Gerar relatório de duplicatas DDA

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O que é

Nessa atividade vamos descrever como gerar o relatório de arquivo de DDA, que mostra o resultado da importação do arquivo de DDA no sistema.

Atualmente, o ERP Autcom está pronto para operar com os seguintes bancos:

As atividades referentes ao processo de Auditoria de boletos a pagar são organizadas de acordo com o banco, conforme ilustrado abaixo:

Guia Visual 1. Organização das atividades
Embora cada banco tenha suas particularidades, a execução das atividades é igual para todos eles. Neste guia, usaremos o Banco do Brasil como exemplo. Se houver alguma diferença específica de outro banco, faremos os devidos alertas.

Caminho para acessar

Para gerar um relatório de um arquivo de DDA importado, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique em Financeiro [1]. No submenu que se abrir, selecione Geração de Layout Bancário [2]. Depois, escolha Contas a Pagar [3]. Em seguida, clique em DDA – Débito Autorizado [4]. Selecione o banco [5] com o qual a sua empresa opera e, por fim, selecione C – Relatório de Duplicatas [6]:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Pagar/DDA – Débito Direito Autorizado/Banco*/C – Relatório de Duplicatas – frmCtaRelDupDDA

* selecione o banco com o qual a sua empresa opera.

Guia Visual 2. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Pagar/DDA – Débito Direito Autorizado/Banco*/C – Relatório de Duplicatas – frmCtaRelDupDDA

* selecione o banco com o qual a sua empresa opera.

Precisa configurar

As configurações relacionadas à carteira bancária, necessárias para a execução das atividades do processo de auditoria de boletos, são realizadas pela Citel. Antes de realizar esta atividade, certifique-se de que a Citel já as concluiu. Caso a configuração ainda não tenha sido feita, entre em contato com a Citel para providenciá-la.

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar os seguintes direitos de acesso:

DIREITO DE ACESSO (AUTCOM)

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário.

DIREITO DE ACESSO (AUTBAN)

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário > Contas a Pagar > DDA – Débito Direito Automático > Banco* > C – Relatório de Duplicatas

* selecione o banco com o qual a sua empresa opera.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Como fazer

Para gerar um relatório de um arquivo de DDA importado, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique em Financeiro [1]. No submenu que se abrir, selecione Geração de Layout Bancário [2]. Depois, escolha Contas a Pagar [3]. Em seguida, clique em DDA – Débito Autorizado [4]. Selecione o banco [5] com o qual a sua empresa opera e, por fim, selecione C – Relatório de Duplicatas [6]:

Guia Visual 3. Gerar relatório de DDA

A tela Relatório de Arq. Retorno DDA, referente ao banco utilizado, será exibida. Os campos são preenchidos como segue:

  • [1] Ordenar por: selecione se os registros serão impressos ordenados por Vencimento (V) ou Documento (D).
  • [2] Destino: selecione se o relatório será impresso no Vídeo (V) ou Impressora (I).
  • [3] Apenas registros pendentes: selecione (S) para imprimir apenas os registros pendentes (duplicatas não encontradas ou que precisam ser atualizadas) e (N) para imprimir todos os registros.
  • [4] Ocorrências: selecione quais ocorrências deseja listar.

Clique em IMPRIMIR [5] para gerar o relatório na tela:

Guia Visual 4. Imprimir relatório de retorno

O Relatório de Arq. Retorno DDA será exibido mostrando o conteúdo do arquivo DDA importado, de acordo com os filtros utilizados.

Os registros são agrupados por ocorrência [1] e o resultado da comparação [2] com os dados do sistema. Ao final de cada grupo, temos os totalizadores [3].

Salve ou imprima [4] o relatório para futuras conferências. Para fechar o relatório clique em FECHAR [5]:

Guia Visual 5. Relatório de arquivo de retorno – DDA
Recomendamos que você salve o relatório, pois ele poderá ser útil para a análise no momento da atualização/cadastro das duplicatas. Consulte o Anexo 1 – Salvar relatório ERP Autcom para saber como fazer isso.

Anexo 1 – Salvar relatório ERP Autcom

Para salvar um relatório gerado no ERP Autcom, clique no botão GUARDAR [1] localizado no canto superior esquerdo do relatório. Em seguida, escolha a opção FICHEIRO PDF [2] e configure o arquivo  [3] conforme a necessidade e clique em Ok [4]. Selecione o local [5] para salvar o arquivo, dê um nome [6] para ele e clique em SALVAR (SAVE) [7]. Assim, o relatório estará disponível para consultas futuras.

Guia Visual 6. Salvar relatório ERP Autcom
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