ERP Autcom

  1. O que você vai encontrar aqui
  2. Cadastros
    1. Cadastros básicos
      1. Faturamento
        1. Cadastrar Cliente consumidor
        2. Cadastrar Condição de pagamento
        3. Cadastrar Profissional
      2. Financeiro
        1. Cadastrar Banco
        2. Cadastrar Bandeira de cartão
        3. Cadastrar Cartão
        4. Cadastrar Centro de Custos
        5. Cadastrar Plano de Contas
        6. Cadastrar Portador
        7. Fazer manutenção no cadastro da bandeira de cartão
        8. Fazer manutenção no cadastro de centro de custos
        9. Fazer manutenção no cadastro do banco
        10. Fazer manutenção no cadastro do cartão
        11. Fazer manutenção no cadastro do plano de contas
        12. Fazer manutenção no cadastro do portador
      3. Gerais
        1. Cadastrar Cidade
        2. Cadastrar Empresa
        3. Cadastrar Feriados municipais
        4. Cadastrar Operador
        5. Fazer manutenção no cadastro de empresa
    2. Segurança
      1. Direitos de acesso
        1. Liberar Direito de Acesso (AUTCOM)
        2. Liberar Direito de Acesso (AUTCOM) - Herança Operador
        3. Liberar travas no ERP Autcom
  3. Faturamento
    1. Benefícios e Promoções
      1. Cashback
        1. Cadastrar regra para gerar cashback
        2. Fazer manutenção no cadastro da regra para gerar cashback
      2. Cupom de desconto
        1. Cadastrar regra para gerar cupom de desconto
        2. Fazer manutenção no cadastro da regra para gerar cupom de desconto
        3. Gerar relatório de cupom de desconto
      3. Cupom promocional
        1. Cadastrar promoção (sorteio)
        2. Consultar status do cupom promocional
        3. Fazer manutenção no cadastro de promoção (sorteio)
        4. Gerar relatório de cupom promocional
        5. Registrar cupons sorteados
    2. Vendas
      1. Pedido
  4. Financeiro
    1. Contas a pagar
      1. Auditoria de boletos a pagar
        1. Acompanhamento
          1. Gerar relatório de duplicatas DDA
        2. Operação
          1. Atualizar código de barras/linha digitável de contas a pagar - DDA
          2. Cadastrar/vincular duplicatas não identificadas - DDA
          3. Importar arquivo de DDA
      2. Duplicatas de contas a pagar
        1. Operação
          1. Agrupar duplicatas de contas a pagar
          2. Desfazer agrupamento de duplicatas de contas a pagar
          3. Estornar contas a pagar
          4. Fazer baixa manual de contas a pagar
          5. Fazer manutenção coletiva das duplicatas de geração automática
          6. Fazer manutenção individual de contas a pagar
          7. Lançar contas a pagar individual
          8. Realizar geração automática de contas a pagar
          9. Realizar alteração em massa de contas a pagar 
      3. Pagamento de Fornecedor
        1. Acompanhamento
          1. Gerar relatório de arquivo de retorno de contas a pagar
          2. Gerar relatório de duplicatas para remessa de contas a pagar
          3. Gerar relatório de duplicatas para remessa de contas a pagar - BB Online
          4. Gerar relatório de pagamentos importados - BB Online
        2. Cadastro
          1. Ajustar o cadastro do fornecedor para processamento de duplicatas de contas a pagar
        3. Operação
          1. Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar
          2. Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar - BB Online
          3. Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar enviadas para o banco
          4. Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar enviada para o banco - BB Online
          5. Enviar remessa de contas a pagar para o banco - BB Online
          6. Exportar arquivo de remessa de contas a pagar
          7. Gerar remessa de duplicatas de contas a pagar
          8. Gerar remessa de duplicatas de contas a pagar - BB Online
          9. Importar arquivo de retorno de contas a pagar
          10. Importar pagamentos - BB Online
          11. Realizar baixa/atualização automática de duplicatas de contas a pagar
          12. Realizar baixa/atualização automática de duplicatas de contas a pagar - BB Online
    2. Contas a receber
      1. Boletos
        1. Acompanhamento
          1. Gerar relatório de arquivo retorno
          2. Gerar relatórios de boletos - Banco Online
          3. Gerar relatório de duplicatas para remessa
        2. Configuração
          1. Alterar configurações da carteira
          2. Configurar boleto para abrir com senha
          3. Configurar carteira - Banco do Brasil [400p7d]
          4. Configurar carteira - Banco do Brasil [Online]
          5. Configurar carteira - Bradesco [400p]
          6. Configurar carteira - BTG Pactual [240p]
          7. Configurar carteira - Caixa Econômica Federal [240p]
          8. Configurar carteira - Cecred [240p]
          9. Configurar carteira - Cresol [240p]
          10. Configurar carteira - Inter [Online]
          11. Configurar carteira - Itaú [400p]
          12. Configurar carteira - Itaú [Online]
          13. Configurar carteira - Safra [400p]
          14. Configurar carteira - Santander [400p]
          15. Configurar carteira - Sicoob [240p]
          16. Configurar carteira - Sicredi [400p]
          17. Configurar carteira - Sicredi [Online]
          18. Configurar gatilho para envio de boletos via E-mail
          19. Configurar gatilho para envio de boletos via Whatsapp
          20. Configurar ocorrências do arquivo retorno
          21. Configurar percentual de juros para remessa
          22. Gerar boleto teste
          23. Gerar remessa teste
        3. Operação
          1. Alterar boletos - Banco Online
          2. Cancelar boletos - Banco Online
          3. Cancelar duplicatas enviadas para o banco
          4. Cancelar duplicatas para remessa
          5. Consultar boletos gerados
          6. Exportar arquivo remessa
          7. Gerar boleto
          8. Gerar duplicata
          9. Importar arquivo de retorno
          10. Importar boletos - Banco Online
          11. Realizar atualização/baixa automática de duplicatas
      2. Cartões
        1. Cadastro
          1. Ajustar o cadastro do cartão para conciliação
        2. Operação
          1. Fazer conciliação automática de cartões - Cielo
          2. Fazer conciliação automática de cartões - Koncili
          3. Fazer conciliação automática de cartões - Mercado Livre
          4. Fazer conciliação automática de cartões - PagSeguro (API)
          5. Fazer conciliação automática de cartões - Redecard
          6. Fazer conciliação automática de cartões - Redecard (API)
          7. Fazer conciliação automática de cartões - Stone
          8. Fazer conciliação manual de cartões
          9. Fazer estorno de cartões conciliados
          10. Fazer manutenção do cadastro do cartão recebido
          11. Importar arquivos para conciliação de cartões - Cielo
          12. Importar arquivos para conciliação de cartões - Koncili
          13. Importar arquivos para conciliação de cartões - Mercado Livre
          14. Importar arquivos para conciliação de cartões - PagSeguro (API)
          15. Importar arquivos para conciliação de cartões - Redecard (API)
          16. Importar arquivos para conciliação de cartões - Redecard
          17. Importar arquivos para conciliação de cartões - Stone
          18. Lançar dados do cartão POS
          19. Realizar antecipação de recebíveis - Redecard (API)
      3. Pix Citel
        1. Acompanhamento
          1. Consultar Histórico de Pix gerado (Devolvidos, Expirados, Removidos)
          2. Consultar relação de Pix gerados
          3. Enviar QR Code Pix por Whatsapp
          4. Reenviar e-mail com com dados do Pix
        2. Cadastros
          1. Ajustar o cadastro do cliente para recebimento dos dados de pagamento Pix
          2. Ajustar o cadastro do operador para envio dos dados de pagamento Pix
          3. Cadastrar Condição de Pagamento Pix
          4. Notificar o operador que o Pix gerado no pedido foi pago
          5. Notificar o operador sobre o vencimento do certificado do PIX
        3. Configuração
          1. Cadastrar aplicação no Portal Developers BB - Pix - Banco do Brasil
          2. Cadastrar usuário no Portal Developers BB - Pix - Banco do Brasil
          3. Configurar o ERP Autcom para uso do Pix Citel - Portal de Conexões
          4. Consultar orientações para jornada de ativação e configuração - Pix Citel
          5. Enviar os certificados Pix no Portal Developers BB - Pix - Banco do Brasil
          6. Gerar certificados Pix - Banco Bradesco
          7. Gerar certificados Pix - Banco do Brasil
          8. Gerar certificados Pix - Banco Santander
          9. Gerar certificados Pix - Banco Sicoob
          10. Gerar certificados Pix - Banco Sicredi
          11. Validar dados de autorização para uso do Pix Citel
        4. Operação
          1. Cancelar o Pix gerado
          2. Fazer estorno de recebimento com Pix
          3. Fazer recebimento com PIX - Baixa de contas a receber
          4. Fazer recebimento com Pix - No caixa [F11] Conf. Orç.
          5. Fazer recebimento com Pix - No caixa [F2] Recebimentos
          6. Gerar crédito para cliente com pagamento Pix à distância
          7. Gerar pedido para pagamento com Pix
          8. Receber Pix gerado na Relação de Documentos com Pix Gerados
  5. Suprimentos
    1. Compras
      1. Pedido de Compra
        1. Alterar pedido de compra
        2. Baixar pedidos que não serão entregues
        3. Cancelar baixa de pedidos não entregues
        4. Cancelar pré-nota de entrada
        5. Consultar pedido de compras
        6. Digitar pedido de compra
        7. Digitar pedido de compra com giro de estoque
        8. Digitar pedido de compra multi-loja
        9. Digitar pedido de compra (Multi-loja e giro de estoque)
        10. Enviar pedido de compra por e-mail
        11. Exportar pedido para layouts pré-definidos de fornecedores
        12. Gerar cálculo do nível de criticidade do estoque
        13. Gerar cálculo do nível de giro do estoque
        14. Gerar PDF do pedido de compra
        15. Gerar planilha do pedido de compra
        16. Gerar pré-nota de entrada
        17. Importar Nota Fiscal do fornecedor através da digitação manual
        18. Importar Nota Fiscal do fornecedor através do arquivo XML
        19. Informar nova data de entrega do pedido
        20. Informar nova data de faturamento
        21. Liberar pedido de compra
        22. Visualizar itens pendentes
    2. Estoque
      1. Abastecimento
        1. Gerar pedido para transferência de estoque de produtos com saldo abaixo do mínimo
        2. Gerar pedido para transferência de estoque de produtos com saldo acima do máximo
        3. Realizar transferência de saldo de estoque em excesso (Spool de transferência)
      2. Armazenagem
        1. Em construção - Digitar conhecimento de frete após a entrada de mercadorias
        2. Realizar endereçamento do produto (controle por armazém)
        3. Realizar endereçamento do produto com lote
        4. Realizar entrada de mercadorias
      3. Recebimento
        1. Cancelar conferência de entrada de mercadorias
        2. Realizar conferência de entrada de mercadorias
        3. Realizar conferência de entrada de mercadorias (Pré-nota)
    3. Logística
      1. Devoluções
        1. Realizar devolução de mercadoria

Cadastrar Cartão #

O que é

O cadastro do cartão é crucial em várias áreas do sistema, especialmente no faturamento (para receber pagamentos com cartão) e no financeiro (para conciliação).

O recebimento do cartão pode ser feito de duas formas: através das máquinas de cartão, chamadas de POS, e dos sistemas TEF:

  • O POS é uma abreviação em inglês para Point of Sale, que significa Ponto de Venda em português. São as máquinas portáteis que exigem entrada manual das transações no ERP Autcom.
  • O TEF é uma tecnologia que conecta diretamente o terminal de pagamento (PIN Pad) ao sistema bancário, registrando automaticamente as transações no ERP.

A conciliação de cartões visa garantir a correspondência entre os registros do sistema e das instituições financeiras, podendo ser manual ou automática, através de arquivos ou API.

O cadastro do cartão é crítico para o funcionamento do ERP Autcom e merece atenção especial. Vamos detalhar o passo a passo desse processo nesta atividade.

Caminho para acessar

Para que seja possível acessar o caminho e tela a seguir, realize antes as configurações descritas no tópico Precisa configurar.

Para cadastrar um cartão, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], submenu Auxiliares [2], opção Cartões [3]:

Caminho de acesso: Cadastros/Auxiliares/Cartões- frmCadCartoes

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Manutenção de cadastros/Auxiliares/Cartões- frmCadCartoes

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Manutenção de Cadastros > Auxiliares > Cartões

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida como segue:

Código Descrição Opção
CFG_USACTC Usar Cartão de Crédito Selecione Sim.

Como fazer

Para cadastrar um cartão, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], submenu Auxiliares [2], opção Cartões [3]:

Guia Visual 2. Cadastro de cartões

O cadastro do cartão é utilizado em diversas rotinas no sistema, especialmente nas rotinas de faturamento (para recebimento com cartão) e no financeiro (para a conciliação de cartões). Ele está organizado em abas [1]:

Guia Visual 3. Cadastro de cartão
    • Informações Gerais: contem campos como o nome da bandeira do cartão (por exemplo, Visa, Mastercard), a taxa de desconto cobrada pelo processamento das transações, o número mínimo e máximo de parcelas permitidas para pagamento, entre outros detalhes relevantes para registro dos recebimentos do cartão no sistema.
    • Informações para baixa otimizada de cartões e Baixa otimizada por Empresa (Conciliação): para facilitar o processo de conciliação, você pode indicar os portadores de crédito e débito nessas abas para evitar a necessidade de inseri-las manualmente durante a atividade. Esse método de conciliação é chamado de baixa otimizada de cartões. Além disso, esses campos são de preenchimento obrigatório quando a empresa utiliza a conciliação automática de cartões.
Para o recebimento de cartões, o preenchimento da aba Informações Gerais é suficiente. Portanto, trataremos nesse documento apenas a aba Informações Gerais.

Caso você tenha interesse em realizar a baixa otimizada de cartões ou a conciliação automática de cartões, consulte as atividades abaixo:

Para cadastrar um cartão, clique no botão INCLUIR:

Guia Visual 4. Incluir cadastro

Informações Gerais

Nessa aba são informados os dados básicos do cartão, começando por:

Guia Visual 5. Informações gerais

[1] Código: é um sequencial gerado automaticamente pelo sistema, após salvar o cadastro.

[2] Ativo: digite S para Sim, o cartão está ativo poderá ser utilizado, ou N para Não, o cartão está inativo e não poderá ser utilizado.

[3] Descrição do cartão: é a descrição do cartão. Sugerimos preencher no padrão abaixo para facilitar a identificação do cartão, principalmente pelo operador do caixa:

 Adquirente + Bandeira do Cartão + Complemento da Forma de Pagamento, onde:

  • Adquirente: é a operadora do cartão, por exemplo, Cielo, Redecard, Getnet, Stone e outras.
  • Bandeira: deve ser verificado com a adquirente quais são as bandeiras liberadas para transacionar pelo sistema de TEF, podendo ser, por exemplo, Visa, Mastercard, Elo, American Express, Hipercard
  • Complemento da Forma de Pagamento: indica qual a forma de pagamento, por exemplo, débito, crédito à vista, crédito parcelado 2 vezes, 3 vezes, e assim por diante.

CIELO-VISA-DÉBITO
CIELO-VISA-CRÉDITO 1x (À VISTA)
CIELO-VISA-CRÉDITO 2x a 5x (PARCELADO)
CIELO-VISA-CRÉDITO 6x a 12x (PARCELADO)
CIELO-MAESTRO-DÉBITO
CIELO-MASTER-CRÉDITO 1x (À VISTA)
CIELO-MASTER-CRÉDITO 2x a 5x (PARCELADO)
CIELO-MASTER-CRÉDITO 6x a 12x (PARCELADO)
CIELO-AMEX-CRÉDITO 1x (À VISTA)
CIELO-AMEX-CRÉDITO 2x a 5x (PARCELADO)

Os próximos campos dizem respeito a taxa de administração do cartão:

Guia Visual 6. Taxa administrativa
A taxa administrativa é uma porcentagem cobrada pela adquirente por cada transação de venda recebida com o cartão. Essa informação é crucial para a conciliação de cartões. Se a taxa for informada incorreta, os valores registrados no ERP Autcom podem diferir dos valores a receber de fato, impactando em dificuldades na conciliação de cartões.

[4] Taxa: informe a taxa acordada, que pode ser percentual ou valor, de acordo com o [5] Tipo de taxa.

[5] Tipo de taxa: o padrão para esse campo é a opção P (Porcentagem). Altere para V (Valor) apenas se a cobrança for uma taxa fixa, como é o caso das empresas que usam a integração com o e-commerce Mercado Livre, onde há uma forma de pagamento chamada B-cash. Nesse caso, é cobrada uma taxa fixa, independentemente do valor da transação.

[6] Vlr mínimo por parcela: informe o valor mínimo por parcela aceito para o cartão. Esse campo é obrigatório caso o campo Tipo de Taxa seja = Valor.

Continuando o cadastro, vejamos como devem ser preenchidos os campos em destaque no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 7. Bandeiras e parcelas

[7] Bandeira: pressione / no teclado para pesquisar as bandeiras cadastradas e selecionar a bandeira desejada. O ideal é que seja selecionada a mesma bandeira utilizada na descrição do cartão. Se precisar cadastrar uma nova bandeira, consulte a atividade Cadastrar bandeira de cartão.

[8] Mercado Livre: o padrão para esse campo é a opção N (Não). Altere para S (Sim) apenas se a empresa estiver utilizando a integração com o e-commerce do Mercado Livre. Isso permite que o sistema processe corretamente os recebimentos de cartão provenientes do Mercado Livre.

[9] Prazo: informe o período, em dias, que a adquirente leva para efetuar o pagamento do valor transacionado para a empresa. É necessário verificar essa informação diretamente com a adquirente responsável. Para ilustrar:

  • 01 dia para Débito
  • 30 dias para Crédito das Bandeiras mais comuns
  • 31 dias para Crédito de Bandeiras menos comuns

[10] Dias excedentes na 1ª parcela: preencher com 0 (zero). Em casos muito específicos existe diferença. É necessário verificar essa informação diretamente com a adquirente responsável.

[11] Qtd Mínima de Parcelas e [12] Qtd Máxima de Parcelas: informar o intervalo de parcelas permitidas na utilização do cartão. Essa informação é necessária e importante, porque, geralmente a taxa administrativa é diferente para cada intervalo de parcelas. Exemplificando, se o cadastro do cartão é:

  • Débito, mínima e máxima será “1”.
  • Crédito à Vista, mínima e máxima será “1”.
  • Crédito 2x a 5x (parcelado), mínima “2”, máxima “5”.
  • Crédito parcelado administradora, mínima e máxima será “1”.
  • Crédito 6x a 12x (parcelado), mínima “6”, máxima “12”.

Prosseguindo com o cadastro, vamos analisar como preencher os campos destacados no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 8. Empresa, C/D, CNPJ administradora, valor mínimo da parcela

[13] Empresa: pressione / no teclado para pesquisar e selecionar a empresa que utilizará o cadastro do cartão. Se deseja liberar o cartão para todas as empresas, deixe este campo em branco. Caso a taxa do cartão seja diferente para cada empresa, é necessário cadastrar o cartão individualmente para cada uma delas.

[14] Tipo de cartão: selecione Crédito para cartões de crédito e Débito para cartões de débito.

[15] CNPJ da administradora: informe o CNPJ da administradora (adquirente) do cartão.

[16] Valor mínimo da parcela: informe o valor mínimo, em reais, da parcela permitida na utilização deste cadastro. Exemplificando:

  • Recebimento em 3x de R$ 9,00. Se o campo estiver preenchido com “10,00” este cadastro não poderá ser utilizado para registrar a transação.

Os próximos campos, NSU e Número de liberação, são importantes, principalmente para o registro e a conciliação de cartões:

Guia Visual 9. Identificação do cartão

[17] Obrigatório Núm. Liberação?: selecione Sim para que seja obrigatório informar o número de liberação na gravação dos dados do cartão recebido.

  • Número de liberação: é o número de autorização da transação.

[18] Obrigatório Núm. NSU?: selecione Sim para que seja obrigatório informar o número do NSU na gravação dos dados do cartão recebido.

  • O Número Sequencial Único (NSU) é um código essencial em transações envolvendo cartões de débito e crédito. Ele representa um identificador único para cada operação de pagamento realizada através de cartões.
Quando uma empresa utiliza o sistema de TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) para receber pagamentos com cartão, o ERP Autcom registra automaticamente os campos de liberação e NSU. No entanto, ao processar pagamentos com uma máquina de cartão POS, o operador deve inserir manualmente essas informações no sistema. É crucial inserir esses dados corretamente, pois eles identificam a transação, especialmente para empresas que realizam conciliação automática de cartões.

Nas telas de digitação de cartão do ERP Autcom, há um botão de ajuda que fornece exemplos de comprovantes para orientar o operador durante esse processo. Para mais detalhes, consulte o Anexo 2.

Os campos seguintes se referem à opção de considerar o pagamento com cartão para a geração de arquivos fiscais:

Guia Visual 10. Geração de arquivos fiscais
Consulte sua contabilidade para saber se é preciso preencher esses campos e quais informações devem ser fornecidas.

[19] Entrar no SPED: consulte sua contabilidade para determinar se é necessário enviar os registros das transações com cartão para o SPED. Marque S (Sim) se for necessário e N (Não) se não for.

[20] Conta Contábil: caso necessário, preencher com a conta contábil informada pela contabilidade. Pressione / no teclado para pesquisar e selecionar a conta contábil em questão.

[21] Conta Contábil desmembrada por empresa?: marcar essa opção somente se a conta contábil informada no item 20 deve ser desmembrada por empresa. Nesse caso, ao marcar essa opção, você deverá indicar a conta por empresa clicando no botão DESMEMBRA CONTA CONTÁBIL que será disponibilizado logo depois do campo.

[22] Fornecedor Fiscal: pressione / no teclado para pesquisar e selecionar o fornecedor fiscal. Se o campo Entrar no SPED for igual a Sim, informar o fornecedor fiscal será obrigatório. Essa informação é necessária para gerar o registro 1601 no Sped Fiscal.

O campo seguinte diz respeito ao arredondamento de parcelas dos cartões transacionados pelo POS:

Guia Visual 11. Arredondamento

[23] Arredondamento: quando o cartão parcelado é recebido através das máquinas de POS, é possível definir como será o arredondamento dos valores das parcelas. Ao selecionar Primeira Parcela, o maior valor da divisão total será atribuído à primeira parcela. Se optar por Última Parcela, o maior valor da divisão total será atribuído à última parcela.

Finalizando o cadastro do cartão, temos os campos Dados para TEF:

Essas informações são relevantes apenas para empresas que utilizam um sistema de TEF. Para aquelas que utilizam a máquina de cartão POS, não é necessário preencher esses campos.
Guia Visual 12. Dados para TEF

[24] Dados para TEF: os campos “Via Troca de Arquivos” e “Via DLL” são automaticamente preenchidos pelo ERP Autcom com os dados fornecidos pela adquirente na primeira vez que o cadastro é selecionado durante a transação via sistema de TEF. Para mais detalhes sobre esse preenchimento, clique no link abaixo:

O sistema TEF se integra ao ERP Autcom possibilitando o registro automático das transações realizadas. Para isso, é preciso inserir os Dados para TEF no cadastro do cartão. Essa inserção ocorre na primeira vez que o cadastro do cartão é selecionado durante uma transação no Sistema de TEF.

Ao realizar o recebimento, seja no caixa ou em outras rotinas de recebimento, e selecionar a forma de pagamento CARTÃO, o sistema reconhece que existe um sistema TEF configurado e solicita que o cliente faça a leitura do cartão no PIN Pad. O sistema TEF inicia então a troca de informações com a adquirente até que a transação seja autorizada.

Se a transação for autorizada, o ERP Autcom acessa as informações da transação, identificando qual o cartão está sendo recebido. Com esses dados, ele faz uma pesquisa no Cadastro de cartões, buscando um cadastro que contenha nos campos Dados para TEF as informações capturadas:

  • Cartão encontrado: ao encontrar um cartão onde os campos Dados para TEF correspondem às informações capturadas, o sistema procede normalmente com a finalização do recebimento, registrando o cartão recebido automaticamente.
  • Cartão não encontrado: quando nenhum cadastro corresponde às informações capturadas, o sistema emite uma mensagem informando que o cadastro do cartão não foi encontrado, dando a opção para selecionar o cartão naquele momento. O operador deve clicar na opção SIM. O sistema abre então a tela de Consulta de cartões, onde o operador deve pesquisar e selecionar o cadastro de acordo com aquele cartão que está recebendo.

É essencial escolher o cartão correspondente ao cartão que está sendo recebido de fato. A seleção deve ser cuidadosa para garantir que os registros dos cartões recebidos sejam precisos no sistema.

Deve ser observada a bandeira (Visa, Mastercard, Hipercard, Elo, etc.), o tipo (crédito ou débito) e os termos (crédito à vista, crédito parcelado com quantidade de parcelas, débito) do cartão.

Com isso, o sistema preencherá os campos Dados para TEF daquele cadastro automaticamente, registrará os dados da transação automaticamente e o operador poderá finalizar o recebimento como de costume.

Se o operador escolher NÃO na mensagem do cadastro de cartão, o sistema abrirá uma tela para digitar os dados da transação, operador terá que selecionar manualmente o cartão e confirmar as informações para continuar com o recebimento.

Em recebimentos futuros com o mesmo cartão, o sistema repetirá esse processo até que os campos ‘Dados para TEF’ daquele cartão sejam vinculados a algum cadastro de cartão no sistema.

Finalizado o preenchimento da aba Informações Gerais, clique no botão GRAVAR:

Guia Visual 13. Gravar cadastro

Uma vez concluído esse processo, o cadastro do cartão será salvo e estará disponível para ser utilizado.

Para realizar a manutenção (alterar e excluir) do cadastro de cartão, consulte a atividade Fazer manutenção do cadastro de cartão.

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 14. Pesquisar um campo com o comando /
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.

Anexo 2 – Identificação da liberação e NSU no comprovante do cartão recebido.

Para inserir manualmente o número de liberação e o NSU da transação com cartão, verifique essas informações no comprovante impresso pela máquina de cartão, conforme os exemplos abaixo.

Guia Visual 15. Comprovantes operadora Cielo e Elavon
Guia Visual 16. Comprovantes operadora Getnet e Redecard
Guia Visual 17. Comprovantes operadora Safrapay e Bin
Guia Visual 18. Comprovantes operadora Stone
Guia Visual 19. Comprovantes operadora American Express

Se não encontrar o comprovante da operadora na lista, verifique com eles onde estão localizados o número de liberação e o NSU no comprovante.

Esses mesmos exemplos podem ser consultados na tela de digitação de cartão no ERP Autcom clicando no botão de ajuda disponibilizado:

Guia Visual 20. Ajuda com comprovantes do cartão
Sim Não
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