O que é
Nesta atividade, vamos descrever como estornar cartões que foram conciliados, seja através de baixa automática ou manual.
Quando o estorno é realizado, o sistema reverte o processo de conciliação, debitando e creditando nos portadores correspondentes e cancelando a movimentação bancária, permitindo que o registro retorne ao estado anterior à conciliação. Isso possibilita repetir o processo de conciliação do cartão.
Caminho para acessar
Para realizar a manutenção de cartões, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Estorno de Cartões [3]:
Caminho de acesso: Financeiro/Controle de Cartões/Estorno de Cartões – frmEstornaCartoes
Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:
Caminho de acesso: Principal/Financeiro/Controle de Cartões/Estorno de Cartões – frmEstornaCartoes
Precisa configurar
Direito de Acesso
Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:
- Principal > Controle Financeiro > Controle de Cartões > Estorno de Cartões
- Direitos de Acesso > Cartões > Permitir estornar com data da baixa do documento
Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).
Como fazer
Para realizar o estorno de cartões conciliados, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Estorno de cartões [3]:
Será exibida a tela Estorno de Cartões de Crédito. O primeiro passo é filtrar o(s) cartão(ões) de acordo com os filtros disponíveis:
- [1] Operadora do cartão: a operadora nesse caso é o cartão. Pressione / no teclado para pesquisar e selecionar o cartão desejado ou pressione enter no teclado para considerar todas os cartões.
- [2] Período: informe o período desejado para a busca e selecione a data relevante da transação do cartão. Escolha entre VENCIMENTO (V), CADASTRO (C), BAIXA (B) ou RECEBIMENTO (R), e preencha o campo Data de [3] correspondente com a letra escolhida.
- [4] Empresa: informe a empresa para busca ou pressione enter no teclado para considerar todas as empresas.
Após preencher os filtros desejados, clique no botão CARREGAR CARTÕES [1] para listar na tela os cartões [2] que podem ser estornados e atendam ao(s) filtro(s) informado(s):
Selecione na lista o(s) cartão(ões) que deseja estornar dando um duplo clique no registro do cartão. Os cartões selecionados ficarão em azul no grid:
Você também pode utilizar os botões auxiliares disponíveis na parte inferior da tela:
- [F5] PESQUISAR: ao clicar nesse botão, o sistema abre um campo para pesquisar na lista o cartão por número de liberação.
- [F7] MARCAR TODOS: marca todos os cartões listados na tela.
- [F8] DESMARCAR TODOS: desmarca todos os cartões que foram selecionados.
Na parte inferior da tela, o sistema exibe a quantidade e o valor total líquido dos cartões que foram filtrados [1]. O mesmo acontece para os cartões que foram selecionados [2] para a conferência do operador:
Selecionado(s) o(s) cartão(ões), clique no botão [F10] CONFIRMA [1] e confirme a baixa na mensagem seguinte clicando em SIM [2]. Em seguida, selecione a data de estorno [2], podendo ser a data do Dia do Estorno ou a data da Baixa do Documento. Aguarde o sistema processar o estorno e clique em OK [3] no aviso final:
- Data do Dia do Estorno: é a data em que estamos realizando o estorno e que será gravado o estorno na movimentação bancária.
- Data da Baixa do Documento: é a data em que o cartão foi conciliado e que será gravado o estorno na movimentação bancária.
Os cartões estornados são removidos da lista e o sistema reverte o processo de conciliação, debitando e creditando nos portadores correspondentes e cancelando a movimentação bancária, permitindo que o registro retorne ao estado anterior à conciliação. Você pode verificar a movimentação dos portadores na rotina de Conciliação bancária no caminho Principal > Controle Financeiro > Conciliação Bancária.
Lembrando que, a forma como a baixa é lançada na conciliação bancária, depende da configuração CFG_CTC_AS (GERAL – Tipo de Baixa – CARTÕES). Essa configuração define como a baixa de cartões será registrada na Movimentação bancária, sendo:
- Analítico: cada cartão baixado gera um registro individual para o crédito, débito e taxa. Por exemplo, ao receber 10 cartões, serão registrados no mínimo 30 registros na movimentação bancária.
- Sintético: o sistema soma os valores do crédito, débito, taxas e outros (se houver) para cada cartão baixado, resultando em um único lançamento para cada soma. Independentemente do número de cartões baixados, apenas 3 registros serão feitos na movimentação bancária.
Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro
Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.
Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo: