Configurar carteira Sicredi [400p] – Contas a Receber

Filtros


Tópicos

O que é

No ERP Autcom, no menu Financeiro, você pode acessar a Geração de Layout bancário, onde é possível cadastrar as carteiras de cobrança dos bancos, passo essencial para utilizar a funcionalidade de boletos. Para bancos que operam na modalidade arquivo texto, você pode gerar duplicatas, exportar arquivos de remessa, importar arquivos de retorno e atualizar/baixar as duplicatas.

Para realizar essas atividades, o primeiro passo é configurar a carteira. Esse procedimento é feito pela Citel, usando as informações do checklist preenchido pelo cliente e que contém os dados do cadastro da empresa no banco com o qual ela opera. Esse checklist pode ser conferido clicando aqui.

Para facilitar a troca de informações entre clientes e bancos de forma padronizada e automatizada, o ERP Autcom utiliza o CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária), permitindo envios online com informações padronizadas, como nome da empresa, nome do cliente, CNPJ, CPF, instituição financeira, valor do documento, entre outros dados, em colunas específicas para cada banco.

O CNAB possui dois layouts para intercâmbio de informações entre o sistema do banco e da empresa: CNAB 400 e CNAB 240, com cada banco adotando um layout específico. O CNAB 400 tem menos informações, limitado a 400 posições, e trabalha com carteiras de cobrança simples e garantidas, excluindo serviços de banco correspondente. É utilizado principalmente para postagem de títulos pelos correios e serviços de protesto, sendo mais rápido e simples que o CNAB 240. O CNAB 240 possui 4 segmentos de 240 posições, permitindo mais títulos no mesmo arquivo. Além de tudo que o CNAB 400 oferece, o CNAB 240 inclui serviços de banco correspondente, agendamento de pagamento de títulos e pagamentos de contas.

Nesta atividade, será apresentado o passo a passo para cadastrar a carteira para o CNAB 400 do Sicredi, na modalidade arquivo texto. Nessa modalidade, a empresa é responsável por enviar o arquivo de remessa para o banco. Se desejar acessar a documentação da modalidade online, clique aqui e consulte o documento.

É importante destacar que a empresa decide se irá utilizar a modalidade de arquivo texto ou online, sendo possível utilizar apenas uma opção. Ou seja, se optar pelo arquivo texto, não será possível utilizar a modalidade online, e vice-versa.

Caminho para acessar

Esta atividade é executada pela Citel.

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique em 748 – Sicredi [400p] [5] e, por último, clique em A – Configuração [6]:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/748 – Sicredi [400p]/A-Configuração  – frmConfigSicredi

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/748 – Sicredi [400p]/A-Configuração  – frmConfigSicredi

Precisa configurar

Direito de Acesso

Esta atividade é executada pela Citel, que possui as permissões necessárias para realizar o procedimento corretamente.

Configurações

Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida como segue:

Código Descrição Opção
CFG_USAATB Utilizar Layout bancário (AUTBAN)? Selecione Sim.
CFG_CONREM Controle de remessa e retorno bancário Selecione Carteira.

Sugere-se criar uma pasta específica para o banco em questão dentro do diretório do ERP Autcom, para armazenamento de arquivos de remessa e retorno.

É essencial que o campo Prox. Nosso Número esteja configurado corretamente no cadastro do banco. Junto com a configuração da carteira, isso garante a correta impressão dos boletos.

É fundamental que a configuração CFG_CONREM (Controle de remessa e retorno bancário) esteja definida como Carteira. Isso garante que, ao utilizar mais de uma carteira, a exportação do arquivo remessa e a importação do arquivo retorno sejam realizadas na carteira correta.
Antes de iniciar a configuração da carteira bancária, é fundamental enviar por e-mail ao cliente um checklist para que ele preencha com as informações da conta. Clique aqui e tenha acesso ao check-list.

Como fazer

Esta atividade é executada pela Citel.
Serão exibidos apenas os bancos utilizados pela empresa.

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique em 748 – Sicredi [400p] [5] e, por último, clique em A – Configuração [6]:

Guia Visual 2. Caminho de acesso
Observe que existe a possibilidade de configurar até cinco carteiras. Se mais de uma carteira for cadastrada, o sistema solicitará a escolha da carteira nas rotinas pertinentes.

Guia Visual 3. Carteiras

A tela de Configurações do banco selecionado será exibida, para ser preenchida com as informações da empresa. Clique em ALTERAR para habilitar os campos para o preenchimento das informações da carteira da empresa no banco.

Guia Visual 4. Alterar
Verifique o formulário de implantação preenchido com o cliente e certifique-se de preencher todas as informações corretamente para evitar que o boleto seja gerado com dados incorretos

Há três abas para serem preenchidas com informações para garantir a correta geração dos boletos: Dados Gerais, Complemento e Encargos Bancários.

A aba Encargos Bancários só ficará habilitada quando a CFG_ENCBAN, no ERP Autcom, estiver como Sim.

Veja abaixo as informações que são solicitadas em cada aba.

Preencha todas as informações com base nos dados fornecidos pelo cliente no checklist. As demais informações são de escolha do cliente e devem ser informadas por ele durante o processo de configuração.

Dados Gerais

Na aba Dados Gerais, para facilitar a explicação, dividimos em dois blocos:

  1. Informações básicas;
  2. Informações da operação.
Guia Visual 5. Dados Gerais

A seguir, detalharemos cada bloco e seus respectivos campos.

1 – Informações básicas:

Guia Visual 6. Informações básicas
  • Último Núm. Seq. Arq. Remessa: Último número sequencial da remessa efetuada pelo cliente. O Sistema não controla tal numeração, admitindo quebra na sequência e repetição de número já processado. Pode ser utilizado pelo cliente para seu próprio controle;
  • Código da Carteira: Informe o código da carteira;
  • Identificação no Banco (Contrato): Informe o número do contrato;
  • Código da Agência (Sem dígito): Informe o código da Agência;
  • Dígito da agência: Informe o dígito da agência;
  • Posto da Cooperativa de Crédito: Informe o código do posto da cooperativa;
  • Cobrança registrada: Informe S (Sim) ou N (Não);
  • Código Cedente: Informe 1 (Cooperativa) ou  2 – 9 (Cedente);
  • Instrução 1: Selecione o código da instrução codificada, sendo:
    • 01 – Cadastro de títulos;
    • 02 – Pedido de baixa;
    • 04 – Concessão de abatimento;
    • 05 – Cancelamento do abatimento;
    • 06 – Alteração de vencimento;
    • 09 – Pedido de protesto;
    • 18 – Sustar protesto e baixar título;
    • 19 – Sustar protesto e manter em carteira;
    • 31 – Alteração de outros dados.
  • Instrução de protesto automático: Selecione o código da instrução codificada, sendo:
    • 00 – Não protestar automaticamente;
    • 06 – Protestar automaticamente.
  • Instrução de negativação automática: Selecione o código da instrução codificada, sendo:
    • 00 – Não protestar automaticamente;
    • 06 – Protestar automaticamente.
  • Observação 1/2/3/4/5: Permite adicionar informações extras sobre aquele documento.

2 – Informações da operação:

Guia Visual 7. Informações da operação
  • Quantidade de Dias para Protesto: Quantidade de dias corridos depois do vencimento do boleto para protesto;
  • Quantidade de Dias para Crédito: Informe a quantidade de dias do intervalo entre a efetuação do pagamento e o crédito na conta-corrente;
  • Quantidade de Dias para Negativação: Quantidade de dias corridos depois do vencimento do boleto para negativação;
  • Path para Arquivos de Remessa: Este campo indica o local onde os arquivos de remessa serão armazenados. Clique no botão e selecione a pasta no seu computador;
  • Path para Arquivos de Retorno: Este campo indica o local onde os arquivos de retorno serão armazenados. Clique no botão e selecione a pasta no seu computador;
  • Resp. por Emissão de Boletos: Informe se a empresa (E) ou o banco (B) será responsável pela emissão do boleto;
  • Imprime Protocolo de Aceite: Informe Sim (S)ou Não (N);
  • Portador de Baixa: Informe o portador da baixa, cadastrado previamente. Clique aqui e consulte a documentação;
  • Conta Baixa: Informe a conta da baixa;
  • Percentual de Multa: Informe o percentual de multa a ser aplicado sobre o valor do Título, por atraso no pagamento;
  • Informação Adicional: Informe este campo caso tenha alguma informação adicional;
  • Recalcular Data de Vencimento: Informe Sim (S)ou Não (N);
  • Baixa/atualização apenas na empresa de cadastro: Informe Sim (S)ou Não (N).

Complemento

Na aba Complemento, informe:

Guia Visual 8. Campos Complemento
  • Portador de Remessa: Nome do portador que irá reunir a remessa da empresa em questão, cadastrado previamente. Clique aqui e consulte a documentação.

Encargos Bancários

A aba Encargos Bancários só ficará habilitada quando a CFG_ENCBAN, no ERP Autcom, estiver como Sim.

Na aba Encargos Bancários, informe:

Guia Visual 9. Dados Encargos Bancários
  • Dados para lançamento da tarifa bancária – Liquidação:
    • Valor da Tarifa;
    • Portador;
    • Plano de Conta Tarifa;
    • Fornecedor.
  • Dados para lançamento de tarifas bancárias – Auxiliares: clique em +ADICIONAR, informe os campos e clique em CONFIRMA.

Após preencher os campos das abas conforme a necessidade da empresa, clique em GRAVAR.

Guia Visual 10. Gravar configurações

Após preencher todas as informações da conta nas configurações da carteira, é necessário gerar algumas amostras de teste de boletos em PDF no ERP Autcom. Em seguida, deve-se gerar a remessa teste. A quantidade de boletos e remessas para teste dependerá do banco em homologação. Por exemplo, para o Sicredi, é necessário gerar dez boletos teste e uma remessa teste. Para consultar a documentação sobre como gerar o boleto teste, clique aqui. E para consultar a documentação sobre como gerar a remessa teste, clique aqui.

Se você deseja modificar a configuração da carteira, acesse a documentação Alterar configurações da carteira.

Na configuração da carteira, além do cadastro das informações essenciais mencionadas acima, também é possível Configurar percentual de juros para remessa e Configurar ocorrências do arquivo retorno.
Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra