O que é
O processo técnico é conduzido por profissionais especializados, garantindo a estabilidade e o funcionamento adequado do sistema.
O Sales PAY é a versão do aplicativo Sales instalada em terminais Smart POS — máquinas de cartão inteligentes que combinam mobilidade e praticidade em uma solução completa para vendas. Essa versão oferece todas as funcionalidades do PDV, com a vantagem adicional de permitir o pagamento direto na máquina e a emissão de comprovantes fiscais (NFC-e), tornando o processo de venda mais ágil e integrado.
Para usar o Sales em dispositivos SmartPOS, é preciso configurar e habilitar o equipamento, além de seguir as etapas já descritas no protocolo de instalação e nas configurações do ERP Autcom.
Nesta atividade, será demonstrado o passo a passo para realizar essa configuração corretamente.
Caminho para acessar
Para configurar um terminal Smart POS para uso no Sales, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Cadastros [1], opção Configurações de Terminais TEF [2].
Caminho de acesso:Cadastros/Configurações de Terminais TEF – frmCadCfgTerminalTef

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:
Caminho de acesso: Principal/Manutenção de cadastros/Configurações de Terminais TEF – frmCadCfgTerminalTef
Precisa configurar
Direito de Acesso
Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:
- Principal > Manutenção de Cadastros > Configurações de Terminais TEF.
Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).
Configurações
É necessário que a equipe da Citel tenha executado o protocolo técnico, aplicado as configurações e a instalação do aplicativo conforme a versão do Sales utilizada. Para mais detalhes, acesse as atividades abaixo:
- Executar protocolo técnico de instalação do aplicativo Sales
- Configurar o ERP Autcom para integração com o aplicativo Sales
- Instalar aplicativo Sales no dispositivo
Se atente especialmente as configurações do ERP Autcom listadas abaixo:
Código | Descrição | Opção |
CFG_TEFCIT | Utiliza DLL TEF Citel? | Deve ser selecionada a opção Fiserv-Clisitef. |
CFG_TERSAL | Habilitar Cadastro de Terminal TEF para o Citel Sales? (Essa CFG funciona apenas quando TEFCIT= Fiserv-Clisitef) | Selecione Sim |
CFG_CARSAL | Código do cartão quando não for possível associar um cartão com base no retorno do TEF |
Essa configuração define o código do cartão que será utilizado automaticamente quando o Sales estiver integrado ao TEF e o sistema não conseguir identificar o cartão com base nas informações retornadas pela transação.
|
CFG_TPVPSL | Tipo VPN Fiserv-Clisitef no Citel Sales | Selecione o tipo de VPN adequada ao equipamento (Smart POS) que será utilizado.
*A CFG_TPVPSL deve ser configurada exclusivamente para equipamentos dos modelos GERTEC Smart POS 700 ou GERTEC Smart POS 720. |
Como fazer
Para configurar um terminal SmartPOS para uso no Sales, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Cadastros [1], opção Configurações de Terminais TEF [2]. A tela Cadastro de Terminais TEF será exibida:

O cadastro do terminal depende do modelo da máquina POS utilizada. A seguir, são apresentadas as configurações organizadas conforme o modelo do equipamento. Clique no modelo que deseja consultar:
Para configurar um terminal TEF para esses modelos de equipamento, na tela Cadastro de Terminais TEF, clique no botão + NOVO [1] para adicionar um novo terminal. Ao aparecer a mensagem de aviso “Deseja cadastrar um terminal Smart POS (Citel Sales)?“, selecione SIM [2]:
Na aba Smart POS, da tela de Cadastro de Terminais TEF, preencha os seguintes campos:
[1] Código da Loja: Informe o código da loja correspondente.
[2] N° Terminal: Informe o número do terminal. Sugerimos que siga um sequencial lógico e único para facilitar a identificação dos equipamentos, por exemplo: T01, T02, T03 e assim por diante.
[3] IP Servidor TEF: Informe o endereço IP do servidor TEF.
[4] Número Série Smart POS (Citel Sales): Informe o número de série do terminal SmartPOS. Esse número é único para cada equipamento e não pode se repetir no cadastro.
[5] Token VPN M-Sitef: Insira o token VPN fornecido pelo M-Sitef.
[6] Tipo Terminal Citel Sales: Selecione a opção M-Sitef.
Após preencher os campos, clique em CONFIRMAR [1] para adicionar o terminal. O terminal será incluído na lista de terminais cadastrados e estará habilitado para utilizar o aplicativo Sales:
Para configurar um terminal TEF para esse modelo de equipamento, na tela Cadastro de Terminais TEF, clique no botão + NOVO [1] para adicionar um novo terminal. Ao aparecer a mensagem de aviso “Deseja cadastrar um terminal Smart POS (Citel Sales)?“, selecione SIM [2].
Na aba Smart POS, da tela de Cadastro de Terminais TEF, preencha os seguintes campos:
[1] Tipo Terminal Citel Sales: Selecione a opção Rede Flex.
[2] N° Terminal: Informe o número do terminal. Sugerimos que siga um sequencial lógico e único para facilitar a identificação dos equipamentos, por exemplo: T01, T02, T03 e assim por diante.
[3] Número Série Smart POS (Citel Sales): Informe o número de série do terminal SmartPOS. Esse número é único para cada equipamento e não pode se repetir no cadastro.
Após preencher os campos, clique em CONFIRMAR [1] para adicionar o terminal. O terminal será incluído na lista de terminais cadastrados e estará habilitado para utilizar o aplicativo Sales:
Repita esses passos para cada terminal que seja necessáro cadastrar.
Após realizar o cadastro, será possível acessar no terminal as opções de Reimpressão de comprovantes e Cancelamento de transações TEF, além das informações o terminal:

Anexo 1 – Consultar Número de Série da SmartPOS
Para encontrar o Número de Série da SmartPOS (Citel Sales), entre no aplicativo Sales e acesse o seu perfil, clicando no ícone no canto superior direito da tela [1], onde aparece a inicial do usuário. Clique em INFORMAÇÕES DO DISPOSITIVO [2] e verifique o campo Serial [3] para obter o número de série:
