Cadastrar locação de equipamentos

Filtros


Tópicos

O que é

A atividade de cadastrar locação de equipamentos consiste em configurar detalhadamente cada item que será disponibilizado para aluguel. Este processo define se o equipamento terá controle por número de série — o que exige sua inclusão individual em cada contrato — ou por quantidade, ideal para itens não seriados como andaimes e escadas. O cadastro abrange a definição de valores de diárias (para 1, 7, 15, ou 30 dias), pacotes de preços em negociações especiais, e a associação de acessórios compatíveis, evitando combinações inadequadas como um disco de corte em uma betoneira.

Com essa parametrização, a empresa estabelece as regras de negócio que guiarão todo o processo de locação, garantindo controle e padronização. A configuração determina se um equipamento terá um valor fixo, independente do tempo de uso, ou se entrará no cálculo pro-rata, e se o operador terá a liberdade de aplicar descontos no momento do contrato ou apenas no faturamento. Isso proporciona agilidade, pois as regras são aplicadas automaticamente, e assegura a consistência na precificação e na operação, otimizando o gerenciamento do inventário e a rentabilidade do negócio.

Caminho para acessar

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], opção Locação de Equipamentos [2], opção Cadastro de Equipamentos para Locação [3]:

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Caminho de acesso: Cadastros/Locação de Equipamentos/Cadastro de Equipamentos para Locação – frmCadEquLocacao

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é: Caminho de acesso: Principal/Manutenção de Cadastros/Locação de Equipamentos/Cadastro de Equipamentos para Locação – frmCadEquLocacao

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Manutenção de Cadastros > Locação de Equipamentos

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade as configurações abaixo devem ser definidas conforme a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_CTRSER Utilizar controle de Série no cadastro de Equipamentos para Locação? Essa configuração determina se o sistema deve exibir a aba “2 – Série” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

Quando definida como Sim: o sistema exibirá a aba “2 – Série” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

Quando definida como Não: o sistema não exibirá a aba “2 – Série” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

CFG_UTIACE Utilizar acessórios na locação de equipamentos? Essa configuração determina se o sistema deve exibir a aba “3 – Acessórios do Equipamento” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

Quando definida como Sim: o sistema exibirá a aba “3 – Acessórios do Equipamento” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

Quando definida como Não: o sistema não exibirá a aba “3 – Acessórios do Equipamento” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

CFG_UTIMTC Utilizar controle de manutenção técnica dos equipamentos para locação? Essa configuração determina se o sistema deve exibir a aba “5 – Manutenção Técnica” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

Quando definida como Sim: o sistema exibirá a aba “5 – Manutenção Técnica” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

Quando definida como Não: o sistema não exibirá a aba “5 – Manutenção Técnica” na tela Cadastro de Locação de Equipamentos (frmCadEquLocacao).

Como fazer

Para cadastrar um Tipo de Manutenção de Equipamento para Locação, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], opção Locação de Equipamentos [2], opção Cadastro de Equipamentos para Locação [3]:

Guia Visual 2. Cadastrar equipamento para locação

Na tela Cadastro de Locação de Equipamentos, clique em INCLUIR para habilitar os campos para edição:

Guia Visual 3. Incluir o equipamento para locação
O cadastro é organizado por abas. O preenchimento dessas abas e seus respectivos campos deve levar em consideração a necessidade da empresa, lembrando que, quanto mais informações preenchidas, mais completo e útil será o cadastro para as rotinas do sistema.

Selecione as abas abaixo para melhor entendimento das telas

Acesse a aba correspondente e depois clique abaixo para consultar as orientações de preenchimento:

Nesta aba são inseridas as informações gerais para o cadastro e controle do equipamento. Os campos são preenchidos como segue:

Guia Visual 4. Explicação dos campos – Aba Geral

[1] Código: Código numérico sequencial gerado automaticamente pelo sistema para identificar o equipamento de forma única, após o cadastro ser salvo.

[2] Situação: Selecione o status atual do equipamento. As opções são: (A) para Ativo (disponível para locação), (I) para Inativo ou (B) para Bloqueado (indisponível para locação).

[3] Data de Venda: Caso o equipamento tenha sido vendido, informe a data em que a venda foi realizada. Nesse caso, o status do equipamentos será alterado automaticamente para Inativo.

[4] Descrição: Digite o nome ou a descrição principal do equipamento. Ex: “Betoneira 400L”, “Martelete Perfurador 5kg”.

[5] Nro Série: Informe o número de série do equipamento, caso o produto utilize controle por número de série.

[6] Não possui série: Marque esta caixa de seleção caso o equipamento não possua um número de série.

Aba Série só será obrigatória se o equipamento possuir número de série cadastrado. Caso contrário, o preenchimento dessa aba não é necessário.

[7] Nro Patrimônio: Digite o número de patrimônio/ativo fixo utilizado para controle interno da empresa.

[8] Valor de Aquisição: Informe o custo de compra do equipamento.

[9] Data Aquisição: Informe a data em que o equipamento foi adquirido pela empresa.

[10] Valor Caução: Digite o valor que será cobrado do cliente como garantia (caução) durante o período de locação.

[11] Valor de Locação (hora): Digite o preço da locação do equipamento por hora se aplicável.

[12] Valor de Loc. Diária: Digite o preço da locação do equipamento por diária se aplicável.

[13] Utilizar valor fixo de Locação?: Selecione (S) para Sim ou (N) para Não. Indica se a locação terá um preço fixo, independente do período.

[14] Valor Total Loc: Informe o valor total da locação, caso seja utilizado um preço fixo.

[15] Data Ult. Manutenção: Campos informativos, preenchidos durante a inspeção do equipamento, se necessário

[16] Resp. Ult. Manutenção: Campos informativos, preenchidos durante a inspeção do equipamento, se necessário

[17] Garantia (meses): Informe o período de garantia do equipamento em meses.

[18] Grupo: Digite o código do grupo ou pressione / para pesquisar o grupo desejado. Ex: “Ferramentas Elétricas”, “Andaimes”.

[19] Modelo: Digite o modelo específico do equipamento, conforme definido pelo fabricante.

[20] Ano de Fabricação: Informe o ano em que o equipamento foi fabricado.

[21] Localização Física: Descreva a localização física do equipamento no pátio ou depósito da empresa. Ex: “Prateleira A-05”, “Pátio 2”.

[22] Produto: Digite o código do produto ou pressione / para pesquisar o produto desejado.

[23] Especificações: Campo de texto livre para detalhar as especificações técnicas, características ou observações importantes sobre o equipamento.

[24] Desc. Máx. Gerente %: Digite o percentual máximo de desconto que um Gerente tem permissão para conceder na locação deste equipamento.

[25] Desc. Máx. SubGerente %: Digite o percentual máximo de desconto que um Subgerente tem permissão para conceder na locação deste equipamento.

[26] Desc. Máx. Vendedor %: Digite o percentual máximo de desconto que um Vendedor tem permissão para conceder na locação deste equipamento.

[27] Realizar inspeção de saída automaticamente?: Selecione (S) para Sim ou (N) para Não, para definir se o sistema deve gerar uma inspeção de saída de forma automática quando o equipamento for locado.

[28] Realizar inspeção de entrada automaticamente?: Selecione (S) para Sim ou (N) para Não, para definir se o sistema deve gerar uma inspeção de entrada de forma automática quando o equipamento retornar da locação.

[29] Realizar o envio automaticamente após a inspeção de saída automática?: Selecione (S) para Sim ou (N) para Não, para definir se, após a inspeção de saída, o processo de envio/expedição do equipamento deve ser iniciado automaticamente.

A inspeção de saída ou entrada automática e o envio automático só são possíveis quando a configuração CFG_LOCPAR – Realizar parcialmente as rotinas de Inspeção, Envio e Retorno de Equipamento SEM Série estiver desabilitada (CFG_LOCPAR = Não).

Para cada item, preencha os campos e clique no botão ADICIONAR. Continue repetindo esse processo até que todos os itens desejados sejam incluídos.

Prossiga para a aba seguinte, se aplicável, ou salve o cadastro conforme orientações abaixo.

Salve o cadastro conforme orientações abaixo.

A aba Série só será obrigatória se o equipamento possuir número de série cadastrado. Caso contrário, o preenchimento dessa aba não é necessário.

Esta aba é utilizada para cadastrar e gerenciar os números de série individuais de um mesmo modelo de equipamento. Cada linha na grade representa um item físico distinto. Os campos são preenchidos como segue:

Guia Visual 5. Explicação dos campos – Aba Série

[1] Nro Série: Informe o número de série do equipamento, fornecido pelo fabricante.

[2] Situação: Selecione o status atual do equipamento. As opções são: (A) para Ativo (disponível para locação), (I) para Inativo ou (B) para Bloqueado (indisponível para locação).

[3] Nro Patrimônio: Digite o número de patrimônio/ativo fixo utilizado para controle interno da empresa.

[4] Ano de Fabricação: Informe o ano em que o equipamento foi fabricado.

[5] Valor de Aquisição: Informe o custo de compra do equipamento.

[6] Data Aquisição: Informe a data em que o equipamento foi adquirido pela empresa.

[7] Data de Venda: Caso o equipamento tenha sido vendido, informe a data em que a venda foi realizada. 

