Enviar remessa de contas a pagar para o banco – BB Online

Filtros


Tópicos

O que é

Nessa atividade vamos descrever como enviar a remessa de contas a pagar para o Banco do Brasil Online para pagamento automático de fornecedores.

O ERP Autcom permite configurar carteiras bancárias para automatizar o pagamento de fornecedores, enviando automaticamente os detalhes dos pagamentos ao banco e processando os retornos para atualizar o módulo de contas a pagar. O Banco do Brasil oferece duas maneiras de realizar esse processo: por meio de arquivos ou via API (online).

Nesta atividade, vamos explicar como enviar a remessa de contas a pagar  através da API do Banco do Brasil, garantindo um fluxo de pagamento mais eficiente e automatizado.

Caminho para acessar

Para enviar a remessa de duplicatas de contas a pagar para o Banco do Brasil Online, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique em Financeiro [1]. No submenu que se abrir, selecione Geração de Layout Bancário [2]. Depois, escolha Contas a Pagar [3]. Em seguida, clique em PAGFOR – Pagamento ao Fornecedor [4]. Vá para Bancos – Online [5] e, selecione 001 – Banco do Brasil [6] e, por fim, selecione E – Envia Remessa para o Banco [7]:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Pagar/PAGFOR – Pagamento de Fornecedor/Bancos – Online/001 – Banco do Brasil/E – Envia Remessa para o Banco – frmConfigPagFor

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Pagar/PAGFOR – Pagamento de Fornecedor/Bancos – Online/001 – Banco do Brasil/E – Envia Remessa para o Banco – frmConfigPagFor

Precisa configurar

As configurações relacionadas à carteira bancária, necessárias para a execução das atividades do processo de pagamento de fornecedores, são realizadas pela Citel. Antes de realizar esta atividade, certifique-se de que a Citel já as concluiu. Caso a configuração ainda não tenha sido feita, entre em contato com a Citel para providenciá-la.

A remessa deve ter sido gerada através da atividade Gerar remessa de duplicatas de contas a pagar – BB Online.

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar os seguintes direitos de acesso:

DIREITO DE ACESSO (AUTCOM)

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário.

DIREITO DE ACESSO (AUTBAN)

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário > Contas a Pagar > PAGFOR – Pagamento ao Fornecedor > Bancos – Online > 001 – Banco do Brasil > E – Envia Remessa para o Banco

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Como fazer

Recomendamos que você envie a remessa com pelo menos 2 dias de antecedência em relação ao vencimento das duplicatas. Dessa forma, caso ocorra algum problema no processo, haverá tempo suficiente para resolver a situação antes que os documentos vençam.

Para enviar a remessa de duplicatas de contas a pagar para o Banco do Brasil Online, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique em Financeiro [1]. No submenu que se abrir, selecione Geração de Layout Bancário [2]. Depois, escolha Contas a Pagar [3]. Em seguida, clique em PAGFOR – Pagamento ao Fornecedor [4]. Vá para Bancos – Online [5] e, selecione 001 – Banco do Brasil [6] e, por fim, selecione E – Envia Remessa para o Banco [7]:

Guia Visual 2. Geração de Duplicatas – Contas a Pagar

Primeiramente devemos selecionar a conta bancária que foi configurada para pagamento de fornecedores. Selecione a conta [1] e clique em GRAVAR [2]. No aviso que aparecer, confirme o envio clicando em SIM [3] e aguarde a confirmação do sistema sobre o sucesso do envio da remessa:

Guia Visual 3. Confirmar envio da remessa
Se houver algum problema no envio, o sistema exibirá um aviso na tela com os detalhes. Se precisar de ajuda, entre em contato com a Citel para orientações adicionais.

Após o envio, o banco fará o processamento da remessa e você poderá fazer a importação dos pagamentos, que nada mais é que a importação do arquivo de retorno do banco em relação às remessas enviadas. Clique aqui para saber mais sobre esse assunto.

É importante destacar que um arquivo de retorno não contém apenas informações sobre pagamentos realizados. Ele reflete todo o processamento da remessa pelo banco, podendo incluir diversas ocorrências, como pagamentos efetuados (código 00), duplicatas consistentes (código 902), entradas rejeitadas, entre outras.

Portanto, ao importar o arquivo de retorno, você terá um controle completo sobre todas as duplicatas enviadas para o banco, e não apenas sobre os pagamentos realizados.

Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra