso deseje, também é possível alterar o valor unitário (Vr. Unitário) e informar percentual de desconto (%Des. 1). Após informar os campos desejados, pressione Enter no teclado [2] e os campos Vr. Unitário Líq. e Valor Total serão preenchidos automaticamente com base no valor unitário x quantidade do produto informado.

Guia Visual 12. Informar quantidade e valor
Para alterar a quantidade de um produto, clique duas vezes sobre o item e ajuste a quantidade desejada.

Se houver valores de IPI que incidem sobre o item, informe o campo % IPI e o campo Valor IPI será preenchido automaticamente com base na porcentagem aplicada sobre o preço do produto.

Para incluir o produto no pedido de compra, clique em CONFIRMA; e o produto será exibido na lista de produtos do pedido de compra em questão.

Guia Visual 13. Adicionar produto

Repita o processo conforme necessário para adicionar ou editar os produtos ao pedido de compra.

Caso deseje remover o produto do pedido de compra, selecione o item [1], clique em APAGA [2] e confirme a exclusão, clicando em SIM [3]. O produto foi excluído e não fará mais parte do pedido de compra.

Guia Visual 14. Excluir produto

Informações do produto

Guia Visual 15. Informações do produto

Na parte inferior da tela, você encontrará informações detalhadas sobre o produto, incluindo dados de giro mensal (se aplicável), níveis de estoque, saldos e outras informações relevantes da última compra. Para visualizar esses detalhes, basta clicar no produto desejado, e as informações serão exibidas instantaneamente.

Guia Visual 16. Informações do produto

Após incluir/alterar todos os produtos necessários, clique em CONFIRMA.

Guia Visual 17. Confirma

A tela de Opções, relacionada ao transporte, será exibida. Nessa tela são fornecidos os detalhes do transportador associado ao pedido de compra, informações da empresa destinatária das mercadorias e outros dados relevantes adicionais.

Guia Visual 18. Opções

Em Transportador, no campo Código, caso saiba o código, insira-o [1] e pressione Enter no teclado [2]. Os dados do transportador serão exibidos na tela. 

Guia Visual 19. Transportador

Caso não saiba o código, pressione / no teclado [1]. A tela de Consulta de Transportadores será exibida, informe um dos filtros disponíveis [2] e pressione Enter no teclado [3]. Os registros, de acordo com o filtro informado, serão exibidos. Dê dois cliques no transportador desejado [4] e os dados do fornecedor serão exibidos.

Guia visual 20. Pesquisar transportador

No campo Tipo de Frete [1], selecione uma das opções disponíveis:

  • Emitente (CIF);
  • Destinatário (FOB);
  • Terceiros;
  • Sem frete;
  • Transporte Próprio Remetente;
  • Transporte Próprio Destinatário.

Informe o Valor do Frete [2]. Caso deseje, é possível marcar as opções Incluir frete na base de cálculo de ST e Incluir frete na base de cálculo de IPI.

Caso possua, também é possível incluir Despesas Acessórias [3] e marcar a opção Incluir frete na base de cálculo de ST.

Guia Visual 21. Tipo e valor do Frete

Em Endereço de Entrega, são exibidas as informações da loja para qual o pedido de compra foi realizado.

Guia Visual 22. Endereço de Entrega

Em Dados Adicionais, informe o Centro de Custos (opcional) e o Plano de Contas.

Guia Visual 23. Dados Adicionais

Em Observações, é possível vincular um Pedido de Venda ao pedido de compra digitado e digitar algumas observações, caso for necessário.

Guia Visual 24. Observações

Por fim, em Contato no Fornecedor, selecione se deseja Enviar para Whatsapp ou Enviar Emaill automaticamente para o fornecedor do pedido.

Guia Visual 25. Contato no Fornecedor

Após os campos serem preenchidos conforme necessidade, clique em CONFIRMA para salvar o pedido de compra.

Guia Visual 26. Confirma

Após a conclusão bem-sucedida da gravação do seu pedido de compra, uma mensagem de confirmação será exibida, apresentando o número do pedido gerado. Isso permite que você o consulte ou faça alterações, se necessário. Clique em OK para finalizar o processo.

Guia Visual 27. Pedido de compra gerado com sucesso
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