O que é
Para garantir que um produto esteja disponível para locação no ERP Autcom, é essencial realizar a configuração adequada em seu cadastro. Essa parametrização permite que o sistema identifique corretamente os itens próprios para o processo de locação, definindo se o produto será tratado como um equipamento principal a ser alugado ou como um item de consumo a ser vendido em conjunto (acessório). Este documento tem como objetivo detalhar o processo de configuração específico para os equipamentos destinados à locação. O seguimento correto deste guia assegurará a eficiência e precisão na gestão de seus produtos de locação.
Caminho para acessar
Para acessar o cadastro de produtos e ativá-lo como principal para locação, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], submenu Produtos [2], opção Cadastro de Produtos [3], selecionar a aba Complementos [4]:
Caminho de acesso: Cadastros/Produtos/Cadastro de Produtos- frmCadProdutos

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:
Caminho de acesso: Principal/Manutenção de cadastros/Produtos/Cadastro de Produtos – frmCadProdutos
Precisa configurar
Direito de Acesso
Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:
- Principal > Manutenção de Cadastros > Produtos > Cadastro de Produtos
Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).
Configurações
Para execução dessa atividade as configurações abaixo devem ser definidas conforme a necessidade da empresa:
Código | Descrição | Opção |
CFG_LOCEQU | Utilizar Controle de Locação de Equipamentos? | Essa configuração determina se o sistema deve exibir o campo Permite Locação, e Tipo de produto na locação na aba 2-Complementos da tela Cadastro de Produtos (frmCadProd).
Quando definida como Sim: o sistema exibirá o campo “Permite Locação, e Tipo de produto na locação da aba 2-Complementos na tela Cadastro de Produtos (frmCadProd). Quando definida como Não: o sistema não exibirá o campo permite Locação, e Tipo de produto na locação da aba 2-Complementos na tela Cadastro de Produtos (frmCadProd). |
CFG_UTIACE | Utilizar acessórios na locação de equipamentos? | Essa configuração permite utilizar acessórios na locação de equipamentos.
Quando definida como Sim: o sistema permitirá utilizar acessórios na locação de equipamentos. Quando definida como Não: o sistema não permitirá utilizar acessórios na locação de equipamentos. |
Como fazer
Para acessar o cadastro de produtos e ativá-lo como principal para locação, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], submenu Produtos [2], opção Cadastro de Produtos [3], selecionar a aba Complementos [4]:

Os campos devem ser preenchidos como segue:

- [1] Permite Locação: Para que este produto possa ser alugado, o campo ‘Permite Locação’ deve ser marcado como (S) Sim.
- [2] Tipo de produto na locação: Defina o tipo de produto na locação: (P) Principal, (A) Acessório ou (T) Ambos.