Digitar pedido de compra multi-loja

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O que é

O pedido de compra é uma etapa essencial do processo de Suprimentos. O pedido de compra é um documento comercial, emitido por um comprador a um fornecedor. Nele, são detalhadas todas as características da negociação, incluindo produto, quantidade, prazos, preços, local de entrega, tributação, entre outros aspectos.

Para registrar um pedido de compra para múltiplas lojas, o ERP Autcom oferece a funcionalidade de multi-loja, permitindo a realização de pedidos de compra simultâneos para várias lojas, com separação por cada uma delas. Esta opção é especialmente útil para empresas com várias unidades, pois otimiza o tempo necessário para acessar e gerenciar os pedidos de cada loja, uma vez que, para realizar um pedido para outra loja, é necessário fazer o login no sistema com os dados da loja correspondente.

Nesta atividade, será exibido o passo a passo para realizar o pedido de compra multi-loja.

Caminho para acessar

Para realizar um pedido de compra, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Movimentação de Itens [1], opção Digitação de Pedido de Compra [2].

Caminho de acesso: Movimentação de Itens/Digitação de Pedido de Compra– frmMenuPedCom

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Movimentação de Itens/Digitação de Pedido de Compra – frmMenuPedCom

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Movimentação de Itens > Digitação de Pedido de Compra.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Nesta documentação, será abordado o procedimento padrão. Se desejar ajustar as configurações para melhor atender às necessidades da sua empresa, acesse o grupo de configurações Entrada de Mercadorias e Pedido de Compra. Para suporte adicional, entre em contato com a Citel.

Como fazer

Para realizar o pedido de compra, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Movimentação de Itens [1], opção Digitação de Pedido de Compra [2].

Guia Visual 2. Digitação de Pedido de Compra

Na tela Pedido de Compras, veja os campos:

Guia Visual 3. Pedido de Compras
  • [1] Opções: Por padrão, a opção Pedido vem selecionada. Mantenha essa opção para gerar o pedido;
O pedido é o documento definitivo que será faturado e convertido em nota fiscal para a entrada de mercadorias. Por outro lado, o orçamento é um documento utilizado para cotar preços junto ao fornecedor, permitindo estimar o valor do pedido de compra. Orçamentos não podem ser faturados; para isso, é necessário convertê-los em pedidos.
  • [2] Empresa: Observe que o sistema carrega automaticamente o código da empresa logada;
  • [3] Pedido para alterar: Permite informar o código de um pedido já emitido para realizar alterações ou impressão. Como o objetivo deste documento é gerar um novo pedido, deixe este campo em branco.

Certifique-se de que a tela está preenchida corretamente, conforme as informações acima, e pressione Enter no teclado. A tela de Opções do pedido será exibida. 

Guia Visual 4. Pedido de Compras

Na tela Opções, é possível definir como o pedido será realizado, considerando as seguintes opções:

Guia Visual 5. Opções
  • Utilizar Pedido Multi-loja: Esta opção é destinada a empresas que possuem mais de uma loja e desejam fazer um pedido único para várias lojas, atendendo às necessidades individuais de cada loja ou gerar um pedido para cada loja, a depender da opção escolhida na Finalização do Pedido;
  • Utilizar Giro: O giro de estoque é um cálculo realizado pelo sistema, que considera a quantidade de itens em estoque e o tempo que eles levaram para ser vendidos. Com base nisso, o sistema indica a quantidade ideal a ser comprada.

No campo Utilizar pedido Multi-lojas, selecione SIM [1], e no campo Utilizar giro, selecione NÃO [2]. Clique em CONFIRMA [3] e a tela Digitação de Pedido de Compra será exibida.

Guia Visual 6. Opções

Para facilitar o entendimento, a tela Digitação de Pedido de Compra pode ser dividida em três agrupamentos:

Guia Visual 7. Agrupamentos Digitação de Pedido de Compra
  • [1] Informações da compra: Insira informações importantes, como o fornecedor, a senha do comprador e a condição de pagamento;
  • [2] Área para inserir o(s) produto(s) no pedido de compra: Adicione os produtos que farão parte do pedido de compra;
  • [3] Empresas (Lojas): Exibe as lojas, para alterar/inserir a quantidade a ser comprada de cada produto.

