Gerar relatório de arquivo de retorno de contas a pagar

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O que é

Nessa atividade vamos descrever como gerar o relatório de arquivo de retorno, que mostra o resultado do processamento do arquivo pelo banco.

Atualmente, o ERP Autcom está pronto para operar com os seguintes bancos no processo de pagamento automático de fornecedores:

As atividades são organizadas de acordo com o banco, conforme ilustrado abaixo:

Guia Visual 1. Organização das atividades
Embora cada banco tenha suas particularidades, a execução das atividades é igual para todos eles. Neste guia, usaremos o Banco do Brasil como exemplo. Se houver alguma diferença específica de outro banco, faremos os devidos alertas.

Caminho para acessar

Para gerar o relatório de arquivo de retorno de contas a pagar, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique em Financeiro [1]. No submenu que se abrir, selecione Geração de Layout Bancário [2]. Depois, escolha Contas a Pagar [3]. Em seguida, clique em PAGFOR – Pagamento ao Fornecedor [4]. Vá para Bancos – Arquivo Texto [5]. Selecione o banco [6] com o qual a sua empresa opera e, por fim, selecione H – Relatório de Arquivo Retorno [7]:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Pagar/PAGFOR – Pagamento de Fornecedor/Bancos – Arquivo Texto/Banco*/H – Relatório de Arquivo Retorno – frmRelRetBcoCta

* selecione o banco com o qual a sua empresa opera.

Guia Visual 2. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Pagar/PAGFOR – Pagamento de Fornecedor/Bancos – Arquivo Texto/Banco*/H – Relatório de Arquivo Retorno – frmRelRetBcoCta

* selecione o banco com o qual a sua empresa opera.

Precisa configurar

As configurações relacionadas à carteira bancária, necessárias para a execução das atividades do processo de pagamento de fornecedores, são realizadas pela Citel. Antes de realizar esta atividade, certifique-se de que a Citel já as concluiu. Caso a configuração ainda não tenha sido feita, entre em contato com a Citel para providenciá-la.

O arquivo de retorno disponibilizado pelo banco deve ter sido importado para o ERP Autcom através da atividade Importar arquivo de retorno de contas a pagar.

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar os seguintes direitos de acesso:

DIREITO DE ACESSO (AUTCOM)

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário.

DIREITO DE ACESSO (AUTBAN)

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário > Contas a Pagar > PAGFOR – Pagamento ao Fornecedor > Bancos – Arquivo Texto > Banco* > H – Relatório de Arquivo Retorno

* selecione o banco com o qual a sua empresa opera.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Como fazer

Para gerar o relatório de arquivo de retorno de contas a pagar, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique em Financeiro [1]. No submenu que se abrir, selecione Geração de Layout Bancário [2]. Depois, escolha Contas a Pagar [3]. Em seguida, clique em PAGFOR – Pagamento ao Fornecedor [4]. Vá para Bancos – Arquivo Texto [5]. Selecione o banco [6] com o qual a sua empresa opera e, por fim, selecione H – Relatório de Arquivo Retorno [7]:

Guia Visual 3. Gerar relatório de retorno – Contas a Pagar

A tela Relatório de Arquivo Retorno, referente ao banco utilizado, será exibida. Os campos são preenchidos como segue:

  • [1] Ordenar por: selecione se os registros serão impressos ordenados por Vencimento (V) ou Documento (D).
  • [2] Mostrar dados: selecione se serão mostrados os dados do Fornecedor (F) ou Arquivo (A).
  • [3] Destino: selecione se o relatório será impresso no Vídeo (V) ou Impressora (I).

Clique em IMPRIMIR [4] para gerar o relatório na tela:

Guia Visual 4. Imprimir relatório de retorno

Relatório de Arquivo de Retorno será exibido, trazendo as informações sobre as duplicatas [1] de acordo com os filtros que utilizou.

Esse relatório permite verificar como as duplicatas foram processadas pelo banco, quais foram pagas e quais foram rejeitadas através da do código da ocorrência [2]. Os códigos de ocorrências [3] são listados ao final do relatório.

SALVE ou imprima [4] o relatório para futuras conferências. Para fechar o relatório clique em FECHAR [5]:

Guia Visual 5. Relatório de arquivo de retorno – Contas a pagar
Recomendamos que você salve o relatório, pois após a atualização das duplicatas, não será mais possível visualizar o conteúdo do arquivo através do relatório. Consulte o Anexo 1 – Salvar relatório ERP Autcom para saber como fazer isso.

Para as duplicatas rejeitadas, realize os ajustes necessários e, para enviá-las novamente ao banco, é preciso cancelar o primeiro envio. Consulte a atividade Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar enviadas para o banco para saber mais sobre isso.

Estando de acordo com as informações processadas, você poderá atualizar as duplicatas no ERP Autcom. Consulte a atividade Realizar baixa/atualização automática de duplicatas de contas a pagar para saber mais sobre esse assunto.

Anexo 1 – Salvar relatório ERP Autcom

Para salvar um relatório gerado no ERP Autcom, clique no botão GUARDAR [1] localizado no canto superior esquerdo do relatório. Em seguida, escolha a opção FICHEIRO PDF [2] e configure o arquivo  [3] conforme a necessidade e clique em Ok [4]. Selecione o local [5] para salvar o arquivo, dê um nome [6] para ele e clique em SALVAR (SAVE) [7]. Assim, o relatório estará disponível para consultas futuras.

Guia Visual 6. Salvar relatório ERP Autcom
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