ERP Autcom

  1. O que você vai encontrar aqui
  2. Cadastros
    1. Cadastros básicos
      1. Faturamento
        1. Cadastrar Cliente consumidor
        2. Cadastrar Condição de pagamento
        3. Cadastrar Profissional
      2. Financeiro
        1. Cadastrar Banco
        2. Cadastrar Bandeira de cartão
        3. Cadastrar Cartão
        4. Cadastrar Centro de Custos
        5. Cadastrar Plano de Contas
        6. Cadastrar Portador
        7. Fazer manutenção no cadastro da bandeira de cartão
        8. Fazer manutenção no cadastro de centro de custos
        9. Fazer manutenção no cadastro do banco
        10. Fazer manutenção no cadastro do cartão
        11. Fazer manutenção no cadastro do plano de contas
        12. Fazer manutenção no cadastro do portador
      3. Gerais
        1. Cadastrar Cidade
        2. Cadastrar Empresa
        3. Cadastrar Feriados municipais
        4. Cadastrar Operador
        5. Fazer manutenção no cadastro de empresa
    2. Segurança
      1. Direitos de acesso
        1. Liberar Direito de Acesso (AUTCOM)
        2. Liberar Direito de Acesso (AUTCOM) - Herança Operador
        3. Liberar travas no ERP Autcom
  3. Faturamento
    1. Benefícios e Promoções
      1. Cashback
        1. Cadastrar regra para gerar cashback
        2. Fazer manutenção no cadastro da regra para gerar cashback
      2. Cupom de desconto
        1. Cadastrar regra para gerar cupom de desconto
        2. Fazer manutenção no cadastro da regra para gerar cupom de desconto
        3. Gerar relatório de cupom de desconto
      3. Cupom promocional
        1. Cadastrar promoção (sorteio)
        2. Consultar status do cupom promocional
        3. Fazer manutenção no cadastro de promoção (sorteio)
        4. Gerar relatório de cupom promocional
        5. Registrar cupons sorteados
    2. Vendas
      1. Pedido
  4. Financeiro
    1. Contas a pagar
      1. Auditoria de boletos a pagar
        1. Acompanhamento
          1. Gerar relatório de duplicatas DDA
        2. Operação
          1. Atualizar código de barras/linha digitável de contas a pagar - DDA
          2. Cadastrar/vincular duplicatas não identificadas - DDA
          3. Importar arquivo de DDA
      2. Duplicatas de contas a pagar
        1. Operação
          1. Agrupar duplicatas de contas a pagar
          2. Desfazer agrupamento de duplicatas de contas a pagar
          3. Estornar contas a pagar
          4. Fazer baixa manual de contas a pagar
          5. Fazer manutenção coletiva das duplicatas de geração automática
          6. Fazer manutenção individual de contas a pagar
          7. Lançar contas a pagar individual
          8. Realizar geração automática de contas a pagar
          9. Realizar alteração em massa de contas a pagar 
      3. Pagamento de Fornecedor
        1. Acompanhamento
          1. Gerar relatório de arquivo de retorno de contas a pagar
          2. Gerar relatório de duplicatas para remessa de contas a pagar
          3. Gerar relatório de duplicatas para remessa de contas a pagar - BB Online
          4. Gerar relatório de pagamentos importados - BB Online
        2. Cadastro
          1. Ajustar o cadastro do fornecedor para processamento de duplicatas de contas a pagar
        3. Operação
          1. Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar
          2. Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar - BB Online
          3. Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar enviadas para o banco
          4. Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar enviada para o banco - BB Online
          5. Enviar remessa de contas a pagar para o banco - BB Online
          6. Exportar arquivo de remessa de contas a pagar
          7. Gerar remessa de duplicatas de contas a pagar
          8. Gerar remessa de duplicatas de contas a pagar - BB Online
          9. Importar arquivo de retorno de contas a pagar
          10. Importar pagamentos - BB Online
          11. Realizar baixa/atualização automática de duplicatas de contas a pagar
          12. Realizar baixa/atualização automática de duplicatas de contas a pagar - BB Online
    2. Contas a receber
      1. Boletos
        1. Acompanhamento
          1. Gerar relatório de arquivo retorno
          2. Gerar relatórios de boletos - Banco Online
          3. Gerar relatório de duplicatas para remessa
        2. Configuração
          1. Alterar configurações da carteira
          2. Configurar boleto para abrir com senha
          3. Configurar carteira - Banco do Brasil [400p7d]
          4. Configurar carteira - Banco do Brasil [Online]
          5. Configurar carteira - Bradesco [400p]
          6. Configurar carteira - BTG Pactual [240p]
          7. Configurar carteira - Caixa Econômica Federal [240p]
          8. Configurar carteira - Cecred [240p]
          9. Configurar carteira - Cresol [240p]
          10. Configurar carteira - Inter [Online]
          11. Configurar carteira - Itaú [400p]
          12. Configurar carteira - Itaú [Online]
          13. Configurar carteira - Safra [400p]
          14. Configurar carteira - Santander [400p]
          15. Configurar carteira - Sicoob [240p]
          16. Configurar carteira - Sicredi [400p]
          17. Configurar carteira - Sicredi [Online]
          18. Configurar gatilho para envio de boletos via E-mail
          19. Configurar gatilho para envio de boletos via Whatsapp
          20. Configurar ocorrências do arquivo retorno
          21. Configurar percentual de juros para remessa
          22. Gerar boleto teste
          23. Gerar remessa teste
        3. Operação
          1. Alterar boletos - Banco Online
          2. Cancelar boletos - Banco Online
          3. Cancelar duplicatas enviadas para o banco
          4. Cancelar duplicatas para remessa
          5. Consultar boletos gerados
          6. Exportar arquivo remessa
          7. Gerar boleto
          8. Gerar duplicata
          9. Importar arquivo de retorno
          10. Importar boletos - Banco Online
          11. Realizar atualização/baixa automática de duplicatas
      2. Cartões
        1. Cadastro
          1. Ajustar o cadastro do cartão para conciliação
        2. Operação
          1. Fazer conciliação automática de cartões - Cielo
          2. Fazer conciliação automática de cartões - Koncili
          3. Fazer conciliação automática de cartões - Mercado Livre
          4. Fazer conciliação automática de cartões - PagSeguro (API)
          5. Fazer conciliação automática de cartões - Redecard
          6. Fazer conciliação automática de cartões - Redecard (API)
          7. Fazer conciliação automática de cartões - Stone
          8. Fazer conciliação manual de cartões
          9. Fazer estorno de cartões conciliados
          10. Fazer manutenção do cadastro do cartão recebido
          11. Importar arquivos para conciliação de cartões - Cielo
          12. Importar arquivos para conciliação de cartões - Koncili
          13. Importar arquivos para conciliação de cartões - Mercado Livre
          14. Importar arquivos para conciliação de cartões - PagSeguro (API)
          15. Importar arquivos para conciliação de cartões - Redecard (API)
          16. Importar arquivos para conciliação de cartões - Redecard
          17. Importar arquivos para conciliação de cartões - Stone
          18. Lançar dados do cartão POS
          19. Realizar antecipação de recebíveis - Redecard (API)
      3. Pix Citel
        1. Acompanhamento
          1. Consultar Histórico de Pix gerado (Devolvidos, Expirados, Removidos)
          2. Consultar relação de Pix gerados
          3. Enviar QR Code Pix por Whatsapp
          4. Reenviar e-mail com com dados do Pix
        2. Cadastros
          1. Ajustar o cadastro do cliente para recebimento dos dados de pagamento Pix
          2. Ajustar o cadastro do operador para envio dos dados de pagamento Pix
          3. Cadastrar Condição de Pagamento Pix
          4. Notificar o operador que o Pix gerado no pedido foi pago
          5. Notificar o operador sobre o vencimento do certificado do PIX
        3. Configuração
          1. Cadastrar aplicação no Portal Developers BB - Pix - Banco do Brasil
          2. Cadastrar usuário no Portal Developers BB - Pix - Banco do Brasil
          3. Configurar o ERP Autcom para uso do Pix Citel - Portal de Conexões
          4. Consultar orientações para jornada de ativação e configuração - Pix Citel
          5. Enviar os certificados Pix no Portal Developers BB - Pix - Banco do Brasil
          6. Gerar certificados Pix - Banco Bradesco
          7. Gerar certificados Pix - Banco do Brasil
          8. Gerar certificados Pix - Banco Santander
          9. Gerar certificados Pix - Banco Sicoob
          10. Gerar certificados Pix - Banco Sicredi
          11. Validar dados de autorização para uso do Pix Citel
        4. Operação
          1. Cancelar o Pix gerado
          2. Fazer estorno de recebimento com Pix
          3. Fazer recebimento com PIX - Baixa de contas a receber
          4. Fazer recebimento com Pix - No caixa [F11] Conf. Orç.
          5. Fazer recebimento com Pix - No caixa [F2] Recebimentos
          6. Gerar crédito para cliente com pagamento Pix à distância
          7. Gerar pedido para pagamento com Pix
          8. Receber Pix gerado na Relação de Documentos com Pix Gerados
  5. Suprimentos
    1. Compras
      1. Pedido de Compra
        1. Alterar pedido de compra
        2. Baixar pedidos que não serão entregues
        3. Cancelar baixa de pedidos não entregues
        4. Cancelar pré-nota de entrada
        5. Consultar pedido de compras
        6. Digitar pedido de compra
        7. Digitar pedido de compra com giro de estoque
        8. Digitar pedido de compra multi-loja
        9. Digitar pedido de compra (Multi-loja e giro de estoque)
        10. Enviar pedido de compra por e-mail
        11. Exportar pedido para layouts pré-definidos de fornecedores
        12. Gerar cálculo do nível de criticidade do estoque
        13. Gerar cálculo do nível de giro do estoque
        14. Gerar PDF do pedido de compra
        15. Gerar planilha do pedido de compra
        16. Gerar pré-nota de entrada
        17. Importar Nota Fiscal do fornecedor através da digitação manual
        18. Importar Nota Fiscal do fornecedor através do arquivo XML
        19. Informar nova data de entrega do pedido
        20. Informar nova data de faturamento
        21. Liberar pedido de compra
        22. Visualizar itens pendentes
    2. Estoque
      1. Abastecimento
        1. Gerar pedido para transferência de estoque de produtos com saldo abaixo do mínimo
        2. Gerar pedido para transferência de estoque de produtos com saldo acima do máximo
        3. Realizar transferência de saldo de estoque em excesso (Spool de transferência)
      2. Armazenagem
        1. Em construção - Digitar conhecimento de frete após a entrada de mercadorias
        2. Realizar endereçamento do produto (controle por armazém)
        3. Realizar endereçamento do produto com lote
        4. Realizar entrada de mercadorias
      3. Recebimento
        1. Cancelar conferência de entrada de mercadorias
        2. Realizar conferência de entrada de mercadorias
        3. Realizar conferência de entrada de mercadorias (Pré-nota)
    3. Logística
      1. Devoluções
        1. Realizar devolução de mercadoria

Cadastrar Cidade #

O que é

Esta atividade orienta como realizar o Cadastro de Cidades no ERP Autcom. Esse cadastro é usado para compor o endereço nas rotinas que exigem informações de localização e também define parâmetros operacionais associados à cidade, como dados de logística de entrega e configurações específicas para o funcionamento adequado do sistema.

Caminho para acessar

Para cadastrar uma cidade, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], opção Cidades [2]:

Caminho de acesso: Cadastros/Cidades – frmCadCidades

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Manutenção de Cadastros/Cidades – frmCadCidades

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Manutenção de Cadastros > Cidade

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Como fazer

Para cadastrar uma cidade, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], opção Cidades [2]:

Guia Visual 2. Cadastro de cidades

Na tela Cadastro de Cidades, clique no botão INCLUIR para habilitar os campos para edição:

Guia Visual 3. Incluir cidade
Os campos apresentados nesta atividade fazem parte do cadastro padrão de cidade. No entanto, dependendo das configurações do sistema, algumas campos descritos podem não estar disponíveis, enquanto outros, não mencionados aqui, podem aparecer. Caso isso ocorra, entre em contato com a Citel para obter as orientações necessárias.

Para iniciar o cadastro, no campo Código Correios, pressione / [1] no teclado para pesquisar e selecionar [2] a cidade a ser cadastrada. Ao inserir o Código dos Correios, os campos Descrição, Estado, CEP e Cód. País (após passar pelo campo Estado) serão preenchidos automaticamente:

Guia Visual 4. Pesquisar código dos correios
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.

O próximo campo a ser preenchido é o IBGE:

Guia Visual 5. IBGE

É importante identificar qual o tipo de localidade estamos cadastrando: é um Município, um Distrito ou um Povoado. Isso impacta o preenchimento do código IBGE, pois Distritos e Povoados, possuem o mesmo código de IBGE que o município ao qual pertencem. Por exemplo:

  • Ubari/MG é um Distrito subordinado ao Município de Ubá, portanto, o código IBGE de Ubari é o mesmo de Ubá. Ao realizar a pesquisa, busque pelo Município correspondente ou, caso esteja cadastrando um Distrito ou Povoado, use o campo específico para essa busca. Pesquisar Ubari diretamente como Município não trará resultados.

Passe pelos campos já preenchidos e em IBGE, pressione / [1] no teclado para pesquisar e selecionar [2] o código correspondente à localidade (Município, Distrito ou Povoado) que está sendo cadastrada:

Guia Visual 6. Pesquisar código do IBGE
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.

Seguindo com o cadastro, vamos descrever os campos em destaque no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 7. Entrega e Impostos
  • CEP: O campo CEP foi preenchido automaticamente quando preenchemos o código dos correios.
  • Vlr Entrega: este campo define o valor de frete a ser cobrado para clientes localizados nesta cidade, se essa for a configuração de frete ativa no seu sistema. Em caso de dúvidas sobre a configuração, entre em contato com a Citel para orientações.
Para garantir o preenchimento correto dos próximos campos, consulte sua contabilidade para verificar se é necessário informá-los e quais valores devem ser registrados, se aplicável.
  • Alíquota de ISS: informe a alíquota de ISS que será usada no cálculo do imposto para as Notas de Serviço.
  • Redução Base de Cálculo ISS: esse campo é disponibilizado após o cadastro da cidade. Nesse caso, consulte o Anexo I para as orientações necessárias.

Quando a Alíquota de ISS e a Redução da Base de Cálculo do ISS são informadas no cadastro da cidade, esses valores serão automaticamente preenchidos na tela de digitação de serviço durante o faturamento de Notas de Serviço, seja pela rotina de Venda Normal ou Venda de Serviços.

O sistema verifica essas informações de acordo com a seguinte hierarquia:

  1. Cadastro de Clientes – Se configurado no cliente, este valor é priorizado.
  2. Cadastro de Cidades – Caso o cliente não tenha valores específicos, o sistema utiliza os dados configurados na cidade.
  3. Configuração Geral – Se nenhum valor específico estiver nos cadastros de cliente ou cidade, o sistema usa o valor informado na configuração geral.
Para saber mais sobre Notas de Serviço, entre em contato com a Citel.
  • Cobrança de PIS/COFINS: por padrão, esse campo é preenchido como (N) Não. Caso a cidade esteja isenta de cobrança  de PIS/CONFINS por decisão judicial, marque o campo Cidade suspensa de cobrança de PIS/COFINS por liminar judicial como (S)im [1]. Ao selecionar essa opção, o campo Situação PIS/COFINS será habilitado e a situação informada será utilizada na emissão da Nota Fiscal. Clique no botão [2] e selecione a situação adequada [3]:
Figura 8 – Situação PIS/COFINS

Sempre que esses campos forem alterados, o sistema atualizará automaticamente o Cadastro de Clientes. Ele verifica se algum cliente está registrado na cidade modificada e, se houver, ajusta a situação de PIS/COFINS para esses clientes conforme a nova configuração da cidade. O sistema exibirá uma notificação sobre essa alteração, ao gravar o cadastro da cidade, como mostrado no exemplo abaixo:

Figura 9 – Alteração da situação de PiS/COFINS no Cadastro de Cliente

Ao incluir ou alterar um cliente no Cadastro de Cliente, se a cidade do cliente estiver marcada com a condição de suspensão de PIS/COFINS por liminar judicial, a situação de PIS/COFINS do cliente será automaticamente ajustada para refletir a configuração registrada para a cidade. Neste caso, a aba Dados Fiscais do cliente ficará desabilitada para edição.

Após preencher os campos necessários, clique no botão GRAVAR para salvar o cadastro. O sistema realizará as validações necessárias e, se houver alguma inconsistência, exibirá mensagens com instruções na tela. Nesse caso, ajuste as informações conforme indicado e clique em GRAVAR novamente para concluir o processo.

Guia Visual 10. Gravar o cadastro

Uma vez concluído esse processo, o cadastro da cidade será salvo e estará disponível para ser utilizado.

Anexo 1 – Redução Base de Cálculo ISS

Esse botão só fica disponível depois de salvar o cadastro da cidade. Para preencher as informações siga as instruções abaixo:

  • Clique em PESQUISAR [1], selecione a cidade [2] desejada e clique em ALTERAR [3].
  • Em seguida, clique em REDUÇÃO BASE DE CÁLCULO ISS [4].

As empresas aparecerão listadas por ordem de código. Informe a porcentagem [5] de redução da base de cálculo do ISS para cada uma. Após preencher os valores, clique em SAIR [6] para voltar à tela do cadastro, e finalize clicando em GRAVAR [7] para salvar as alterações.

Confira essa etapa no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 11. Informar redução base de cálculo ISS
Sim Não
Suggest Edit