Definir o tipo de produto para locação

Filtros


Tópicos

O que é

Para garantir que um produto esteja disponível para locação no ERP Autcom, é essencial realizar a configuração adequada em seu cadastro. Essa parametrização permite que o sistema identifique corretamente os itens próprios para o processo de locação, definindo se o produto será tratado como um equipamento principal a ser alugado ou como um item de consumo a ser vendido em conjunto (acessório). Este documento tem como objetivo detalhar o processo de configuração específico para os equipamentos destinados à locação. O seguimento correto deste guia assegurará a eficiência e precisão na gestão de seus produtos de locação.

Caminho para acessar

Para acessar o cadastro de produtos e ativá-lo como principal para locação, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], submenu Produtos [2], opção Cadastro de Produtos [3], selecionar a aba Complementos [4]:

Caminho de acesso: Cadastros/Produtos/Cadastro de Produtos- frmCadProdutos

Guia visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Manutenção de cadastros/Produtos/Cadastro de Produtos – frmCadProdutos

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Manutenção de Cadastros > Produtos > Cadastro de Produtos

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade as configurações abaixo devem ser definidas conforme a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_LOCEQU Utilizar Controle de Locação de Equipamentos? Essa configuração determina se o sistema deve exibir o campo Permite Locação, e Tipo de produto na locação na aba 2-Complementos da tela Cadastro de Produtos (frmCadProd).

Quando definida como Sim: o sistema exibirá o campo “Permite Locação, e Tipo de produto na locação da aba 2-Complementos na tela Cadastro de Produtos (frmCadProd).

Quando definida como Não: o sistema não exibirá o campo permite Locação, e Tipo de produto na locação da aba 2-Complementos na tela Cadastro de Produtos (frmCadProd).

CFG_UTIACE Utilizar acessórios na locação de equipamentos? Essa configuração permite utilizar acessórios na locação de equipamentos.

Quando definida como Sim: o sistema permitirá utilizar acessórios na locação de equipamentos.

Quando definida como Não: o sistema não permitirá utilizar acessórios na locação de equipamentos.

Como fazer

Para acessar o cadastro de produtos e ativá-lo como principal para locação, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], submenu Produtos [2], opção Cadastro de Produtos [3], selecionar a aba Complementos [4]:

Guia visual 2. Identificando os campos do Tipo de produto para locação

Os campos devem ser preenchidos como segue:

Guia Visual 2. Ajuste no Tipo de produto na locação
  • [1] Permite Locação: Para que este produto possa ser alugado, o campo ‘Permite Locação’ deve ser marcado como (S) Sim.
  • [2] Tipo de produto na locação: Defina o tipo de produto na locação: (P) Principal, (A) Acessório ou (T) Ambos.
Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra