Fazer manutenção no cadastro de equipamentos de locação

Filtros


Tópicos

O que é

A manutenção no cadastro de equipamentos de locação, é o processo de revisar e atualizar as informações de cada item registrado, como descrições. O objetivo é garantir que a base de dados reflita com precisão os grupos de serviços cadastrados pela empresa.

Caminho para acessar

Para fazer a manutenção no cadastro de equipamentos de locação, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], opção Locação de Equipamentos [2], opção Cadastro de Equipamentos para Locação [3]:

Caminho de acesso: Cadastros/Locação de Equipamentos/Cadastro de Equipamentos para Locação- frmCadEquLocacao

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Manutenção de Cadastros/Locação de Equipamentos/Cadastro de Equipamentos para Locação – frmCadEquLocacao

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Manutenção de Cadastros > Locação de Equipamentos > Cadastro de Tipo de Manutenção de Equipamento para Locação

Avalie os direitos abaixo e libere-os para o operador, se necessário:

  • Direito de Acesso > Manutenção de Cadastros > Locação de Equipamentos

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade as configurações abaixo devem ser definidas conforme a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_CTRSER Utilizar controle de Série no cadastro de Equipamentos para Locação? Essa configuração determina se o sistema deve exibir a aba “2 – Série” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

Quando definida como Sim: o sistema exibirá a aba “2 – Série” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

Quando definida como Não: o sistema não exibirá a aba “2 – Série” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

CFG_UTIACE Utilizar acessórios na locação de equipamentos? Essa configuração determina se o sistema deve exibir a aba “3 – Acessórios do Equipamento” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

Quando definida como Sim: o sistema exibirá a aba “3 – Acessórios do Equipamento” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

Quando definida como Não: o sistema não exibirá a aba “3 – Acessórios do Equipamento” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

CFG_UTIMTC Utilizar controle de manutenção técnica dos equipamentos para locação? Essa configuração determina se o sistema deve exibir a aba “5 – Manutenção Técnica” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

Quando definida como Sim: o sistema exibirá a aba “5 – Manutenção Técnica” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

Quando definida como Não: o sistema não exibirá a aba “5 – Manutenção Técnica” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

Como fazer

Para fazer a manutenção do grupo de serviços, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], opção Locação de Equipamentos [2], opção Cadastro de Equipamentos para Locação [3]:

Guia Visual 2. Cadastro de Locação de Equipamentos

Na tela Cadastro de Locação de Equipamentos, clique no botão PESQUISAR [1] para pesquisar [2] e selecionar [3], o registro para manutenção:

Guia Visual 3. Pesquisar tipo de equipamento para locação
Lembrando que os campos para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.

Depois de selecionar o registro desejado, você pode realizar as seguintes ações: alterar as informações existentes e excluir o registro completamente.

Alterar cadastro de tipo de manutenção de equipamento para locação

Para alterar um Cadastro de Locação de Equipamentos, pesquise o registro desejado e clique no botão ALTERAR [1] para habilitar os campos para edição. Faça a alteração necessária e depois clique em GRAVAR [2] para salvar as mudanças:

Guia Visual 4. Alterar cadastro de equipamentos para locação
O sistema realizará as validações necessárias e, se houver alguma inconsistência, exibirá mensagens com instruções na tela. Nesse caso, ajuste as informações conforme indicado e clique em GRAVAR novamente para concluir o processo.

Para saber os detalhes do cadastro do tipo de manutenção técnica para equipamentos de locação, consulte a atividade Cadastrar locação de equipamentos

Excluir cadastro de serviços

Você só pode excluir serviços que não tenham movimentações registradas no ERP Autcom.

Para excluir um cadastro de equipamentos para locação, pesquise o registro desejado, clique no botão EXCLUIR [1] e confirme a ação clicando em SIM [2] na mensagem seguinte:

Guia Visual 5. Excluir cadastro de equipamentos de locação
O sistema realizará as validações necessárias e, se houver alguma inconsistência, exibirá mensagens com instruções na tela. Nesse caso, ajuste as informações conforme indicado e repita os passos.
Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra