Estornar contas a pagar

Filtros


Tópicos

O que é

Nesta atividade, vamos descrever como realizar o estorno de contas a pagar.

Quando o estorno é realizado, o sistema reverte o processo realizado no pagamento da conta, debitando e creditando nos portadores correspondentes e cancelando a movimentação bancária, permitindo que o registro retorne ao estado anterior.

Caminho para acessar

Para realizar o estorno de contas a pagar, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique na opção Financeiro [1], submenu Contas a Pagar [2], opção Estorno de Contas a Pagar [3]:

Caminho de acesso: Financeiro/Contas a Pagar/Estorno de Contas a Pagar – frmEstornoPagar

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Contas a Pagar/Estorno de Contas a Pagar – frmEstornoPagar

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar os seguintes direitos de acesso:

DIREITO DE ACESSO (AUTCOM)

  • Principal > Controle Financeiro > Contas a Pagar > Estorno de Contas a Pagar.

Avalie os direitos abaixo e libere-os para o operador, se necessário:

  • Direitos de Acesso > Contas a pagar > Permitir estornar com data do dia do estorno.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade, defina as configurações abaixo conforme as orientações e a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_PMOTES Solicitar motivo do estorno ao estornar um título? Quando selecionado Sim, ao confirmar o estorno de uma duplicata de contas a pagar, será exibida uma tela para o operador informar o motivo (ocorrência) do estorno. Nesse caso, deverá ser realizado o cadastro da ocorrência em Principal > Cadastros > Auxiliares > Ocorrências.
CFG_CTBPTF Ao estornar uma duplicata gerada pelo resumo de caixa de dia anterior, recebida em dinheiro e utiliza a CFG_CTBPAG igual a Sim, realizar também um lançamento de crédito na movimentação bancária do portador de transferência de dinheiro?
Quando selecionado Sim, ao estornar uma duplicata gerada pelo resumo de caixa do dia anterior, recebida em dinheiro e com a configuração CFG_CTBPAG ativada, o sistema fará o  registro de um crédito na movimentação bancária para o portador de transferência de dinheiro.
Quando selecionado Não, o operador deve fazer esse lançamento manualmente.

Como fazer

Para realizar o estorno de contas a pagar, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique na opção Financeiro [1], submenu Contas a Pagar [2], opção Estorno de Contas a Pagar [3]:

Guia Visual 2. Estorno de contas a pagar

Será exibida a tela Estorno de Contas a Pagar. O primeiro passo é filtrar a duplicata que deseja estornar utilizando os filtros disponíveis:

Guia Visual 3. Filtrar duplicata
  • [1] Duplicata: filtro obrigatório. Informe o número da duplicata que deseja estornar.
  • [2] Parcela: filtro obrigatório. Informe a parcela da duplicata que deseja estornar.
  • [3] Empresa: filtro obrigatório. Informe o código da empresa ou pressione / para pesquisar e selecionar a empresa desejada.
  • [4] Série: informe a série da duplicata que deseja estornar.
  • [5] Fornecedor: filtro obrigatório. Informe o código do fornecedor ou pressione / para pesquisar e selecionar o fornecedor desejada.

Após preencher os filtros desejados, clique no botão CARREGAR TÍTULOS [1] para listar na tela as duplicatas [2] que atendem ao(s) filtro(s) informado(s):

O sistema exibirá duplicatas que atendem aos filtros utilizados, além de incluir aquelas que fazem parte do mesmo sequencial de baixa da duplicata filtrada.
Guia Visual 4. Duplicata para estorno

Selecione com o mouse a duplicata que deseja estornar e pressione enter [1], clique no botão [F10] CONFIRMA [2] e confirme a baixa na mensagem seguinte clicando em SIM [3]. Em seguida, selecione a data de estorno [4], podendo ser a data do Dia do Estorno ou a data da Baixa do Documento. Aguarde o sistema processar o estorno e clique em OK [5] no aviso final:

  • Data do Dia do Estorno: é a data em que estamos realizando o estorno e que será gravado o estorno na movimentação bancária. O operador precisa ter o direto de acesso Direitos de Acesso > Contas a pagar > Permitir estornar com data do dia do estorno liberado para que essa opção fique disponível.
  • Data da Baixa do Documento: é a data em que o cartão foi conciliado e que será gravado o estorno na movimentação bancária.
Guia Visual 5. Confirmar o estorno
Caso exista algum impedimento para o estorno, o sistema exibirá em tela um aviso com as orientações necessárias.
É possível selecionar mais de uma duplicata para estorno desde que os títulos tenham sido baixados nas formas de pagamento Dinheiro ou Ordem de pagamento.
Se a configuração CFG_PMOTES (Solicitar motivo do estorno ao estornar um título?) estiver definida como Sim, antes de informar a data do estorno, o sistema solicitará que o operador informe o motivo do estorno (ocorrência). No campo Ocorrência, o operador pode digitar o código do motivo ou pressionar a barra para pesquisar e selecionar o motivo adequado.

O sistema reverterá a baixa da duplicata, reabrindo o título e creditando o valor na conta correspondente, registrando todo o processo na movimentação bancária.

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 6. Pesquisar um campo com o comando /
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.
Alguns campos aceitam a seleção de mais de um registro. Para isso, mantenha a tecla CRLT pressionada enquanto seleciona os registros desejados no grid.
Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra