Fazer baixa manual de contas a receber

Filtros


Tópicos

O que é

A baixa manual de contas a receber é uma atividade fundamental para manter o controle financeiro atualizado e garantir a precisão do fluxo de caixa da empresa. Esse processo consiste em registrar manualmente os pagamentos recebidos dos clientes, associando-os às duplicatas correspondentes.

Realizar a baixa manual permite ajustar os valores efetivamente pagos, aplicar juros ou descontos quando necessário e assegurar que as informações refletem a realidade financeira da empresa. Essa prática também facilita o acompanhamento de recebimentos pendentes, auxilia na conciliação bancária e oferece dados confiáveis para a geração de relatórios e análises gerenciais.

Nesta atividade, você aprenderá como realizar a baixa manual de contas a receber, assegurando o correto registro e gestão dos pagamentos recebidos.

Caminho para acessar

Para fazer a baixa manual de uma duplicata de contas a receber, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique na opção Financeiro [1], submenu Contas a Receber [2], opção Baixa de Contas a Receber [3]:

Caminho de acesso: Financeiro/Contas a Receber/Baixa de Contas a Receber- frmBaixaReceber

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Contas a Receber/Baixa de Contas a Receber- frmBaixaReceber

Precisa configurar

A conta a receber deve ter sido registrada no ERP Autcom, seja pelas rotinas de faturamento ou manualmente.
Para saber mais sobre o lançamento manual de contas a receber, consulte as atividades abaixo:

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar os seguintes direitos de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Controle Financeiro > Contas a Receber > Baixa de Contas a Receber.

Avalie os direitos abaixo e libere-os para o operador, se necessário:

  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Desc. máximo no rec. de duplicatas pelo Contas a Receber (Nível 1)
  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Desc. máximo no rec. de duplicatas pelo Contas a Receber (Nível 2)
  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Direito de recalculo de juros (Nível 1)
  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Direito de recalculo de juros (Nível 2)
  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Direito de recalculo de juros (Nível 3)
  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir alterar Desconto
  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir baixa com data retroativa
  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir baixa parcial de duplicatas com juros
  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir baixa total com desconto
  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir baixar duplicata com expedição pendente
  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir baixar duplicata de crédito originada de devoluções pendentes de conferência
  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir receber duplicatas de espécie PD cujos boletos foram emitidos, nas rotinas de baixa de Contas a Receber e resumo de caixa.
  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir recebimento de duplicatas (NF/IF) mesmo sem autorização da Sefaz

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade, defina as configurações abaixo conforme as orientações e a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_MODCTR Sequencial de baixa Essa configuração armazena o número sequencial da baixa de duplicatas de contas a receber.

Essa configuração deve ser ajustada apenas pela Citel.
CFG_CTR_AS Tipo de Baixa – CONTAS A RECEBER Essa configuração define como a baixa de duplicatas de contas a receber será registrada na Movimentação bancária, podendo ser escolhido entre:

Analítico: o sistema irá registrar um lançamento para cada duplicata selecionada e baixada.

Sintético: o sistema vai registrar um único lançamento, independente da quantidade de duplicatas selecionadas e baixadas no momento.

Para fins de conciliação bancária, a forma sintética de registro permite que o processo seja mais ágil e menos propenso a erros. Os lançamentos consolidados facilitam a comparação com os extratos bancários.
CFG_JURSEP Gravar juros/descontos separados do valor principal do titulo, na movimentação bancária? Essa configuração determina se o sistema deve separar os valores de juros e descontos do valor principal do título ao registrar movimentações bancárias.

Quando selecionado Sim: os valores de juros e descontos serão registrados separadamente. Nesse caso, você deve preencher também as configurações CFG_PLJURM e CFG_PLDESM.

Quando selecionado Não: os valores de juros e descontos serão incorporados ao valor principal do título na movimentação bancária.

CFG_PLJURM Plano de contas para lançar juros na movimentação bancária: Informe o plano de contas que será utilizado para registrar os valores de juros nas movimentações bancárias quando a configuração CFG_JURSEP estiver ativada (= Sim).
CFG_PLDESM Plano de contas para lançar descontos na movimentação bancária: Informe o plano de contas que será utilizado para registrar os valores de descontos nas movimentações bancárias quando a configuração CFG_JURSEP estiver ativada (= Sim).
CFG_HISBAI Ao realizar a baixa da duplicata, gravar o histórico da baixa no histórico do documento? Essa configuração determina se o histórico registrado no momento da baixa de um contas a receber será gravado na duplicata correspondente.

Quando selecionado Sim: ao realizar a baixa de um contas a receber, o conteúdo inserido no campo Histórico será automaticamente salvo no campo Histórico da duplicata, disponível na manutenção de contas a receber.

Quando selecionado Não: o histórico inserido durante a baixa não será gravado na duplicata.

CFG_EXOBCR Exibe observação do cliente na baixa de contas a receber? Essa configuração define se as observações cadastradas no cadastro do cliente serão exibidas no momento da baixa de contas a receber.

Quando selecionado Sim: as observações do cliente serão exibidas durante o processo de baixa.

Quando selecionado Não: as observações do cliente não serão exibidas.

CFG_JURATR Atraso de duplicatas: % Juros por atraso ao mês Informe o percentual (%) de juros ao mês que será usado para calcular o valor adicional em duplicatas vencidas e não pagas dentro do prazo.
O tipo de juros utilizado no cálculo depende da configuração CFG_TIPJUR (Utilizar cálculo de juros por tipo: Juros Simples ou Juros Composto).
CFG_TOLATR Atraso de duplicatas: Dias de tolerância para aplicação dos juros Informe a quantidade de dias de atraso permitida antes que os juros sejam aplicados em duplicatas vencidas.

  • Se a duplicata for paga dentro do número de dias especificado nesta configuração, nenhum juro será aplicado.
  • Após ultrapassar o limite de dias de tolerância, os juros configurados em CFG_JURATR serão calculados e aplicados automaticamente.
CFG_MULATR Atraso de duplicatas: % Multa por atraso Informe o percentual (%) de multa que será usado para calcular o valor adicional em duplicatas vencidas e não pagas dentro do prazo.
CFG_SENPAR Senha para baixa parcial Informe uma senha que será utilizada ao realizar uma baixa parcial de contas a receber.

Essa senha será exigida somente se a configuração CFG_SENFVU (Tipo de senha para faturamento) estiver definida como Senha Fixa.

CFG_MANVEN Manter a data do vencimento quando for recebimento parcial? Essa configuração define como será tratado o vencimento da duplicata original após uma baixa parcial:

Quando selecionado Sim: a duplicata original continuará com a data de vencimento original. Os juros serão calculados com base nos dias de atraso contados desde a data de vencimento original, aplicados sobre o valor restante.

Quando selecionado Não: a duplicata original terá sua data de vencimento ajustada para a data atual (recebimento parcial). Os juros serão calculados com base nos dias de atraso contados a partir dessa nova data de vencimento, aplicados sobre o valor restante.

CFG_JURPAR Permitir baixa parcial de duplicata com juros? Essa configuração determina se será permitido realizar a baixa parcial de duplicatas que possuem juros.

Quando selecionado Sim: a baixa parcial de duplicatas com juros será permitida sem restrições, funcionando normalmente.

Quando selecionado Não: ao selecionar uma duplicata com juros para baixa parcial, o sistema exigirá a digitação de uma senha de liberação antes de prosseguir, referente ao direito de acesso Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir baixa parcial de duplicatas com juros.

CFG_BAIDAT Permitir baixa de duplicatas com data de recebimento posterior a Hoje! Essa configuração determina se o sistema permitirá registrar a baixa de duplicatas utilizando uma data de recebimento posterior à data atual (futura).

Quando selecionado Sim: o sistema permitirá que a baixa seja registrada com uma data de recebimento futura.

Quando selecionado Não: não será possível realizar a baixa utilizando uma data posterior à data atual; o sistema aceitará apenas a data de hoje ou uma data passada.

CFG_BAICRR Quantidade de dias permitida para baixa retroativa Informe a quantidade de dias permitidos para baixar duplicatas com data retroativa.
CFG_BAIATR Qtd de dias para baixa atrasada Informe a quantidade de dias permitidos para baixar duplicatas com data atrasada.
CFG_SBCCMC Para baixar duplicatas de crédito, junto com outras duplicatas, permitir somente do mesmo cliente ou da mesma rede do cliente ? Essa configuração determina se o sistema permitirá baixar duplicatas de crédito juntamente com outras duplicatas, considerando critérios específicos de cliente ou rede de clientes.

Quando selecionado Sim: o sistema permitirá a baixa de duplicatas de crédito desde que sejam do mesmo cliente ou da mesma rede de clientes.

Quando selecionado Não: o sistema não permitirá a baixa de duplicatas de crédito se elas não pertencerem ao mesmo cliente ou à mesma rede de clientes.

CFG_RECCPE Permite receber duplicata de crédito originada de devolução pendente de conferencia? Essa configuração determina se o sistema permitirá o recebimento de duplicatas de crédito que foram originadas de devoluções, mesmo que a conferência da devolução ainda esteja pendente.

Quando selecionado Sim: o sistema permitirá o recebimento de duplicatas de crédito que tenham origem em devoluções, mesmo que a conferência ainda não tenha sido concluída. Nesse caso, será solicitada a liberação referente ao direito de acesso Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir baixar duplicata de crédito originada de devoluções pendentes de conferência.

Quando selecionado Não: o sistema não permitirá o recebimento dessas duplicatas se a conferência da devolução estiver pendente, aceitando apenas duplicatas cuja conferência já tenha sido finalizada.

CFG_RECPEN Permite receber duplicata pelo controle financeiro com expedição pendente? Essa configuração determina se o sistema permitirá o recebimento de duplicatas de contas a receber, mesmo quando a expedição ainda estiver pendente.

Quando selecionado Sim: o sistema permitirá que a duplicata seja recebida pelo controle financeiro mesmo se a expedição ainda não tiver sido concluída. Nesse caso, será solicitada a liberação referente ao direito de acesso Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir baixar duplicata com expedição pendente

Quando selecionado Não: o sistema não permitirá o recebimento da duplicata se a expedição estiver pendente, aceitando apenas duplicatas cuja expedição já tenha sido finalizada.

CFG_UTDEFN Na baixa do contas a receber, conceder este desconto financeiro da seguinte forma: Essa configuração determina como o sistema deve conceder descontos financeiros ao baixar contas a receber, com duas opções:

1 – Sempre, mesmo com a Duplicata vencida: o sistema concederá o desconto financeiro independentemente da duplicata estar vencida ou não.

2 – Somente até o vencimento da Duplicata: o sistema só concederá o desconto financeiro se a duplicata não estiver vencida; após o vencimento, o desconto não será mais aplicado.

CFG_SENBTD Senha para permitir baixa total com desconto Informe uma senha que será utilizada ao realizar uma baixa total de contas a receber com desconto.

Essa senha será exigida somente se a configuração CFG_SENFVU (Tipo de senha para faturamento) estiver definida como Senha Fixa.

Caso contrário, será validado o direito de acesso Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir baixa total com desconto do operador.

CFG_CTRDES Percentual de desconto máximo permitido. (Nível 1) Informe o percentual máximo de desconto que pode ser concedido pelos usuários que têm acesso apenas ao Nível 1 de desconto, referente ao direito de acesso Direitos de Acesso > Contas a Receber > Desc. máximo no rec. de duplicatas pelo Contas a Receber (Nível 1).
CFG_SCTRDE Senha para desconto máximo permitido. (Nível 1) Informe uma senha que será utilizada para conceder o desconto informado na configuração CFG_CTRDES.

Essa senha será exigida somente se a configuração CFG_SENFVU (Tipo de senha para faturamento) estiver definida como Senha Fixa.

CFG_CTRDE2 Percentual de desconto máximo permitido. (Nível 2) Informe o percentual máximo de desconto que pode ser concedido pelos usuários que têm acesso apenas ao Nível 2 de desconto, referente ao direito de acesso Direitos de Acesso > Contas a Receber > Desc. máximo no rec. de duplicatas pelo Contas a Receber (Nível 2).
CFG_SCTRD2 Senha para desconto máximo permitido. (Nível 2) Informe uma senha que será utilizada para conceder o desconto informado na configuração CFG_CTRDE2.

Essa senha será exigida somente se a configuração CFG_SENFVU (Tipo de senha para faturamento) estiver definida como Senha Fixa.

CFG_PORDUP Portador para desconto de Duplicata Informe o código do portador que o sistema utilizará para registrar os valores de descontos concedidos nas duplicatas de contas a receber.
CFG_JURMN1 Juros mínimo para recálculo de juros. (Nível 1) Informe o percentual mínimo de juros que deverá ser aplicado pelos usuários que têm acesso apenas ao Nível 1 de juros, referente ao direito de acesso Direitos de Acesso > Contas a Receber > Direito de recalculo de juros (Nível 1).
CFG_SENJM1 Senha para juros mínimo. (Nível 1) Informe uma senha que será utilizada para aplicar o percentual de juros informado na configuração CFG_JURMN1.

Essa senha será exigida somente se a configuração CFG_SENFVU (Tipo de senha para faturamento) estiver definida como Senha Fixa.

CFG_JURMN2 Juros mínimo para recálculo de juros. (Nível 2) Informe o percentual mínimo de juros que deverá ser aplicado pelos usuários que têm acesso apenas ao Nível 1 de juros, referente ao direito de acesso Direitos de Acesso > Contas a Receber > Direito de recalculo de juros (Nível 2).
CFG_SENJM2 Senha para juros mínimo. (Nível 2) Informe uma senha que será utilizada para aplicar o percentual de juros informado na configuração CFG_JURMN2.

Essa senha será exigida somente se a configuração CFG_SENFVU (Tipo de senha para faturamento) estiver definida como Senha Fixa.

CFG_SENJM3 Senha para juros mínimo. (Nível 3) Informe uma senha que será necessária para aplicar uma determinada taxa de juros mínima, conforme a necessidade do operador.

Essa senha será exigida somente se a configuração CFG_SENFVU (Tipo de senha para faturamento) estiver definida como Senha Fixa.

Quando a CFG_SENFVU estiver definida como Variável ou Usuário, os operadores que tiverem o direito de acesso em Direitos de Acesso > Contas a Receber > Direito de Recalculo de Juros (Nível 3) poderão aplicar qualquer percentual de juros que julgarem necessário.
CFG_RECCTR Imprimir o recibo de contas a receber no modelo meia folha? Quando selecionado Sim: o recibo de contas a receber será impresso em meia folha.

Quando selecionado Não: o recibo de contas a receber será impresso em folha inteira.

CFG_COLRAV Tipo de Recibo Avulso Essa configuração determina o tipo de recibo avulso a ser utilizado. Defina a opção mais adequada à sua impressora:

  • 40 colunas
  • 80 colunas
CFG_CTRVIA Qtd de vias para recibo Informe a quantidade de vias do recibo de contas a receber a serem impressas.
CFG_LBXCTR Sugestão para o check-box “Limpar filtros após consulta” Quando selecionado Marcado, a rotina Baixa de contas a receber será aberta com o check-box “Limpar filtros após consulta” selecionado.

Quando selecionado Desmarcado, a rotina Baixa de contas a receber será aberta com o check-box “Limpar filtros após consulta” desmarcado.

Como fazer

Para fazer a baixa manual de uma duplicata de contas a receber, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique na opção Financeiro [1], submenu Contas a Receber [2], opção Baixa de Contas a Receber [3]:

Guia Visual 2. Baixa de Contas a Receber

Será exibida a tela Baixa de Contas a Receber. A atividade de baixa pode ser organizada em 3 etapas:

  • Filtrar as duplicatas;
  • Selecionar duplicatas para recebimento;
  • Confirmar a baixa.

Nos próximos tópicos, detalharemos cada uma dessas etapas, explicando os procedimentos necessários para realizar a baixa de forma correta e eficiente.

Filtrar as duplicatas

Utilize os campos de filtro disponíveis na parte superior da tela para localizar as duplicatas em aberto:

Os filtros não são obrigatórios, mas seu uso pode ajudar a refinar os resultados e facilitar a seleção das duplicatas a serem baixadas.
Guia Visual 3. Filtros

Verifique adiante as orientações para utilizar os filtros.

Nos filtros Cliente, Rede de Lojas, Centro de Custos, Empresa, Vendedor, Código do Projeto e Portador, você pode digitar o código diretamente ou usar o comando / [1] para pesquisar e selecionar [2] um registro cadastrado. Se não quiser usar um desses filtros, basta pressionar Enter [3] no campo e todos os registros relacionados serão considerados. Veja abaixo uma ilustração para facilitar o entendimento:

Guia Visual 4. Pesquisar e selecionar registros para os filtros

O filtro Filtrar duplicatas das filiais é ativado quando o cliente selecionado for Pessoa Jurídica, ou seja, possuir um CNPJ. Com esse filtro ativado, o sistema exibirá as duplicatas do cliente selecionado e de todos os outros clientes que compartilham os mesmos 8 primeiros dígitos do CNPJ do cliente em questão.

Guia Visual 5. Uso dos filtros – Filtrar duplicatas das filiais

É possível definir períodos digitando as datas [1] ou utilizando o botão calendário [2] disponível:

Guia Visual 6. Uso dos filtros – Períodos

Recomendamos usar pelo menos uma das opções de período. Se nenhuma data for informada, todas as duplicatas em aberto no sistema serão listadas, o que pode dificultar a seleção dos registros.

  • Período Vencimento: período de vencimento das duplicatas.
  • Período Cadastro: período de cadastro da conta a receber.

Por fim temos os filtros Nosso Número e COO:

Guia Visual 7. Nosso Número e COO
  • Se a duplicata estiver vinculada a um boleto, você pode localizá-la através do filtro Nosso Número.
  • Se a duplicata estiver associada a um cupom fiscal, você pode localizá-la através do número do COO do IF.

Após preencher os filtros desejados, clique no botão CARREGAR TÍTULOS [1] para exibir as duplicatas no grid de resultados [2]. O grid de resultados centraliza a listagem das duplicatas localizadas após a aplicação dos filtros. As colunas incluem informações como: Código, Cliente, Portador, Valor Original, Valor Corrigido, Dias em Atraso, entre outros.

Guia Visual 8. Carregar duplicatas
As colunas do grid de resultados são exibidas de acordo com o que foi configurado no botão CONFIGURAR.

Na parte inferior da tela, são exibidos os dados da duplicata [1] selecionada no grid, os totalizadores [1], e, caso a duplicata faça parte de um arquivo de remessa enviado ao banco, as informações da remessa [3]:

Guia Visual 9. Grid de resultados
O controle de remessa bancária está relacionado às duplicatas que foram associadas a boletos enviados ao banco para registro. O botão [F2] CANCELAR REMESSA fica disponível apenas para operadores com o direito de acesso Direitos de Acesso > Contas a Receber > Alteração da Remessa Bancária no CTR.

A próxima etapa consiste em selecionar as duplicatas que serão baixadas.

Seleção de Duplicatas e Registro de Valores

Para selecionar uma duplicata, selecione-a com o mouse [1] (ou navegue entre os registros com as setas do teclado até a duplicata desejada). Em seguida, pressione Enter [2] no teclado para abrir a tela de digitação dos valores [3]:

Guia Visual 10. Selecionar duplicatas

A digitação de valores deve ser feita da seguinte forma:

Guia Visual 11. Digitação dos valores

[1] Tipo de Baixa: A baixa ou recebimento da duplicata pode ser feita de forma total ou parcial. Digite T para baixa total e P para baixa parcial.

  • Baixa total: a baixa total assume que o valor total devido foi pago pelo cliente.
  • Baixa parcial: a baixa parcial assume que foi pago somete parte do valor devido e, portanto, o Valor Pago obrigatoriamente deve ser menor que o valor total devido.

Para permitir a baixa parcial da duplicata com juros, é necessário atender a dois requisitos:

  1. A configuração CFG_JURPAR (Permitir baixa parcial de duplicata com juros?) deve estar ativada.
  2. O operador precisa possuir o direito de acesso Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir baixa parcial de duplicatas com juros.

Para permitir a baixa total da duplicata com descontos, o operador precisa possuir o direito de acesso Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir baixa total com descontos.

[2] Data do pagamento: informe a data em que o pagamento foi efetuado.

  • Para baixar contas a receber com data de pagamento retroativa, deve ser ativada a configuração CFG_BAICRR (Quantidade de dias permitido para baixa retroativa). Além disso, operador deve possuir o direito de acesso Direitos de Acesso > Contas a receber > Permitir baixa com data retroativa.
  • Para baixar contas a receber com data de pagamento posterior a hoje, deve ser ativada a configuração CFG_BAIDAT (Permitir baixa de duplicatas com data de recebimento posterior a hoje?)

[3] Valor Pago: informe o valor recebido do cliente.

  • Caso existam despesas de cobrança (Desp. Cob), o valor será somado automaticamente ao total devido e cobrado do cliente.

[4] Juros e Descontos:

  • Juros: calculados automaticamente com base no valor recebido e na porcentagem definida na configuração CFG_JURATR (% juros por atraso ao mês).
  • Descontos:
    • Aplicados somente em baixas do tipo Total.
    • Se o Valor Pago for menor que o valor devido, o sistema calcula automaticamente o desconto e o exibe no campo Descontos.
  • Desp. Cob: Informe o valor de despesas de cobrança (se houver), que será somado ao valor da duplicata.

[5] Valores de cadastro:

  • Em baixas Totais, o sistema exibe:
    • Vl. Orig.: Valor original da duplicata.
    • Juros Cad. e Desc. Cad.: Juros e descontos previamente cadastrados na duplicata.
  • Em baixas Parciais, esses campos não são exibidos.

Informados os dados necessários, clique no botão CONFIRMA [1]. A duplicata selecionada para baixa ficará marcada em azul no grid [2]. Repita esse processo para todas as duplicatas que deseja baixar.

Para desmarcar apenas um registro, basta selecioná-lo e pressionar enter no teclado.

O sistema realizará as validações necessárias e, se houver alguma inconsistência, exibirá mensagens com instruções na tela. Nesse caso, ajuste as informações conforme indicado.
Guia Visual 12. Confirmação dos valores

Para facilitar a seleção das duplicatas, você pode utilizar os botões auxiliares Inicia busca, Localiza próximo, Marcar todos, Desmarcar todos e Selecionadas localizados na parte inferior da tela:

Guia Visual 13. Botões auxiliares para seleção das duplicatas
  • [F5] INICIA BUSCA: ao clicar nesse botão, o sistema abre uma tela para pesquisar entre as duplicatas filtradas, enquanto que o botão [F6] LOCALIZA PRÓXIMA localiza o próximo registro de acordo com a pesquisa.
  • [F7] MARCAR TODAS: marca todas as duplicatas listadas na tela. Esse botão fica disponível apenas quando a configuração CFG_CTPTUD for = Sim.
  • [F8] DESMARCAR TODAS: desmarca todas as duplicatas que foram marcadas/selecionadas para baixa.
  • [F9] SELECIONADAS: mostra as duplicatas que estão selecionadas no grid.

Finalizada a seleção das duplicatas a serem baixadas, podemos prosseguir com a baixa.

Baixar duplicatas de contas a receber

A gravação da baixa das duplicatas é determinada pela configuração CFG_CTR_AS (Tipo de Baixa – Contas a Receber), que pode ser Analítica ou Sintética, conforme descrito abaixo:

  1. Baixa Analítica: o sistema realizará um registro separado na movimentação bancária para cada duplicata selecionada para baixa.
  2. Baixa Sintética: o sistema fará um único registro na movimentação bancária, independente da quantidade de duplicatas selecionadas e baixadas no momento.

Estando de acordo com os valores apresentados, você pode prosseguir com a baixa clicando no botão [F10] CONFIRMA [1]. Nesse momento devem ser informados os dados para baixa.

Guia Visual 14. Confirmar baixa analítica

Verifique as orientações para preenchimento dos campos:

  • Portador: deve ser indicado o portador responsável por acumular o recurso financeiro recebido. Isso normalmente refere-se à conta bancária, caixa ou outro meio financeiro que será utilizado para registrar o recebimento do valor. Pressione / no teclado para pesquisar o portador adequado.
  • Plano de contas: deve ser indicado o plano de contas que será utilizado para classificar contabilmente o recebimento. Pressione / no teclado para pesquisar o plano de contas adequado.
  • Histórico 1 e Histórico 2: não é obrigatório informar esses campos, entretanto, eles podem ser úteis para identificar os lançamentos na conciliação bancária.
No caso da baixa sintética, é possível informar a Data de lançamento da baixa. Além disso, se necessário, pode-se adicionar uma identificação no campo Documento para facilitar o controle.

Preenchidos todos os campos necessários, clique no botão [1] CONFIRMA, informe a Forma de pagamento [2] utilizada, podendo ser usada quantas quiser, e clique em [3] CONFIRMA:

Guia Visual 15. Confirmar recebimento

O sistema realizará as validações necessárias. Caso identifique alguma inconsistência, exibirá mensagens com orientações na tela. Ajuste as informações conforme indicado para prosseguir.

Ao confirmar a baixa, o sistema exibirá mensagens relacionadas à impressão de recibos, dependendo das configurações definidas. Consulte o tópico Configurações para mais detalhes sobre essas opções.

Após a baixa, as duplicatas baixadas serão removidas da lista de resultados e poderão na rotina de Conciliação Bancária, acessando Principal > Controle Financeiro > Conciliação Bancária.

O sistema atualizará a(s) duplicata(s) na movimentação de contas a receber, preenchendo os dados da baixa conforme o recebimento realizado e as configurações da carteira bancária. Para pesquisar uma duplicata específica de contas a receber, consulte o tópico Fazer manutenção individual de contas a receber.

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 16. Pesquisar um campo com o comando /
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.
Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra