Hierarquia sistêmica – Sales

Filtros


Tópicos

O Sales é um aplicativo móvel disponível para Android e iOS, projetado para facilitar as vendas diretamente pelo celular ou máquina Smart POS (máquina de cartão inteligente). O funcionamento do produto é dividido entre as configurações, realizadas principalmente pela equipe da Citel, e a operação do aplicativo, destinada aos vendedores. Totalmente integrado ao ERP Autcom, ele aplica automaticamente as regras de negócio e oferece acesso ao catálogo de produtos do ERP, otimizando o processo de vendas. Com foco na área de Faturamento, abrange os processos de Configuração e Operação.

O conteúdo do módulo Sales está disponível aqui seguindo a metodologia da Hierarquia Sistêmica, na qual conta-se com o conceito de Área, que engloba os Processos, Subprocessos Atividades. Você pode visualizar e navegar nestas estruturas por meio do menu ao lado. Essa abordagem hierárquica tem como princípio organizar o conteúdo começando pelo nível mais amplo até o mais específico. Dessa forma, ao alcançar as Atividades, a explicação detalhada é fornecida por meio de um guia de referência e uso, o qual demonstra a operação do Módulo. O Guia Visual 1 abaixo, mostra o modelo de organização do conteúdo:

Guia Visual 1. Modelo de conceito da organização de conteúdo

Onde:

[1] – Área: conjuntos de processos relacionados realizados sequencial ou paralelamente na mesma categoria de negócio.

[2] – Processo: séries de ações em sequência realizadas por agentes em uma Área, com foco amplo e entregas específicas; um Processo está vinculado à Área de execução ou início.

[3] – Subprocesso: processos podem ser subdivididos em Subprocessos se forem extensos ou complexos, exigindo mais níveis de segmentação; Subprocessos são sempre ligados a Processos e ambos compartilham semelhanças conceituais como conjuntos de atividades.

[4] – Atividade: sequência de ações interligadas com objetivos específicos, essenciais para executar Processos ou Subprocessos; representam o nível final na hierarquia de especificações.

O exemplo de como a hierarquia se comporta dentro do módulo Entregas pode ser visto no Guia Visual 2:

Guia Visual 2. Modelo de conceito da organização de conteúdo – exemplo

Dentro de cada um desses elementos da hierarquia há um texto explicativo sobre a Área, Processo, Subprocesso e um Guia Visual Interativo mostrando como eles se relacionam. Esse Guia mostra uma possível sequência em que as ações podem ser realizadas. Clicando sobre o Guia Visual Interativo, é aberta uma nova tela onde, através de cada elemento, é possível navegar para o item específico. No Guia Visual 3, é possível visualizar o exemplo do conteúdo.

Guia Visual 3. Modelo de conceito da organização de conteúdo – exemplo prático

O Sales envolve dois agentes operacionais: Citel e Empresa (Vendedor). A Citel é responsável por configurar o sistema para viabilizar seu uso, incluindo integrações e ajustes técnicos. A empresa, representada pelo vendedor, utiliza o aplicativo móvel para conduzir o processo de venda, registrando as etapas como adicionar produtos, selecionar entre entrega ou retirada e definir a forma de pagamento.

Em cada um dos Guias Visuais é necessário atentar-se as observações e ao usuário (perfil) que pode executar a ação, dessa forma, somente o usuário com aquele perfil de acesso poderá executar o Processo/Subprocesso/Atividade.

O Sales possui processos a serem executados apenas na Área de Faturamento, a partir dessa breve explicação é possível navegar por todos os conteúdos do Sales disponíveis no Portal de documentação, em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe.

Boas pesquisas!

Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra