Cadastrar Serviços para Locação de Equipamento

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O que é

No ERP Autcom, o Cadastro de Serviço para locação de equipamentos permite registrar e configurar os diferentes tipos de serviços associados ao aluguel de equipamentos. Essa funcionalidade é crucial para que o sistema execute corretamente os processos de locação, faturamento e gestão fiscal, diferenciando-os da venda de produtos.

Caminho para acessar

Para cadastrar um serviço, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], submenu Serviços [2], opção Cadastro de Serviços [3]:

Caminho de acesso: Cadastros/Serviços/Cadastro de Serviços – frmCadServiços

Guia visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Manutenção de cadastros/Serviços/Cadastro de Serviços – frmCadServiços

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Manutenção de Cadastros > Serviços > Cadastro de Serviços

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade as configurações abaixo devem ser definidas conforme a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_SRLCEQ Serviço de locação de equipamentos Essa configuração é utilizada para gerar a fatura periódica (mensal, semanal, etc.) pelo aluguel do item.

Selecione o Serviço de Locação de equipamento cadastrado no sistema.

CFG_SRRPEQ Serviço de reparos em equipamentos de locação danificados pelo cliente? Essa configuração é um serviço condicional, usado para cobrar o cliente por quaisquer danos ou avarias identificados quando o equipamento é devolvido.

Selecione o Serviço de Reparos em equipamentos de locação danificados pelo cliente cadastrado no sistema.

Como fazer

Para cadastrar um serviço de locação para equipamentos, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], submenu Serviços [2], opção Cadastro de Serviços [3]:

Guia Visual 2. Cadastro de serviços

Na tela Cadastro de Serviços, clique em INCLUIR para habilitar os campos para edição:

Guia Visual 3. Incluir serviços

Os campos devem ser preenchidos como segue:

Guia Visual 4. Preenchimento dos campos
Essas informações devem ser obtidas com a contabilidade externa ou com o departamento contábil da empresa, pois são dados fiscais específicos: Código da Tributação Municipal, Código da Lista da LC 116/03 e Código NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços).
  • [1] Cód.Trib.Munic.: Digite o Código da Tributação Municipal;
  • [2] Código da lista LC 116/03: Digite o código do serviço específico conforme a Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003.
  • [3] Código NBS: Digite o código da Nomenclatura Brasileira de Serviços de importação e exportação.
  • [4] Código: Criado automaticamente pelo sistema, após salvar o cadastro.
  • [5] Ativo: Digite S para Sim, para ativar o serviço e permitir sua utilização. Digite N para Não, caso deseje desativar o serviço e impedir seu uso.
  • [6] Descrição: Digite o nome do serviço. Defina um nome que descreva bem o serviço, facilitando sua identificação nas pesquisas e relatórios do sistema.
  • [7] Grupo de Serviço: Digite o código do grupo de serviço ou pressione / para pesquisar o grupo desejado. Caso o grupo de serviço não esteja cadastrado, consulte a atividade Cadastrar Grupo de Serviço para saber mais sobre isso.
  • [8] Aplicação: Descreva a aplicação do serviço.
  • [9] Valor do Serviço: Digite o valor do serviço.
  • [10] Tempo Médio do Serviço: Digite o tempo médio do serviço.
  • [11] Desconto máximo: Digite o desconto máximo do serviço.

Após preencher os campos, clique em GRAVAR:

Guia Visual 5. Gravar cadastro

Uma vez concluído esse processo, o cadastro será salvo e estará disponível para ser utilizado.

Para realizar a manutenção (alterar e excluir) do cadastro de contas de resultado, consulte a atividade

Fazer manutenção no cadastro de serviços.

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 6. Pesquisar serviço
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.
Lembrando que se o E-Notas não estiver configurado corretamente, o sistema não conseguirá gerar as notas fiscais, impedindo o faturamento do serviço.
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