Configurar carteira Itaú [Online] – Contas a Receber

Filtros


Tópicos

O que é

No ERP Autcom, no menu Financeiro, você pode acessar a Geração de Layout bancário, onde é possível cadastrar as carteiras de cobrança dos bancos, passo essencial para utilizar a funcionalidade de boletos. Para bancos na modalidade online, além da configuração da carteira, é possível cancelar boletos registrados, alterar vencimentos, endereços dos pagadores ou prazos para recebimento de boletos vencidos, importar boletos pagos para o sistema e atualizar/baixar as duplicatas.

Para realizar essas atividades, o primeiro passo é configurar a carteira. Esse procedimento é feito pela Citel, usando as informações do checklist preenchido pelo cliente e que contém os dados do cadastro da empresa no banco com o qual ela opera. Esse checklist pode ser conferido clicando aqui.

Nesta atividade, será apresentado o passo a passo para cadastrar a carteira para o Itaú, na modalidade online. Nessa modalidade, os registros são operacionalizados por APIs entre sistema e Banco. Se desejar acessar a documentação da modalidade arquivo texto, clique aqui e consulte o documento.

É importante destacar que a empresa decide se irá utilizar a modalidade de arquivo texto ou online, sendo possível utilizar apenas uma opção. Ou seja, se optar pelo arquivo texto, não será possível utilizar a modalidade online, e vice-versa.

Caminho para acessar

Esta atividade é executada pela Citel.

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Online [4], em seguida, clique em 341 – Itaú [Online] [5] e, por último, clique em A-Configuração [6]:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Online/341 – Itaú [Online]/A-Configuração  – frmConfigItauAPI

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Online/341 – Itaú [Online]/A-Configuração  – frmConfigItauAPI

Precisa configurar

Direito de Acesso

Esta atividade é executada pela Citel, que possui as permissões necessárias para realizar o procedimento corretamente.

Configurações

Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida como segue:

Código Descrição Opção
CFG_USAATB Utilizar Layout bancário (AUTBAN)? Selecione Sim.

É essencial que o campo Prox. Nosso Número esteja configurado corretamente no cadastro do banco. Junto com a configuração da carteira, isso garante a correta impressão dos boletos.

Antes de iniciar a configuração da carteira bancária, é fundamental enviar por e-mail ao cliente um checklist para que ele preencha com as informações da conta. Clique aqui e tenha acesso ao check-list.

Como fazer

Esta atividade é executada pela Citel.

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Online [4], em seguida, clique em 341 – Itaú [Online] [5] e, por último, clique em A-Configuração [6]:

Guia Visual 2. Caminho de acesso
Serão exibidos apenas os bancos utilizados pela empresa.
Observe que existe a possibilidade de configurar até cinco carteiras. Se mais de uma carteira for cadastrada, o sistema solicitará a escolha da carteira nas rotinas pertinentes.

Guia Visual 3. Carteiras

A tela de Configurações do banco selecionado será exibida, para ser preenchida com as informações da empresa. Clique em ALTERAR para habilitar os campos para o preenchimento das informações da carteira da empresa no banco.

Guia Visual 4. Alterar
Verifique o formulário de implantação preenchido com o cliente e certifique-se de preencher todas as informações corretamente para evitar que o boleto seja gerado com dados incorretos

Há duas abas para serem preenchidas com informações para garantir a correta geração dos boletos: Dados Gerais e Sacador Avalista.

Veja abaixo as informações que são solicitadas em cada aba.

Preencha todas as informações com base nos dados fornecidos pelo cliente no checklist. As demais informações são de escolha do cliente e devem ser informadas por ele durante o processo de configuração.

Dados Gerais

Na aba Dados Gerais, para facilitar a explicação, dividimos em dois blocos:

  1. Informações básicas;
  2. Informações da operação.
Guia Visual 5. Campos Dados Gerais

A seguir, detalharemos cada bloco e seus respectivos campos.

1 – Informações básicas:

Guia Visual 6. Informações básicas
  • Código da Carteira: Selecione o código da carteira, sendo:
    • 109 – Direta eletrônica sem emissão – Simples;
    • 110 – Direta eletrônica sem emissão – Simples;
    • 111 – Direta eletrônica sem emissão – Simples;
    • 148 – Direta com IOF 0,38%;
    • 153 – Direta com IOF 7,38%;
    • 180 – Direta eletrônica emissão integral – Simples/contratual.
  • Agência: Informe a agência;
  • Conta Corrente/Dígito: Informe o número e o dígito da conta-corrente;

Quando se tratar da mesma conta bancária para empresas diferentes, é importante verificar se cada uma das empresas está em bancos de dados distintos. Se as empresas estiverem em bancos de dados diferentes, mas compartilharem a mesma conta bancária, é necessário que a faixa sequencial do Nosso Número seja diferente para cada empresa. No cadastro de banco, é possível alterar a faixa sequencial (respeitando a quantidade de caracteres para cada banco), e pode ser solicitado ao DBA que altere a sequência iniciando com o número da loja. Por exemplo:
  • Para a Loja 001, a faixa sequencial poderia ser: 1000000;
  • Para a Loja 002, a faixa sequencial poderia ser: 2000000;
  • Para a Loja 003, a faixa sequencial poderia ser: 3000000.
  • Gerar boletos Pix QRCode: Caso deseje gerar boletos para ser pagos via Pix QRCode, informe S (Sim). O campo Chave Pix da Conta será habilitado, para ser informada a chave Pix.
    • Chave Pix da Conta: Informe a chave Pix da conta, previamente informada no Cadastro de Contas Bancárias.

Caso informe N (Não) no campo Gerar boletos Pix QRCode, o agrupamento Dados de Autorização será exibido para informar: Client ID, Client Secret, Arquivo do certificado Crt, Arquivo do certificado Key e Validade do Certificado. Para verificar a validade do certificado, é possível utilizar o botão Validar Dados Autorização ou o botão Importar Dados Autorização.

Guai Visual 7. Agrupamento Dados de Autorização
  • Observação 1/2/3/4/5: Permite adicionar informações extras sobre aquele documento.

2 – Informações da operação:

Guia Visual 8. Informações da operação
  • Dias para Protesto: Trata-se do envio de informações de não pagamento para o Cartório (3 a 5 dias úteis ou 6 a 29, 35, 40 ou 46 dias corridos);
  • Dias corridos para recebimento após o vencimento: Informe quantidade de dias para data limite de recebimento, usando como sabe a data de vencimento do título;
  • Dias para Crédito: Informe o número de dias corridos para recebimento do boleto após a data de vencimento. Após o período determinado, o bloqueto somente poderá ser liquidado junto a própria empresa;
  • Percentual de Multa: Informe o valor ou percentual a ser aplicado sobre o valor do boleto de cobrança por atraso de pagamento. Após o vencimento, a multa descrita no boleto se torna obrigação do pagador e deve ser acrescida no valor atualizado do boleto bancário;
  • Dias para Negativação: Quantidade de dias corridos depois do vencimento do boleto para a negativação automática, através do órgão negativados selecionado;
  • Imprime Protocolo de Aceite: Aceite é o código adotado pela FEBRABAN para identificar se o título de cobrança foi aceito (reconhecimento da dívida pelo Pagador). Informe Sim (S) ou Não (N);
  • Portador da Baixa: Informe o portador da baixa, cadastrado previamente. Clique aqui e consulte a documentação;
  • Plano de Contas da Baixa: Informe o plano de contas;
  • Tipo de dias para protesto: Selecione Úteis ou Corridos;
  • Utilizar dias para crédito em recebimento por Pix: Informe Sim (S) ou Não (N).
Guia Visual 9. Aba sacador/avalista

Sacador Avalista

Na aba Sacador Avalista, informe:

  • Enviar Sacador/Avalista?: Informe Sim (S) ou Não (N);
  • Dados do Sacador Avalista: Informe nome, endereço e CNPJ.

Após preencher os campos das abas conforme a necessidade da empresa, clique em GRAVAR.

Guia Visual 10. Gravar configurações

Após preencher todas as informações da conta nas configurações da carteira, é necessário gerar algumas amostras de teste de boletos em PDF no ERP Autcom. A quantidade de boletos teste dependerá do banco em homologação. Por exemplo, para o Itaú, é necessário gerar um boleto teste. Para consultar a documentação sobre como gerar o boleto teste, clique aqui.

Se você deseja modificar a configuração da carteira, acesse a documentação Alterar configurações da carteira.

Na configuração da carteira, além do cadastro das informações essenciais mencionadas acima, também é possível Configurar percentual de juros para remessa e Configurar ocorrências do arquivo retorno.
Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra