O que é
No ERP Autcom, no menu Financeiro, você pode acessar a Geração de Layout bancário, onde é possível cadastrar as carteiras de cobrança dos bancos, passo essencial para utilizar a funcionalidade de boletos. Para bancos que operam na modalidade arquivo texto, você pode gerar duplicatas, exportar arquivos de remessa, importar arquivos de retorno e atualizar/baixar as duplicatas.
Para realizar essas atividades, o primeiro passo é configurar a carteira. Esse procedimento é feito pela Citel, usando as informações do checklist preenchido pelo cliente e que contém os dados do cadastro da empresa no banco com o qual ela opera. Esse checklist pode ser conferido clicando aqui.
Para facilitar a troca de informações entre clientes e bancos de forma padronizada e automatizada, o ERP Autcom utiliza o CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária), permitindo envios online com informações padronizadas, como nome da empresa, nome do cliente, CNPJ, CPF, instituição financeira, valor do documento, entre outros dados, em colunas específicas para cada banco.
O CNAB possui dois layouts para intercâmbio de informações entre o sistema do banco e da empresa: CNAB 400 e CNAB 240, com cada banco adotando um layout específico. O CNAB 400 tem menos informações, limitado a 400 posições, e trabalha com carteiras de cobrança simples e garantidas, excluindo serviços de banco correspondente. É utilizado principalmente para postagem de títulos pelos correios e serviços de protesto, sendo mais rápido e simples que o CNAB 240. O CNAB 240 possui 4 segmentos de 240 posições, permitindo mais títulos no mesmo arquivo. Além de tudo que o CNAB 400 oferece, o CNAB 240 inclui serviços de banco correspondente, agendamento de pagamento de títulos e pagamentos de contas.
Nesta atividade, será apresentado o passo a passo para cadastrar a carteira para o CNAB 400 do Banco do Brasil, na modalidade arquivo texto. Nessa modalidade, a empresa é responsável por enviar o arquivo de remessa para o banco. Se desejar acessar a documentação da modalidade online, clique aqui e consulte o documento.
Caminho para acessar
No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique em 001 – Banco do Brasil [400p7d] [5] e, por último, clique em A – Configuração [6]:
Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/001 – Banco do Brasil [400p7d] /A-Configuração – frmConfigBrasil7d
Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:
Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Bancos – Arquivo Texto/001 – Banco do Brasil [400p7d]/A-Configuração – frmConfigBrasil7d
Precisa configurar
Direito de Acesso
Esta atividade é executada pela Citel, que possui as permissões necessárias para realizar o procedimento corretamente.
Configurações
Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida como segue:
Código | Descrição | Opção |
CFG_USAATB | Utilizar Layout bancário (AUTBAN)? | Selecione Sim. |
CFG_CONREM | Controle de remessa e retorno bancário | Selecione Carteira. |
Sugere-se criar uma pasta específica para o banco em questão dentro do diretório do ERP Autcom, para armazenamento de arquivos de remessa e retorno.
Como fazer
No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique em 001 – Banco do Brasil [400p7d] [5] e, por último, clique em A – Configuração [6]:
A tela de Configurações do banco selecionado será exibida, para ser preenchida com as informações da empresa. Clique em ALTERAR para habilitar os campos para o preenchimento das informações da carteira da empresa no banco.
Há quatro abas para serem preenchidas com informações para garantir a correta geração dos boletos: Dados Gerais, Complemento, Dados Baixa e Encargos Bancários.
Veja abaixo as informações que são solicitadas em cada aba.
Dados Gerais
Na aba Dados Gerais, para facilitar a explicação, dividimos em três blocos:
- Informações básicas;
- Informações da operação;
- Parâmetros.
A seguir, detalharemos cada bloco e seus respectivos campos.
1 – Informações básicas:
- Último Núm. Seq. Arq. Remessa: Último número sequencial da remessa efetuada pelo cliente. O Sistema não controla tal numeração, admitindo quebra na sequência e repetição de número já processado. Pode ser utilizado pelo cliente para seu próprio controle;
- Utilizar Seq. de outra Carteira: Caso deseje utilizar o sequencial de outra carteira, marque o campo e o informe o campo Carteira Seq. que ficará habilitado;
- Código da Carteira: Selecione o código da carteira, sendo:
- 11 – Cobrança Simples/Descontada/BBVendor;
- 12 – Cobrança em Unidade Variável;
- 17 – Cobrança Simples/Descontada;
- 31 – Cobrança Caucionada/Vinculada;
- 51 – Cobrança Descontada;
- Variação da Carteira: Informe o número da variação da carteira de cobrança. O Banco do Brasil, diferentes dos demais bancos, utiliza uma Variação de carteira diferente da carteira cadastrada no convênio, por isso se faz necessário informar a variação na inclusão do boleto. Para isso, primeiro deve se verificar qual a variação da carteira deverá ser utilizada pelo cedente. Exemplo, se o banco informar a carteira 17/019 podemos identificar que o valor 17 será a carteira do cliente (Que deve ser cadastrada no convênio), e 019 será a variação da carteira (Que deverá ser informada na inclusão);
- Número do Convênio: Número da carteira do convênio de cobrança firmado entre o beneficiário e o Banco do Brasil. Um beneficiário pode ter mais de um convênio. Informe o número do Convênio;
- Código da Agência/Dígito: Informe o código e o dígito da Agência;
- Num. Conta Corrente/Dígito: Informe o número e o dígito da conta-corrente;
- Para a Loja 001, a faixa sequencial poderia ser: 1000000;
- Para a Loja 002, a faixa sequencial poderia ser: 2000000;
- Para a Loja 003, a faixa sequencial poderia ser: 3000000.
- Nome da Agência: Informe o nome de agência;
- Código da Instrução 1 e Código da Instrução 2: Selecione o código da instrução codificada, sendo:
- 00 – Ausência de instruções;
- 01 – Cobrar juros (Dispensável se informado o valor a ser cobrado por dia de atraso);
- 03 – Protestar no 3º dia útil após vencido;
- 04 – Protestar no 4º dia útil após vencido;
- 05 – Protestar no 5º dia útil após vencido;
- 10 – Protestar no 10º dia corrido após vencido;
- 15 – Protestar no 15º dia corrido após vencido;
- 20 – Protestar no 20º dia corrido após vencido;
- 25 – Protestar no 25º dia corrido após vencido;
- 30 – Protestar no 30º dia corrido após vencido;
- 45 – Protestar no 45º dia corrido após vencido;
- 06 – Indica Protesto em dias corridos, com prazo de 6 a 29, 35 ou 40 dias Corridos (Obrigatório impostar, nas posições 392 a 393 o prazo de protesto desejado: 6 a 29, 35 ou 40 dias.);
- 07 – Não protestar;
- 22 – Conceder desconto só até a data estipulada.
- Instrução personalizada por cliente:
- 00 – Ausência de instruções;
- 01 – Cobrar juros (Dispensável se informado o valor a ser cobrado por dia de atraso);
- 03 – Protestar no 3º dia útil após vencido;
- 04 – Protestar no 4º dia útil após vencido;
- 05 – Protestar no 5º dia útil após vencido;
- 10 – Protestar no 10º dia corrido após vencido;
- 15 – Protestar no 15º dia corrido após vencido;
- 20 – Protestar no 20º dia corrido após vencido;
- 25 – Protestar no 25º dia corrido após vencido;
- 30 – Protestar no 30º dia corrido após vencido;
- 45 – Protestar no 45º dia corrido após vencido;
- 06 – Indica Protesto em dias corridos, com prazo de 6 a 29, 35 ou 40 dias Corridos (Obrigatório impostar, nas posições 392 a 393 o prazo de protesto desejado: 6 a 29, 35 ou 40 dias.);
- 07 – Não protestar;
- 22 – Conceder desconto só até a data estipulada.
- Data de Cadastro do Convênio: Informe a data de cadastro do convênio;
- CPF/CNPJ Sacados/Avalista: Informe o CPF/CNPJ do Cedente original do Título;
- Nome do Sacador/Avalista: O termo Sacador/Avalista foi substituído por Beneficiário final. O beneficiário final, quando indicado no boleto, representa o destinatário final do direito que receberá os recursos provenientes da liquidação do boleto;
- Observação 1/2/3/4/5: Permite adicionar informações extras sobre aquele documento;
2 – Informações da operação:
- Quantidades de Dias para Protesto: Caso os campos Código da Instrução 1 e/ou Código da Instrução 2 tenha sido preenchido com 06 – Indica Protesto em dias corridos, informe o número de dias corridos para protesto: de 06 a 29, 35 ou 40 dias;
- Quantidade de Dias para Data Limite Rec: Informe o número de dias corridos para recebimento do boleto após a data de vencimento. Após o período determinado, o bloqueto somente poderá ser liquidado junto a própria empresa;
- Quantidade de Dias para Crédito: Informe a quantidade de dias do intervalo enre a efetuação do pagamento e o crédito na conta corrente;
- Qtde. Dias para Protesto Personalizado: Informe a quantidade de dias;
- Path para Arquivos de Remessa: Este campo indica o local onde os arquivos de remessa serão armazenados. Clique no botão e selecione a pasta no seu computador;
- Path para Arquivos de Retorno: Este campo indica o local onde os arquivos de retorno serão armazenados. Clique no botão e selecione a pasta no seu computador;
- Portador de Dup. Descontadas: Ao realizar o desconto das duplicatas, essa será tranferida para o portador selecionado nesse camo, até que seja realizada sua baixa;
- Empresa p/ Informações do Boleto: Informe o nome da empresa que será exibido na impressão do boleto;
- Percentual de Multa: Informe o percentual de multa a ser aplicado sobre o valor do Título, por atraso no pagamento;
3 – Parâmetros:
- Imprime Protocolo de Aceite: Aceite é o código adotado pela FEBRABAN para identificar se o título de cobrança foi aceito (reconhecimento da dívida pelo Pagador). Informe Sim (S) ou Não (N);
- Resp. por Emissão de Boletos: Informe se a empresa (E) ou o banco (B) será responsável pela emissão do boleto;
- Mostrar o Número das Duplicatas de Agrup.: Informe Sim (S) ou Não (N);
- Tipo de cobrança: Informe se o tipo de cobrança será Vinculada (i), Simples (S), Descontada (D) ou Vendor (V);
- Valida Ocorrência 05: Informe Sim (S) ou Não (N);
- Tipos de dias para protesto: Esse campo é preenchido automaticamente, a dependar do que é informado no campo Código da Instrução;
- Informação Adicional: Informe este campo caso tenha alguma informação adicional;
- Data de compensação das taxas: Informe Atual ou Compensação;
- Utilizar Parcela Numeral: Informe Sim (S) ou Não (N);
- Utl. Desconto de Duplicata para cobrança vinculada: Informe Sim (S) ou Não (N);
- Considerar Desconto Sugerido na baixa: Informe Sim (S) ou Não (N). Quando a diferença no valor recebido for exatamente o valord des desconto sugerido cadastrado no título, a diferença será abatida como desconto.
Complemento
Na aba Complemento, informe:
- Portador de Remessa: Nome do portador que irá reunir a remessa da empresa em questão;
- Atualizar Desp. Cobrança para ocorrência 98: Informe Sim (S) ou Não (N);
- Enviar na remesaa caracteres especiais: Informe Sim (S) ou Não (N);
- Instrução: Informe a instrução que será utilizada para Pessoa física e Pessoa jurídica.
Dados Baixa
Na aba Dados Baixa, informe:
- Portador e Conta das carteiras: Simples, Vinculdada, Descontada, Vendor, Direta;
- Solicitar data de pag. para baixa de duplicata: Informe Sim (S) ou Não (N).
Encargos Bancários
Na aba Encargos Bancários, informe:
- Dados para lançamento da tarifa bancária – Liquidação:
- Valor da Tarifa;
- Lançar tarifa bancária: Selecione entre Na baixa do título ou Na confirmação do título pelo banco;
- Portador;
- Plano de Conta Tarifa;
- Fornecedor;
- Dados para lançamento de tarifas bancárias – Auxiliares: clique em +ADICIONAR, informe os campos e clique em CONFIRMA.
Após preencher os campos das abas conforme a necessidade da empresa, clique em GRAVAR.
Após preencher todas as informações da conta nas configurações da carteira, é necessário gerar algumas amostras de teste de boletos em PDF no ERP Autcom. Em seguida, deve-se gerar a remessa teste. A quantidade de boletos e remessas para teste dependerá do banco em homologação. Por exemplo, para o Banco do Brasil, é necessário gerar um boleto teste e uma remessa teste. Para consultar a documentação sobre como gerar o boleto teste, clique aqui. E para consultar a documentação sobre como gerar a remessa teste, clique aqui.
Se você deseja modificar a configuração da carteira, acesse a documentação Alterar configurações da carteira.