[8] Data Ult. Manutenção: Campos informativos, preenchidos durante a inspeção do equipamento, se necessário.

[9] Tempo de uso desde última manutenção: Campos informativos, preenchidos durante a inspeção do equipamento, se necessário.

[10] Resp. Ult. Manutenção: Campos informativos, preenchidos durante a inspeção do equipamento, se necessário.

Para cada item, preencha os campos e clique no botão ADICIONAR. Continue repetindo esse processo até que todos os itens desejados sejam incluídos.

Prossiga para a aba seguinte, se aplicável, ou salve o cadastro conforme orientações abaixo.

Salve o cadastro conforme orientações abaixo.

A aba Acessórios no cadastro de equipamentos só estará disponível se a configuração CFG_UTIACE – Utilizar acessórios na locação de equipamentos? estiver ativada (CFG_UTIACE = Sim)

Nesta aba, é possível vincular os acessórios que acompanham o equipamento principal. Os campos são preenchidos como segue:

Guia Visual 6. Explicação dos campos – Aba Acessórios do Equipamento

[1] Acessório: Digite o código do acessório ou pressione / para pesquisar o acessório desejado. Caso o acessório de serviço não esteja cadastrado, consulte a atividade Cadastrar e vincular o acessório ao produto principal  para saber mais sobre isso.

[2] Quantidade: Informe a quantidade do acessório que será vinculada.

Para cada item, preencha os campos e clique no botão ADICIONAR. Continue repetindo esse processo até que todos os itens desejados sejam incluídos.

Prossiga para a aba seguinte, se aplicável, ou salve o cadastro conforme orientações abaixo.

Salve o cadastro conforme orientações abaixo.

Nesta aba, é possível cadastrar negociações de valores específicos para determinados períodos de locação. Os campos são preenchidos como segue:

Guia Visual 7. Explicação dos campos – Aba Negociação de Diárias

[1] Sempre faturar o valor negociado: Defina se o valor negociado nesta tela deve sempre ser utilizado no faturamento. Marque “(S) Sim” ou “(N) Não”.

[2] Descrição: Digite um nome ou identificação para a negociação (Ex: “Pacote semanal”).

[3] Quantidade de Dias: Informe o número de dias que esta negociação de valor irá abranger.

[4] Valor Total: Informe o valor total negociado para a quantidade de dias especificada. O sistema calculará o valor da diária correspondente na grade abaixo.

Para excluir uma negociação, selecione-a na grade e pressione a tecla Delete no teclado.

A edição só é possível após o cadastro ter sido salvo. Para isso, selecione a negociação na grade e pressione Enter. Os dados serão carregados nos campos para que você possa alterá-los.

Para cada item, preencha os campos e clique no botão ADICIONAR. Continue repetindo esse processo até que todos os itens desejados sejam incluídos.

Prossiga para a aba seguinte, se aplicável, ou salve o cadastro conforme orientações abaixo.

Salve o cadastro conforme orientações abaixo.

Nesta aba é realizado o registro e o acompanhamento de todas as manutenções, sejam elas preventivas ou corretivas, feitas no equipamento ou em seus itens serializados. Os campos são preenchidos como segue:

Guia Visual 8. Explicação dos campos – Aba Manutenção Técnica

[1] Tipo de Manutenção: Descreva o tipo de serviço a ser realizado (ex: “Manutenção Preventiva”, “Reparo Corretivo”).

[2] Entrada em Manutenção: Informe a data em que o equipamento iniciou o processo de manutenção.

[3] Previsão de Conclusão da Manutenção: Indique a data estimada para o término do serviço de manutenção.

[4] Responsável pela Manutenção: Informe o nome do técnico ou da empresa que está realizando a manutenção.

[5] Conclusão Manutenção: Registre a data em que a manutenção foi efetivamente finalizada.

[6] Nro Série: Especifique o número de série do item que está recebendo a manutenção, caso o equipamento possua múltiplos itens serializados.

Para cada item, preencha os campos e clique no botão ADICIONAR. Continue repetindo esse processo até que todos os itens desejados sejam incluídos.

Prossiga para a aba seguinte, se aplicável, ou salve o cadastro conforme orientações abaixo.

Salve o cadastro conforme orientações abaixo.

Após preencher os campos, clique em GRAVAR:

Guia Visual 9. Gravar cadastro

Uma vez concluído esse processo, o cadastro será salvo e estará disponível para ser utilizado.

Para realizar a manutenção (alterar e excluir) do cadastro de contas de resultado, consulte a atividade

Fazer manutenção no cadastro de equipamentos de locação.

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 10. Pesquisar Tipo de Equipamento para Locação
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.

 

Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra