O que é
A conciliação de cartões é o processo cujo objetivo é verificar se os valores das vendas, taxas e estornos de cartões registrados no sistema correspondem aos registros das instituições financeiras. Ela pode ocorrer de forma automática ou manual.
Para a conciliação automática, primeiramente devemos realizar a importação dos arquivos de extrato eletrônico.
Extrato eletrônico, conhecido também pela sua sigla EDI (Eletronic Data Interchange), é um arquivo diário disponibilizado pela adquirente e que contem informações das vendas realizadas com cartão e do pagamento desses cartões para as empresas.
Através da leitura das informações contidas nesses extratos, o ERP Autcom realiza automaticamente a conciliação de cartões, oferecendo à empresa mais agilidade, eficiência operacional e segurança no processamento das informações.
Os extratos eletrônicos podem ser disponibilizados pelas adquirentes de duas formas: via download de arquivos e via API.
Atualmente a maneira mais eficiente para realizar a conciliação de cartões PagSeguro é utilizando a importação via API, onde todos os arquivos necessários são importados automaticamente, eliminando a necessidade de fazer download dos arquivos e de se preocupar com o relacionamento entre eles.
Nessa atividade vamos descrever como realizar a importação dos arquivos da adquirente PagSeguro via API.
Caminho para acessar
Para realizar a importação dos arquivos para conciliação PagSeguro via API, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Importação [3] e, por fim, Importação PagSeguro API [4]:
Caminho de acesso: Financeiro/Controle de Cartões/Importação/Importação PagSeguro API
Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:
Caminho de acesso: Principal/Financeiro/Controle de Cartões/Importação/Importação PagSeguro API
Precisa configurar
Para realizar a importação dos arquivos para conciliação PagSeguro via API, a empresa deverá ter realizado junto à Citel o processo de cadastramento e liberação PagSeguro API. Consulte o Anexo 1 para saber mais sobre esse assunto.
Direito de Acesso
Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom para o operador responsável:
- Principal > Controle Financeiro > Controle de Cartões > Importação > Importação PagSeguro API
Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).
Configurações
Para execução dessa atividade as configurações abaixo devem ser realizadas pela Citel:
Código | Descrição | Opção |
CFG_PAGEST | PAGSEGURO – Código do Estabelecimento | Deve ser informado o código do estabelecimento que a PagSeguro atribuiu ao CNPJ da empresa. |
CFG_PAGLNK | PAGSEGURO – Código do Estabelecimento para LINK | Essa configuração deve ser preenchida quando o mesmo CNPJ possuir mais de um ponto de venda (códigos de estabelecimento). Devem ser indicados todos os códigos de estabelecimento atribuídos para o CNPJ. |
CFG_PAGTKN* | PAGSEGURO API – Token de Acesso | Deve ser indicado o Token disponibilizado pela PagSeguro para a Citel. |
Como fazer
Para realizar a importação dos arquivos para conciliação PagSeguro via API, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Importação [3] e, por fim, Importação PagSeguro API [4]:
Na tela de importação, é necessário indicar o período para realizar a importação. Informe a Data Inicial [1] e a Data final [2] clique no botão IMPORTAR [3]:
Nesse momento o sistema fará a importação da movimentação realizada no período indicado para todos os estabelecimentos que foram configurados, informando para o operador sobre o andamento da importação, conforme ilustrado abaixo:
Aguarde a mensagem Dados importados com sucesso e finalize a importação clicando em OK:
Anexo 1 – Cadastramento e liberação PagSeguro API
Para realizar a importação dos extratos eletrônicos da PagSeguro via API, a empresa deverá ter realizado junto à Citel o processo de cadastramento e liberação PagSeguro API.
A empresa deve enviar um e-mail para a Citel contendo os seguintes dados:
Assunto: Cadastramento e liberação PagSeguro API – Conciliação de cartões
Razão Social:
Nome Fantasia:
CNPJ:
IE:
E-mail:
PagSeguro código do estabelecimento:
Com esses dados em mãos, a Citel fará o cadastro da empresa na PagSeguro API.
A Citel informará ao responsável que processo para importação dos extratos eletrônicos da PAgSeguro está liberado para a empresa.