Configurar carteira Inter [Online] – Contas a Receber

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O que é

No ERP Autcom, no menu Financeiro, você pode acessar a Geração de Layout bancário, onde é possível cadastrar as carteiras de cobrança dos bancos, passo essencial para utilizar a funcionalidade de boletos. Para bancos na modalidade online, além da configuração da carteira, é possível cancelar boletos registrados, alterar vencimentos, endereços dos pagadores ou prazos para recebimento de boletos vencidos, importar boletos pagos para o sistema e atualizar/baixar as duplicatas.

Para realizar essas atividades, o primeiro passo é configurar a carteira. Esse procedimento é feito pela Citel, usando as informações do checklist preenchido pelo cliente e que contém os dados do cadastro da empresa no banco com o qual ela opera. Esse checklist pode ser conferido clicando aqui.

Nesta atividade, será apresentado o passo a passo para cadastrar a carteira para o Inter, na modalidade online. Nessa modalidade, os registros são operacionalizados por APIs entre sistema e Banco. Se desejar acessar a documentação da modalidade arquivo texto, clique aqui e consulte o documento.

É importante destacar que a empresa decide se irá utilizar a modalidade de arquivo texto ou online, sendo possível utilizar apenas uma opção. Ou seja, se optar pelo arquivo texto, não será possível utilizar a modalidade online, e vice-versa.

Caminho para acessar

Esta atividade é executada pela Citel.

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Online [4], em seguida, clique em 077 – Banco Inter [5] e, por último, clique em A – Configuração [6]:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos Online/077 – Banco Inter/A-Configuração  – frmConfigBancoInter

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos Online/077 – Banco Inter/A-Configuração  – frmConfigBancoInter

Precisa configurar

Direito de Acesso

Esta atividade é executada pela Citel, que possui as permissões necessárias para realizar o procedimento corretamente.

Configurações

Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida como segue:

Código Descrição Opção
CFG_USAATB Utilizar Layout bancário (AUTBAN)? Selecione Sim.

É essencial que o campo Prox. Nosso Número esteja configurado corretamente no cadastro do banco. Junto com a configuração da carteira, isso garante a correta impressão dos boletos.

Antes de iniciar a configuração da carteira bancária, é fundamental enviar por e-mail ao cliente um checklist para que ele preencha com as informações da conta. Clique aqui e tenha acesso ao check-list.

Como fazer

Esta atividade é executada pela Citel.
Serão exibidos apenas os bancos utilizados pela empresa.

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Online [4], em seguida, clique em 077 – Banco Inter [5] e, por último, clique em A – Configuração [6]:

Guia Visual 2. Caminho de acesso
Observe que existe a possibilidade de configurar até cinco carteiras. Se mais de uma carteira for cadastrada, o sistema solicitará a escolha da carteira nas rotinas pertinentes.

Guia Visual 3. Carteiras

A tela de Configurações do banco selecionado será exibida, para ser preenchida com as informações da empresa. Clique em ALTERAR para habilitar os campos para o preenchimento das informações da carteira da empresa no banco.

Guia Visual 4. Alterar
Verifique o formulário de implantação preenchido com o cliente e certifique-se de preencher todas as informações corretamente para evitar que o boleto seja gerado com dados incorretos

Na aba Dados Gerais é necessário preencher as informações para garantir a correta geração dos boletos.

Veja abaixo as informações solicitadas.

Preencha todas as informações com base nos dados fornecidos pelo cliente no checklist. As demais informações são de escolha do cliente e devem ser informadas por ele durante o processo de configuração.

Dados Gerais

Na aba Dados Gerais, para facilitar a explicação, dividimos em dois blocos:

  1. Informações básicas;
  2. Informações da operação.
Guia Visual 5. Campos Dados Gerais

A seguir, detalharemos cada bloco e seus respectivos campos.

1 – Informações básicas:

Guia Visual 6. Informações básicas
  • Código da agência/dígito: Informe o código e dígito da Agência;
  • Conta Corrente/Dígito: Informe o número e dígito da conta-corrente;

Quando se tratar da mesma conta bancária para empresas diferentes, é importante verificar se cada uma das empresas está em bancos de dados distintos. Se as empresas estiverem em bancos de dados diferentes, mas compartilharem a mesma conta bancária, é necessário que a faixa sequencial do Nosso Número seja diferente para cada empresa. No cadastro de banco, é possível alterar a faixa sequencial (respeitando a quantidade de caracteres para cada banco), e pode ser solicitado ao DBA que altere a sequência iniciando com o número da loja. Por exemplo:

  • Para a Loja 001, a faixa sequencial poderia ser: 1000000;
  • Para a Loja 002, a faixa sequencial poderia ser: 2000000;
  • Para a Loja 003, a faixa sequencial poderia ser: 3000000.
  • Código do beneficiário: Informe o código do beneficiário;
  • Código da Carteira: É exibido o código da carteira (112);
  • Portador de baixa: Informe o portador da baixa, cadastrado previamente. Clique aqui e consulte a documentação;
  • Conta baixa: Informe a conta da baixa;
  • Observação 1/2/3/4/5: Permite adicionar informações extras sobre aquele documento.

2 – Informações da operação:

Guia Visual 7. Informações da operação
  • Dias para Protesto/Decuros/Negativação: Quantidade de dias corridos depois do vencimento do boleto para a negativação, protesto ou decurso;
  • Dias para Crédito: Informe o número de dias corridos para recebimento do boleto após a data de vencimento. Após o período determinado, o bloqueto somente poderá ser liquidado junto a própria empresa;
  • Quantidade de Dias para Mora: Informe o número de dias corridos para mora;
  • Percentual de Multa: Informe o valor ou percentual a ser aplicado sobre o valor do boleto de cobrança por atraso de pagamento;
  • Informação Adicional: Informe este campo caso tenha alguma informação adicional;
  • Tipo de dias para protesto: Selecione Úteis ou Corridos;
  • Exp. CNPJ do Cedente: Informe Sim (S) ou Não (N);
  • Dias corridos para baixa automática: Selecione Trinta ou Sessenta;
  • Versão: Selecione 1.0 ou 2.0.
É recomendável selecionar a versão 2.0, uma vez que a versão 1.0 está obsoleta.
  • Client ID: Informe o Client ID;
  • Client Secret: Informe o Client Secret;
  • Senha para o certificado: Informe a senha para o certificado;
  • Arquivo do certificado CRT: Informe o arquivo do certificado CRT. Clique no botão  e selecione o arquivo no seu computador;
  • Arquivo KEY (chave privada): Informe o arquivo key. Clique no botão e selecione o arquivo no seu computador.

Após preencher os campos das abas conforme a necessidade da empresa, clique em GRAVAR.

Guia Visual 8. Gravar configurações

Após preencher todas as informações da conta nas configurações da carteira, é necessário gerar algumas amostras de teste de boletos em PDF no ERP Autcom. A quantidade de boletos teste dependerá do banco em homologação. Por exemplo, para o Inter, é necessário gerar um boleto teste. Para consultar a documentação sobre como gerar o boleto teste, clique aqui.

Se você deseja modificar a configuração da carteira, acesse a documentação Alterar configurações da carteira.

Na configuração da carteira, além do cadastro das informações essenciais mencionadas acima, também é possível Configurar percentual de juros para remessa e Configurar ocorrências do arquivo retorno.
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