ERP Autcom

  1. O que você vai encontrar aqui
  2. Cadastros
    1. Cadastros básicos
      1. Faturamento
        1. Cadastrar Cliente consumidor
        2. Cadastrar Condição de pagamento
        3. Cadastrar Profissional
      2. Financeiro
        1. Cadastrar Banco
        2. Cadastrar Bandeira de cartão
        3. Cadastrar Cartão
        4. Cadastrar Centro de Custos
        5. Cadastrar Plano de Contas
        6. Cadastrar Portador
        7. Fazer manutenção no cadastro da bandeira de cartão
        8. Fazer manutenção no cadastro de centro de custos
        9. Fazer manutenção no cadastro do banco
        10. Fazer manutenção no cadastro do cartão
        11. Fazer manutenção no cadastro do plano de contas
        12. Fazer manutenção no cadastro do portador
      3. Gerais
        1. Cadastrar Cidade
        2. Cadastrar Empresa
        3. Cadastrar Feriados municipais
        4. Cadastrar Operador
        5. Fazer manutenção no cadastro de empresa
    2. Segurança
      1. Direitos de acesso
        1. Liberar Direito de Acesso (AUTCOM)
        2. Liberar Direito de Acesso (AUTCOM) - Herança Operador
        3. Liberar travas no ERP Autcom
  3. Faturamento
    1. Benefícios e Promoções
      1. Cashback
        1. Cadastrar regra para gerar cashback
        2. Fazer manutenção no cadastro da regra para gerar cashback
      2. Cupom de desconto
        1. Cadastrar regra para gerar cupom de desconto
        2. Fazer manutenção no cadastro da regra para gerar cupom de desconto
        3. Gerar relatório de cupom de desconto
      3. Cupom promocional
        1. Cadastrar promoção (sorteio)
        2. Consultar status do cupom promocional
        3. Fazer manutenção no cadastro de promoção (sorteio)
        4. Gerar relatório de cupom promocional
        5. Registrar cupons sorteados
    2. Vendas
      1. Pedido
  4. Financeiro
    1. Contas a pagar
      1. Auditoria de boletos a pagar
        1. Acompanhamento
          1. Gerar relatório de duplicatas DDA
        2. Operação
          1. Atualizar código de barras/linha digitável de contas a pagar - DDA
          2. Cadastrar/vincular duplicatas não identificadas - DDA
          3. Importar arquivo de DDA
      2. Duplicatas de contas a pagar
        1. Operação
          1. Agrupar duplicatas de contas a pagar
          2. Desfazer agrupamento de duplicatas de contas a pagar
          3. Estornar contas a pagar
          4. Fazer baixa manual de contas a pagar
          5. Fazer manutenção coletiva das duplicatas de geração automática
          6. Fazer manutenção individual de contas a pagar
          7. Lançar contas a pagar individual
          8. Realizar geração automática de contas a pagar
          9. Realizar alteração em massa de contas a pagar 
      3. Pagamento de Fornecedor
        1. Acompanhamento
          1. Gerar relatório de arquivo de retorno de contas a pagar
          2. Gerar relatório de duplicatas para remessa de contas a pagar
          3. Gerar relatório de duplicatas para remessa de contas a pagar - BB Online
          4. Gerar relatório de pagamentos importados - BB Online
        2. Cadastro
          1. Ajustar o cadastro do fornecedor para processamento de duplicatas de contas a pagar
        3. Operação
          1. Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar
          2. Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar - BB Online
          3. Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar enviadas para o banco
          4. Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar enviada para o banco - BB Online
          5. Enviar remessa de contas a pagar para o banco - BB Online
          6. Exportar arquivo de remessa de contas a pagar
          7. Gerar remessa de duplicatas de contas a pagar
          8. Gerar remessa de duplicatas de contas a pagar - BB Online
          9. Importar arquivo de retorno de contas a pagar
          10. Importar pagamentos - BB Online
          11. Realizar baixa/atualização automática de duplicatas de contas a pagar
          12. Realizar baixa/atualização automática de duplicatas de contas a pagar - BB Online
    2. Contas a receber
      1. Boletos
        1. Acompanhamento
          1. Gerar relatório de arquivo retorno
          2. Gerar relatórios de boletos - Banco Online
          3. Gerar relatório de duplicatas para remessa
        2. Configuração
          1. Alterar configurações da carteira
          2. Configurar boleto para abrir com senha
          3. Configurar carteira - Banco do Brasil [400p7d]
          4. Configurar carteira - Banco do Brasil [Online]
          5. Configurar carteira - Bradesco [400p]
          6. Configurar carteira - BTG Pactual [240p]
          7. Configurar carteira - Caixa Econômica Federal [240p]
          8. Configurar carteira - Cecred [240p]
          9. Configurar carteira - Cresol [240p]
          10. Configurar carteira - Inter [Online]
          11. Configurar carteira - Itaú [400p]
          12. Configurar carteira - Itaú [Online]
          13. Configurar carteira - Safra [400p]
          14. Configurar carteira - Santander [400p]
          15. Configurar carteira - Sicoob [240p]
          16. Configurar carteira - Sicredi [400p]
          17. Configurar carteira - Sicredi [Online]
          18. Configurar gatilho para envio de boletos via E-mail
          19. Configurar gatilho para envio de boletos via Whatsapp
          20. Configurar ocorrências do arquivo retorno
          21. Configurar percentual de juros para remessa
          22. Gerar boleto teste
          23. Gerar remessa teste
        3. Operação
          1. Alterar boletos - Banco Online
          2. Cancelar boletos - Banco Online
          3. Cancelar duplicatas enviadas para o banco
          4. Cancelar duplicatas para remessa
          5. Consultar boletos gerados
          6. Exportar arquivo remessa
          7. Gerar boleto
          8. Gerar duplicata
          9. Importar arquivo de retorno
          10. Importar boletos - Banco Online
          11. Realizar atualização/baixa automática de duplicatas
      2. Cartões
        1. Cadastro
          1. Ajustar o cadastro do cartão para conciliação
        2. Operação
          1. Fazer conciliação automática de cartões - Cielo
          2. Fazer conciliação automática de cartões - Koncili
          3. Fazer conciliação automática de cartões - Mercado Livre
          4. Fazer conciliação automática de cartões - PagSeguro (API)
          5. Fazer conciliação automática de cartões - Redecard
          6. Fazer conciliação automática de cartões - Redecard (API)
          7. Fazer conciliação automática de cartões - Stone
          8. Fazer conciliação manual de cartões
          9. Fazer estorno de cartões conciliados
          10. Fazer manutenção do cadastro do cartão recebido
          11. Importar arquivos para conciliação de cartões - Cielo
          12. Importar arquivos para conciliação de cartões - Koncili
          13. Importar arquivos para conciliação de cartões - Mercado Livre
          14. Importar arquivos para conciliação de cartões - PagSeguro (API)
          15. Importar arquivos para conciliação de cartões - Redecard (API)
          16. Importar arquivos para conciliação de cartões - Redecard
          17. Importar arquivos para conciliação de cartões - Stone
          18. Lançar dados do cartão POS
          19. Realizar antecipação de recebíveis - Redecard (API)
      3. Pix Citel
        1. Acompanhamento
          1. Consultar Histórico de Pix gerado (Devolvidos, Expirados, Removidos)
          2. Consultar relação de Pix gerados
          3. Enviar QR Code Pix por Whatsapp
          4. Reenviar e-mail com com dados do Pix
        2. Cadastros
          1. Ajustar o cadastro do cliente para recebimento dos dados de pagamento Pix
          2. Ajustar o cadastro do operador para envio dos dados de pagamento Pix
          3. Cadastrar Condição de Pagamento Pix
          4. Notificar o operador que o Pix gerado no pedido foi pago
          5. Notificar o operador sobre o vencimento do certificado do PIX
        3. Configuração
          1. Cadastrar aplicação no Portal Developers BB - Pix - Banco do Brasil
          2. Cadastrar usuário no Portal Developers BB - Pix - Banco do Brasil
          3. Configurar o ERP Autcom para uso do Pix Citel - Portal de Conexões
          4. Consultar orientações para jornada de ativação e configuração - Pix Citel
          5. Enviar os certificados Pix no Portal Developers BB - Pix - Banco do Brasil
          6. Gerar certificados Pix - Banco Bradesco
          7. Gerar certificados Pix - Banco do Brasil
          8. Gerar certificados Pix - Banco Santander
          9. Gerar certificados Pix - Banco Sicoob
          10. Gerar certificados Pix - Banco Sicredi
          11. Validar dados de autorização para uso do Pix Citel
        4. Operação
          1. Cancelar o Pix gerado
          2. Fazer estorno de recebimento com Pix
          3. Fazer recebimento com PIX - Baixa de contas a receber
          4. Fazer recebimento com Pix - No caixa [F11] Conf. Orç.
          5. Fazer recebimento com Pix - No caixa [F2] Recebimentos
          6. Gerar crédito para cliente com pagamento Pix à distância
          7. Gerar pedido para pagamento com Pix
          8. Receber Pix gerado na Relação de Documentos com Pix Gerados
  5. Suprimentos
    1. Compras
      1. Pedido de Compra
        1. Alterar pedido de compra
        2. Baixar pedidos que não serão entregues
        3. Cancelar baixa de pedidos não entregues
        4. Cancelar pré-nota de entrada
        5. Consultar pedido de compras
        6. Digitar pedido de compra
        7. Digitar pedido de compra com giro de estoque
        8. Digitar pedido de compra multi-loja
        9. Digitar pedido de compra (Multi-loja e giro de estoque)
        10. Enviar pedido de compra por e-mail
        11. Exportar pedido para layouts pré-definidos de fornecedores
        12. Gerar cálculo do nível de criticidade do estoque
        13. Gerar cálculo do nível de giro do estoque
        14. Gerar PDF do pedido de compra
        15. Gerar planilha do pedido de compra
        16. Gerar pré-nota de entrada
        17. Importar Nota Fiscal do fornecedor através da digitação manual
        18. Importar Nota Fiscal do fornecedor através do arquivo XML
        19. Informar nova data de entrega do pedido
        20. Informar nova data de faturamento
        21. Liberar pedido de compra
        22. Visualizar itens pendentes
    2. Estoque
      1. Abastecimento
        1. Gerar pedido para transferência de estoque de produtos com saldo abaixo do mínimo
        2. Gerar pedido para transferência de estoque de produtos com saldo acima do máximo
        3. Realizar transferência de saldo de estoque em excesso (Spool de transferência)
      2. Armazenagem
        1. Em construção - Digitar conhecimento de frete após a entrada de mercadorias
        2. Realizar endereçamento do produto (controle por armazém)
        3. Realizar endereçamento do produto com lote
        4. Realizar entrada de mercadorias
      3. Recebimento
        1. Cancelar conferência de entrada de mercadorias
        2. Realizar conferência de entrada de mercadorias
        3. Realizar conferência de entrada de mercadorias (Pré-nota)
    3. Logística
      1. Devoluções
        1. Realizar devolução de mercadoria

Cadastrar Profissional #

O que é

Esta atividade descreve como cadastrar profissionais no ERP Autcom, um processo também conhecido como “Cadastro de Diversos.” Nesse contexto, o profissional é uma pessoa que, ao indicar clientes para a empresa, recebe comissão sobre as vendas realizadas a esses clientes, como por exemplo, pintores, arquitetos e construtores. Além de permitir o gerenciamento de comissões, o cadastro também possibilita configurar descontos em vendas feitas diretamente ao profissional.

Este documento foca nas instruções de cadastro. As configurações de comissões e descontos serão abordadas em orientações específicas.

Caminho para acessar

Para cadastrar um profissional, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], opção Diversos [2]:

Caminho de acesso: Cadastros/Diversos- frmCadDiversos

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Manutenção de Cadastros/Diversos- frmCadDiversos

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Manutenção de Cadastros > Diversos

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade as configurações abaixo devem ser definidas conforme a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_CPRODV Obrigar preencher o campo “Cód. do Profissional no Cad. Cliente”? O padrão dessa configuração é Não.

Ao selecionar Sim, o sistema exigirá que o operador preencha o campo Cód. do Profissional no Cad. Cliente ao cadastrar um profissional.

CFG_DTNSDV Obrigar preencher o campo “Data de Nascimento”? O padrão dessa configuração é Não.

Ao selecionar Sim, o sistema exigirá que o operador preencha o campo Data de Nascimento ao cadastrar um profissional.

CFG_PVMFVP Permitir vincular o mesmo Fornecedor para vários Profissionais? O padrão dessa configuração é Não.

Ao selecionar Sim, o sistema permitirá vincular o mesmo fornecedor para mais de um profissional.

CFG_EMPDIV Utilizar empresa identificadora no cadastro de diversos? O padrão dessa configuração é Não.

Ao selecionar Sim, o sistema exibirá uma lista no cadastro de diversos para associar o profissional a diferentes empresas. Esse vínculo é útil quando o pagamento de comissão ao profissional varia entre as lojas.

Como fazer

Para cadastrar um profissional, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], opção Diversos [2]:

Guia Visual 2. Cadastro de diversos

Na tela Cadastro de Diversos, clique no botão INCLUIR para habilitar os campos para edição:

Guia Visual 3. Incluir profissional
Os campos apresentados nesta atividade fazem parte do cadastro padrão de profissional. No entanto, dependendo das configurações do sistema, algumas campos descritos podem não estar disponíveis, enquanto outros, não mencionados aqui, podem aparecer. Caso isso ocorra, entre em contato com a Citel para obter as orientações necessárias.
Organizamos a descrição dos campos por categoria de informações, e não necessariamente na mesma ordem em que aparecem na tela. Assim, você encontrará os campos agrupados conforme o tipo de dado, facilitando a compreensão e o preenchimento de cada seção.

Os campos são preenchidos como segue, iniciando com as informações gerais do cadastro:

Guia Visual 4. Cadastro de profissional – Informações gerais
  • Código: criado automaticamente pelo sistema, após salvar o cadastro.
  • Situação: para que o profissional esteja liberado para uso no sistema, digite S (Sim) . Caso seja necessário inativar o profissional, digite N (Não).
  • Data de cadastro: preenchido automaticamente pelo sistema com a data do dia do cadastro.
  • Últ. alteração: campo reservado para gravação automática da data em que foi realizada a última alteração no cadastro.
  • Nome: informe o nome completo do profissional.
  • Razão Social: informe a Razão Social do profissional, caso exista.
  • Data de nascimento: informe a data de nascimento do profissional.

Seguindo, temos os de endereço do profissional:

Para agilizar, você pode preencher o CEP e deixar que o sistema complete automaticamente os outros campos.
Guia Visual 5. Cadastro de profissional – Endereço
  • Endereço: informe o endereço do profissional, incluindo o número e o complemento, se houver.
  • Bairro: informe o bairro do endereço do profissional.
  • Cidade: digite o código da Cidade ou pressione / para pesquisar e selecionar a Cidade desejada. Se a cidade não estiver cadastrada, consulte aqui como realizar o cadastro.
  • Estado: preenchido automaticamente pelo sistema ao informar a cidade.
  • CEP: digite o código do CEP do endereço ou pressione / para pesquisar e selecionar o CEP desejado.

Agora, vamos avançar para os campos de documentos, função e atividade do profissional.

Guia Visual 6. Cadastro de profissional – Documentos, função e atividade
  • 1-CNPJ/2-CPF: digite 1 se e o documento é um número de CNPJ ou digite 2 se for CPF. Depois, informe o número do documento.
  • RG: informe o número da identidade do profissional, se necessário.
  • Nro. Crea: informe o número do CREA do profissional, se necessário.
  • Descrição da função: informe a função do profissional (pintor, arquiteto, construtora, autônomo e etc).
  • Atividade: digite o código do atividade do profissional ou pressione / para pesquisar e selecionar a atividade desejada.
Se a atividade desejado não estiver listado, você pode cadastrá-lo rapidamente pressionando a tecla INSERT no teclado, o que abrirá o formulário de Cadastro de Atividades. Alternativamente, é possível realizar o cadastro diretamente em Cadastros > Atividades. Em caso de dúvidas nessa atividade, entre em contato com a Citel.
  • Nro. PIS: informe o número do PIS do profissional, se necessário.
  • Insc. Estad: informe o número da inscrição estadual do profissional, se houver.

Os próximos campos se referem aos canais de comunicação (contatos) do profissional:

Guia Visual 7. Cadastro de profissional – Contatos
  • Telefone 01 e Telefone 02: há dois campos disponíveis para inserir números de telefone. Certifique-se de incluir o código DDD junto com o número.
  • Celular: informe o número do celular do profissional.
  • Home Page: informe o endereço da pagina de internet do profissional.
  • E-mail: informe o e-mail do profissional.

Para finalizar o cadastro, você pode vincular o profissional aos cadastros de cliente e fornecedor, caso ele também esteja registrado nesses módulos. Há ainda um campo para observações importantes e uma seção para registrar informações sobre o cartão profissional:

Guia Visual 8. Cadastro de profissional – Vincular o profissional
  • Cód. do Profissional no Cad. Cliente: se o profissional também está cadastrado como cliente, você pode vincular os dois registros informando o código do cliente aqui. Digite o código diretamente ou pressione / para pesquisar e selecionar o cliente desejado. Esse vínculo pode ser útil em outras rotinas do sistema, como gerar contas a receber para o profissional, a comissão do profissional, brindes, dentre outras.
Se o profissional não estiver cadastrado como cliente ainda e você desejar fazer isso, você pode cadastrá-lo rapidamente pressionando a tecla INSERT no teclado, o que abrirá o formulário de Cadastro de Clientes. Alternativamente, é possível realizar o cadastro diretamente em Cadastros > Clientes. Em caso de dúvidas nessa atividade, entre em contato com a Citel.
  • Observações: utilize este campo para registrar qualquer informação adicional que considere importante sobre o profissional, como especialidades, recomendações, histórico de indicações ou preferências.
  • Fornecedor: se o profissional também está cadastrado como fornecedor, você pode vincular os dois registros informando o código do fornecedor aqui. Digite o código diretamente ou pressione / para pesquisar e selecionar o fornecedor desejado. Esse vínculo torna possível a geração de um contas a pagar para o profissional, l, quando houver necessidade.
Se o profissional não estiver cadastrado como fornecedor ainda e você desejar fazer isso, você pode cadastrá-lo rapidamente pressionando a tecla INSERT no teclado, o que abrirá o formulário de Cadastro de Fornecedores. Alternativamente, é possível realizar o cadastro diretamente em Cadastros > Fornecedores. Em caso de dúvidas nessa atividade, entre em contato com a Citel.
  • Cartão profissional: esse campo é informativo e, originalmente foi criado para identificar o profissional que possuía um cartão fidelidade com a empresa. Esse campo pode servir como filtro no Relatório de Diversos e no Relatório de Comissão de Profissionais.

Após preencher os campos necessários, clique no botão GRAVAR para salvar o cadastro. O sistema realizará as validações necessárias e, se houver alguma inconsistência, exibirá mensagens com instruções na tela. Nesse caso, ajuste as informações conforme indicado e clique em GRAVAR novamente para concluir o processo:

Guia Visual 9. Gravar cadastro

Uma vez concluído esse processo, o cadastro do profissional será salvo e estará disponível para ser utilizado.

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 10. Pesquisar um campo com o comando /
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.
Sim Não
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