A seguir, será detalhado cada agrupamento.

Informações da compra

Guia Visual 8. Informações da compra

Informe os seguintes campos:

  • Fornecedor: Caso saiba o código do fornecedor, insira-o e pressione Enter no teclado. O nome do fornecedor será exibido na tela;
Guia Visual 9. Fornecedor

Caso não saiba o código, pressione / no teclado [1]. A tela de Consulta de Fornecedores será exibida, informe um dos filtros disponíveis [2] e pressione Enter no teclado [3]. Os registros, de acordo com o filtro informado, serão exibidos. Dê dois cliques no forncedor desejado [4] e os dados (código e nome do fornecedor) serão exibidos.

Guia Visual 10. Pesquisar fornecedor

  • Comprador: Informe a senha do comprador, ou seja, do operador responsável por realizar o pedido de compra e pressione Enter no teclado. O nome do comprador será exibido na tela;
  • Data Entrega: Informe a data em que o pedido será entregue;
  • Data Faturam.: Informe a data em que o pedido será faturado;
  • Cnd. Pagto À Vista: Selecione essa opção se a condição de pagamento for à vista;
Caso a opção Cnd. Pagto À Vista seja selecionada, o campo Cnd. Pgto ficará indisponível.
  • Cnd. Pgto: Informe a condição de pagamento do pedido;
  • Desconto Adicional: Informe o desconto, caso haja;
  • Pagamento com Cartão de Crédito: Selecione essa opção se o pagamento for feito com cartão de crédito.

Área para inserir o(s) produto(s) no pedido de compra

Guia Visual 11. Área para inserir o(s) produto(s) no pedido de compra

Após fornecer as informações da compra, é necessário inserir os produtos que farão parte do pedido de compra.

Há duas maneiras de procurar os produtos: pelo código do item ou pelo código da fábrica. Selecione a opção desejada.

Guia Visual 12. Código do produto

No campo Produto, caso saiba o código, insira-o [1] e pressione Enter no teclado [2]. Os dados do produto serão exibidos.

Os campos DescriçãoUnidade e Embalagem são preenchidos automaticamente com base no cadastro de produtos, mas Unidade e Embalagem podem ser editados conforme necessário.
Guia Visual 13. Produto

Caso não saiba o código, pressione / no teclado [1]. A tela de Consulta de Itens será exibida, informe um dos filtros disponíveis [2] e pressione Enter no teclado [3]. Os registros, de acordo com o filtro informado, serão exibidos. Dê dois cliques no produto desejado [4] e os dados serão exibidos.

Guia Visual 14. Pesquisa produto

Vá até o campo Quantidade e pressione Enter no teclado [1]. A tela para realizar a digitação de quantidades por loja será exibida. Na coluna Qtd. Comprar, informe a quantidade desejada para cada loja [2] e clique em CONFIRMA [3].

Guia Visual 15. Quantidade a comprar por loja

Observe que o campo Quantidade será atualizado com as quantidades informadas na tela anterior. Caso deseje, é possível alterar o valor unitário (Vr. Unitário) [1] e informar percentual de desconto (%Des.) [2]. Após informar os campos desejados, pressione Enter no teclado [3] e os campos Vr. Unitário Líq. e Valor Total serão preenchidos automaticamente com base no valor unitário x quantidade do produto informado.

Guia Visual 16. Informar quantidade e valor

Se houver valores de IPI que incidem sobre o item, informe o campo % IPI e o campo Valor IPI será preenchido automaticamente com base na porcentagem aplicada sobre o preço do produto.

Para incluir o produto no pedido de compra, clique em CONFIRMA; e o produto será exibido na lista de produtos do pedido de compra em questão.

Guia Visual 17. Adicionar produto

Caso deseje remover o produto do pedido de compra, selecione o item [1], clique em APAGA [2] e confirme a exclusão, clicando em SIM [3]. O produto foi excluído e não fará mais parte do pedido de compra.

Guia Visual 18. Excluir produto

Empresas (Lojas)

Aqui você pode ajustar a quantidade de compra por loja, conforme necessário.

Guia Visual 19. Empresas (Lojas)

Para modificar a quantidade de compra em uma loja específica, localize a coluna Qtd. Comprar e, na linha correspondente à loja desejada, insira a nova quantidade [1]. Em seguida, pressione Enter no teclado [2]. A quantidade total será automaticamente atualizada conforme a nova quantidade informada.

Guia Visual 20. Alterar quantidade a comprar

Após adicionar os produtos ao pedido de compra e realizar ajustes necessários, clique em CONFIRMA.

Guia Visual 21. Confirma

A tela de Opções, relacionada ao transporte, será exibida. Nessa tela são fornecidos os detalhes do transportador associado ao pedido de compra, informações da empresa destinatária das mercadorias e outros dados relevantes adicionais.

Guia Visual 22. Opções transporte

Em Transportador, no campo Código, caso saiba o código, insira-o [1] e pressione Enter no teclado [2]. Os dados do transportador serão exibidos na tela.

Guia Visual 23. Transportador

Caso não saiba o código, pressione / no teclado [1]. A tela de Consulta de Transportadores será exibida, informe um dos filtros disponíveis [2] e pressione Enter no teclado [3]. Os registros, de acordo com o filtro informado, serão exibidos. Dê dois cliques no transportador desejado [4] e os dados do fornecedor serão exibidos.

Guia visual 24. Pesquisar transportador

No campo Tipo de Frete [1], selecione uma das opções disponíveis:

  • Emitente (CIF);
  • Destinatário (FOB);
  • Terceiros;
  • Sem frete;
  • Transporte Próprio Remetente;
  • Transporte Próprio Destinatário.

Informe o Valor do Frete [2]. Caso deseje, é possível marcar as opções Incluir frete na base de cálculo de ST e Incluir frete na base de cálculo de IPI.

Caso possua, também é possível incluir Despesas Acessórias [3] e marcar a opção Incluir frete na base de cálculo de ST.

Guia Visual 25. Tipo e valor do Frete

Em Endereço de Entrega, são exibidas as informações da loja para qual o pedido de compra foi realizado.

Guia Visual 26. Endereço de Entrega

Em Dados Adicionais, informe o Centro de Custos (opcional) e o Plano de Contas.

Guia Visual 27. Dados Adicionais

Em Observações, é possível vincular um Pedido de Venda ao pedido de compra digitado e digitar algumas observações, caso for necessário.

Guia Visual 28. Observações

Em Contato no Fornecedor, selecione se deseja Enviar para Whatsapp ou Enviar Emaill automaticamente para o fornecedor do pedido.

Guia Visual 29. Contato no Fornecedor

Por fim, em Finalização do Pedido, selecione a opção de gravação: escolha entre Manter o pedido como Multi-loja ou Desmembrar o e pedido gerando um pedido para cada loja. Caso selecione a segunda opção, a opção Endereço de entrega para o(s) pedido(s) gerado(s) será habilitada, para escolher entre Digitado acima ou Gravar o endereço de loja para a qual o pedido será gravado.

Guia Visual 30. Finalização do Pedido

Após os campos serem preenchidos conforme a necessidade, clique em CONFIRMA para salvar o pedido de compra.

Guia Visual 31. Confirma

Após a conclusão bem-sucedida da gravação do seu pedido de compra, uma mensagem de confirmação será exibida, apresentando os números do pedidos gerados. Isso permite que você os consulte ou faça alterações, se necessário. Clique em OK para finalizar o processo.

Guia Visual 32. Pedido de compra gravado com sucesso
Após inserir o pedido de compra, o próximo passo é importar a nota fiscal do fornecedor. Isso pode ser feito manualmente ou através do arquivo XML. No entanto, se a CFG_LIBPCM estiver ativada na empresa, é necessário liberar o pedido de compra antes de importar a nota fiscal do fornecedor.

Com a finalização da digitação o pedido de compra, é possível realizar diversos procedimentos. Veja a seguir as opções disponíveis:

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