O que é
Através do aplicativo Entregas, o motorista tem acesso às entregas que precisam ser realizadas. Se não for possível realizar a entrega devido à ausência do cliente ou por qualquer outro motivo, é possível registrar essa informação no aplicativo, adicionar observações e/ou ocorrências, e realizar uma nova tentativa de entrega.
Nesta documentação, será exibido o passo a passo de como o motorista realiza entregas utilizando o aplicativo Entregas e informa que o pedido não foi entregue.
Caminho para acessar
Para realizar a entrega, abra o aplicativo. Se for o primeiro acesso, insira o Usuário [1], a Senha [2], a Empresa [3] e toque em ENTRAR [4]. A tela inicial do aplicativo será exibida, apresentando as entregas que precisam ser realizadas.
Precisar Configurar
O aplicativo deve ter sido instalado no celular. Para mais detalhes, clique aqui e consulte a documentação.
Para utilizar o aplicativo, é necessário manter o GPS sempre ativado e permitir o uso da localização o tempo todo.
É necessário ter realizadas as configurações. Para mais detalhes, clique aqui e consulte a documentação.
Ter realizado o cadastro do motorista. Para mais detalhes, clique aqui e consulte a documentação.
Ter gerado a rota de entrega e liberado o romaneio. Clique aqui e consulte a documentação sobre a geração da rota e aqui para consultar a documentação da liberação do romaneio.
Como Fazer
Para realizar a entrega, abra o aplicativo. Se for o primeiro acesso, insira o Usuário [1], a Senha [2], a Empresa [3] e toque em ENTRAR [4]. A tela inicial do aplicativo será exibida, apresentando as entregas que precisam ser realizadas.
As entregas que precisam ser realizadas são representadas por cards. Cada card de entrega incluirá as seguintes informações:
- [1] Endereço de Entrega: O local onde a entrega será realizada.
- [2] Cliente(s): Os detalhes do(s) cliente(s) que receberão a entrega.
- [3] Documento(s): Exibe o número do romaneio, informações do documento, nome do vendedor, data da compra e quantidade de itens.
- [4] Produto(s): Descrição dos produtos a serem entregues.
Para acessar os detalhes do(s) Cliente(s), Documento(s) e Produto(s), toque no ícone [1] para visualizar as informações completas. Para fechar, toque no ícone [2].
Ao sair para realizar as entregas, toque em [1], para dar início ao processo de entrega.
Ao tocar no ícone [1], será apresentado o mapa, que exibirá o trajeto da entrega em tempo real.
Ao chegar no destino da entrega, toque em [1].
Caso não tenha sido possível realizar a entrega, toque em [1].
A tela para selecionar a ocorrência, cadastrada previamente, será exibida.
Aqui há várias maneiras de continuar, pois diversas situações podem acontecer durante o processo de entrega. Abaixo, serão descritas as situações comuns que podem ocorrer durante o processo de entrega e como o motorista pode lidar com cada uma delas utilizando o aplicativo Entregas:
- Informar ocorrência e finalizar como não entregue: Se ocorrer uma situação em que não seja possível realizar a entrega, o motorista pode informar a ocorrência relevante no aplicativo e finalizar o pedido como não entregue. Isso pode ocorrer, por exemplo, se o cliente não estiver disponível no momento da entrega ou se houver problemas de acesso ao local. Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:
Depois de tocar em , a tela Ocorrências será exibida.
Toque na ocorrência desejada [1] e toque em NÃO [2], para não inserir uma observação adicional.
Na tela seguinte, toque em FINALIZAR COMO NÃO ENTREGUE [3].
Será exibida a tela Finalizando Romaneio, onde será mostrada a porcentagem de conclusão. O documento será baixado e retornará para a tela inicial do aplicativo para iniciar a entrega do próximo documento. Se for o último documento do romaneio, nenhuma informação adicional será apresentada na tela inicial do aplicativo.
- Informar ocorrência, adicionar observação e finalizar como não entregue: Caso seja necessário fornecer informações adicionais sobre a ocorrência, como detalhes específicos ou instruções para uma possível nova tentativa de entrega, o motorista pode adicionar uma observação ao registrar a ocorrência. Em seguida, ele pode finalizar o pedido como não entregue.Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:
Depois de tocar em , a tela Ocorrências será exibida.
Toque na ocorrência desejada [1] e toque em SIM [2] para inserir uma observação adicional.
Na tela seguinte, toque em FINALIZAR COMO NÃO ENTREGUE [3]. Forneça a observação [4], toque em CONFIRMAR [5] e a ocorrência será registrada.
Toque novamente em FINALIZAR COMO NÃO ENTREGUE [6].
Será exibida a tela Finalizando Romaneio, onde será mostrada a porcentagem de conclusão. O documento será baixado e retornará para a tela inicial do aplicativo para iniciar a entrega do próximo documento. Se for o último documento do romaneio, nenhuma informação adicional será apresentada na tela inicial do aplicativo.
- Informar ocorrência e realizar uma nova tentativa de entrega: Se a situação permitir uma nova tentativa de entrega, o motorista pode registrar a ocorrência no aplicativo e optar por realizar uma nova tentativa de entrega. Isso pode ser feito, por exemplo, se o cliente não estiver disponível inicialmente, mas estiver disponível em um horário posterior. Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:
Depois de tocar em , a tela Ocorrências será exibida.
Toque na ocorrência desejada [1] e toque em NÃO [2], para não inserir uma observação adicional.
Na tela seguinte, toque em TENTAR NOVAMENTE [3] e, assim, a entrega volta a ficar disponível na tela inicial do aplicativo para uma nova tentativa.
- Informar ocorrência, adicionar observação e realizar uma nova tentativa de entrega: Se além de registrar a ocorrência, for necessário fornecer detalhes adicionais ou instruções específicas para uma nova tentativa de entrega, o motorista pode adicionar uma observação. Em seguida, ele pode realizar uma nova tentativa de entrega. Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:
Depois de tocar em , a tela Ocorrências será exibida.
Toque na ocorrência desejada [1] e toque em SIM [2] para inserir uma observação adicional.
Forneça a observação [3], toque em CONFIRMAR [4] e a ocorrência será registrada.
Toque em TENTAR NOVAMENTE [5] e, assim, a entrega volta a ficar disponível na tela inicial do aplicativo para uma nova tentativa.