Fazer manutenção no cadastro do cartão

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O que é

O cadastro do cartão é crucial em várias áreas do sistema, especialmente no faturamento (para receber pagamentos com cartão) e no financeiro (para conciliação).

O recebimento do cartão pode ser feito de duas formas: através das máquinas de cartão, chamadas de POS, e dos sistemas TEF:

  • O POS é uma abreviação em inglês para Point of Sale, que significa Ponto de Venda em português. São as máquinas portáteis que exigem entrada manual das transações no ERP Autcom.
  • O TEF é uma tecnologia que conecta diretamente o terminal de pagamento (PIN Pad) ao sistema bancário, registrando automaticamente as transações no ERP.

A conciliação de cartões visa garantir a correspondência entre os registros do sistema e das instituições financeiras, podendo ser manual ou automática, através de arquivos ou API.

O cadastro do cartão é crítico para o funcionamento do ERP Autcom e merece atenção especial. Vamos detalhar o passo a passo desse processo nesta atividade.

Nesta atividade, será apresentado o passo a passo para realizar a manutenção do cadastro de cartão no ERP Autcom.

Caminho para acessar

Para que seja possível acessar o caminho e tela a seguir, realize antes as configurações descritas no tópico Precisa configurar.

Para realizar a manutenção do cadastro de cartão, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], submenu Auxiliares [2], opção Cartões [3]:

Caminho de acesso: Cadastros/Auxiliares/Cartões- frmCadCartoes

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Manutenção de cadastros/Auxiliares/Cartões- frmCadCartoes

Precisa configurar

Para realizar essa atividade, o cadastro do cartão deve ter sido feito de acordo com a atividade Cadastrar Cartão.

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Manutenção de Cadastros > Auxiliares > Cartões

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida como segue:

Código Descrição Opção
CFG_USACTC Usar Cartão de Crédito Sim

Como fazer

Para realizar a manutenção do cadastro de cartão, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], submenu Auxiliares [2], opção Cartões [3]:

Guia Visual 2. Cadastro de cartões

Na tela Consulta de Cartões, clique no botão PESQUISAR [1] para pesquisar e selecionar [2] o registro para manutenção:

Guia Visual 3. Pesquisar e selecionar cartão
Lembrando que os campos para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.

Após a seleção, é possível alterar e excluir o registro.

Alterar o cartão

Para alterar um cadastro de cartão, clique no botão ALTERAR [1]. Faça a alteração necessária e depois clique em GRAVAR [2] para salvar as mudanças:

Guia Visual 4 . Alterar cartão
Atenção: Quaisquer mudanças feitas só afetarão as transações realizadas após a alteração. As transações com cartão registradas antes da mudança não serão impactadas.

Para saber os detalhes dos campos do cadastro, consulte as atividades:

Excluir o cartão

Você só pode excluir cartões que não tenham movimentações registradas no ERP Autcom.

Clique no botão EXCLUIR [1] e confirme a ação clicando em SIM [2] na mensagem seguinte:

Guia Visual 5. Excluir cartão
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